Você sofre com lábios ressecados? Sente desconforto em dias mais frios ou mais quentes? Nesse caso, você precisa adicionar ao seu kit skincare um hidratante labial com propriedades e ingredientes especiais para cuidar da sua boca, trazendo mais autoestima e conforto.  

    PARA QUE SERVE O HIDRATANTE LABIAL?

    O hidratante labial é uma proteção extra para a pele da boca, pois ela é mais sensível nessa região do que no restante do corpo. Os lábios têm uma proteção natural na forma de uma camada de gordura que mantém a umidade e evita o ressecamento, porém, isso não significa que eles não precisem de um reforço.

    Esse reforço é o mesmo que aplicar protetor solar no corpo e no rosto em dias de sol. Além da proteção e da reposição da umidade, o hidratante labial também pode vir com ingredientes especiais para deixar os lábios mais bonitos com maciez e suavidade extra. 

    Alguns desses ingredientes são: aloe vera (conhecida como babosa), manteiga de karité e óleos naturais (como óleo de jojoba e óleo de abacate. Sua principal função é ser emoliente, uma propriedade que ajuda a deixar a pele hidratada e flexível.

    BENEFÍCIOS DO HIDRATANTE LABIAL

    Conheça 5 benefícios do hidratante labial para garantir uma boca bonita e saudável em qualquer época do ano, principalmente durante o outono e o inverno. Confira!

     

    1. PREVINE RACHADURAS 

    Elementos como o ar seco, excesso de exposição ao sol e o hábito de fumar podem causar rachaduras nos lábios. Isso acontece porque a pele dos lábios perde umidade, ficando seca e encolhendo. Assim, aparecem pequenas fissuras que podem levar a sangramentos, o que é popularmente chamado de lábios rachados.  

    Com o uso do hidratante labial, é possível criar uma camada protetora nos lábios como forma de prevenção dessas fissuras. E não é só isso: além da prevenção, ele também ajuda a acelerar a cicatrização e a regeneração da pele já danificada. 

     

    2. PROTEGE CONTRA RAIOS UV

    O sol traz diversos benefícios para a pele, como a síntese da vitamina D e o aumento na produção de colágeno. No entanto, a sua radiação ultravioleta pode ser prejudicial para a saúde quando tomamos sol em excesso, sem o benefício de uma proteção solar de qualidade. 

    Por isso, algumas opções de hidratante labial contam com fator de proteção solar, o famoso FPS. Lembra que os lábios têm pele sensível? Eles têm menos melanina, a proteína que protege a pele do sol, e precisam de ajuda para evitar a desidratação.

     

    3. COMBATE AGENTES EXTERNOS

    Do ponto de vista científico, o hidratante labial cria uma barreira protetora nos lábios, como um filme ou película, que protege contra agentes externos. Esses agentes podem ser o vento, a poluição e alguns alimentos e bebidas, como frutas cítricas, vinagre, bebidas alcoólicas e bebidas quentes (café e chá).

    Alguns desses agentes também causam envelhecimento precoce nos lábios, o que demanda a adição de ingredientes antissinais nas suas fórmulas. Alguns exemplos são o extrato de chá verde e a vitamina E por conta de sua ação antioxidante no combate aos radicais livres que causam danos nas células. 

     

    4. REDUZ RISCOS DE DOENÇAS 

    O uso regular de hidratantes labiais impede o surgimento de feridas e lesões nos nossos lábios. Por conta disso, torna-se mais difícil para organismos invasores afetarem a saúde da boca, como bactérias, vírus e fungos. Assim, os lábios ficam mais protegidos contra infecções e inflamações. 

    Um exemplo de infecção é a herpes labial, causada por um vírus que se aloja nos lábios e causa o surgimento de bolhas, coceira e ardência. Outra doença prevenida pelos hidratantes labiais é a queilite, um tipo de inflamação que pode ser causada por reações alérgicas e deficiências nutricionais no corpo. 

     

    5. MELHORA A APARÊNCIA E TEXTURA DOS LÁBIOS

    É muito importante para a autoestima poder contar com um produto que garante uma boa saúde da pele e ainda oferece benefícios estéticos. O hidratante labial tem essa função combinada, realçando a cor, a textura e o brilho naturais da nossa boca. Apenas tome cuidado com o excesso de uso, pois algumas vezes o produto pode obstruir os poros da pele, causando o surgimento de cravos e espinhas labiais. Além disso, o uso excessivo pode levar à formação de pequenos caroços brancos nos lábios, conhecidos como milia. Portanto, seja consciente quanto ao uso!

    Tudo começa na hidratação labial. Lembra que a principal causa de ressecamento e rachaduras é a perda de umidade? Por isso, é necessário repor com o uso de um hidratante labial ou bálsamo labial (também conhecido como lip balm). 

    Para ajudar a manter os lábios hidratados, escolha produtos com ação emoliente como óleo de jojoba, óleo de abacate e manteiga de karité.

    Óleos naturais como óleo de abacate e óleo de jojoba também ajudam a hidratar e suavizar a pele dos lábios, formando uma camada protetora que retém a umidade.

    QUAL A DIFERENÇA DE PROTETOR LABIAL PARA HIDRATANTE LABIAL?

    Embora ambos os produtos tenham nomes e funções parecidas, eles não são a mesma coisa. O hidratante labial tem a função de repor a umidade perdida pelos lábios e protegê-los de efeitos externos e nocivos. Já o protetor labial é um produto que além de hidratar, contém filtro solar para bloquear os raios ultravioleta do sol. 

    Logo, para lembrar quais são os usos e aplicações desses dois produtos labiais, anote: 

    • Hidratante labial - responsável por hidratação e nutrição; 
    • Protetor labial - direcionado para proteção solar.

    COMO FAZER HIDRATANTE LABIAL CASEIRO?

    Existem alguns ingredientes domésticos que você pode misturar para criar um hidratante labial caseiro. Dessa forma, você obtém uma ótima receita para lábios ressecados sem gastar muito dinheiro ou ter que se preocupar em ir até uma farmácia ou loja de cosméticos.  

    O substituto mais comum do hidratante labial é a manteiga de cacau. Apesar de ser um ingrediente natural muito recomendado, ela não oferece a hidratação intensa e prolongada que um hidratante labial agrega à sua rotina de skin care. O mesmo vale para o óleo de coco e o óleo de amêndoas

    Outras recomendações de hidratantes labiais caseiros são: 

    • Misturar açúcar e mel e aplicar sobre os lábios: o açúcar é um esfoliante natural, ajudando a remover as células mortas enquanto as propriedades hidratantes e antioxidantes do mel agem sobre os lábios; 
    • Uma colher de sopa de azeite de oliva com cera de abelha em banho-maria: espere a cera derreter e adicione algumas gotas do seu óleo essencial favorito para adicionar fragrâncias agradáveis e propriedades calmantes; 
    • Rodelas de pepino sobre os lábios: a água presente nesse legume ajuda a hidratar os lábios, enquanto suas propriedades anti-inflamatórias reduzem a vermelhidão e revitalizam a boca. 

    Mas lembre-se, produtos caseiros cuidam da pele de uma maneira superficial e muitas vezes, sem a aprovação dermatológica necessária. Por isso, é sempre bom optar por uma marca de confiança e procurar seu médico dermatologista!

    Gostou das dicas sobre hidratante labial? Para saber mais sobre o universo de NIVEA, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e conheça as nossas novidades.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA

    Rosto

    122 produtos

    Lábios

    26 produtos

    Hidra Color

    4 produtos