Envelhecer é um processo natural e traz consigo algumas mudanças na fisiologia e na estética do corpo. Na pele, os sinais de envelhecimento podem causar danos à auto-imagem, resultando em baixa autoestima. No entanto, não se alarme: é possível prevenir e até remediar boa parte desses sinais.

Um dos pilares da NIVEA é proporcionar conforto e amor próprio com a nossa pele. Por essa razão, nosso time de cientistas busca soluções para manter a pele jovem por mais tempo, com suavidade e maciez ao toque. Para isso, confira nossas dicas de cuidados, produtos e ingredientes para a pele madura! 

    O QUE É PELE MADURA? PARA QUE SERVE O HIDRATANTE LABIAL?

    Embora não seja exatamente um dos quatro tipos de pele estabelecidos pela dermatologia, a pele madura faz parte do mesmo conjunto. Sua principal característica é a perda de colágeno e elastina, as proteínas que proporcionam elasticidade aos tecidos da pele. Assim, a pele fica mais flácida e também mais fina. 

    O termo “maduro” é usado para definir algo mais velho e experiente, que chegou a um estágio mais avançado de desenvolvimento. Por isso, a pele madura está normalmente associada ao envelhecimento celular do corpo. Porém, existem outros fatores que contribuem para o envelhecimento da pele

    Alguns deles são: 

    • Excesso de exposição ao sol
    • Efeitos da poluição na pele; 
    • Malefícios do cortisol, hormônio liberado pelo estresse;
    • Toxinas liberadas pelo tabagismo;
    • Alimentação pouco saudável;
    • Falta de sono

    A combinação desses grupos de risco pode causar envelhecimento precoce, ou seja, quando a pele começa a envelhecer antes do tempo esperado. Por isso, é necessário tomar certos cuidados e evitar maus hábitos para preservar a saúde da pele por mais tempo e, inclusive, evitar doenças de pele.

    QUAIS SÃO OS PRIMEIROS SINAIS DE ENVELHECIMENTO?  

    Com a diminuição do colágeno e da coenzima Q10 no corpo, a pele começa a apresentar alguns sinais de envelhecimento. Esses sinais podem ser visuais, pois alteram a aparência e a estética da pele, mas também podem ser sensoriais, relacionados à textura e à sensação do toque. 

    O primeiro da lista, conforme sabemos, é o ressecamento da pele. No entanto, existem outros fatores que precisam de cuidados antissinais. Vamos conhecer alguns deles!a

    1 - RUGAS E LINHAS DE EXPRESSÃO

    O envelhecimento traz consigo a redução das fibras da pele, fazendo com que perca elasticidade e firmeza. Com isso, surgem as rugas e as linhas de expressão, ambas mais comuns no rosto. Elas podem ser agravadas pela contração repetida dos músculos da face, como quando sorrimos ou mastigamos. 

    Solução: o ativo recomendado para rugas e linhas de expressão é o ácido hialurônico. Ele tem a capacidade de manter a pele hidratada, preenchendo as áreas que apresentam sulcos e melhorando a elasticidade cutânea. Por essa razão, ele é comumente utilizado em estética como procedimento injetável.

    2 - FLACIDEZ

    A flacidez é resultado de uma combinação de fatores: a perda de gordura subcutânea, a diminuição da atividade muscular e a queda na produção de colágeno e elastina. Todos esses fatores podem estar associados ao envelhecimento, o que pode causar dobras de pele e perda do contorno facial

    Solução: uma rotina de exercícios físicos e uma dieta saudável podem ajudar com a flacidez. No mundo dos cosméticos, o ácido hialurônico, vitamina C, retinol e a coenzima Q10 estimulam a produção de colágeno e a renovação celular da pele, contribuindo para uma pele mais firme.

    3 - MARCAS NA PELE

    Alguns maus hábitos podem fazer com que a pele madura apresenta manchas escuras, sendo o principal deles a exposição solar excessiva sem proteção. Além disso, alterações hormonais como aquelas causadas pela menopausa também podem contribuir para o surgimento dessas marcas na pele. 

    Solução: mudanças de hábitos são o primeiro passo para a redução de marcas, mas os cremes e séruns despigmentantes também podem contribuir. Procure por ingredientes como ácido kójico, vitamina C e hidroquinona, além do super ingrediente Luminous 630.

    QUANDO COMEÇAMOS A ENVELHECER?

    O envelhecimento é um processo natural do corpo e acontece desde o início das nossas vidas. Porém, é a partir dos 30 anos de idade que os primeiros sinais aparecem. Nesse estágio da vida, o corpo passa a produzir menos colágeno e elastina, ocorre perda de densidade óssea e massa muscular

    Além disso, ocorre uma redução da capacidade de defesa do sistema imunológico e queda na produção de certos tipos de hormônios, como a testosterona e o estrogênio. Essas mudanças podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares e causar também episódios de alteração de humor

    Por conta desses fatores, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um guia de 4 pilares do envelhecimento ativo relacionados à saúde. Em outras palavras, orientações para um envelhecimento saudável distribuídas em quatro esferas essenciais da vida e do convívio humano.

    OS 4 PILARES DO ENVELHECIMENTO ATIVO

    1. Prevenção e redução do excesso de dificuldades, doenças crônicas e mortalidade prematura;
    2. Redução de fatores de risco associados às principais doenças e aumentar os índices de proteção à saúde durante a vida;
    3. Desenvolvimento de serviços sociais e da área da saúde acessíveis, com baixo custo, de alta qualidade e adequados às necessidades e aos direitos de pessoas em processo de envelhecimento;
    4. Fornecimento de educação e treinamento para o cuidador de idosos.

