Com o passar dos anos e os avanços da ciência, o ácido hialurônico se tornou um dos ativos mais populares quando o assunto é cosmético. 

Presente no seu creme hidratante e no seu sérum facial, ele é um ingrediente indispensável para os seus cuidados com a pele. Suas propriedades únicas garantem uma pele macia e firme. Quer saber mais? Então aproveite para aprofundar os seus conhecimentos sobre beleza com NIVEA.

O QUE É ÁCIDO HIALURÔNICO?

O ácido hialurônico é uma substância composta por moléculas de açúcar que existe naturalmente no nosso corpo. Ele está presente em vários tipos de tecido, como a pele, os olhos, cartilagens e articulações.  Como hidratante natural e estimulante da produção de colágeno, o ácido hialurônico mantém a pele jovem e saudável. Porém, com o passar do tempo e o envelhecimento das células, o corpo vai perdendo essa substância. Por isso, é necessário repor. 

A reposição é normalmente feita com produtos cosméticos, como cremes e séruns, ou com injeções de ácido hialurônico. Para as injeções, procure clínicas estéticas especializadas. Quanto aos cosméticos, pode deixar que NIVEA cuida de você.

PARA QUE SERVE O ÁCIDO HIALURÔNICO?

As principais funções do ácido hialurônico se dividem em duas grandes categorias. Na primeira, a hidratação, estão benefícios como maciez, suavidade e brilho. Em seguida, o ácido hialurônico ajuda a revitalizar a textura da pele, garantindo maior sustentação e evitando a flacidez.  

Porém, esse é apenas um olhar superficial do ingrediente. Conheça um pouco mais à fundo as propriedades revolucionárias do ácido hialurônico!

1 - COMBATER O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Conforme o tempo passa, o nosso corpo perde algumas de suas características. Em geral, essa mudança é fruto de alterações hormonais ou queda na produção de algumas substâncias. O maior exemplo disso é o colágeno, uma proteína responsável pela elasticidade e resistência da pele.

Além disso, também está presente na composição de tecidos como músculos e ossos. O envelhecimento traz uma diminuição na produção do colágeno que pode causar o aparecimento de flacidez e redução do volume facial, principalmente dos lábios.

Para retardar o processo, o ácido hialurônico estimula o trabalho dos fibroblastos, as células responsáveis pela produção do colágeno no nosso corpo. 

2 - DIMINUIR RUGAS E LINHAS DE EXPRESSÃO NO ROSTO

Além de flacidez, a ausência do colágeno na pele também provoca o aparecimento de rugas e linhas de expressão no rosto, também conhecidas como rugas dinâmicas. As rugas surgem com o envelhecimento da pele, causadas pela perda de elasticidade e volume.

Elas podem ser de origem natural, como a movimentação repetida de músculos do rosto, ou externa. Nesse caso, são causadas por poluição, exposição solar, falta de sono e desidratação. O uso de cosméticos e tratamentos com ácido hialurônico é uma opção bem-sucedida para diminuir rugas e linhas de expressão no rosto. 

3 - PROPORCIONAR MAIOR HIDRATAÇÃO À PELE

O ácido hialurônico tem uma característica única: ele carrega dentro de si cerca de mil vezes o seu peso em água. Por isso, uma de suas maiores funções é a de proporcionar maior hidratação à pele. Por essa razão, a ausência do ácido hialurônico pode causar pele ressecada. É por isso que você precisa repor essa substância conforme seu corpo envelhece. 

No entanto, o ácido hialurônico não apenas hidrata a pele, ele também é capaz de reter líquidos e preservar a hidratação que já existe. Desse modo, sua pele fica protegida contra fatores externos que causam ressecamento, como calor e frio excessivos e banhos muito quentes.

4 - PROMOVER AÇÃO PREENCHEDORA E ANTI-FLACIDEZ

Ao hidratar o corpo, o ácido hialurônico também exerce outra função importante: ele preenche os espaços entre as células. Essa ação preenchedora faz com que a pele ganhe maior volume, ficando mais lisa e uniforme. Essa ação de preenchimento com ácido hialurônico também auxilia a reduzir os efeitos do envelhecimento causados pela perda de colágeno, pois a produção dessa proteína é estimulada pelo uso do ácido hialurônico na pele. 

Porém, o colágeno e o ácido hialurônico não são as únicas propriedades da pele que sofrem queda com o passar do tempo. 

Juntamente com elas, também é preciso repor a elastina da pele para prevenir a flacidez. Elastina é a proteína que dá firmeza e sustentação à pele, pois está presente na estrutura de tendões, ligamentos e fibras elásticas do corpo. Para prevenir a perda da elastina na pele, é importante se alimentar com vegetais verdes, vitamina C e ômega 3.  

COMO USAR O ÁCIDO HIALURÔNICO

Para usar o ácido hialurônico no seu dia a dia, experimente incorporar a substância na sua rotina de skincare. Escolha uma ou mais etapas do seu ritual de beleza diário ou noturno e substitua os produtos por opções com ácido hialurônico na fórmula. 

Você também pode escolher outras alternativas ao uso dermatológico do ácido hialurônico. Uma delas é o preenchimento com ácido hialurônico, feito por médicos dermatologistas em clínicas de estética. Outra é o uso oral em cápsulas, na forma de suplemento alimentar. 

Porém, o jeito mais fácil é usando um creme hidratante ou sérum facial de aplicação diária. Assim, sua pele vai ficar hidratada e jovem por muito mais tempo. 

