No passado, usávamos pequenas partículas plásticas sólidas feitas de polietileno, as chamadas microesferas de plástico, em produtos de cuidado e limpeza do corpo e de enxágue (esfoliantes, géis de banhos, etc.) para criar um efeito esfoliante que não agredisse a pele. Em 2013, a NIVEA decidiu substituir as partículas esfoliantes de polietileno por alternativas mais ecológicas. Desde 2015, nossos produtos não contêm microesferas de plástico. Em seu lugar, a NIVEA usa celulose, dióxido de silicone e cera de mamona. A celulose é um material orgânico biodegradável, que também ocorre em fibras vegetais. Em sua composição, o dióxido de silicone é similar à areia de quartzo, e a cera de mamona é uma matéria-prima natural biodegradável, com uma consistência rígida, similar a uma cera.
A eliminação das microesferas de plástico é apenas o primeiro passo. Em seguida, estamos trabalhando intensamente para substituir completamente os ingredientes à base de microplásticos usados na fabricação dos nossos produtos opacos, dando-lhes sua cor e aspecto característicos.
Nosso objetivo é reformular completamente todos os nossos produtos de enxágue, como géis de banho e xampus, em todo o mundo, até 2020. Paralelamente, substituiremos os ingredientes de náilon que usamos para melhorar a textura e a experiência sensorial de alguns produtos sem enxágue. Trata-se de produtos que ficam mais tempo na pele, como cremes faciais. Tenha certeza de que a maior prioridade da NIVEA é que todos os seus produtos estejam livres de microplásticos em todo o mundo.