BOLSA NOS OLHOS: O QUE É E COMO CUIDAR

Embora seja apenas um desconforto estético, a bolsa nos olhos causa impacto na autoestima de muita gente, assim como acontece com as olheiras. Afinal, o rosto é o nosso cartão de visita, responsável por boa parte das primeiras impressões quando conhecemos pessoas novas. Por isso, muitas pessoas buscam soluções viáveis para a bolsa embaixo dos olhos.

Existem várias opções disponíveis para lidar com a bolsa nos olhos: cosméticos, procedimentos estéticos e cirúrgicos, além de tratamentos caseiros. Mas qual dessas opções combina mais com as suas necessidades? NIVEA sabe essa e outras respostas e gostaria de compartilhar com você! 

 

  • O QUE CAUSA BOLSA NOS OLHOS?
  • COMO PREVENIR AS BOLSAS NOS OLHOS?
  • 4 DICAS DE COMO ACABAR COM AS BOLSAS NOS OLHOS

     

O QUE CAUSA BOLSA NOS OLHOS?

O principal fator que causa bolsa nos olhos é o envelhecimento, por isso, comumente visto na pele madura. Com o passar dos anos, o nosso corpo produz menos colágeno e elastina, as proteínas responsáveis pela elasticidade da pele. Com isso, ocorre o relaxamento dos tecidos e acúmulo de gordura na região periocular, ou seja, ao redor dos olhos. 

Outra causa importante relacionada ao envelhecimento é o funcionamento do sistema linfático.

Uma de suas funções é a drenagem de fluidos no corpo, o que pode não funcionar muito bem à medida que o corpo envelhece, sendo mais um fator determinante para o surgimento de bolsas nos olhos. 

 

4 FATORES QUE CAUSAM AS BOLSAS NOS OLHOS

No entanto, o envelhecimento não é a única causa possível para a formação das bolsas. Existem outras explicações possíveis, tais como: 

1 - PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA

Observe se os seus familiares têm bolsas embaixo dos olhos. A genética pode determinar a firmeza e elasticidade da pele, bem como a distribuição de gordura pelo corpo. Além disso, a estrutura da pele e dos tecidos ao redor dos olhos também são elementos que podem ser herdados geneticamente; 

2 - RETENÇÃO DE LÍQUIDO

Fatores como consumo excessivo de sal, falta de sono de qualidade, alergias e outros problemas de saúde podem causar retenção de líquidos na região periocular. Uma forma de combater esse problema é manter o corpo sempre hidratado, bebendo bastante água, e evitar o consumo de bebida alcoólica; 

3 - FATORES AMBIENTAIS

O meio ambiente interage com o nosso corpo, principalmente com a nossa pele. Elementos como excesso de exposição ao sol, poluição e fumaça podem causar o surgimento precoce de bolsas ao redor dos olhos; 

4 - ESTRESSE

Quando o corpo está estressado, um hormônio chamado cortisol é liberado na nossa corrente sanguínea, o que pode causar retenção de líquidos. Além disso, o estresse também pode causar vasoconstrição, reduzindo o fluxo sanguíneo para a área dos olhos e comprometendo a circulação. 

 

COMO PREVENIR AS BOLSAS NOS OLHOS?

O segredo para prevenir o surgimento de bolsas nos olhos está na alimentação saudável e na hidratação corporal. O primeiro passo é adicionar à sua rotina uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, além de alimentos com baixo teor de sal.

Evite, também, alimentos processados e ultraprocessados, como sorvetes, salgadinhos e refrigerantes, pois eles normalmente têm uma grande quantidade de sódio em sua composição. Assim, você evita a retenção de líquidos enquanto investe na sua própria saúde e longevidade. 

Outro ponto importante na prevenção de bolsas é evitar maus hábitos, como o tabagismo, consumo exagerado de álcool, dormir com maquiagem no rosto e esfregar os olhos com frequência. 

Por fim, procure fazer uma boa higiene do sono, escolha bem os produtos da sua rotina de skincare para pele madura e use protetor solar facial regularmente! Assim, você protege o rosto da radiação ultravioleta do sol, um dos principais causadores do envelhecimento precoce da pele. Se possível, use também óculos de sol.

 

4 DICAS DE COMO ACABAR COM AS BOLSAS NOS OLHOS

Se não for possível prevenir, você vai precisar de dicas e sugestões sobre como acabar com as bolsas nos olhos de uma vez. O mercado está cheio de opções para esse fim, por isso, escolher uma alternativa pode ser um pouco desafiador. Mas não se preocupe: nosso guia pode ajudar você!

 

1 - PRODUTOS COSMÉTICOS

Uma forma de lidar com as bolsas nos olhos temporariamente é usando cosméticos para o rosto. Esses produtos podem vir na forma de creme, gel ou máscaras para suavizar as bolsas nos olhos. Outra opção viável é o uso de corretivos para melhorar a aparência dos olhos e esconder as bolsas. 

Mas como escolher o melhor creme para diminuir bolsa nos olhos? É importante seguir um passo a passo para não se decepcionar com a sua escolha: 

 

CONHEÇA BEM O SEU TIPO DE PELE

Cada tipo de pele é único e tem necessidades específicas. Alguns cremes são muito gordurosos e podem não se adaptar bem à pele oleosa, podendo causar o surgimento de acne, cravos e espinhas. Nessas condições, dê preferência para um gel facial mais refrescante e suave; 

PROCURE ATIVOS EFICAZES

Em fórmulas cosméticas, os ingredientes e ativos são peça-chave para quem busca por soluções. No caso das bolsas nos olhos, o ácido hialurônico, a vitamina C, a cafeína e o retinol podem ajudar a diminuir o inchaço e suavizar a aparência;

VALORIZE PROPRIEDADES CALMANTES

Uma das formas de lidar com as bolsas nos olhos é promovendo algum tipo de relaxamento na região afetada. Para conseguir esse efeito, busque por ingredientes como camomila, pepino e aloe vera.

 

2 - TRATAMENTOS ESTÉTICOS

Se você não busca por uma solução temporária com os cosméticos, talvez seja uma boa ideia conhecer algum tratamento para bolsas nos olhos. As clínicas de estética e beleza têm opções testadas e aprovadas por pessoas que em algum momento tiveram as mesmas frustrações que você.

Vamos conhecer algumas opções de procedimentos estéticos:

PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO

Já falamos desse ácido em uso tópico, porém, uma outra opção é realizar um preenchimento na região abaixo dos olhos para suavizar as bolsas. O ácido hialurônico para bolsas nos olhos é eficaz por preencher os espaços entre as células da pele, oferecendo volume e reduzindo as bolsas nos olhos;

TECNOLOGIA A LASER

O uso dessa técnica para bolsas nos olhos estimula a produção de colágeno na região periocular, o que melhora a textura da pele. Alguns exemplos de procedimentos são o laser de diodo, a luz pulsada intensa e o laser de CO2 fracionado;

TECNOLOGIAS DE REJUVENESCIMENTO

Você sabia que é possível deixar a pele mais jovem? Isso é feito usando tecnologias diversas para estimular a produção de colágeno, como as ondas eletromagnéticas da radiofrequência, o ultrassom microfocado e o microagulhamento para bolsas nos olhos;

DRENAGEM LINFÁTICA

Essa técnica de massagem envolve movimentos que estimulam o sistema linfático, ajudando a reduzir a retenção de líquidos e o inchaço na região dos olhos. O excesso de líquido é direcionado para os gânglios linfáticos, onde são eliminados do organismo;

CARBOXITERAPIA

Esse último procedimento da nossa lista consiste na aplicação terapêutica de dióxido de carbono (CO2) sob a pele. Assim, a região experimenta uma melhora na circulação sanguínea, na oxigenação dos tecidos e na produção de colágeno.

 

3 - PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS

Em casos mais graves, é provável que a cirurgia de bolsa nos olhos seja a solução mais viável. Isso normalmente acontece quando o uso de cosméticos e procedimentos estéticos já não oferece mais resultados satisfatórios, sendo muitas vezes recomendada a intervenção cirúrgica.

Esses procedimentos têm como objetivo remover o excesso de pele e gordura ao redor dos olhos e corrigir a flacidez muscular. Conheça alguns deles:

 

BLEFAROPLASTIA

O objetivo desse procedimento é corrigir as pálpebras inferiores e as pálpebras superiores através da remoção do excesso de gordura e pele. É indicado na maioria dos casos, principalmente para quem tem histórico familiar ou já apresenta sinais de envelhecimento;

CANTOPLASTIA

 

Essa técnica visa a corrigir a posição das pálpebras, principalmente na região dos cantos externos dos olhos (por isso o nome). Em geral, é um procedimento usado para corrigir a flacidez e a posição incorreta das pálpebras, mas pode ajudar de forma indireta em casos de bolsas nos olhos por meio de uma correção tanto estética quanto funcional da área tratada;

 

TRANSPOSIÇÃO DE GORDURA

 

Também é possível redistribuir a gordura localizada nas áreas ao redor dos olhos para preencher as depressões (como o caminho da lágrima) e suavizar a aparência das bolsas. Essa gordura vem de outras partes do corpo, como as bochechas, como se fosse um transplante;

 

LIFTING DE SOBRANCELHAS

 

Em algumas pessoas, o surgimento de bolsas nos olhos pode estar relacionado à queda das sobrancelhas. Nesse procedimento, as sobrancelhas são reposicionadas para uma posição mais elevada, o que pode melhorar a aparência das bolsas.

 

4 - BOLSA NOS OLHOS: TRATAMENTO CASEIRO

Uma opção alternativa para lidar com a questão das bolsas nos olhos é usar produtos caseiros para reduzir o inchaço e acalmar a região. A intenção aqui é ser o mais natural possível, sem intervenções cirúrgicas, uso de tecnologia ou qualquer substância química aplicada sobre a pele.

A primeira sugestão é a compressa para bolsas nos olhos. Para esse tipo de condição, é necessário fazer uma compressa fria utilizando uma toalha ensopada em água gelada ou cubos de gelo envoltos em um pano. Ela ajuda a contrair os vasos sanguíneos e reduzir o acúmulo de líquidos na região.

Outro tipo de substância com propriedades calmantes é o chá, pois essa bebida tem propriedades anti-inflamatórias, calmantes e antioxidantes. Alguns dos tipos mais eficazes são o chá de camomila, o chá de hortelã e o chá verde.

É importante lembrar que qualquer uma das soluções apresentadas neste artigo precisa de orientação do seu dermatologista, oftalmologista ou esteticista. O autocuidado é parte integral da nossa rotina de beleza e autoestima, porém, precisa ser feito de maneira consciente e responsável.

Gostou das dicas sobre saúde dos olhos? Para saber mais sobre cuidados com a pele, confira nossos artigos sobre estética e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care e qualidade de vida com o nosso toque que transforma!