No mundo dos óleos vegetais, o óleo de jojoba é um nome muito conhecido. Ele tem propriedades hidratantes que tornam o seu uso muito popular como ingrediente em produtos cosméticos, além de ser uma opção viável para quem é praticante do veganismo

Neste guia, você vai encontrar muitas informações sobre o óleo de jojoba e os seus benefícios para a pele e para o cabelo. Tudo isso preparado com amor e carinho pela NIVEA, pioneira em cosméticos. Assim, você pode otimizar a sua rotina de skin care com mais momentos de prazer e autocuidado.

    O QUE É ÓLEO DE JOJOBA?

    O óleo de jojoba é um tipo de óleo vegetal extraído de uma planta parecida com um arbusto, encontrada na América do Norte. Ela é originária de regiões mais áridas, como os desertos de Mojave e Sonora, que se estendem pelos Estados Unidos e México. No Brasil, ela é mais cultivada na região nordeste. 

    Essa planta dá um fruto esverdeado e oval, parecido com uma azeitona, com sementes por dentro. Essas sementes são submetidas a um processo de prensagem a frio, um método muito comum para obtenção de óleos vegetais. Assim surge o óleo de jojoba, o queridinho da indústria cosmética.

    QUAL A COMPOSIÇÃO DO ÓLEO DE JOJOBA? 

    A composição do óleo de jojoba vai depender da origem e do processo de extração. Em geral, seus componentes principais são os ésteres de cera, um tipo de composto químico com aroma agradável, resultante da combinação de um ácido com um álcool. 

    Estamos falando de um óleo rico em vitaminas (vitamina A), minerais (zinco e cobre) e antioxidantes (vitamina E). Além disso, ele também é composto por ingredientes com propriedades emolientes, que retardam a evaporação da água e prolongam a hidratação na pele e no cabelo. 

    Alguns exemplos desses ativos são: 

    • Triglicerídeos: um tipo de lipídio (gordura) com a função de serem os principais responsáveis pelo armazenamento de energia promovido pelo tecido adiposo no corpo;
    • Ácidos graxos: são moléculas que representam os principais componentes das gorduras, estando presente também nos triglicerídeos. No organismo, eles ajudam com o fornecimento de energia, a síntese de hormônios e a construção de membranas celulares;
    • Ceramidas: também são um tipo de lipídio, sendo encontradas na camada superficial da pele, o estrato córneo. Elas estão conectadas com a barreira protetora da pele, impedindo a entrada de substâncias nocivas e evitando a perda de umidade.

    ÓLEO DE JOJOBA: PARA QUE SERVE

    Os dois principais usos do óleo de jojoba são aplicados nos cuidados com a pele e também nos cuidados com o cabelo. Essas duas regiões do corpo se beneficiam muito das suas propriedades, por isso, vamos tratar cada uma delas separadamente. Confira!

    BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE JOJOBA NA PELE DO CORPO

    É impossível falar de óleo de jojoba sem mencionar hidratação. Esse ingrediente de origem vegetal é uma das melhores opções para a hidratação corporal, pois a sua composição é muito parecida com o sebo produzido naturalmente na pele. 

    Além disso, a presença das ceramidas cria uma espécie de película protetora na pele, o que ajuda a reter a umidade e evitar a perda de água transepidérmica, um dos elementos causadores da desidratação. Assim, sua pele fica sempre macia, suave e hidratada. Mas os benefícios do óleo de jojoba na pele não param por aí. Ele também traz vantagens como:

    Proteção contra danos ambientais

    Por conta da camada protetora que o óleo de jojoba oferece, sua pele fica mais protegida contra elementos como a radiação solar, poluição e fumaça. A forma como esses agentes afetam a pele é por meio dos radicais livres, moléculas instáveis que podem causar envelhecimento precoce;

    Regulação da oleosidade

    Por mais contraditório que pareça, o óleo de jojoba ajuda a controlar o excesso de oleosidade na pele. Isso porque ele penetra na pele e ajuda a equilibrar a produção de sebo, além de prevenir o entupimento dos poros da pele. Com isso, as chances de você desenvolver acne, cravos e espinhas são reduzidas;

    Propriedades anti-inflamatórias

    Ativos como a vitamina E e o ácido linoleico presentes nesse óleo ajudam a acalmar alguns tipos de irritação na pele. Por conta da contribuição dessas substâncias, o óleo de jojoba também pode aliviar vermelhidão na pele e os sintomas de doenças dermatológicas como o eczema, a psoríase e a dermatite;

    Propriedades cicatrizantes

    outro benefício desse óleo é promover uma ação cicatrizante, ajudando no processo regenerativo de cortes, feridas e queimaduras leves. Ele também pode ajudar a aliviar a aparência de cicatrizes, deixando a pele mais uniforme.

    BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE JOJOBA NA PELE DO ROSTO

    Achou que tinha acabado? Ainda tem mais. O óleo de jojoba traz benefícios específicos para a saúde do rosto, como promover hidratação facial de uma forma não oleosa, facilmente absorvível pela pele. Por isso, ele é indicado para todos os tipos de pele, até mesmo para a pele oleosa.  

    O seu rosto ainda ganha outras vantagens, como por exemplo:

    Ação antissinais

    As propriedades emolientes do óleo de jojoba ajudam a prevenir a formação de rugas e linhas de expressão no rosto, bem como no cuidado da pele madura. Ele penetra na pele de forma profunda, preenchendo as linhas e oferecendo um aspecto mais jovem e suave. Além disso, sua ação anti-inflamatória e a proteção contra danos externos também ajuda a prevenir o estresse oxidativo na pele;

    Remoção da maquiagem

    O óleo de jojoba é uma boa opção de demaquilante, pois tem propriedades emolientes e solubilizantes que ajudam a dissolver os produtos de maquiagem, inclusive aqueles à prova d’água. Basta aplicar uma pequena quantidade no rosto e massagear suavemente, de forma circular, até dissolver o produto. Depois, é só enxaguar.

    COMO USAR O ÓLEO DE JOJOBA NO ROSTO?

    Quando usado como hidratante facial, você pode aplicar algumas gotinhas do óleo de jojoba nas palmas das mãos e massagear o rosto de forma suave e delicada. O momento ideal de fazer isso é depois da limpeza facial, quando a região da face está mais suscetível a absorver outros produtos. 

    Você também pode adicionar algumas gotas do óleo ao seu creme facial ou loção facial para potencializar a capacidade hidratante desses produtos. Lembre-se de evitar os excessos e mexer bem para criar uma mistura homogênea.

    Para pessoas com algum tipo de problema de pele, como ressecamento ou acne, o uso ideal do óleo de jojoba no rosto é como parte do seu skin care noturno. Deixe o produto agir ao longo da noite, depois enxágue e continue com a sua rotina de cuidados normalmente.

    PODE PASSAR ÓLEO DE JOJOBA NOS LÁBIOS?

    Sim, com certeza! O óleo de jojoba é uma opção para hidratação labial, cuidando de ressecamentos e fissuras na região da boca. Ele pode ser um substituto para a manteiga de cacau ou hidratantes labiais tradicionais. Lembre-se apenas de limpar bem os lábios antes de fazer a aplicação.

    Na sequência, coloque algumas gotas nas pontas dos dedos e massageie levemente a sua boca. Deixe agir ao longo do dia ou da noite, para dar tempo do seu corpo absorver por completo o óleo. É possível também misturar o óleo de jojoba ao seu bálsamo labial favorito, melhorando os seus benefícios.

    BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE JOJOBA PARA O CABELO

    Agora que já falamos bastante sobre pele, vamos passar para outro grande beneficiado dos efeitos do óleo de jojoba: o cabelo. Assim como no seu corpo ou rosto, a principal vantagem aqui é a hidratação capilar e o condicionamento. Ele penetra profundamente nos fios, ajudando a reter a umidade.  