 O ÁCIDO HIALURÔNICO POSSUI EFEITOS COLATERAIS?

Como o ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo corpo, são poucos os casos em que ocorre algum tipo de efeito colateral. Em baixa incidência, acidentes envolvendo ácido hialurônico podem acontecer com a versão aplicável da substância, quando feito de forma errada. Para o seu uso em cremes e séruns, o ácido é reabsorvível e biocompatível com o corpo humano.

E por falar em ácido, não se engane: o ácido hialurônico não queima a pele. Os ácidos são substâncias seguras e fazem parte de vários processos no corpo, como por exemplo o processo digestivo. Ácidos também estão presentes em alimentos, como frutas, café, leite e derivados.

QUEM PODE USAR O ÁCIDO HIALURÔNICO?

O ácido hialurônico é uma substância recomendada para todos os tipos de pele. Porém, ele é especialmente recomendado para pele seca ou pele desidratada por conta da sua alta capacidade de hidratação. Se você tem pele oleosa ou pele com cravos e espinhas, pode utilizar o ácido hialurônico sem medo. Apesar da hidratação que ele proporciona, sua interação com esses tipos de pele é positiva.

Apenas tome cuidado na escolha do tipo de produto: evite cremes e loções mais oleosas ou gordurosas. Em outro ponto, a pele madura se beneficia do ácido hialurônico pela diminuição dos sinais do envelhecimento. Mas isso não significa que a pele jovem não precise do ativo. Lembre-se: trabalhar com prevenção sempre é um caminho inteligente.

Conheça os produtos NIVEA com ácido hialurônico

Linha Cellular – Creme antissinais

Um creme antissinais não poderia ter esse nome sem um dos seus ativos mais importantes: o ácido hialurônico. 

Além dessa substância, alguns produtos de NIVEA Cellular contam com ácido fólico, enquanto outros oferecem o revolucionário ingrediente bakuchiol. 

  • O ácido fólico ajuda na renovação celular e na proteção contra o envelhecimento.
  • Já o bakuchiol é um produto natural originário da Ásia que tem propriedades anti-idade e antioxidantes

Como incluir a Linha Cellular na sua rotina de skincare:

PELA MANHÃ

Pela manhã, utilize o NIVEA Cellular Antissinais FPS30. Nosso creme facial ajuda a reduzir rugas, promover firmeza e renovar a pele com ácido hialurônico e creatina na fórmula;

AO LONGO DO DIA

Outra opção é utilizar o NIVEA Cellular Expert Lift com bakuchiol para definir os contornos, restaurar a estrutura da pele e reduzir rugas profundas;

PELA MANHÃ

À noite, passe o NIVEA Cellular Antissinais Noturno. Enriquecida com extrato de magnólia, sua fórmula ajuda a estimular o poder de renovação celular ao longo da noite.

Linha Aqua Rose – Creme hidratante

Para uma hidratação intensa, conheça o hidratante NIVEA Aqua Rose. Sua fórmula combina o poder anti-envelhecimento do ácido hialurônico com a capacidade anti-oxidante da água de rosas orgânica.

Como incluir a Linha Aqua Rose na sua rotina de skincare:

LIMPEZA

Na etapa de limpeza dos seus cuidados com a pele, experimente NIVEA Aqua Rose 3 em 1: sabonete, esfoliante e máscara facial. Sua fórmula contém argila branca para ajudar na renovação celular e limpeza profunda; 

HIDRATAÇÃO

Para hidratação, escolha o Hidratante Gel Creme Aqua Rosepara revitalizar e refrescar sua pele. A textura do gel creme provoca frescor e efeito hidratante pelo período de 48 horas após aplicação.

Linha Beleza Radiante – Creme uniformizador

A linha Beleza Radiante foi desenvolvida para valorizar a beleza da pele negra e atender às suas necessidades. Assim, o Creme Facial Beleza Radiante 7 em 1 combina ingredientes como o ácido hialurônico, extrato de pérolas e cúrcuma para oferecer uma sensação de pele bonita e saudável.

Suas 7 funções são: 

1. Reduzir a aparência de marcas escurecidas na pele;

2. Controlar a oleosidade;

3. Uniformizar o tom;

4. Iluminar;

5. Hidratar;

6. Proteger contra os raios UVA e UVB;

7. Promover efeito matte.

Linha Luminous 630 - Sérum facial e fluido preventivo

Com mais de 10 anos em pesquisas, o ingrediente Luminous 630 age diretamente sobre a produção de melanina da sua pele.  Além de reduzir as marcas escurecidas no rosto, Luminous deixa sua pele com uma aparência mais uniforme e iluminada.

Como incluir a Linha Luminous na sua rotina de skincare:

SÉRUM FACIAL

Aplique o NIVEA Luminous 630 Sérum facial no rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite, após a limpeza de pele. O sérum reduz visivelmente as marcas escurecidas no rosto em 2 semanas, prevenindo também seu reaparecimento;

FLUÍDO PREVENTIVO COM FPS

Uma vez ao dia, antes de sair de casa, utilize o NIVEA Luminous 630 Fluido preventivo. Sua ação ajuda a reduzir as marcas no rosto e o FPS50 protege sua pele contra a exposição solar. 

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

Conheça as categorias de produtos NIVEA

Rosto

122 produtos

Lábios

26 produtos