A hidratação é um dos passos mais importantes da sua rotina de skincare, principalmente quando falamos de hidratação facial. Afinal, a pele do rosto está sujeita a todo tipo de elemento externo, como poluição, raios ultravioleta do sol e condições climáticas.  
 
Por isso, é necessário criar uma relação íntima de cuidados com a pele do rosto. Reserve um tempo da sua agenda para conhecer mais sobre o seu tipo de pele, quais as propriedades de um hidratante facial e como otimizar sua rotina de skincare.  

POR QUE A HIDRATAÇÃO FACIAL É TÃO IMPORTANTE?

Hidratação facial não é apenas uma questão estética. Manter sua pele hidratada cumpre dois papeis muito importantes no seu dia a dia: a proteção e a manutenção da pele.  
A proteção acontece porque a hidratação reforça a barreira protetora da pele, assim, ela fica menos sensível.  

Essa barreira se chama manto hidrolipídico. Hidro quer dizer água e lipídico é derivado dos lipídios, compostos químicos orgânicos que retêm água. Com a manutenção, você evita condições de pele como a pele ressecada e a pele desidratada quando mantém uma rotina de hidratação.  

Não se esqueça de lugares mais sensíveis, como cotovelos, joelhos, mãos e pés. Assim, você previne situações como:  

Descamação;

Aspereza na pele;

Coceiras e alergias;

Envelhecimento precoce da pele;

Feridas e sangramentos causados por pele seca.

Hidratar a pele nada mais é do que repor a água que o corpo perde através da evaporação, suor, urina e fezes. Nosso corpo é composto de um valor em torno de 50% a 70% de água, dependendo da idade e do sexo da pessoa.  

Por isso, o primeiro passo para uma pele mais bonita e hidratada é adquirir o hábito de beber água. O ideal para um ser humano adulto é ingerir cerca de 2 litros de água todos os dias. 

HIDRATAÇÃO FACIAL E OS TIPOS DE PELE

Antes de comprar produtos e investir em skincare, não basta apenas saber como a hidratação acontece. Procure também conhecer um pouco mais a fundo sobre o seu tipo de pele.  

Afinal, a pele é o maior órgão do corpo humano e precisa de cuidados personalizados. Com um pouco mais de conhecimento, você pode direcionar os seus esforços e investir em cosméticos que realmente tragam os resultados que você espera e merece.    

HIDRATANTE FACIAL: PELE SECA

A pele seca é o tipo de pele que mais precisa de hidratação. E quando falamos de cuidados faciais, essa necessidade aumenta consideravelmente. Afinal, o seu rosto está sempre exposto ao sol, ao clima e a banhos excessivamente quentes. 
 
Todo ser humano tem uma produção natural de óleo na pele, originada nas glândulas sebáceas. Para a pele seca, essa produção está em desequilíbrio. Por isso, a pele fica com aquele aspecto esbranquiçado e sem vida. 

Esse óleo produzido pela pele é o que fornece hidratação, quando em quantidades normais. Na ausência dele, você precisa repor essa propriedade por meio de cremes e outros cosméticos.  

O segredo, aqui, é saber escolher bem os ingredientes, como cremes hidratantes com ácido hialurônico. Esse ácido é capaz de carregar cerca de mil vezes o seu peso em água. Por isso, ele tem propriedades hidratantes de máxima eficiência.  

O creme facial NIVEA Cellular Expert Filler não somente hidrata a sua pele, como também oferece fator de proteção solar 30. Nosso creme contém micro e macro ácido hialurônico, dois consagrados exemplos de ativos anti-idade conhecidos por reduzir as rugas profundas e suavizar a pele. 

HIDRATANTE FACIAL: PELE OLEOSA

Ao contrário da pele seca, a pele oleosa tem um excesso de produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas. Isso faz com que a sua pele fique pesada, pegajosa e tenha tendência ao aparecimento de acne.  
 
Por isso, para quem tem a pele do rosto oleosa, é importante dedicar tempo ao primeiro passo da rotina de skincare: a limpeza facial. Lave sempre o rosto com água fria e utilize tônicos adstringentes e gel de limpeza à base de ácido salicílico e enxofre

Um ponto importante da pele oleosa é lembrar que ela também precisa de hidratação. A oleosidade não significa que a pele está hidratada, muito pelo contrário. Para combater a desidratação, as glândulas sebáceas produzem oleosidade de forma descontrolada.  

Por isso, escolha produtos que tenham o efeito matte em sua fórmula, como o NIVEA Sérum Facial Acne Control. Ele também oferece toque seco para a pele, deixando-a mais opaca e ajudando a prevenir a formação de acne no rosto.  

HIDRATANTE FACIAL: PELE COM MARCAS ESCURAS

Como fazer para encontrar um hidratante facial que não somente hidrate a sua pele, mas também possa clarear marcas escuras? A resposta é: combine vários elementos em um. As marcas escuras são geralmente causadas por exposição ao sol ou fatores internos, como alterações hormonais e inflamações na pele.  
 
Elas surgem por conta de um acúmulo de melanina, a proteína que dá cor à pele, cabelos e olhos. Por isso, você precisa combinar propriedades hidratantes e com o controle da melanina, tudo isso em um formato que seja facilmente absorvível pela pele. A resposta é o NIVEA Luminous 630 sérum facial dia e noite.  

O sérum facial NIVEA não somente hidrata, como também reduz a aparência das marcas escurecidas para uma pele mais uniforme e iluminada, contando com a ação do ácido hialurônico e da vitamina E.    

HIDRATANTE FACIAL: PELE MADURA

O que fazer quando a pele começa a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento?  O primeiro passo é entender que essa pele madura tem suas próprias necessidades, sendo uma delas a hidratação. Conforme envelhecemos, a regeneração celular na pele fica mais lenta. Por isso, o rosto costuma ficar mais ressecado e áspero.

Além disso, a pele da face fica mais sensível à radiação ultravioleta. Externamente, a pele madura também começa a apresentar mais rugas e linhas de expressão. Internamente, acontece uma queda na produção de colágeno, a proteína responsável pela elasticidade e resistência da pele.  

Por isso, é preciso hidratar o rosto com produtos como o creme facial Q10 Power Antissinais. Seu principal ingrediente, a coenzima Q10, reduz as rugas e melhora a elasticidade da pele, pois combate os radicais livres responsáveis pelo estresse oxidativo na pele.   

QUAL O MELHOR HIDRATANTE FACIAL PARA A SUA PELE?

Conhecer as necessidades do seu tipo de pele é apenas o início dessa nova jornada de hidratação facial. O próximo passo é descobrir qual o melhor hidratante facial para a sua pele. Essa escolha está ligada a sensações, texturas e bem-estar de acordo com a base do seu produto hidratante.

As bases podem ser cremes, loções, séruns, óleos ou gel. Cada uma delas se adapta melhor a um determinado tipo de pele. Para tomar a melhor decisão, confira algumas dicas e recomendações para cada base.

CREME HIDRATANTE PARA O ROSTO

Alguns hidratantes em creme são produzidos a partir de uma substância chamada lanolina, encontrada na lã das ovelhas. A lanolina é densa, cheirosa e repleta de ácidos graxos, que são basicamente gorduras que previnem a desidratação da pele e ajudam a regenerar ferimentos.
 
Porém, a lanolina não é a única substância gordurosa utilizada para fazer cremes hidratantes. Também são utilizados óleos vegetais, certos tipos de manteigas (como a manteiga de karité) e, em alguns casos, a vaselina.  
 
Por serem mais densos, os cremes hidratantes talvez não sejam a melhor opção para peles oleosas. No entanto, as peles secas se beneficiam da sua ação por conta do poder de hidratação profunda que a fórmula oferece.  

LOÇÃO HIDRATANTE

Em contraste com o creme, a loção hidratante é mais líquida, menos pegajosa e tem maior absorção pela pele. Por isso, loções são indicadas para todo tipo de pele, sendo uma opção mais democrática para quem procura cosméticos multiuso. Além disso, a loção é ótima para usar no verão e em temperaturas mais quentes, pois seu toque é gelado e refrescante.  
 
É importante observar que a maior densidade dos cremes não significa que eles hidratem melhor a sua pele em comparação às loções. Não é a textura do produto que determina sua ação na pele, mas os ingredientes presentes na fórmula.

Vale lembrar que embora a loção facial hidratante exista, as loções hidratantes corporais são produtos mais comuns de se encontrar no mercado.  

