O toque que transforma

O TOQUE QUE TRANSFORMA E INSPIRA CONEXÕES

O toque humano não é apenas belo, é vital. 
Ele transforma vidas por meio do cuidado, proteção e acolhimento, melhorando a autoestima e o bem-estar, além de aproximar ainda mais as pessoas.
Com a nossa iniciativa, #oToqueQueTransforma, queremos inspirar as pessoas a tornarem o toque humano parte das suas vidas diariamente, sempre em busca do cuidado e carinho consigo mesmas e com o próximo. 
Para isso, apoiamos projetos que visam melhorar a qualidade de vida de grupos vulneráveis que sofrem com isolamento físico, emocional e/ou social por todo o país.
Que tal fazer parte dessa iniciativa com a gente?

#NIVEA #OToqueQueTransforma

 

EFEITOS DO TOQUE

O que acontece no nosso corpo quando alguém nos toca? 






1

O batimento cardíaco diminui a pressão arterial e normaliza.






2

Os sintomas de ansiedade e depressão são atenuados.






3

O nível de hormônios de stress diminui.






4

O nível de hormônios de bem-estar aumenta e o sistema imunológico é fortalecido.

CONHEÇA HISTÓRIAS REAIS SOBRE O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DO TOQUE

A TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DO TOQUE

 

Para os brasileiros 

O distanciamento, o isolamento e a falta de toque humano – físico ou afetivo – são a realidade de milhares de pessoas no dia a dia, principalmente as que vivem alguma situação de vulnerabilidade.

Para cada uma delas, o toque humano se manifesta de uma forma diferente. Mas, para todas, segue sendo imprescindível e mais essencial do que nunca.

Por isso, através de uma jornada de impacto social, a NIVEA busca ser uma protagonista pela ação: levando o toque que transforma e colaborando na manutenção do acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Essa jornada coletiva é um programa que amplifica o propósito do toque humano por meio de transformações que geram impacto real na vida de cada uma das pessoas, com iniciativas implementadas junto a organizações do terceiro setor que atuam nos territórios conectados ao propósito da nossa marca.





IDOSOS E SEUS CUIDADORES

Quando se fala de Idosos hoje no Brasil, é importante lembrar que: - Há mais de 29 milhões de pessoas acima dos 60 anos (IBGE). - Quase 2 milhões têm doenças mentais degenerativas, sendo que, entre 40% a 60%, sofrem de Alzheimer. - 80% dos Idosos com demência são cuidados por familiares.

- As pessoas cuidadoras apresentaram 35% mais sintomas de ansiedade e cerca de 5 vezes mais chance de terem depressão do que as não cuidadoras (FMRP/USP, 2018). - O aumento da probabilidade de um Idoso desenvolver alguma doença mental degenerativa por causa da solidão é de 40%. Quando falamos de cuidado dessa população, além de enorme importância para os Idosos, os cuidadores também precisam de atenção. Por isso, NIVEA vai olhar também para essas pessoas que dedicam sua energia e afeto para garantir aos idosos uma vida digna, com autoestima. Afinal, dialogar com cuidadores é um caminho mais eficiente para gerar qualidade de vida para quem acolhe e para quem é cuidado. Então, vamos capacitar e melhorar a experiência do cuidador para evitar seu desgaste físico e psicológico. Além de atividades que abrangem da reabilitação física até questões emocionais para maior autonomia dos Idosos, bem como terapias diferenciadas de desenvolvimento do Idoso, vamos capacitar os cuidadores através da promoção de atividades diretas da sua saúde física, mental e autocuidado. Inscreva-se para acompanhar as iniciativas de NIVEA relacionadas a essa causa e atualizações sobre o tema.

 

CLIQUE NAS ONGS PARCEIRAS PARA SABER MAIS SOBRE ELAS:





COMUNIDADE LGBTQIA+

Hoje, o Brasil:
-  É o país com o maior registro de assassinatos LGBTQIA+ no mundo, a trágica marca de 1 a cada 19 horas.

- 90% das mulheres trans e travestis, por falta de alternativa, se sustentam através da prostituição e sua expectativa de vida é de 35 anos, frente aos 74 anos em média dos brasileiros.

O toque humano, para a comunidade LGBTQIA+ é, historicamente, acompanhado por violência física ou psicológica. Como se não bastasse, a pandemia trancou essas pessoas em casa onde não costumam ter o cuidado e suporte familiar. Muitas perderam o contato, principalmente com a sua rede social, onde o acolhimento, o cuidado e o toque são vitais. Para além de todo esse toque humano, é extremamente importante o apoio financeiro e gerencial no desafio de prover segurança a cada pessoa, além do cuidado para sua saúde física e mental.

Por isso, a NIVEA atuará com a comunidade LGBTQIA+ junto a entidades responsáveis para empoderar os indivíduos e educar a sociedade, colaborando para a transformação do Brasil em um país verdadeiramente inclusivo.

Inscreva-se para acompanhar as iniciativas de NIVEA relacionadas a essa causa e atualizações sobre o tema.

