Environmental Responsibility

Sustentabilidade

Nosso caminho para a sustentabilidade

NIVEA é sinônimo de confiança e qualidade – e é por isso que trabalhamos continuamente para reduzir de forma sustentável o impacto de nossos produtos sobre o ambiente. “Care” é nossa principal preocupação. Assim, conseguimos garantir que o foco de tudo o que fazemos se mantém nas pessoas.

Matérias-primas de alta qualidade para produtos de alta qualidade

Algumas das matérias-primas que usamos em nossos produtos são bastante escassas e não existem garantias de que vão continuar a estar disponíveis no futuro. É por isso que apoiamos a aquisição sustentável de matérias-primas e estamos continuamente trabalhando no desenvolvimento de alternativas que satisfaçam nossos padrões de alta qualidade.

palmoil

Rumo ao óleo de palma sustentável

A Beiersdorf não obtém óleo de palma para produzir cosméticos e também não produz qualquer substância processada feita de óleo de palma ou de óleo de palmiste. No entanto, tal como é comum na indústria de cosméticos, usamos aditivos necessários, como emulsificantes e tensoativos, em alguns produtos. Estes aditivos são normalmente à base de óleos minerais e vegetais, tais como óleo de coco, óleo de colza ou mesmo óleo de palma ou de palmiste. 

Há vários anos temos trabalhado em estreita colaboração com nossos fornecedores para criar uma maior transparência na cadeia de fornecimento, de modo a garantir a sustentabilidade do processo de transformação das matérias-primas em derivados, e para fomentar o desenvolvimento e a expansão do cultivo sustentável de óleo de palma e de palmiste. Além de nossa participação na “Mesa-Redonda para Óleo de Palma Sustentável” (RSPO), estamos também envolvidos no recém-formado “Fórum para Óleo de Palma Sustentável” (FONAP) e estamos empenhados no desenvolvimento contínuo dos critérios de certificação existentes. 

Nos últimos anos, progredimos consideravelmente no que diz respeito ao uso de óleo de palmiste produzido de forma sustentável. Preocupamo-nos em obter os ingredientes em causa apenas de uma origem sustentável certificada (“Certificação de Óleo de Palma Sustentável”) e nos comprometemos em mudar para óleo de palma (palmiste) segregado, e respectivos derivados, até 2020, mas com o mínimo balanceamento de massa. Até que a mudança tenha sido plenamente implementada, a Beiersdorf compra certificados através da plataforma “GreenPalm”. Em 2014, 100% dos equivalentes de óleo de palma e óleo de palmiste contidos nas matérias-primas estavam já contavam com certificação.  

Aliás, é possível encontrar uma visão geral dos ingredientes usados em seu produto favorito na página de informações do produto.

Alternativas aos testes em animais

Os ensaios em animais para produtos cosméticos são proibidos na UE desde 2004 – e desde 2013 que são proibidos para todos os ingredientes contidos nestes produtos. Muito antes desta data, sempre que possível a Beiersdorf já dispensava os testes em animais.

Sustentabilidade NIVEA

Os ensaios em animais para produtos cosméticos são proibidos na UE desde 2004 – e desde 2013 que são proibidos para todos os ingredientes contidos nestes produtos. Muito antes desta data, sempre que possível a Beiersdorf já dispensava os testes em animais. Acreditamos que nossos produtos não precisam ser testados em animais para garantir sua segurança e eficácia.

Independentemente da proibição, o desenvolvimento e o reconhecimento de métodos alternativos continuam a ser muito importantes para a Beiresdorf. Há mais de 20 anos que a Beiresdorf trabalha, com sucesso, com organismos e associações profissionais no desenvolvimento de alternativas in vitro, a fim de substituir os testes em animais. Nesta matéria, somos uma das empresas de pesquisa pioneiras, mais conhecidas e aceitas em todo o mundo.

Estamos trabalhando de forma ativa para garantir que os métodos alternativos, que não envolvem animais, sejam aceitos em todo o mundo pelas autoridades e legisladores competentes. Ao mesmo tempo, apoiamos a pesquisa científica para preencher as lacunas atualmente existentes nos métodos alternativos, fornecendo recursos humanos e financeiros.

Há mais de 20 anos que trabalhamos no desenvolvimento das chamadas alternativas “in vitro” para substituir os testes em animais.

Menos desperdício com a mesma qualidade

Estamos constantemente trabalhando para melhorar nossos produtos e embalagens. Seja no uso de plástico, vidro, metal, cartão ou papel, estamos sempre tentando minimizar a quantidade de material usada. E temos sido extremamente bem-sucedidos – quase 100% do material de nossas embalagens é atualmente reciclável.

Uma história de sucesso é o desenvolvimento do nosso NIVEA Body Lotion. Ao recriar a embalagem, conseguimos economizar de forma inacreditável. Outra forma de reduzir o gasto de materiais de embalagem é usando nossos refis. As embalagens para sabonete líquido recarregáveis reduzem significativamente o desperdício. Por exemplo, nosso refil NIVEA Creme Shower é capaz de reduzir o desperdício em 75%.