    Além disso, as ceramidas também formam uma camada protetora nos fios de cabelo, o que ajuda a prevenir danos causados pelo calor e produtos químicos. O seu cabelo vai agradecer a adição desse ativo na sua rotina de cuidados capilaresOutros benefícios do óleo de jojoba para o cabelo são:

    Estímulo ao crescimento capilar

    Você sabe como nascem e crescem os cabelos? As estruturas responsáveis por isso são os folículos pilosos. Com o uso do óleo de jojoba, é possível remover o acúmulo de sujeira, resíduos e sebo nessas estruturas. Junto às suas propriedades hidratantes, esse óleo ajuda a promover o ambiente ideal para o crescimento de fios saudáveis;

    Proteção contra danos no cabelo

    Assim como na pele, o óleo de jojoba amplifica a barreira protetora dos fios. Isso ajuda a resguardar o nosso cabelo contra o efeito dos danos causados pelo sol, poluição, calor e mais. Os antioxidantes presentes na sua fórmula, como a vitamina E, também auxiliam nesse processo ao combater danos oxidativos no cabelo;

    Tratamento do couro cabeludo

    A pele da nossa cabeça também precisa de cuidados tanto quanto outras regiões do corpo. Ao usar o óleo de jojoba, é possível limpar essa região e prevenir o surgimento de caspa ou coceira, além de hidratar e fortalecer o crescimento capilar;

    Controle do frizz

    Quando o cabelo está seco e danificado, ocorre um inchaço nos fios causado pela eletricidade estática. Esse inchaço é o que chamamos de frizz. Por ser um problema causado por desidratação, o óleo de jojoba é um ótimo candidato para domar o aspecto arrepiado do cabelo, suavizar os fios e selar a cutícula capilar.

    COMO USAR O ÓLEO DE JOJOBA NO CABELO

    Após o banho, quando terminar de lavar o cabelo, seque o excesso de água com uma toalha e aplique algumas gotas do óleo de jojoba nas palmas das mãos. Passe suavemente o produto pelas áreas mais secas e danificadas do cabelo, deixando agir por cerca de 20 a 30 minutos.

    Esse processo vai oferecer hidratação profunda ao seu cabelo, ajudando a reparar os fios. Outra opção é adicionar o óleo ao seu condicionador ou creme de cabelo, principalmente se ele for leave-in. Aplique nos cabelos após a lavagem e penteie uniformemente, deixando o produto agir. 

    Você pode, ainda, usar o óleo de jojoba como finalizador para reduzir o frizz e, ao mesmo tempo, dar acabamento e textura aos fios. Outra opção viável é fazer uma umectação capilar, deixando agir ao longo da noite ou antes da lavagem para repor a umidade e os nutrientes perdidos.

    ONDE ENCONTRAR ÓLEO DE JOJOBA?

    Antes de adquirir o seu óleo de jojoba, preste atenção à embalagem e procure por algumas informações: ele precisa ser 100% puro e prensado a frio. Procure informações sobre origem e método de extração para se certificar de que o produto é de qualidade. 

    Existem algumas opções para encontrar o seu óleo de jojoba. Algumas delas são: 

    • Lojas de produtos naturais: esse tipo de estabelecimento especializado em produtos orgânicos costumam ter várias opções de óleos vegetais disponíveis. Procure nas sessões de cuidados com a pele ou cuidados com o cabelo nessas lojas; 
    • Lojas de cosméticos: a maior parte das grandes marcas de cosméticos e lojas de produtos de beleza trabalham com óleo de jojoba na composição das suas fórmulas. Novamente, não esqueça de ler o rótulo antes de fazer a compra; 
    • Farmácias: aqui, existem duas opções distintas. A primeira é procurar em farmácias tradicionais por produtos que contenham o óleo de jojoba na sua composição. A segunda é entrar em contato com uma farmácia de manipulação para encomendar a sua própria fórmula; 
    • Estabelecimentos online: talvez a opção mais econômica em termos de tempo e deslocamento, lojas online (ou e-commerce) são uma tendência cada vez mais crescente no mercado de cosméticos. Basta filtrar o campo de busca dos sites pelo termo “óleo de jojoba” e ler os comentários dos usuários para fazer uma boa escolha. 

    Gostou das dicas sobre o óleo de jojoba? Para saber mais sobre óleos vegetais, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care e qualidade de vida com o nosso toque que transforma. Confira também as novidades do mundo NIVEA!

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA

    Rosto

    72 produtos

    Hidratação

    12 produtos

    Corpo

    67 produtos

    Lábios

    17 produtos