A verdade sobre o pêlo do corpo masculino

Nós revelamos as respostas às perguntas essenciais sobre o barbear corporal.

A VERDADE SUAVE: AS SUAS PERGUNTAS SOBRE O BARBEAR CORPORAL FORAM RESPONDIDAS

1. O BARBEAR PROTEGE CONTRA OS ODORES CORPORAIS?

A resposta simples é sim! O pêlo das axilas é um terreno maravilhoso para a proliferação de bactérias, que prosperam sob a cobertura protectora do pêlo, aumentando o cheiro da transpiração como resultado. Mas não é o suor em si que causa a transpiração. As bactérias na sua pele quebram o suor, o que cria o cheiro desagradável. O resultado final é o seguinte: as axilas raspadas criam menos bactérias e cheiram menos.

2. OS PÊLOS DO CORPO PROTEGEM CONTRA O SOL?

Muito pelo contrário. Pequenas gotículas de água e suor tendem a aderir aos pêlos do corpo e a agir como uma lupa à luz solar. Elas intensificam os raios e tornam a pele mais susceptível a queimaduras. Se isso não for suficiente, pêlos grossos também dificultam a aplicação de uma camada apertada de proteção solar contra a pele. Por isso, se tiver muita penugem, provavelmente vai precisar de um protector solar extra, mas a sua protecção continuará a ser mais uniforme do que a dos seus amigos de pele lisa.

3. A DEPILAÇÃO AJUDA CONTRA OS CARRAPATOS?

Faz um pouco. Os carrapatos preferem nidificar em regiões peludas. Quanto mais cabelo a vítima tiver, mais sucesso terá o ataque. Se você está barbeado, isso faz com que seja consideravelmente mais difícil para eles se agarrarem. Portanto, depilar os braços e as pernas deve ajudar a manter as carraças afastadas no futuro.

4. POR QUE TANTOS ATLETAS FAZEM A BARBA?

Isso é fácil - um corpo suave e sem pêlos é uma enorme vantagem competitiva para certos desportos como o boxe, natação e ciclismo. Do ponto de vista do boxe, é muito mais provável que uma luva escorregue da pele suave e suada. De acordo com os fóruns desportivos, os nadadores que depilam as pernas são 0,06 - 0,07 por cento mais rápidos do que aqueles que abraçam a penugem. Para completar, um corpo limpo e barbeado tem menos probabilidade de ficar inflamado após pequenas lesões esportivas, já que não há chance de o cabelo entrar na ferida.

5. QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS PÊLOS CORPORAIS?

Pensando na Idade da Pedra, quando o papel de um homem era o de caçador, os pêlos do corpo tinham uma variedade de objectivos diferentes: protecção solar, manter o calor e provar a maturidade sexual. Hoje em dia, tratamos destas coisas de outras formas. Embora os pêlos corporais possam ajudar a regular a temperatura corporal durante o desporto, captando o suor e ajudando-o a evaporar, a diferença é mínima. Portanto, não há necessidade de se preocupar com a remoção de pêlos indesejados. Mas nem todos os pêlos do corpo é useless- pestanas e sobrancelhas ainda desempenham um papel vital, e nariz e pêlos das orelhas podem ser aparados, mas não removidos.

6. POSSO ME MACHUCAR FAZENDO A BARBA?

Pode não parecer particularmente agradável, mas cada varredura da navalha causa microlesões na pele, que podem ficar ligeiramente inflamadas. Se se barbear regularmente, a sua pele habitua-se a isso, mas as máquinas de barbear de primeira vez devem ter cuidado com a irritação. Não é nenhuma surpresa que certos pontos como a zona genital são consideravelmente mais sensíveis do que lugares como as pernas. Mas não se preocupe - com a preparação certa, dicas e cuidados, pode minimizar os riscos.