CICATRIZ DE ACNE: TIPOS, CAUSAS E TRATAMENTOS PARA UMA PELE MAIS BONITA

As cicatrizes de acne são comuns em pessoas que sofreram com a acne. As espinhas que surgem na pele acneica são um tipo de ferida e, como tal, deixam para trás uma cicatriz. Elas existem em diversos níveis, e podem ou não reagir a tratamentos. 

Em alguns casos, as cicatrizes são tão graves que interferem no bem-estar emocional e na autoestima de quem as possui. Para te ajudar a entender qual tipo de cicatriz de acne você tem, e quais as possibilidades de tratamento, NIVEA preparou um guia completo para você, com dicas para manter a saúde e a beleza da sua pele em dia. 

O QUE É ACNE E O QUE SÃO CICATRIZES DE ACNE?

A acne é uma condição de pele que ocorre quando os poros do rosto ficam obstruídos - com óleo em excesso, sujeira ou sebo, por exemplo. Quando isso acontece, surgem os cravos e espinhas que você conhece. 

Em alguns casos, essas espinhas são mais graves e se espalham pelo corpo, podendo afetar o rosto, pescoço, ombros e costas. Existem diversos tipos de acne, mas as cicatrizes costumam ser causadas pela acne grave (cística). 

Esse tipo de acne é uma infecção na pele e, se for tratada da maneira incorreta, pode deixar marcas de cicatrização, como uma ferida. Confira outros tipos de acne: 

  • Whiteheads ou pontos brancos: quando os poros ficam obstruídos e fechados;
  • Cravos: poros obstruídos e abertos;
  • Pápulas: pequenas protuberâncias vermelhas e sensíveis;
  • Acne cística ou acne nodular grave: lesões profundas, que apresentam pus sob a pele.
BLOG Artigo 10.1 - Como se livrar das cicatrizes de acne

Vale lembrar que existem muitos fatores que podem tornar a pele acneica, como fatores genéticos, desequilíbrios hormonais e, as vezes, falta de cuidados diários de limpeza e hidratação. Em todo caso, o ideal é consultar um médico dermatologista para identificar o seu caso, e só depois escolher um tratamento!

 

TIPOS DE CICATRIZES DE ACNE

Existem vários tipos de cicatrizes de acne, e elas se dividem em atróficas e hipertróficas. Confira: 

 

CICATRIZES ATRÓFICAS

As cicatrizes atróficas são o tipo de cicatrização que ocorre por conta de uma deficiência na produção de colágeno no processo de cicatrização da pele após uma inflamação causada pela acne. 

Existem alguns tipos de cicatrizes atróficas, entenda:

  • Cicatrizes rolantes: São um tipo comum de marca que aparece como depressões na pele, com bordas arredondadas e uma aparência ondulada. Elas são chamadas assim por parecer “rolar” sob os dedos.
  • Cicatrizes deprimidas: Rasas e amplas, com bordas irregulares redondas, ovais ou lineares, podem ser de vários tamanhos. 
  • Cicatrizes de gelo ou picada de gelo: São chamadas assim por ter uma aparência semelhante ao furo de um gelo, mais profundas e menores do que as cicatrizes deprimidas. São intensas e danificam a estrutura do colágeno da pele, sendo mais difíceis de serem tratadas e afetando as camadas mais profundas da pele. 
  • Cicatrizes de vagão: Possuem formato de "u" com bordas angulares e são causadas pela destruição do tecido conjuntivo, devido à inflamação crônica da pele. Podem ser rasas ou profundas e profundas, geralmente nas bochechas e nas têmporas.

 

CICATRIZES HIPERTRÓFICAS OU PROTUBERANTES

Ao contrário das atróficas, as cicatrizes hipertróficas, também conhecidas como protuberantes, são o tipo de cicatriz causada pelo excesso de produção de colágeno gerado durante o processo de cicatrização.

Sua aparência fica mais elevada, como um acúmulo de pele e costumam ser mais firmes ao toque. Além disso, elas têm uma aparência avermelhada ou rosada e costumam surgir em regiões propensas a mais tensão, como peitos, costas e ombros.

