NÃO ESTAMOS SOZINHOS
em sentir-se sozinho

Nossa pesquisa mostra que, no momento, alguém com quem você se importa está se sentindo solitário.
 
Sabia que 1 em cada 5 pessoas se sente sozinha?*
 
A solidão é um problema crescente no mundo, e muitas pessoas veem seus efeitos aumentando na sociedade moderna. 56% das pessoas não se sentem à vontade para pedir apoio* e, juntas, estas questões têm potenciais riscos para a saúde que podem influenciar o tempo de vida de uma pessoa**.
 
Como ligações com demência, doenças cardíacas e outras preocupações sérias com a saúde. Queríamos entender melhor a solidão e o isolamento social para que pudéssemos ajudar a criar uma mudança duradoura nessas estatísticas. Estamos empenhados em agir porque acreditamos que todos merecem as conexões sociais de que precisam para prosperar. Através da nossa missão social, NIVEA CONNECT, vamos combater o isolamento social e o estigma da solidão.

Juntos, nos preocupamos.
Juntos, mudamos

A solidão vem de muitas formas, assim como a conexão.

Quando experimentamos a solidão, podemos nos sentir deslocados, como se viéssemos de outro mundo. Mas com 1 em cada 5 pessoas a sofrer de solidão, não estamos sozinhos a sentirmo-nos sozinhos.*

NIVEA CONNECT acredita que a união e as conexões significativas são a chave para superar a solidão. Começa com um gesto, uma conversa, uma pessoa. Ajude-nos a levar cuidado e conexão a todos os cantos da nossa comunidade.

Reunimos pessoas que passaram pelo isolamento social para nos ajudar a projetar a face da solidão – um alienígena que incorpora esse sentimento. Ouvimos os seus pensamentos e emoções e, com a ajuda de um ilustrador, esboçamos o visual daquela que viria a ser a personagem principal da campanha da NIVEA CONNECT, "We Are Not Alone".

 

"A união está no nosso ADN. Ao conscientizar sobre o assunto e compartilhar insights, educar e criar maneiras de nos conectarmos, combatemos o isolamento social."

 

Grita Loebsack
Presidente NIVEA

Informação
INSPIRA AÇÃO


A união está no nosso ADN e, por isso, propusemo-nos a fazer algo a este respeito. Para alcançar nosso compromisso, precisamos aumentar a conscientização, educar as comunidades e criar oportunidades de conexão. Até 2026, comprometemo-nos a criar projetos locais NIVEA CONNECT em 40 países, apoiar uma rede global de especialistas e usar a voz da nossa marca para envolver e conectar comunidades em todo o mundo, ao mesmo tempo que aumentamos a sensibilização para o isolamento social.

 

"A solidão não pode ser resolvida se ficar escondida. Ao torná-lo visível, abrimos a porta para a empatia e a ação."

Tobias Collee
Vice-Presidente da Marca NIVEA

Isolamento social
EM NÚMEROS

1 em cada 5 sente-se sozinho 

 
A 86% full circle enclosing the text "86%"

A solidão atinge o pico em momentos tranquilos, como as noites

A 40% full circle enclosing the text "40%"

Os jovens (16-24 anos) sentem-se mais solitários do que qualquer outro grupo etário

A 54% full circle enclosing the text "54%"

56% lutam para pedir apoio

63% sentem-se mais felizes com ligações significativas*

Lutamos
JUNTOS

Com parceiros credenciados em vários campos, desde profissionais de saúde mental a ativistas sociais, estamos comprometidos em adotar uma abordagem holística e impactante.
 
O nosso objetivo é criar projetos locais NIVEA CONNECT em 40 países até 2026, garantindo que os nossos esforços chegam às comunidades necessitadas, independentemente da geografia. Ao aproveitar os insights locais e a experiência global, pretendemos criar conexões significativas e mudanças duradouras em escala mundial.
 
O Centro Comunitário de Thanda, na África do Sul, serve como um exemplo inspirador. Proporciona um espaço seguro onde os alunos da primeira infância podem frequentar a escola diariamente, os jovens podem ligar-se e desenvolver competências sociais através de programas pós-escolares e os idosos podem envolver-se com outros cuidadores primários, para partilhar competências e promover relações positivas. Essas iniciativas são vitais no combate ao isolamento social, garantindo interações inclusivas e engajamento significativo para todos os membros da comunidade Thanda, independentemente da idade.
 
Enquanto estiver na Chéquia, o nosso parceiro Nevypusť Duši concentra-se na prevenção da saúde mental entre crianças e adolescentes. Seu programa, 'The Background for the Soul', equipa os jovens com as ferramentas para reconhecer os primeiros sinais de problemas de saúde mental, aprender estratégias saudáveis de enfrentamento e praticar o autocuidado. Ao promover o bem-estar nas comunidades escolares, estão a ajudar a prevenir o isolamento que pode levar a problemas de saúde mental mais graves.

Conheça
os NOSSOS PARCEIROS

a young baby looking down
Thanda Community Centre

África do Sul


Um lugar seguro onde crianças e jovens na zona rural de Hibberdene podem aprender a se comunicar e se conectar uns com os outros.

Partnership with SOS Kinderdorf and NIVEA
SOS Kinderdorf​

Áustria


Este projeto criou uma caixa de ferramentas para os professores ajudarem os seus alunos a desenvolver competências sociais na sala de aula, na comunidade e não só.

Woman speaking at UNICEF PIA which partners with NIVEA
UNICEF

Brasil


O PIA oferece educação sobre o impacto do racismo nas comunidades, através de seminários e materiais educativos para cuidadores em diferentes serviços públicos.

Man and Woman Working on a laptop with the Unmute project offering digital counsel to Young people
Krisenchat

Alemanha


O projeto 'Unmute' oferece aconselhamento digital aos jovens para gerir o stress, a solidão e o isolamento social quando mais precisam.


Isto é apenas o começo.

 

Até 2026, o nosso objetivo é criar projetos NIVEA CONNECT em 40 países, apoiando comunidades em todo o mundo. Estamos entusiasmados em expandir nossos esforços, com muitos novos projetos sendo lançados ao longo do próximo ano. 

A young and old man smiling and talking to each other

Recursos e
ATUALIZAÇÕES

Estudo NIVEA sobre solidão e isolamento social

Explore o Relatório NIVEA CONNECT, revelando uma pesquisa aprofundada sobre solidão e isolamento social, seu impacto e como o NIVEA está comprometido em fazer a diferença.

Referências e Investigação

*Com base nos dados obtidos de um estudo NIVEA sobre solidão e isolamento social com mais de 30.000 inquiridos em 13 países em 5 continentes, Q4 2024.

**Office of the U.S. Surgeon General. (2023). Our epidemic of loneliness and isolation: The Surgeon General’s advisory on the healing effects of social connection and community. Lead Science Editor: Julianne Holt-Lunstad.


PERGUNTAS FREQUENTES

Porque é que o NIVEA está focado no combate à solidão e ao isolamento social?

NIVEA é uma marca profundamente enraizada em valores de união e inclusão. E é nosso compromisso contribuir para um mundo onde todos tenham as conexões sociais de que precisam para prosperar. O isolamento social e a solidão estão a afetar a saúde e o bem-estar de pessoas de todas as idades, origens socioeconómicas e culturas - e com o NIVEA CONNECT estamos empenhados em combatê-lo promovendo ligações sociais significativas.
 

O que o NIVEA está fazendo para combater a solidão e o isolamento social?

O NIVEA irá aumentar a sensibilização para ajudar a reduzir o estigma do isolamento social, educar e permitir ligações sociais significativas através de três alavancas principais. Utilizaremos a voz e os canais da nossa marca para comunicar e interagir com as comunidades. Criaremos projetos locais NIVEA CONNECT, com parceiros, em 40 países até 2026 e apoiaremos e ampliaremos uma comunidade global de cientistas, especialistas e organizações que lutam contra o isolamento social.

Com que projetos o NIVEA tem parceria e como são selecionados?

Estamos em parceria com projetos sociais locais selecionados em todo o mundo, que contribuem para a nossa luta contra a solidão e o isolamento social. São selecionados com base num conjunto de critérios de seleção definidos, que foram desenvolvidos em colaboração com especialistas, para garantir a sua adequação ao NIVEA CONNECT. Pode saber mais sobre alguns destes projetos na secção "Conheça os nossos parceiros".