FAQ – Proteção Solar

Tem dúvidas sobre proteção solar?

Encontre aqui as respostas às perguntas frequentes.

1. Como é que a minha pele se bronzeia?

Os raios solares UV estimulam as células de pigmentação a formar o pigmento de bronzeamento – melanina – como uma medida defensiva. A melanina, naturalmente produzida pelo nosso corpo, absorve a radiação UV e combate os radicais livres. A produção de melanina é nossa resposta natural de proteção contra a exposição solar. É importante reconhecer que a capacidade de produzir um bronzeado ou a cor natural da pele de um indivíduo afeta sua suscetibilidade aos danos cutâneos.

2. O que é o FPS (fator de proteção solar)?

O FPS é a descrição de quanto tempo você pode ficar ao sol sem sofrer nenhuma queimadura solar, dependendo da capacidade de autoproteção da sua pele (p. ex., no caso de uma exposição ao sol de 10 minutos sem que isso origine uma queimadura solar, então um produto com FPS 10 multiplica por 10 o “tempo de autoproteção” da sua pele = 100 minutos). Assim, a proteção solar depende também do seu tipo de pele. E, acima de tudo, a proteção solar só é fidedigna quando o produto é suficientemente aplicado. É recomendada a aplicação de 2 mg/cm2, o que significa que, para o rosto deve-se aplicar a quantidade equivalente ao comprimento de um dedo e, para um corpo adulto médio, 2 a 3 colheres de sopa.

3. Qual é a quantidade certa a ser aplicada?

A proteção dada por um produto de proteção solar varia de acordo com a quantidade aplicada. Assim, o produto de proteção solar deve ser aplicado generosamente em todas as áreas da pele. As partes do corpo que são muitas vezes esquecidas são: a nuca, a parte superior do peito e a parte de trás das pernas. A aplicação de produtos de proteção solar é um dos fatores cruciais para uma proteção eficaz contra os efeitos do sol: aplique o produto antes da exposição solar para garantir proteção desde o primeiro minuto. Uma aplicação equivale a 2 a 3 colheres de sopa para adultos. Volte a aplicar a cada 2 horas, após o banho, depois de transpirar ou depois de se limpar com uma toalha.

4. As crianças precisam de produtos de proteção solar diferentes dos dos adultos?

As crianças são particularmente susceptíveis aos danos cutâneos provocados pelos raios UV. A pele delicada delas ainda é vulnerável e, no caso de crianças muito pequenas, a proteção natural da pele não está completamente desenvolvida. A densidade total da pele e a capacidade para se pigmentar só são plenamente alcançadas na adolescência. A frequência de queimaduras solares na infância está relacionada ao câncer de pele em uma idade mais avançada e, por isso, as crianças devem usar um FPS muito elevado. Além disso, as crianças adoram tomar banho e nadar. Isso diminui a capacidade de proteção contra raios UV e remove, em parte, os filtros UV. Para manter o nível de proteção solar o mais prolongado possível, nossos sprays e loções para crianças são “extra-resistentes à água” e o produto NIVEA Sun Kids Swim&Play tem uma resistência à água de longa duração. 

Como complemento ao teste de produtos “extra-resistentes à água”, em que os participantes tomam um banho de 4x20 min de acordo com as normas aprovadas pela Cosmetics Europe, nossa definição de resistência à água de longa duração significa que, quando os usuários tomam um banho de 6x20 min após terem aplicado o produto, a proteção solar que permanece após o banho deve ser superior a 50% do valor original.

5. Posso prolongar a ação do protetor solar voltando a aplicar o produto?

O efeito protetor não será prolongado com a repetição da aplicação. É por isso que é importante começar com um fator elevado desde o princípio. Aplicar regularmente o protetor solar depois de se limpar com uma toalha, nadar etc. (mas sempre a cada 2 horas), ajudará a manter o nível de proteção escolhido.

6. O que significa “resistente à água”?

Para testar a resistência à água dentro da Europa, existe uma norma aprovada pela Cosmetics Europe (autoridade máxima da indústria de cosméticos). Todos os nossos produtos solares resistentes à água foram testados, segundo esta norma, em institutos externos independentes e passaram nos critérios de resistência à água. Os participantes no teste tomam um banho de 2x20 minutos (resistente à água) ou de 4x20 minutos (extra-resistente à água) após aplicação do produto e a proteção solar que permanece após o banho tem que ser superior a 50% do valor original. Por conseguinte, a resistência à água não significa 100% de proteção solar durante tempo ilimitado.

7. Posso usar um protetor solar do ano passado ou não vai fazer o mesmo efeito?

Nós garantimos a qualidade do produto durante 12 meses após aberto. Se o produto for mantido sob condições normais de temperatura e não existir nenhuma alteração visual ou de odor, ele pode ser utilizado na estação do ano seguinte.

O prazo de validade é bastante limitado devido a fatores como a instabilidade física (separação da emulsão), alterações no odor ou na cor do produto. A opinião geral de que o FPS dos produtos de proteção solar reduz ao longo do tempo e que apenas os produtos novos proporcionam uma proteção total é falsa.

