A rotina de skin care é indicada para todos os tipos de pele e para quem tem a pele sensível não é diferente, sendo até mais importante, por se tratar de uma síndrome. Isto é, quando falamos em skin care para pele sensível, estamos falando do que fazer para prevenir sintomas. 

Para isso, você vai precisar de algumas dicas de hábitos de cuidado para pele sensível, além de aprender sobre ingredientes mais suaves e agradáveis para cuidar da sua pele. Mas vamos começar a entender o que é a pele sensível.

    O QUE É PELE SENSÍVEL? 

    A pele sensível é uma síndrome que resulta em um conjunto de sensações desagradáveis na pele, de maneira visível como o ressecamento e invisível, como coceira e dor. 

    As causas dessa síndrome podem ser internas ou externas e costumam aparecer após algum estímulo. Para identificar se sua pele é sensível, você precisa prestar atenção às reações da sua pele após a aplicação de algum estímulo, seja na aplicação de um produto, massagem ou tratamento. Esses sinais podem aparecer em forma de irritação e incômodo, principalmente nas juntas do corpo, axilas, joelhos e cotovelos.

    COMO MONTAR UMA ROTINA DE SKINCARE PARA SUA PELE SENSÍVEL

    Para falar de uma rotina de skin care para pele sensível mais eficaz e prazerosa, é necessário primeiro entender como ela se organiza no seu dia a dia. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda uma rotina em três passos: limpeza de pele, hidratação e fotoproteção.  

    Para uma rotina de skin care mais minimalista, você pode ainda adicionar o uso de antioxidantes e ácidos. Porém, os três itens básicos para cuidados com a pele são o suficiente para uma pele bonita e saudável.

    LIMPEZA DE PELE SENSÍVEL

    A limpeza de pele é o primeiro e mais importante passo do skin care. Antes de aplicar qualquer produto, você precisa remover as impurezas e os resíduos que se acumulam sobre a sua pele ao longo do dia. Somente assim ela receberá os nutrientes e cuidados de maneira eficiente. 

    Procure escolher um sabonete para pele sensível e alérgica, pois eles têm menos aditivos químicos que possam irritar a pele, como fragrância, corantes e conservantes. Uma dica é procurar sabonetes líquidos ou gel de limpeza pele sensível com efeito hipoalergênico.

    O mesmo se aplica ao cuidado com as axilas. Escolha um desodorante para pele sensível que seja hipoalergênico, sem fragrância e livre de álcool e alumínio. Uma dica é encontrar produtos com ingredientes naturais na fórmula, como óleo de coco, e de preferência no formato roll on ou creme.  

    Evite também produtos para limpeza de pele que sejam muito agressivos, como tônicos adstringentes ou esfoliação física. Procure usar apenas o sabonete e água fria. Outras opções para lavagem são a água micelar e a água termal, pois são mais suaves e calmantes para a pele.

    HIDRATAÇÃO DA PELE SENSÍVEL

    A hidratação é um ponto muito importante para a pele sensível. Quanto mais seca e ressecada, maior é a chance de a sua pele desenvolver algum tipo de sensibilidade. Produtos hidratantes fortalecem a barreira hidrolipídica da pele, composta por uma combinação de água e gorduras. 

    Assim como na etapa de limpeza, busque um hidratante para pele sensível e alérgica em creme, gel ou loção. Para hidratar o rosto, o sérum facial também é muito recomendado devido à sua alta concentração, fácil absorção e leveza.  

    É importante lembrar que a hidratação não vem apenas de cremes, séruns e outros produtos de beleza. Para manter sua pele hidratada, é importante beber bastante água e evitar banhos muito quentes, pois a água quente remove os óleos naturais da pele e provoca ressecamento.

    PROTEÇÃO SOLAR PARA PELE SENSÍVEL

    A palavra fotoproteção quer dizer proteção solar. Ela faz parte da sua rotina de skin care para pele sensível porque o sol pode ser o maior causador de desconforto e sensibilidade, pois o excesso de radiação ultravioleta pode causar queimaduras solares e suprimir o sistema imunológico da pele. 

    O ideal para quem tem pele sensível é evitar passar muito tempo exposto ao sol. Para aproveitar a luz solar com cuidado, a recomendação é usar um protetor solar de amplo espectro

    Isso significa que o fator de proteção solar do seu produto deve ser coerente com a sensibilidade da pele. Experimente um filtro solar entre FPS 30 e FPS 50 e veja o resultado. 

    Além disso, certifique-se de que a fórmula do seu protetor solar não tem aditivos químicos como parabenos, benzofenona e cinamatos. Eles são componentes alergênicos de protetores solares comuns no mercado e, portanto, não são compatíveis com as necessidades da pele sensível.

    QUAIS INGREDIENTES INDICADOS PARA A PELE SENSÍVEL?

    Sua rotina de skin care está quase completa, mas ainda falta um elemento importante: escolher ingredientes compatíveis com a pele sensível. Esses aditivos transformadores podem ser de origem natural ou sintética, sempre fruto de muita pesquisa e compromisso com a ciência e com a sua pele.

    Portanto, quando estiver comprando os seus cosméticos para pele sensível, busque produtos com ingredientes como ácido hialurônico, aloe vera, camomila, ceramidas, entre outros!

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA ROSTO

    Rosto

    13 produtos

    Men

    13 produtos

    Rosto

    72 produtos

    Desodorantes

    51 produtos

    Corpo

    67 produtos

    Tipo de pele

    33 produtos