    Seguindo as recomendações da OMS para uma boa saúde na terceira idade, é possível também que pessoas de meia idade e os idosos tenham condições de desenvolver o autocuidado

    Logo, descobrir novas dicas e produtos para o carinho com a pele madura proporciona um novo olhar de respeito e dignidade sobre si mesmos.

    COMO CUIDAR DA PELE MADURA?

    Os cuidados com a pele madura requer um pouquinho de conhecimento sobre ingredientes como vitaminas e ácidos. Mais ainda, é preciso seguir uma rotina de skin care adequada às necessidades desse tipo de pele, considerando três pontos principais: limpeza, hidratação e fotoproteção. Confira!

    ANTIOXIDANTES

    Você sabe o que é antioxidante? Para entender melhor esse conceito, é preciso saber como o corpo humano envelhece. Além do processo natural de envelhecimento, uma outra forma é quando as células do corpo são danificadas por moléculas instáveis chamadas radicais livres

    Essas moléculas são formadas por reações químicas no corpo, mas também podem ser geradas por fatores externos, como poluição, tabagismo e exposição solar. Elas causam um efeito chamado estresse oxidativo, que pode danificar as proteínas, os lipídios e até mesmo o DNA da célula

    O resultado disso pode ser uma variedade de doenças, incluindo doenças cardiovasculares, câncer e doenças neurodegenerativas, assim como contribuir para o processo de envelhecimento. Por isso, precisamos de elementos antioxidantes no corpo e na pele, pois eles combatem o estresse oxidativo. 

    Algumas propriedades antioxidantes para a pele são:

    1 - ÁCIDO FERÚLICO

    O ácido ferúlico é um antioxidante natural encontrado em plantas como milho, arroz, aveia e trigo. Ele também ajuda a estabilizar outros tipos de antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina E.

    2 - CHÁ VERDE

    O chá verde é rico em polifenóis, um composto orgânico encontrado em plantas, ele é antioxidante e anti-inflamatório, ajudando a reduzir a vermelhidão e aliviar condições de pele como acne e rosácea.

    3 - COENZIMA Q10

    A Coenzima Q10 é uma substância natural produzida pelo corpo, mas que precisa de reposição à medida que envelhecemos. Ela atua na produção de energia celular, é antioxidante e protege a pele contra os raios ultravioleta do sol.

    4 - VITAMINA C

    A Vitamina C é uma das melhores vitaminas para o envelhecimento. Ela não apenas tem ação antioxidante poderosa, como também estimula a produção de colágeno e ajuda a reduzir marcas na pele.

    5 - Vitamina E

    A Vitamina E, também conhecida como tocoferol, ela tem propriedades antioxidantes similares à vitamina C e ajuda a manter a pele hidratada por reduzir a perda de água e fortalecer o manto hidrolipídico, a barreira protetora da pele.

    3 PASSOS PARA UMA ROTINA DE SKIN CARE COMPLETA

    1 - LIMPEZA DE PELE

    Em muitos casos, a pele madura é também uma pele sensível devido a todas as mudanças fisiológicas que o envelhecimento traz. Por isso, a limpeza de pele precisa ser suave e delicada, pois é preciso evitar qualquer tipo de irritação na pele que a aplicação e o uso incorreto de cosméticos possa trazer. 

    Por exemplo, é recomendado evitar produtos para a pele que contenham álcool e outros elementos químicos agressivos. Assim, podemos prevenir o ressecamento e a inflamação da pele. Quando fizer esfoliação, evite esfoliantes com partículas muito grandes ou ásperas. 

    Procure por opções com ingredientes suaves, como ácido salicílico, ácido glicólico, ácido lático, enzimas de frutas ou microesferas de jojoba. Quanto aos tônicos, escolha produtos leves, que possam nutrir e hidratar a pele para evitar a desidratação.

    2 - HIDRATAÇÃO

    Embora nem toda pele madura seja também uma pele seca, as sensações e necessidades são muito parecidas. Isso acontece porque as glândulas sebáceas produzem menos óleo e as glândulas sudoríparas, menos suor. Esses dois elementos são imperativos para a hidratação natural da nossa pele. 

    Por isso, a pele madura precisa de um cuidado especial com a hidratação. Busque por produtos como séruns com ação emoliente e ingredientes como glicerina, ureia, ceramidas e óleos vegetais. Escolha, também, hidratantes com propriedades antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina E. 

    Para a proteção solar, invista em um protetor solar com hidratante para oferecer à sua pele um efeito 2 em 1. Assim, você pode defender sua pele contra os raios UVA e UVB causadores do envelhecimento precoce ao mesmo tempo em que hidrata para evitar um aumento na formação de rugas e linhas finas.

    3 - FOTOPROTEÇÃO

    Todo tipo de pele se beneficia de uma fotoproteção cuidadosa, mas a pele madura vai um nível além. Por ser menos resistente ao sol, é de extrema importância investir em proteção solar de qualidade, mesmo em dias nublados, levando em consideração o fator de proteção solar ideal para a sua pele. 

    A recomendação é usar, no mínimo, um protetor solar com FPS 30 e reaplicar a cada 2 horas. Lembre-se, também, de evitar tomar sol em horários de pico, entre as 10h e as 16h. Você pode vestir um chapéu ou viseira para potencializar a defesa solar, bem como óculos de sol para proteger a região dos olhos.

    Gostou das dicas sobre pele madura? Para saber mais sobre tipos de pele, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care e qualidade de vida com o nosso toque que transforma. Confira também as novidades do mundo NIVEA.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA