5 BENEFÍCIOS DO HIDRATANTE LABIAL PARA VOCÊ
Você sofre com lábios ressecados? Sente desconforto em dias mais frios ou mais quentes? Nesse caso, você precisa adicionar ao seu kit skincare um hidratante labial com propriedades e especiais para cuidar da sua boca, trazendo mais confiança e conforto.
Ainda bem que a NIVEA tem uma linha completa de hidratantes labiais para hidratação profunda, além de deixar sua boca bonita com as opções de cores de NIVEA Hidra Color. Com as informações desse artigo combinadas aos nossos produtos exclusivos, os seus lábios vão agradecer por tanto carinho!
- PARA QUE SERVE O HIDRATANTE LABIAL?
- COMO ESCOLHER O MEU HIDRATANTE LABIAL?
- QUAL A DIFERENÇA DE PROTETOR LABIAL PARA HIDRATANTE LABIAL?
- COMO FAZER HIDRATANTE LABIAL CASEIRO?
PARA QUE SERVE O HIDRATANTE LABIAL?
O hidratante labial é uma proteção extra para a pele da boca, pois ela é mais sensível nessa região do que no restante do corpo. Os lábios têm uma proteção natural na forma de uma camada de gordura que mantém a umidade e evita o ressecamento, porém, isso não significa que eles não precisam de um reforço.
Esse reforço é o mesmo que aplicar protetor solar no corpo e no rosto em dias de sol. Além da proteção e da reposição de umidade, o hidratante labial também pode vir com ingredientes especiai para deixar os lábios mais bonitos com maciez e benefícios extras.
Alguns desses ingredientes são: aloe vera (conhecida como babosa), manteiga de karité e óleos naturais (como óleo de jojoba e óleo de abacate). Sua principal função é ser emoliente, uma propriedade que ajuda a deixar a pele hidratada e flexível. Esses ingredientes estão no nosso NIVEA Hidratante Labial Original Care.
BENEFÍCIOS DO HIDRATANTE LABIAL
Conheça 5 benefícios do hidratante labial para garantir uma boca bonita e saudável em qualquer época do ano, principalmente durante o outono e o inverno. Confira!
1. PREVINE RACHADURAS
Elementos como o ar seco, o excesso de exposição ao sol e o hábito de fumar podem causar rachaduras nos lábios. Isso acontece porque a pele dos lábios perde umidade, ficando seca e encolhendo. Assim, aparecem pequenas fissuras que podem levar a sangramento, o que é popularmente chamado de lábios rachados.
Com o uso do hidratante labial, é possível criar uma camada protetora nos lábios como forma de prevenção dessas fissuras. E não é só isso: além da prevenção, também ajuda a acelerar a cicatrização e a regeneração da pele já danificada.
2. PROTEGE CONTRA RAIOS UV
O sol traz diversos benefícios para a pele, como a síntese da vitamina D e o aumento na produção de colágeno. No entanto, a sua radiação ultravioleta pode ser prejudicial à saúde quando tomamos sol em excesso, sem o benefício de uma proteção solar de qualidade.
Por isso, algumas opções de hidratante labial contam com fator de proteção solar, o famoso FPS. Lembra que os lábios têm pele sensível? Eles têm menos melanina, uma proteína que protege a pele do sol, e precisa de ajuda para evitar a desidratação. Nossa dica é o Protetor Labial Med Care com FPS 15.
3. AGENTES DE COMBATE EXTERNOS
Do ponto de vista científico, o hidratante labial cria uma barreira protetora nos lábios, como um filme ou película, que protege contra agentes externos. Esses agentes podem ser o vento, a poluição e alguns alimentos e bebidas, como frutas cítricas, vinagre, bebidas alcoólicas e bebidas quentes (café e chá).
Alguns desses agentes também causam envelhecimento precoce nos lábios, o que exige a adição de ingredientes antissinais em suas fórmulas. Alguns exemplos são o extrato de chá-verde e a vitamina E por conta de sua ação antioxidante no combate aos radicais livres que causam danos nas células.
4. REDUZ RISCOS DE DOENÇAS
O uso regular de hidratantes labiais impede o surgimento de feridas e lesões em nossos lábios. Por conta disso, torna-se mais difícil para organismos invasores que afetam a saúde da boca, como bactérias, vírus e fungos. Assim, os lábios ficam mais protegidos contra infecções e inflamações.
Um exemplo de infecção é o herpes labial, causado por um vírus que se aloja nos lábios e causa o aparecimento de bolhas, irritação e ardência. Outra doença prevenida pelos hidratantes labiais é a queilite, um tipo de inflamação que pode ser causada por reações alérgicas e deficiências nutricionais no corpo.
5. MELHORA A APARÊNCIA E TEXTURA DOS LÁBIOS
É muito importante para a autoestima poder contar com um produto que garanta uma boa saúde da pele e ainda ofereça benefícios estéticos. O hidratante labial tem essa função combinada, realçando a cor, a textura e o brilho naturais da nossa boca.
Apenas tome cuidado com o excesso de uso, pois algumas vezes o produto pode obstruir os poros da pele, causando o surgimento de cravos e espinhas labiais. Além disso, o uso excessivo pode levar à formação de pequenos caroços brancos nos lábios, conhecidos como milia. Portanto, seja consciente quanto ao uso!
QUAL A DIFERENÇA DE PROTETOR LABIAL PARA HIDRATANTE LABIAL?
Embora ambos os produtos tenham nomes e funções semelhantes, eles não são o mesmo. O hidratante labial tem a função de restaurar a umidade perdida pelos lábios e protegê-los de efeitos externos e contraindicados. Já o protetor labial é um produto que além de hidratar, contém filtro solar para bloquear os raios ultravioleta do sol.
Logo, para lembrar quais são os usos e aplicações desses dois produtos labiais, anote:
- Hidratante labial - responsável por hidratação e nutrição;
- Protetor labial - direcionado para proteção solar.
COMO FAZER HIDRATANTE LABIAL CASEIRO?
Existem alguns ingredientes domésticos que você pode aprender para criar um hidratante labial caseiro. Dessa forma, você obtém uma ótima receita para lábios ressecados sem gastar muito dinheiro ou ter que se preocupar em ir até uma farmácia ou loja de cosméticos.
O substituto mais comum do hidratante labial é a manteiga de cacau. Apesar de ser um ingrediente natural muito recomendado, ela não oferece a hidratação intensa e prolongada que um hidratante labial agrega à sua rotina de cuidados com a pele. O mesmo vale para o óleo de coco e o óleo de amêndoas.
Outras recomendações de hidratantes labiais caseiros são:
Misturar açúcar e mel e aplicar sobre os lábios: o açúcar é um esfoliante natural, ajudando a remover as células mortas, enquanto as propriedades hidratantes e antioxidantes da melagem sobre os lábios;
Uma colher de sopa de azeite de oliva com cera de abelha em banho-maria: espere a cera derreter e adicione algumas gotas do seu óleo essencial favorito para adicionar novidades e propriedades calmantes;
Rodelas de pepino sobre os lábios: a água presente nessa leguminosa ajuda a hidratar os lábios, enquanto suas propriedades anti-inflamatórias protegem a proteção e revitalizam a boca.
Mas lembre-se, produtos caseiros cuidam da pele de uma maneira superficial e muitas vezes, sem a aprovação dermatológica necessária. Por isso, é sempre bom optar por uma marca de confiança e procurar seu médico dermatologista!
Gostou das dicas sobre hidratantes labiais? Para saber mais sobre cuidados com os lábios e com outras regiões do rosto, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre cuidados com a pele e qualidade de vida com o nosso toque que transforma.