Cansada da sua palidez e falta de vitaminas em estações mais frias? Não se preocupe, é possível tomar sol no inverno sim! Basta apenas ter algumas informações sobre o funcionamento da radiação solar durante essa época do ano para aprender a extrair o melhor da vitamina D e dos raios de sol
 
A NIVEA ama a praia e o mar tanto quanto você. Por isso, pesquisamos sobre uma maneira de manter o corpo bronzeado mesmo durante o inverno para garantir as marquinhas de sol e recuperar o bom humor e a autoestima. Mas antes, coloque os seus óculos escuros e não se esqueça do filtro solar

POR QUE O SOL É MAIS FRACO EM ESTAÇÕES MAIS FRIAS? 

Em estações mais frias, como o outono e o inverno, o sol é mais fraco por duas razões: a primeira é a distância entre a Terra e o sol, a segunda é a inclinação do eixo do nosso planeta.  
 
Durante essa época do ano, o hemisfério em que estamos se afasta do sol. Dessa forma, os raios solares precisam atravessar uma camada atmosférica mais espessa antes de atingir a superfície terrestre. Logo, eles acabam sendo mais dispersos e enfraquecidos por causa disso.  
 
O resultado disso são dias mais curtos, menor intensidade de energia solar e menos horas de luz do sol para aquecer o planeta. No entanto, nada disso significa que você não precise de proteção solar. Entenda o motivo!  

DEVO USAR PROTETOR SOLAR DURANTE O INVERNO? 

Sim, com certeza! Apesar de o sol ser mais fraco durante o inverno, o protetor solar ainda é indispensável para proteger sua pele contra os efeitos da radiação ultravioleta, representada pelos raios UVA e UVB do sol. Assim, é possível prevenir danos como envelhecimento precoce e queimaduras de sol.  
 
Uma curiosidade: mesmo em lugares com neve e gelo, a incidência solar ainda pode ser bastante alta. A explicação para isso é que esse tipo de superfície reflete 80% dos raios ultravioleta, o que categoriza uma exposição solar por reflexão em adição a receber os raios solares diretamente na pele.  
 
Então, para proteger a sua pele do sol no inverno, escolha um protetor solar de amplo espectro, pois ele oferece proteção tanto contra raios UVA e raios UVB. Não se esqueça de reaplicar o produto a cada 2 horas e, se você tiver a pele sensível à radiação solar, evitar tomar sol entre as 10h e as 16h.  

COMO FAZER BRONZEAMENTO NO INVERNO? 

Por outro lado, se você quiser fazer bronzeamento no inverno, o horário que você precisa aproveitar para tomar sol é justamente entre as 10h e as 16h. Além disso, procure por áreas ensolaradas em espaços abertos, como parques e praias, onde haja maior incidência solar
 
Um fator essencial para o bronzeamento é manter a hidratação do corpo bebendo bastante água. Isso melhora a elasticidade e a saúde da pele de forma geral, o que prolonga os efeitos do bronzeado e evita alguns efeitos colaterais da exposição ao sol, como o ressecamento e a desidratação.  
 
Se estiver em busca de efeitos mais acelerados de bronzeamento, tome cuidado: evite o bronzeamento artificial, pois ele pode aumentar os riscos de câncer de pele. Em vez disso, considere o uso de autobronzeadores, cosméticos projetados para oferecer à pele um bronzeado temporário no inverno.  

O SOL DO INVERNO PRODUZ VITAMINA D NA PELE? 

Uma das dúvidas mais frequentes sobre tomar sol no inverno é sobre a absorção de vitamina D. É possível conseguir doses saudáveis desse nutriente tão importante para o corpo em épocas de menor incidência solar? A resposta é sim, mas você precisa fazer alguns ajustes na sua rotina de banho de sol.  
 
A vitamina D é obtida a partir da exposição da pele ao sol aos raios UVB do sol, sendo necessários cerca de 10 a 30 minutos diários. No entanto, em épocas mais frias, além de o sol estar mais fraco, o corpo costuma estar coberto por agasalhos, luvas e gorros, o que pode tornar a recepção da vitamina D mais difícil.  
 
Por isso, uma dica é complementar a vitamina D recebida pelo sol com alimentos como peixes gordurosos (salmão e sardinha), gema de ovo, cogumelos e óleo de fígado de bacalhau. Outra opção é adquirir um suplemento alimentar vitamínico em forma de cápsulas, gotas ou comprimidos. Procure um médico de confiança para ajudar você com essa suplementação vitamínica! 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D?

Várias funções e processos do corpo humano se beneficiam da ação da vitamina D. O principal deles é a melhora da saúde óssea, pois ela ajuda na absorção de cálcio e fósforo no intestino, dois minerais importantes para a formação e manutenção de ossos fortes e saudáveis.  
 
Assim, é possível prevenir doenças como o raquitismo em crianças e a osteoporose em adultos. Porém, a vitamina D traz muitos outros benefícios para o corpo, tais como:  

Fortalecimento do sistema imunológico, ajudando na resposta contra infecções e doenças;

Otimização da função muscular

Redução do risco de doenças cardiovasculares, como a hipertensão;

Auxílio na regulação hormonal do corpo;

Manutenção da saúde mental, melhorando o bem-estar emocional e o humor

O QUE ACONTECE SE FICAR MUITO TEMPO SEM TOMAR SOL?

Passar muito tempo longe do sol pode ocasionar baixos índices de vitamina D no corpo, o que pode levar a sintomas como fadiga, cansaço, dores nas articulações e fraqueza muscular. Se estiver com esse tipo de suspeita, não deixe consultar o seu médico para saber a melhor solução para o seu desconforto.  
 
Por outro lado, a baixa de vitamina D não é o único problema causado pela baixa exposição ao sol. A falta desse nutriente pode interferir no sistema endócrino do corpo, responsável pela manutenção hormonal. Um exemplo disso é a melatonina, um hormônio essencial para a regulação do sono e o ritmo circadiano.  
 
Além de hormônios, o sol também ajuda na produção de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina. Ela ajuda a regular algumas funções do corpo, como o apetite, o humor e também o sono. Baixos índices de serotonina podem contribuir com distúrbios do humor, como a depressão sazonal.  
 
Por isso, tome sol sempre que puder! E lembre-se de sempre usar o protetor solar NIVEA para continuar aproveitando o melhor que os raios solares têm a oferecer: desde a vitamina D até aquele bronzeado para deixar ainda mais a sua pele bonita.  

Gostou das dicas sobre proteção solar? Para saber mais sobre cuidados com o sol, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care e qualidade de vida com o nosso toque que transforma.

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA