As cicatrizes de acne são muito comuns em pessoas com pele oleosa, desequilíbrio hormonal, entre outros fatores que geram a pele acneica

As acnes são um tipo de ferida na pele e como tal, é comum que elas deixem para trás uma cicatriz, mesmo após tratadas. Em alguns casos mais graves, essas cicatrizes podem ser tantas e tão agressivas, que interferem no bem-estar emocional e na autoestima de quem as possui.

Por isso, é importante entender o que desencadeia esse problema, quais os tratamentos disponíveis para diminuir essas marcas na pele e o que fazer para evitar que surjam mais delas. Continue lendo e confira as dicas NIVEA para você manter a saúde e beleza da sua pele sempre em dia.

  1. O que são as cicatrizes de acne?
  2. Quais são os tipos de cicatrizes de acne?
  3. Pomada para cicatriz de acne
  4. Quais são os melhores tratamentos para cicatrizes de acne? 
  5. Melhor peeling químico para cicatriz de acne
  6. Ácidos para cicatriz de acne
  7. Tratamentos médicos para cicatriz de acne
  8. Tratamentos caseiros e baratinhos para cicatriz de acne
  9. Qual tratamento escolher?
  10. Como evitar a cicatriz de acne?

    O QUE SÃO CICATRIZES DE ACNE?

    As cicatrizes de acne são causadas, geralmente, por acne grave (acne cística). Esse tipo de acne é uma infecção na pele e ao não ser tratada da maneira correta ou exprimida, por exemplo, deixam as marcas de cicatriz, como qualquer outra ferida faria. 

    O QUE SÃO AS ACNES?

    As acnes são uma condição da pele que ocorre quando os poros se obstruem com a produção excessiva de óleo, sebo, sujeira, entre outros fatores. Quando isso acontece, surgem nesses pontos cravos e espinhas. Em alguns casos, essas espinhas são graves e generalizadas, surgindo em diversas regiões do corpo, como face, pescoço, ombros e costas. 

    Existem alguns tipos de acnes:

    • Whitehead ou pontos brancos: quando os poros ficam obstruídos e fechados;
    • Cravos: poros obstruídos e abertos;
    • Pápulas: pequenas protuberâncias vermelhas e sensíveis;
    • Acne císticas ou acne nodular grave: lesões profundas, que doem e possuem pus debaixo da pele;
    • Entre outros.

    O que torna uma pele acneica pode ser explicado por diversos fatores, como:

    • fatores genéticos, 
    • hormônios desregulados, 
    • falta de cuidados diários de limpeza e hidratação,
    • entre outros. 

    TIPOS DE CICATRIZES DE ACNE

    Existem vários tipos de cicatrizes de acne, vamos ver alguns deles:

    Cicatrizes hipertróficas ou protuberantes

    Ao contrário das atróficas, as cicatrizes hipertróficas, também conhecida como protuberantes, são o tipo de cicatriz causada pelo excesso de produção de colágeno gerado durante o processo de cicatrização e sua aparência fica mais elevada, como um acúmulo de pele, são também mais firmes ao toque. 

    Além disso, elas têm uma aparência avermelhada ou rosada e costumam surgir em regiões propensas à mais tensão, como peito, costas e ombros.

    Cicatrizes atróficas

    As cicatrizes atróficas são o tipo de cicatrizque acontece por conta de umadeficiência na produção de colágeno no processo de cicatrização da pele após a inflamação causada pela acne. 

    Existem alguns tipos de cicatrizes atróficas:

    Rolling scars

    As cicatrizes de acne rolling scars são um tipo comum de marca que aparece como depressões na pele, com bordas arredondadas e uma aparência ondulada. Elas são chamadas assim por parecer “rolar” sob os dedos.

    Cicatrizes deprimidas

    As cicatrizes deprimidas são rasas e amplas, com bordas irregulares redondas, ovais ou lineares e podem ser de vários tamanhos. 

    Cicatrizes de gelo ou picada de gelo

    As cicatrizes de gelo são chamadas assim por ter uma aparência semelhante ao furo de um gelo, mais profundas e menores do que as cicatrizes deprimidas, são causadas por inflamação intensa que danifica a estrutura do colágeno da pele e podem ser mais difíceis de serem tratadas por afetar as camadas mais profundas da pele.

    Cicatrizes de boxcar

    As cicatriz de boxcar possui o formato de “u”, com bordas angulares e são causadas pela destruição do tecido conjuntivo, devido à inflamação crônica da pele. Podem ser rasas ou profundas e encontradas geralmente nas bochechas e têmporas.

    QUAIS SÃO OS MELHORES TRATAMENTOS PARA CICATRIZES DE ACNE?

    O melhor tratamento para cicatriz de acne depende do seu tipo de pele e quantidade de acne. Algumas cicatrizes podem ser difíceis de serem tratadas, principalmente aquelas provenientes de inflamações profundas na pele e por conta disso, precisam de um acompanhamento médico dermatológico.

    Por outro lado, algumas cicatrizes de acne desaparecem com o tempo, perdendo a cor cerca de 3 a 6 meses depois de formadas. Por esse motivo, o tratamento ideal para você vai depender da gravidade da sua cicatriz, da sensibilidade da sua pele e, é claro, do quanto você pode investir em um tratamento estético. 

    Nos dias de hoje existem muitos tratamentos disponíveis que ajudam a acelerar o processo de cicatrização, melhoram o aspecto, diminuem ou aumentam a melatonina da pele e nivelam a tonalidade de manchas causadas por elas. Além disso, esses tratamentos contam com opções médicas até remédios caseiros mais baratinhos.

    Vamos ver algumas opções para você escolher!

    POMADA PARA CICATRIZ DE ACNE

    Existem diversas opções de pomadas antiacne que podem ajudar a tratar cicatrizes de acne. Algumas das mais comuns incluem:

    GEL DE SILICONE

    O gel de silicone é muito popular e não podia ser diferente. Existem estudos que mostram a eficácia desse gel no tratamento de cicatrizes, diferente de muitos outros que têm mais base em achismo. Por exemplo, um estudo de 2012 publicado no JCAS (Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery) realizado com 30 pacientes com cicatrizes demonstrou melhoras no fim do estudo, com pouquíssimos efeitos colaterais como irritabilidade e descamação. 

    A eficácia do gel de silicone se dá por suas características benéficas para a pele, como:  

    • Aumenta a hidratação do estrato córneo (a camada mais externa da epiderme) o que facilita a regulação das células envolvidas na cicatrização e integridade do tecido, chamada de fibroblastos e reduz a produção de colágeno, resultando em uma cicatriz mais suave e plana.
    • Permite que a pele "respire".
    • Protege o local da cicatriz da invasão de bactérias e evita a produção excessiva de colágeno ocasionada por bactérias.
    • Reduz a coceira e o desconforto associados às cicatrizes.

    Além disso, o gel de silicone auto secativo não requer fixação, fica invisível quando seco e o melhor, maquiagem e protetor solar facial podem ser aplicados em combinação na pele. Ele também é prático e fácil de aplicar, possui poucos efeitos colaterais, sendo indicado até mesmo para peles sensíveis e em crianças, além de render bastante.

    HIDROQUINONA

    Segundo a visão geral das doenças étnicas da pele , os distúrbios de pigmentação da pele são o terceiro problema dermatológico mais comum entre americanos e que causam maiores dores psicossocial, emocionais e de auto-estima, sendo também difíceis de serem tratados. 

    A hidroquinona é uma substância que tem como um de seus principais benefícios a inibição de melanina e por isso é utilizada como agente clareador para manchas escuras deixadas por acne e outros tipos de cicatriz, sendo ele considerado “padrão ouro para o tratamento de hiperpigmentação”.

    Muito comum em sérum para cicatriz de acne, essa substância geralmente é usada com 2% a 4% de concentração, porém, alguns efeitos colaterais têm levantado suspeitas sobre a segurança desse ingrediente e por isso, antes de utilizar qualquer produto que contenha hidroquinona na fórmula, consulte um médico dermatologista de confiança. 

    ÁCIDOS PARA CICATRIZ DE ACNE

    O melhor ácido para cicatrizes de acne depende das suas necessidades e das propriedades do ácido. A combinação dessas duas coisas é o que dará o resultado que você precisa. Alguns destes ácidos são muito populares e funcionam muito bem em peelings químicos. Vamos conhecer: 

    ÁCIDO HIALURÔNICO

    Hidratante e ajuda na elasticidade da pele.

    O ácido hialurônico é um tipo de molécula de açúcar encontrada naturalmente em grande quantidade principalmente na pele. Sua principal função é manter a hidratação da pele e sua elasticidade. 

    Ele é frequentemente utilizado em tratamentos estéticos de preenchimento e ajuda a reduzir linhas finas e rugas, além de ser utilizado para suavizar imperfeições na pele como as cicatrizes de acne, ajudando a reter a água na área de tratamento, proporcionando uma aparência mais suave e hidratada.

    ÁCIDO SALICÍLICO

    Esfoliante e anti-inflamatório.

    O ácido salicílico é um ácido beta-hidroxi (BHA), comumente usado em produtos de cuidado com a pele, como cremes, loções, sabonetes e tônicos. Entre suas funções estão as propriedades esfoliantes e anti-inflamatórias, o que cai muito bem no tratamento de acne.

    Você tem pele oleosa e propensa à acne? Então produtos com esses ácidos podem ser uma boa escolha para você, pois ele ajuda a limpar excesso de sebo e impurezas da pele, desobstruindo os poros. Contudo, se utilizado em grande quantidade pode causar irritações, principalmente em peles mais sensíveis!

    ÁCIDO GLICÓLICO

    Clareador e estimula o colágeno.

    O ácido glicólico é um ácido alfa-hidroxi (AHA) muito utilizado em produtos de cuidados com a pele, como cremes e sabonetes. Assim como o ácido salicílico, ele possui propriedade esfoliante, mas além disso, ele também possui propriedades clareadoras, o que o torna muito popular no tratamento de problemas de pele como manchas e hiperpigmentação.

    Além disso, esse ácido ajuda a estimular a produção de colágeno, melhorando a textura e elasticidade da pele, reduzindo também as cicatrizes.

    ÁCIDO LÁTICO

    Esfoliante suave e hidratante.

    O ácido lático é um ácido alfa-hidroxi (AHA) com propriedades de esfoliação e hidratação, o que ajuda a melhorar a aparência das cicatrizes, reduzindo a textura, removendo células mortas, também ajuda na elasticidade da pele. Sua vantagem é que ele é mais suave que os outros ácidos, como o glicólico e por isso pode ser mais indicado para pessoas com pele sensível.

    OUTROS ÁCIDOS

    Ácido mandélico: esfoliante suave e ajuda com Melasma

    O ácido mandélico (alfa hidroxi AHA) é encontrado naturalmente nas amêndoas amargas e nas folhas da planta da amêndoa amarga. Ele também ajuda na esfoliação de maneira mais suave, como o lático. Além disso, ele é muito utilizado no tratamento de manchas, hiperpigmentação e Melasma, funcionando para todos os tipos de pele, mas especialmente para quem tem tons de pele mais escuros

     

    Ácido fítico: esfoliante mais suave, orgânico e com efeito clareador

    O ácido fítico é um tipo de ácido orgânico encontrado naturalmente em plantas, grãos, sementes e nozes. No tratamento de acne ele é utilizado para clarear a pele, esfoliar e também reduzir manchas e hiperpigmentação associadas à cicatrizes de acne. Além disso, esse é o ácido mais indicado para pessoas com pele sensível, por ser o mais suave dentre os outros.

     

    Ácido Kójico: clareador, inibidor de melanina e antioxidante

    O ácido kójico é encontrado em uma variedade de cogumelos e tem como principal benefício o efeito clareador da pele. No tratamento para cicatrizes de acne, essa ácido pode reduzir a aparência de manchas escuras e hiperpigmentação associadas às cicatrizes, inibindo a produção de melanina da pele. Além disso, ele tem efeito antioxidante, o que ajuda a proteger a pele de radicais livres.

    MELHOR PEELING QUÍMICO PARA CICATRIZ DE ACNE

    O peeling químico para cicatriz de acne é um tratamento estético que consiste na aplicação de um produto químico na pele e tem como objetivo estimular a renovação celular removendo as camadas superficiais da pele.

    Além disso, ele limpa a pele e obstrui os poros, pois elimina a pele morta acumulada. Fazendo isso, a pele retorna à um aspecto mais liso, reduzindo e suavizando a textura causada pelas cicatrizes. 

    Como regra geral, os peelings químicos não são os melhores se você tiver cicatrizes muito elevadas (como rolling scars), mas – não se preocupe – existem outras maneiras de reduzir esse tipo de cicatriz, das quais falaremos mais adiante.

    Se você não tiver certeza sobre o seu tipo de pele ou que tipo de cicatriz você tem, certifique-se de falar com seu médico dermatologista antes de tentar peelings químicos.

    Existem alguns peelings químicos para escolher. Para obter os melhores resultados, é importante escolher um adequado ao seu tipo de pele e às necessidades específicas dela.

    Você geralmente verá melhores resultados com os peelings químicos profissionais do que com a versão caseira, pois os dermatologistas adaptarão o tratamento à sua pele. Eles avaliam seu tipo de pele, suas cicatrizes de acne e usam seus conhecimentos clínicos para projetar o melhor tratamento para a sua situação.

    9 TRATAMENTOS MÉDICOS PARA CICATRIZES DE ACNE

    Infelizmente, os tratamentos médicos costumam ser muito caros! Lembre-se de sempre ir a um profissional médico licenciado, pois ele poderá aconselhá-lo sobre o melhor tratamento para cicatriz de acne para você. 

    Aqui estão alguns dos melhores tratamentos para cicatrizes de acne disponíveis: 

     

    1. LASER PARA CICATRIZ DE ACNE

    O tratamento a laser é semelhante a um peeling químico, pois restaura a superfície da pele do rosto, mas sem o uso de produtos químicos ou esfoliantes. 

    Assim, as cicatrizes de acne tornam-se menos visíveis com uma pele nova, saudável e mais jovem. Os tratamentos a laser, no entanto, não são adequados para alguns tipos de pele e podem causar irritação ou reações adversas. Mas não se preocupe, um profissional dermatologista vai avaliar sua pele e te ajudar a tomar a melhor decisão.

     

    2. INJEÇÕES

    As injeções de corticosteróides também são um ótimo tratamento para cicatrizes de acne. Isso normalmente funciona melhor para aqueles com cicatrizes de acne elevadas. 

    Você precisará ser paciente com este tratamento, pois os resultados levam tempo - você receberá uma série de injeções ao longo de algumas semanas de um dermatologista que monitoram o progresso após cada tratamento.

     

    3. SKINBOOSTER 

    Skinbooster é um tratamento estético não cirúrgico que consiste na aplicação de ácido hialurônico por meio de injeções direto na pele, o que ajuda a manter a pele hidratada e com a aparência saudável.

    Durante o tratamento de skinbooster, o ácido hialurônico é injetado nas diferentes áreas das quais você quer ver melhorias. O tratamento é dividido em várias sessões que se espaçam entre si com a diferença de algumas semanas. Além disso, esse procedimento pode ser feito em todo o corpo, como pescoço, costas, colo e mãos.

     

    4. PREENCHIMENTOS DÉRMICOS

    Um dermatologista pode recomendar preenchimentos dérmicos para tentar reduzir as cicatrizes de acne usando um produto à base de colágeno

    No entanto, os preenchimentos dérmicos geralmente são temporários e duram apenas entre 6 meses a um ano. Existem opções permanentes disponíveis, mas você precisará discutir essas opções com seu dermatologista.

     

    5. MICROAGULHAMENTO

    O microagulhamento é um processo no qual pequenas agulhas são injetadas ao redor da cicatriz. Isso estimula as reações naturais do corpo e promove a produção de mais colágeno em seu corpo e ajuda a suavizar a pele, o que reduz o aparecimento de cicatrizes de acne. 

    Embora os efeitos do microagulhamento possam ser benéficos ao ajudar nas cicatrizes de espinhas, ele também pode resultar em efeitos colaterais como vermelhidão, inflamação e dor posterior. 

     

    6. SUBCISÃO PARA CICATRIZ DE ACNE

    A subcisão é uma técnica especial utilizada para tratar cicatrizes de acne atróficas profundas. Nesse tratamento, um dispositivo especial é utilizado para romper as fibras de colágeno que puxam a pele para baixo, formando a cicatriz como uma cavidade. Dessa forma, a pele se eleva e retorna para um estado mais normalizado. 

    Esse é um procedimento um pouco mais invasivo e por isso, é realizado com anestesia local e precisa de um cuidado extra posterior, por ocasionar vermelhidão e hematomas temporários no local do tratamento. Além disso, esse tratamento pode ser associado à outros tratamentos, como peelings, lasers e preenchimento. 

     

    7. FIOS DE PDO 

    Esse é um tipo de tratamento de lifting facial que consiste em utilizar um fio cirúrgico (fio de polidioxanona) comumente utilizado em cirurgias cardíacas e oftalmológicas. Esse fio é feito de um material absorvível pelo corpo e são conhecidas há muitos anos por sua segurança. 

    No procedimento, os fios de PDO são inseridos sob a pele por meio de uma agulha fina e em seguida, tracionadas para cima, criando um efeito de lifting. Minimamente invasivo, também é feito sob anestesia local e precisa de cuidados posterior por deixar a pele sensível após a realização. 

    Apesar de ser mais utilizado para contornar a flacidez do rosto e pescoço, podem também ser utilizados para melhorar o aspecto de cicatrizes, porque os fios de PDO estimulam a produção de colágeno na pele, que é a proteína que mantém a pele firme e elástica.

    Com o tempo, o corpo absorve os fios, mas o colágeno produzido durante o processo de cicatrização permanece na pele, proporcionando um efeito de lifting a longo prazo.

     

    8. BIO ESTIMULADOR DE COLÁGENO 

    Falando em colágeno, o bio estimulador de colágeno também é um tratamento alternativo para problemas de cicatrizes de acne. Esse procedimento utiliza substâncias seguras e biocompatíveis com o corpo humano, como ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona. 

    O colágeno é uma proteína que dá estrutura, elasticidade e firmeza à pele, e assim como muitas substâncias do nosso corpo, sua produção diminui naturalmente com a idade, levando a perda de firmeza, flacidez e rugas.

    Essas substâncias quando aplicadas ativam as células responsáveis pela produção de colágeno, o que leva a um aumento gradual na quantidade e principalmente, na qualidade do colágeno produzida na pele. 

    A produção extra do colágeno pode durar vários meses e os resultados são naturais e graduais, sem deixar aquele efeito “repuxado” da pele, que em alguns procedimentos deixa uma aparência artificial. O resultado é uma aparência com redução de marcas, linhas finas e rugas, aumento na elasticidade e na textura, quando usada para tratar as cicatrizes.

     

    9. JATO DE PLASMA 

    O jato de plasma é uma técnica que utiliza um dispositivo de plasma para realizar procedimentos de rejuvenescimento da pele. De maneira muito resumida, o plasma compreende uma variedade grande de componentes ativos, como partículas carregadas, corrente elétrica, radiação UV, gás ionizado, entre outros. 

    A aplicação desse tratamento não ocorre apenas na estética, mas na saúde como um todo, sendo utilizados em medicina odontológica, aumento de coagulação, no tratamento de doenças de pele até mesmo para o câncer.  

    No que diz respeito aos tratamentos estéticos, como na cicatrização de acne, os efeitos do procedimento incluem cicatrização de feridas e tratamento de cicatrizes, pois estimula a regeneração celular da pele, promovendo também a produção de colágeno.

    TRATAMENTOS CASEIROS E BARATINHOS PARA CICATRIZ DE ACNE

    ÓLEO DE ROSA MOSQUETA

    O óleo de rosa mosqueta é rico em ácidos graxos essenciais como o ácido ascórbico e trans-retinóico, um composto parecido com retinol que ajuda na produção de colágeno. Além disso, possui alta concentração de vitamina A, de minerais como magnésio e aminoácidos

    Por conta de sua composição rica, possui propriedades regenerativas, hidratantes e antioxidantes que ajudam na reparação da pele danificada, além de ajudar a reduzir inflamações.

    SUCO DE LIMÃO

    O suco de limão é comumente indicado como uma receita caseira para diminuir cicatrizes de acne principalmente por conta da vitamina C. Um estudo publicado no Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery concluiu que o uso tópico da vitamina C pode reduzir a aparência de cicatrizes, mas destaca a necessidade de mais estudos acerca desse assunto. 

    Além disso, o limão é um ingrediente muito ácido e agressivo para pele, que pode causar manchas e queimaduras, então é preciso ter muito cuidado. Se você optar por utilizar um tônico caseira de suco de limão, é necessário diluir o limão, siga essa receita:

    1. Dilua 1/3 de um limão em 500ml de água,
    2. Na parte da noite, antes de dormir, aplique o suco sobre a cicatriz com um algodão limpo,
    3. Deixe agir por 10 a 15 minutos,
    4. Enxágue com água fresca e filtrada,
    5. Conclua seu skincare com um creme hidratante para o seu tipo de pele, mas de preferência com ingredientes suaves e calmantes,
    6. Passe protetor solar no dia seguinte!

    Consulte seu médico dermatologista. Se a sua pele for sensível, escolha não usar esse tônico caseiro.

    MEL

    O mel é um ingrediente natural com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, e pode ser usado como tratamento para cicatrizes de acne. Além disso, esse ingrediente também possui propriedades hidratantes que podem ajudar a suavizar a pele.

    Embora não haja muitos estudos científicos sobre o uso do mel especificamente para tratar cicatrizes de acne, um estudo de 2017 mostrou que o mel pode ser eficaz na redução da acne em geral. Outro estudo de 2016 descobriu que o uso tópico de mel pode ajudar a melhorar a aparência de cicatrizes de acne.

     

    Para usar o mel como tratamento siga essa receita para cicatrizes de acne:

    1. aplique uma camada fina de mel na cicatriz
    2. deixe agir por cerca de 10 a 15 minutos 
    3. enxágue com água fresca e filtrada. 
    4. Repita o processo duas a três vezes por semana.

    É importante notar que o mel deve ser puro e não conter aditivos ou açúcar adicionado, pois esses ingredientes podem irritar a pele ou até mesmo piorar a acne.

    Além disso, é importante lembrar que o mel puro pode não ser eficaz para todos os tipos de cicatrizes de acne e que resultados podem variar de pessoa para pessoa. 

    ALOE VERA

    A Aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, e pode ser usada no tratamento de cicatrizes de acne. 

    Um estudo de 2009 avaliou o efeito da Aloe vera no tratamento de cicatrizes de tipos semelhantes de queimaduras de segundo grau, em diferentes partes do corpo em 30 pacientes. 

    Os resultados mostraram que a cicatrização das queimaduras foi significativamente mais rápida no local tratado com aloe vera, sendo completamente curados em menos de 16 dias, contra 19 dias para os locais tratados com outra substância.

    1. Para usar a Aloe vera como tratamento para cicatrizes de acne, siga esse passo a passo:
    2. aplique uma camada fina de gel de Aloe vera na cicatriz
    3. deixe agir por cerca de 30 minutos antes de enxaguar com água morna. 
    4. Repita o processo duas a três vezes por semana.

    Bicarbonato de sódio

    Não existem estudos que comprovem a eficácia da pasta de bicarbonato de sódio para aliviar a cicatriz e para peles mais sensíveis ou com inflamações, optar por esse tratamento por sede ser um problema. Então é melhor não se arriscar e escolher um ingrediente seguro para todos os tipos de pele.

    QUAL TRATAMENTO ESCOLHER?

    Se você optar por um tratamento médico, é necessário que você busque um dermatologista de confiança e profissionais da estética treinados para avaliar e dar a você o tratamento certo, que cuide da sua pele sem agredi-la. 

    Se você optar por um tratamento caseiro, tome cuidado. Observe sua pele, faça um teste em uma região pequena no antebraço antes de passar no rosto. Caso algum efeito colateral surja, suspenda o uso imediatamente. 

    Por isso, de todos os tratamentos que citamos, o melhor é aquele que cuida da sua pele com segurança e com amor, porque ela merece!

    Os resultados dos tratamentos para diminuir as cicatrizes de acne são diversos, depende do tratamento escolhido, da intensidade de aplicação, dos produtos utilizados e até mesmo do tipo de acne do seu rosto.

    Mas, é certo que resultados melhores serão alcançados com a escolha do tratamento certo para suas necessidades e características de pele. 

    COMO EVITAR CICATRIZES DE ACNE

    Quer evitar cicatrizes de acne? Tente não tocar, pegar ou espremer. Sabemos que é muito tentador, mas é assim que começam as infecções e aumenta a irritação da pele. Além disso, espremer cravos e espinhas sem ser por meio de um procedimento de limpeza de pele é o campeão de deixar marcas para trás.

    Outra maneira de prevenir cicatrizes de acne é tratar preventivamente a pele oleosa e propensa a acne e tornar o uso de hidratantes, gel de limpeza e protetor solar para acne um hábito.

    Para isso, nada melhor do que ter uma rotina de skincare com produtos especiais desenvolvidos para peles acneicas ou oleosas e manter à risca os cuidados diários com limpeza, hidratação e proteção solar.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA ROSTO

    Men

    13 produtos

    Rosto

    72 produtos

    Tipo de pele

    33 produtos

    Pele Oleosa

    11 produtos

    Antiacne

    4 produtos

    Hidratação

    12 produtos