dois adolescentes sorrindo

Como se livrar das espinhas: causas, cuidados e prevenção

Entenda o que causa as espinhas, como eliminá-las ou evitar que apareçam, e confira uma rotina de skincare personalizada da NIVEA para conquistar uma pele mais limpa e uniforme.

O que são espinhas?

Espinhas são protuberâncias inflamadas na pele, comuns em todas as idades, que aparecem no rosto, nas costas e em outras áreas do corpo. Elas se formam quando os poros (aberturas dos folículos pilossebáceos) ficam obstruídos por oleosidade, células mortas e impurezas, permitindo o crescimento de bactérias e causando inflamação. Fatores como hormônios, alimentação, estresse e hábitos de cuidados com a pele contribuem para o surgimento das espinhas. Compreender essas causas e explorar as opções de tratamento pode ajudar a controlar e reduzir as espinhas, promovendo uma pele mais limpa.
Blue background

Entre os diferentes tipos de espinhas estão:

  1. Pápulas – Pequenas protuberâncias vermelhas e sensíveis ao toque, que surgem devido à inflamação ou infecção dos folículos pilossebáceos. São avermelhadas, elevadas e geralmente doloridas ao toque.

  2. Pústulas – Espinhas com pus que aparecem quando as paredes ao redor dos poros se rompem, fazendo com que o sistema imunológico responda com glóbulos brancos. Apresentam-se como círculos vermelhos com centros brancos ou amarelados, muitas vezes parecendo pequenas bolhas.

  3. Nódulos – Caroços grandes e doloridos sob a superfície da pele, causados por inflamações intensas nas camadas mais profundas. São firmes, profundos e dolorosos, sem uma cabeça visível.

  4. Cistos – Caroços profundos, doloridos e cheios de pus sob a pele, provocados por inflamação e infecção severas nas camadas internas da pele. São grandes, inchados e frequentemente deixam cicatrizes se não forem tratados adequadamente.

6 causas comuns de espinhas

As espinhas podem surgir por diversos fatores. Veja a seguir as causas e influências mais comuns:
NIVEA Derma Skin Clear Esfoliante Químico Noturno
  1. Produção excessiva de sebo
    O sebo mantém a pele hidratada, mas quando é produzido em excesso pode obstruir os folículos pilossebáceos. Isso favorece o acúmulo de células mortas, impurezas e a proliferação de bactérias que causam inflamações e o surgimento de espinhas.
  2. Alterações hormonais
    Oscilações hormonais, especialmente na puberdade, menstruação, gravidez ou menopausa, podem estimular a produção de sebo, tornando a pele mais propensa a espinhas.
  3. Remoção inadequada da maquiagem
    Não remover corretamente a maquiagem pode deixar resíduos que obstruem os poros durante a noite, favorecendo o aparecimento de acne. O uso de maquiagens oleosas ou muito pesadas também contribui para o surgimento de espinhas.
  4. Fatores ambientais
    Mudanças climáticas podem desequilibrar a pele. A exposição excessiva ao sol, por exemplo, pode ressecar e inflamar, levando à produção compensatória de oleosidade. A exposição à poluição e a substâncias irritantes também pode agravar o problema.
  5. Estresse
    O estresse pode desencadear ou piorar quadros de acne. Isso acontece porque ele aumenta os níveis de cortisol no organismo, o que estimula a produção de óleo e pode obstruir os poros. Essas espinhas relacionadas ao estresse costumam surgir no rosto, mas também podem aparecer no pescoço, peito e costas.
  6. Transferência de bactérias
    Levar as mãos sujas ao rosto ou usar celulares contaminados pode transferir sujeiras e bactérias para a pele, aumentando o risco de infecções e inflamações.
Blue background

4 maneiras de se livrar das espinhas

  1. Compressa fria – Se você precisa reduzir o tamanho e a vermelhidão de uma espinha inflamada, use uma compressa fria. Envolva um cubo de gelo em um pano limpo e pressione sobre a espinha de 30 segundos a 1 minuto. Isso ajuda a diminuir o inchaço e a vermelhidão.

  2. Compressa morna – Compressas mornas e úmidas podem ser alternadas com as frias para amolecer a espinha e dilatar os poros. Por isso, são mais indicadas para cravos e espinhas superficiais.

  3. Óleo de melaleuca (tea tree) – O óleo de melaleuca tem propriedades antibacterianas e pode ajudar no combate às espinhas. No entanto, deve ser usado na diluição adequada e somente com orientação de um aromaterapeuta profissional. Apesar de natural, é um óleo essencial que pode causar irritações e reações em peles sensíveis.

  4. Tratamento tópico – Para um tratamento localizado mais eficaz, consulte seu médico. Ele pode indicar um tratamento tópico adequado à sua pele.

Seguir essas dicas pode ajudar a reduzir a aparência das espinhas, deixando a pele com um aspecto mais limpo e saudável. No entanto, para manter a pele limpa por mais tempo, é essencial adotar uma rotina de cuidados diários específica para peles acneicas, ajudando a desobstruir os poros, equilibrar a produção de sebo, reduzir as espinhas e prevenir seu reaparecimento.

Visão geral: fatos importantes

Como se livrar das espinhas

Causas –
Poros obstruídos por excesso de oleosidade e células mortas favorecem o crescimento de bactérias e provocam inflamações. Fatores como hormônios, estresse, maquiagem e condições ambientais também influenciam a produção de sebo e o surgimento de espinhas.

Tratamento –
Limpeza e esfoliação regulares ajudam a evitar o entupimento dos poros. Produtos com Ácido Salicílico ou Niacinamida auxiliam na desobstrução dos poros e no equilíbrio da oleosidade.

Prevenção –
Mantenha uma rotina de skincare consistente, gerencie o estresse, tenha uma alimentação equilibrada e mantenha as mãos e objetos que tocam o rosto sempre limpos. Evite espremer espinhas.

COMO CUIDAR DA PELE COM TENDÊNCIA A ACNE

Rotina de cuidados com NIVEA Acne Control para reduzir imperfeições

jovem usando NIVEA Derma Skin Clear Wash Gel

1. Limpeza (manhã e noite)

Escolha um produto de limpeza facial suave para lavar o rosto duas vezes ao dia, removendo o excesso de oleosidade e impurezas. O NIVEA Sabonete Facial em Gel Acne Control oferece uma limpeza profunda, desobstruindo os poros enquanto controla a oleosidade. Com Ácido Salicílico e Niacinamida, ele é formulado para reduzir e prevenir imperfeições.

2. Esfoliação (de 2 a 3 vezes por semana, à noite)

Use um esfoliante suave, como o NIVEA Esfoliante Facial Acne Control, com Ácido Salicílico e Niacinamida, para desobstruir os poros e melhorar a textura da pele. É indicado para ser usado de 2 a 3 vezes por semana, em peles com tendência a acne.

3. Tônico (opcional – manhã e noite)

Incluir um tônico suave e hidratante na rotina de skincare oferece vários benefícios. Ele ajuda a equilibrar o pH da pele e remove resíduos de sujeira, oleosidade e maquiagem.

4. Sérum (manhã e noite)

Considere usar séruns faciais com Niacinamida, que ajuda a controlar a produção de oleosidade e pode reduzir poros obstruídos.

O NIVEA Sérum Reparador Diário Acne Control contém Pró-Vitamina B5, Niacinamida e Ácido Hialurônico, ingredientes que agem em conjunto para suavizar imperfeições, acalmar a pele, fortalecer sua barreira de proteção e manter a hidratação.
NIVEA Sun UV Face Specialist Derma Skin Clear FPS 50+

5. Tratamento esfoliante (noite)

Na rotina noturna, a esfoliação química pode ajudar a remover células mortas e prevenir o acúmulo de sujeira, mantendo os poros livres. O NIVEA Creme Renovador Noturno Acne Control, de uso diário, promove a renovação natural da pele com altas concentrações de Ácido Glicólico e Ácido Salicílico. Aplique e aguarde a absorção completa antes de seguir com outros cuidados.

6. Hidratação (manhã e noite)

Se a pele estiver seca ou repuxando, aplique um hidratante leve e sem óleo. Embora peles oleosas produzam mais sebo, o uso de um hidratante ajuda a equilibrar os níveis de hidratação e pode até reduzir a produção excessiva de oleosidade. Para algumas pessoas, um protetor solar com propriedades hidratantes já pode ser suficiente para proteção e hidratação em um só passo.

7. Proteção solar (manhã)

Os raios UV podem aumentar a vermelhidão e a inflamação das espinhas, deixando a pele seca e sensível. Como resposta, a pele pode produzir ainda mais sebo, obstruindo os poros. Por isso, é essencial aplicar um protetor solar de amplo espectro, com FPS 30 ou superior, todas as manhãs e reaplicar ao longo do dia.

O NIVEA SUN UV Face Specialist Controle da Acne FPS 70 ajuda a absorver o excesso de oleosidade da superfície da pele e protege contra os danos causados pelos raios UVA/UVB.

NIVEA Acne Control para uma pele mais limpa

A linha NIVEA ACNE CONTROL foi testada clinicamente para peles com tendência a acne. Com produtos desenvolvidos para controlar o excesso de sebo, a linha ajuda a tratar preocupações comuns e promove uma aparência mais uniforme e saudável.

Formulados com Niacinamida, Ácido Salicílico e Ácido Glicólico, esses produtos atuam desobstruindo os poros e esfoliando suavemente a pele, resultando em uma textura mais lisa e um tom mais uniforme. Com o uso regular, a textura e o tom claro da pele melhoram, tornando essa linha uma excelente escolha para quem busca uma pele mais saudável e com menos imperfeições.

5 formas de prevenir espinhas

Uma combinação de cuidados adequados com a pele e mudanças no estilo de vida pode não só ajudar a eliminar espinhas, como também prevenir o surgimento de novas. Confira 5 formas de preveni-las:
NIVEA Derma Skin Clear Esfoliante Químico Noturno
  1. Tenha uma rotina de skincare consistente – Limpar, tonificar e hidratar a pele regularmente ajuda a manter os poros desobstruídos e a reduzir o risco de espinhas. O ideal é usar produtos não comedogênicos formulados especialmente para peles com tendência a acne, que deixam a pele radiante sem obstruir os poros.

  2. Gerencie o estresse – Atividades que ajudam a reduzir o estresse, como praticar exercícios, meditar e dormir bem, contribuem para diminuir os níveis de cortisol no organismo, o que reduz a chance de espinhas provocadas pelo estresse.

  3. Mantenha uma alimentação equilibrada – Uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais, com baixo consumo de alimentos gordurosos e açucarados, favorece a saúde da pele. Alguns estudos indicam que uma dieta de baixo índice glicêmico pode ajudar a reduzir o risco de espinhas.

  4. Evite tocar o rosto – Manter as mãos longe do rosto previne a transferência de bactérias e sujeira para a pele. Além disso, higienizar com frequência itens que entram em contato com o rosto — como telas de celular, fronhas e pincéis de maquiagem — pode ajudar a evitar surtos de acne.

  5. Use protetor solar – A exposição aos raios UV pode comprometer a barreira natural da pele, aumentar a produção de sebo e favorecer o surgimento de espinhas. Use protetor solar não comedogênico para evitar inflamações, cicatrizes e hiperpigmentações causadas por acne.

Resumo

Espinhas são uma preocupação comum em todas as idades. Entender suas causas, como poros obstruídos, e fatores agravantes, como alterações hormonais e estresse, é essencial para um tratamento eficaz. Manter uma rotina de skincare consistente e controlar o estresse são fundamentais tanto para a prevenção quanto para o tratamento. Quando as erupções aparecem, atitudes imediatas como limpar a área, aplicar tratamentos pontuais e evitar espremer a espinha ajudam a controlar o problema mais rapidamente. Seguindo essas orientações, é possível conquistar uma pele mais limpa, saudável e melhorar o bem-estar geral.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Como eliminar espinhas do rosto rapidamente?

Pele com espinhas exige cuidados diários, e a regularidade é essencial para um tratamento eficaz. Uma vez instaladas, as espinhas levam alguns dias para cicatrizar, ou seja, não desaparecem de um dia para o outro. Mas você pode acelerar esse processo com algumas dicas: limpe bem a pele, use compressa fria para reduzir a vermelhidão e o inchaço e aplique produtos específicos com ingredientes como peróxido de benzoíla.

Estresse pode causar espinhas?

Sim. O estresse aumenta os níveis de cortisol no organismo, o que pode estimular a produção de sebo e obstruir os poros, facilitando o surgimento de espinhas.

As espinhas desaparecem sozinhas?

Sim. As espinhas podem desaparecer naturalmente à medida que o corpo se recupera. No entanto, isso pode levar de alguns dias a semanas. Manter a pele limpa e evitar cutucar a área ajuda na cicatrização mais rápida.

Pasta de dente ajuda a secar espinhas?

Não é recomendado usar pasta de dente sobre espinhas, pois ela pode irritar a pele e prejudicar a barreira de proteção natural.

Espinhas são um tipo de acne?

Sim. As espinhas são um sintoma da acne, causadas por poros obstruídos com oleosidade, células mortas e bactérias. No entanto, é possível ter espinhas isoladas sem desenvolver um quadro de acne.

Como eliminar manchas de espinhas no rosto?

Lave o rosto duas vezes ao dia, esfolie regularmente e use produtos com ácido salicílico para desobstruir os poros ou peróxido de benzoíla para tratar e prevenir espinhas.

Como se livrar das espinhas na testa?

Limpe bem a pele, use produtos não comedogênicos e fórmulas com ácido salicílico para ajudar a desobstruir os poros e prevenir novas erupções. Em casos mais persistentes, pode ser necessário o tratamentos médico com produtos específicos.

O que elimina manchas no rosto causadas por espinhas?

Adote uma rotina consistente de skincare com produtos específicos para pele acneica, como sabonetes suaves, séruns com niacinamida ou vitamina C, além de tratamentos esfoliantes para uniformizar a textura e o tom da pele.