SÉRUM FACIAL

Uma opção cada vez mais em alta no mundo da beleza, o sérum facial tem grandes vantagens em relação aos cremes e loções. A palavra sérum vem de soro, nomeado dessa forma por sua textura leve e aquosa.  
 
O sérum é um produto altamente concentrado e absorvível pela pele. Bastam apenas algumas gotas para oferecer um potencial de rejuvenescimento e hidratação profunda. 


Por essa razão, ele é amplamente utilizado nos cuidados com o rosto, especialmente para peles maduras e peles ressecadas. No entanto, o sérum facial é indicado para todos os tipos de pele.  

ÓLEO HIDRATANTE

Outro tipo de base bastante popular é o óleo hidratante, pois ele deixa a sua pele macia e é fácil de aplicar. O óleo facial pode ser extraído de três fontes diferentes de matéria-prima:  

Óleos Vegetais

São os óleos obtidos a partir de plantas e frutos, geralmente extraídos das sementes. Um dos óleos vegetais mais utilizados é o óleo de coco por suas propriedades antioxidantes e hidratantes;

Óleos Essenciais

Também extraídos de plantas, os óleos essenciais têm esse nome porque eles captam a essência de sua matéria-prima. Por essa razão, são geralmente obtidos de flores, dando maior ênfase à fragrância;

Óleos Sintéticos

Alguns tipos de óleos são produzidos em laboratório e imitam as características dos ingredientes naturais. Um exemplo é o óleo mineral, derivado do petróleo, normalmente usado para pele seca ou pele ressecada pelo frio.

HIDRATANTE EM GEL

O último item da lista é o hidratante em gel. Também disponível na versão gel-creme, o hidratante facial em gel é um material viscoso, de fácil absorção pela pele. Ele possui alto potencial de hidratação por ser basicamente composto por água.  

O gel é indicado para todos os tipos de pele, especialmente em períodos de calor por ser refrescante. Porém, outra de suas propriedades é conferir à pele um toque seco. Por isso, é melhor evitar o uso se a sua pele estiver ressecada ou muito seca.  

COMO HIDRATAR O ROSTO TODOS OS DIAS?

Para hidratar o rosto todos os dias, você precisa adotar uma rotina de skincare e seguir cada passo sem pular. O ritual de cuidados com a pele também é uma forma de amor-próprio, de conexão consigo mesmo e de melhorar a autoestima e a autoconfiança.

Afinal, a sua pele é a sua morada e, por isso, precisa de cuidados especiais com produtos cuidadosamente selecionados para ela. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda os seguintes passos para uma rotina de skincare saudável e eficaz:

HIGIENE > TONIFICAÇÃO > HIDRATAÇÃO > FOTOPROTEÇÃO

Observe, portanto, que antes de começar a hidratar a sua pele, ela deve estar higienizada. Dedique um tempo para a limpeza de pele de tempo no começo do seu dia, ao acordar, e no final do seu dia, antes de dormir.  

Depois de tonificar a pele para trazer maior proteção e resistência, você pode começar o seu ritual de hidratação. Para isso, NIVEA preparou um passo a passo com alguns lembretes e dicas para você ficar mais à vontade com a sua pele:  

Passo 1

Conheça o seu tipo de pele. Uma forma segura de ter essa informação é marcando uma consulta com um médico dermatologista;

Passo 2

Escolha a melhor base para o seu tipo de pele. Para peles secas, creme. Para peles oleosas, sérum ou gel. O seu gosto pessoal também pode influenciar na escolha, como trocar o creme pela loção por ser menos gorduroso;

Passo 3

Adquira cosméticos para hidratação da pele. É importante procurar uma empresa que tenha missão, visão e valores semelhantes aos seus. A NIVEA conhece as suas necessidades e acredita que a pele vem em primeiro lugar;

Passo 4

Certifique-se de que você não tem nenhuma alergia ou sensibilidade aos componentes da fórmula do seu cosmético. 

Pronto! Agora você pode manter a sua pele bonita, hidratada e sempre macia. Lembre-se: seu rosto é o maior cartão de visitas que você tem. Por isso, capriche nos cuidados faciais com os produtos NIVEA.  

Gostou das dicas sobre hidratação facial? Para saber mais sobre cuidados com a pele, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care e qualidade de vida com o nosso toque que transforma.

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA ROSTO