8. Posso aplicar um protetor solar juntamente com outro produto NIVEA para o corpo ou para o cuidado do rosto?

Isto é possível quando você aplica o protetor solar NIVEA primeiro e espera 15 a 30 minutos antes de aplicar o produto NIVEA para o corpo ou NIVEA para o cuidado do rosto. Desta forma, a eficácia do sistema de proteção solar dos filtros UVA/UVB não será alterada.

9. Quais são os principais motivos que podem causar alergias solares?

As alergias ao sol são causadas pelo stress oxidativo, como consequência dos radicais livres induzidos pelos raios UV nas células da pele. Isso altera o sistema imunológico e causa processos inflamatórios e vários sintomas de alergia. As pessoas que têm a pele sensível são as mais afetadas, atingindo cerca de 20% da população. Ainda que não seja totalmente perigoso, esta sensação é muito desagradável. Você pode tentar evitar as alergias ao sol com um protetor solar com uma proteção equilibrada UVA/UVB, em especial uma elevada proteção UVA. Além disso, os agentes de proteção das células ativas do produto, tais como a vitamina E, podem ajudar a fortalecer a resistência da pele contra a exposição solar. Para satisfazer suas necessidades relativas às propriedades de cuidado da pele e aos diferentes níveis de proteção solar, oferecemos Proteção Sola com uma ampla gama de Loções e Sprays. Para pessoas com pele sensível, recomendamos os produtos NIVEA Sun Protect & Sensitive.

10. O que posso fazer em relação às manchas amarelas na roupa causadas por protetores solares?

O produto contém diferentes filtros UV que protegem a pele da radiação UVA e UVB. Os filtros UVA, em particular, tendem a causar manchas amarelas. Esta formação de manchas ocorre caso as roupas entrem em contato com a pele antes que o produto seja totalmente absorvido. Nestes casos, a roupa deve ser pré-lavada, sem qualquer detergente, a 30 °C, seguido de um ciclo de lavagem normal com detergente líquido a 30 °C. Se as manchas persistirem após a lavagem, recomendamos que deixe o tecido de molho em uma solução de ácido cítrico (50 g de ácido cítrico para 1 l de água) durante 1h. Tenha atenção especial aos tecidos delicados e, por exemplo, aos botões de “madrepérola”. Teste sempre o produto em um local discreto antes de utilizar. Uma alternativa é eliminar as manchas com um removedor de ferrugem para tecidos, seguindo as instruções do produto. Em seguida, lave com detergente líquido a 30 °C. De modo geral, tente evitar lixívias, produtos “oxi-action”, assim como detergentes em pó e lavagens a altas temperaturas.  Aviso: lembre-se de que o ácido cítrico pode ser perigoso se entrar em contato com a pele (irritação, sensibilização), com os olhos (irritação) ou em caso de ingestão e inalação (irritação). O contato com a pele pode causar inflamação e bolhas. Dependendo do período de contato, ele também pode causar danos ao tecido. Por esta razão, recomendamos o uso de luvas protetoras e não inspirar o pó de ácido cítrico.

11. Por que eu me bronzeio menos quando uso protetor solar?

Há muitas pessoas que pensam que utilizar um protetor solar com um alto fator de proteção (FPS) impede a pele de ficar bronzeada, passando a usar produtos com menor FPS. Mas, na verdade, mesmo que utilize um protetor solar com um fator de proteção elevado, você vai conseguir se bronzear. Pode demorar um pouco mais, mas não é tão prejudicial para a pele. Os produtos com um alto fator de proteção protegem a pele das queimaduras e do envelhecimento precoce induzido pelos raios UV.

12. Qual é o prazo de validade dos produtos NIVEA?

Todos os produtos fechados NIVEA têm um prazo de validade comprovado de, pelo menos, 30 meses após a data da produção (salvo indicação de um prazo de validade específico). A exposição ao calor e à luz pode, ao longo do tempo, alterar a composição base do produto. Recomendamos o descarte de quaisquer produtos que aparentem estar granulados, aguados, sem cor ou com um odor diferente do original.

13. Quais são os motivos que podem levar a alergias solares?

As alergias ao sol são causadas pelo stress oxidativo, como consequência dos radicais livres induzidos pelos raios UV nas células da pele. Isso altera o sistema imunológico e causa processos inflamatórios e vários sintomas de alergia. As pessoas que têm a pele sensível são as mais afetadas, atingindo cerca de 20% da população. Ainda que não seja totalmente perigoso, esta sensação é muito desagradável. Você pode tentar evitar as alergias ao sol com um protetor solar com uma proteção equilibrada UVA/UVB, em especial uma elevada proteção UVA. Além disso, os agentes de proteção das células ativas do produto, tais como a vitamina E, podem ajudar a fortalecer a resistência da pele contra a exposição solar. Para satisfazer suas necessidades relativas às propriedades de cuidado da pele e aos diferentes níveis de proteção solar, oferecemos Proteção Solar com uma ampla gama de Loções e Sprays. Para pessoas com pele sensível, recomendamos os produtos NIVEA Sun Protect & Sensitive. 

Tem outras dúvidas?

Contate-nos através do nosso formulário on-line.