 

CLIQUE NAS ONGS PARCEIRAS PARA SABER MAIS SOBRE ELAS:





Mulheres Pretas

Elas são suporte em suas comunidades, acolhendo, cuidando e tocando a vida de pessoas ao redor. E lutam diariamente para poder ter condições e se realizar em plenitude, fazendo com que toda a comunidade cresça e se transforme junto.

Elas são as mulheres negras periféricas que enfrentam dados de desigualdade alarmantes. Hoje, no Brasil:

- Representam 28% da população total, o maior grupo demográfico do Brasil (PNAD, 2019).
- E 49% das micro e pequenas empreendedoras são mulheres negras (SEBRAE, 2019).
- Mas o salário que a mulher negra recebe, em relação ao salário de um homem branco, é de apenas 44% do valor (Potências (in)visíveis, 2020).
- E 70% das pessoas em situação de extrema pobreza são negras (Carmo, 2017).

Cuidar da mulher negra é fundamental. É tocar também famílias, vizinhos e todo um ecossistema que ela também cuida.

Por isso, a NIVEA está desenvolvendo parcerias com aceleradoras do empreendedorismo negro no Brasil para apoiar financeiramente os espaços de compartilhamento e cocriação de negócios pautados no afroempreendedorismo e cultura afro, além do apoio e impulsionamento do afroempreendorismo com foco no fortalecimento da autoestima e educação financeira dessas mulheres, buscando acelerar a jornada de empoderamento na geração de renda, por meio de trabalhos manuais.

Inscreva-se para acompanhar as iniciativas de NIVEA relacionadas a essa causa e atualizações sobre o tema.

 

CLIQUE NAS ONGS PARCEIRAS PARA SABER MAIS SOBRE ELAS:

A TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DO TOQUE

PARA OS NOSSOS COLABORADORES

Círculos de Propósito para encontrarem sua motivação pessoal.

Licença maternidade, paternidade e auxílio creche.

Benefícios e cuidados para saúde física e mental.

Agenda de Diversidade e Inclusão para implementação de iniciativas.

Short Friday para que todos se desconectem mais cedo às sextas-feiras.

A TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DO TOQUE

 

PARA VOCÊ 

 

Tenha orgulho da sua pele e de quem você é.
Venha com a gente e abrace o seu verdadeiro eu em uma jornada de autorrealização, amor e o mais importante: cuidado. 


#OrgulhoNaPele

 

 

O carinho mudou, mas o cuidado de 
NIVEA Milk com você, não.
Desenvolvido especialmente para que 
você se sinta bem com seu corpo e sua pele.

 

INSPIRE-SE

Há inúmeras formas que o toque e o contato podem ser feitos com quem amamos, mesmo estando distante fisicamente, ainda há diversas formas de ter mais contato com quem amamos no dia a dia.

Por que não começar hoje?

O PODER DO TOQUE ESTÁ CIENTIFICAMENTE COMPROVADO





 

O toque ajuda a minimizar a agitação relacionada à demência

 

O resultado de 163 estudos envolvendo quase 25 mil pacientes demonstrou que o tratamento multidisciplinar, a massagem e a terapia de toque foram mais eficazes do que o tratamento de pacientes com medicamentos antipsicóticos tradicionais.

 





O toque tem conotações extremamente positivas para a maioria das pessoas

  

O estudo realizado com 11.198 pessoas mostrou que nove em cada dez pessoas em todo o mundo acham que o toque humano é a chave para levar uma vida feliz e realizada. As 3 principais associações feitas com o toque são amor (96%), afeto (96%) e o cuidado (95%).





O toque (pele com pele) ajuda bebês prematuros a se desenvolverem

 

Estudos revelam evidências de que, se um bebê prematuro estiver clinicamente estável, a prática milenar de segurar o bebê junto ao peito (pele com pele, batimento cardíaco com batimento cardíaco) pode lhe fazer bem. Adicionalmente, a partir de uma pesquisa de mais de 100 estudos anteriores, descobriu-se que, em geral, colocar o bebê pele com pele, amplamente conhecido como “cuidado maternal canguru”, pode reduzir o risco de morte de um bebê prematuro com baixo peso à nascença em até 36%.





O hormônio do amor

 

Diversos estudos fornecem evidências claras de que carícias, afagos e contato físico com entes queridos estão relacionados a um nível elevado de oxitocina, que é uma pequena proteína feita de apenas nove aminoácidos. 
Sendo ele, o hormônio responsável pelo desenvolvimento de sentimentos de apego para a criação de laços mais fortes.





Um toque humano concentrado em qualidade em vez de quantidade

 

Estudos realizados pela NIVEA revelaram que as pessoas anseiam pelo contato físico mais do que nunca: uma em cada três pessoas diz que o nível atual de toque humano na vida diária é muito baixo, e três em cada cinco pessoas querem compensar a atual falta de toque humano após a pandemia. 

ACESSE OS NOSSOS ESTUDOS CIENTÍFICOS E CONHEÇA OS BENEFÍCIOS E A IMPORTÂNCIA DO TOQUE HUMANO