 
BLOG Artigo 10.1 - Como se livrar das cicatrizes de acne

MELHORES TRATAMENTOS PARA CICATRIZES DE ACNE

Existem muitas formas de tratar e diminuir as cicatrizes de acne, mas para escolher o melhor tratamento é preciso entender sua acne, seu tipo de pele e muito mais. Algumas cicatrizes podem ser difíceis de serem tratadas, principalmente aquelas provenientes de inflamações profundas na pele e por conta disso, precisam de um acompanhamento médico dermatológico.

Por outro lado, algumas cicatrizes de acne desaparecem naturalmente, conforme a sua pele se regenera e renova. Por esse motivo, o tratamento ideal para você vai depender da gravidade das cicatrizes, da sensibilidade da sua pele e, claro, do tratamento escolhido. 

Atualmente, existem diversos tratamentos que atuam de formas diferentes para ajudar a acelerar o processo de cicatrização. Veja algumas opções de como tratar as cicatrizes de acne:

POMADA PARA CICATRIZ DE ACNE

Existem algumas pomadas comuns para tratar cicatrizes de acne, como o gel de silicone e a hidroquinona. Confira como cada uma delas funciona:

 

GEL DE SILICONE

gel de silicone é muito popular, e diversos estudos demonstram que ele é realmente eficaz no tratamento de cicatrizes. Alguns estudos demonstram que ele possui diversas propriedades benéficas para a pele, como:

  1. Aumenta a hidratação da epiderme, o que facilita a regulação das células envolvidas na cicatrização, aumenta a integridade do tecido e reduz a produção de colágeno, resultando em uma cicatrização mais suave e plana;
  2. Permite que a pele "respire";
  3. Protege o local da cicatrização da invasão de bactérias e evita a produção excessiva de colágeno ocasionada por bactérias.
  4. Reduz a frequência e o desconforto associados às cicatrizes.
  5. Fica invisível quando seco e permite que maquiagem protetor solar facial sejam aplicados em combinação na pele.

 

HIDROQUINONA

hidroquinona é uma substância que inibe a produção de melanina, e por isso é utilizada como agente clareador para manchas escuras deixadas pela acne.

Muito comum em sérum para cicatrizar acne, essa substância geralmente é encontrada com uma concentração de 2% a 4%. Porém, por ser um produto forte, é importante consultar um dermatologista antes de usar produtos com hidroquinona. 

 

ÁCIDOS PARA CICATRIZ DE ACNE

Ácidos são uma ótima opção para tratar cicatrizes de acne, mas essa escolha depende de suas necessidades e das propriedades do ácido. Confira alguns ácidos famosos na busca por uma pele mais suave: 

  1. Ácido salicílico: tem propriedades esfoliantes e anti-inflamatórias, ajudando a eliminar o excesso de impurezas da pele e desobstruir os poros.  
  2. Ácido glicólico: possui propriedades esfoliantes e clareadoras, por isso, ajuda a tratar manchas e hiperpigmentação. Além disso, ele estimula a produção de colágeno, melhorando a textura e elasticidade da pele e diminuindo as cicatrizes.
  3. Ácido mandélico: é um esfoliante suave que ajuda a tratar manchas, hiperpigmentação e melasma. Funciona muito bem também em peles mais escuras. 
  4. Ácido kójico: possui efeito clareador e tem efeito antioxidante. Ajuda a proteger a pele e reduzir as manchas escuras e a hiperpigmentação associada as cicatrizes.
BLOG Artigo 10.1 - Como se livrar das cicatrizes de acne

9 DICAS DE TRATAMENTOS MÉDICOS PARA CICATRIZES DE ACNE

Existem diversos tratamentos médicos para cicatrizes de acne, mas vale lembrar que eles costumam ser mais invasivos e caros do que tratamentos caseiros. O rosto é uma área extremamente sensível, por isso, procure médicos confiáveis, certificados e com boa reputação. 

Assim, você escolhe o melhor tratamento para cicatrização de acne com confiança e responsabilidade. Confira alguns tratamentos disponíveis:

  1. Laser para Cicatriz de Acne: Utiliza feixes de luz para promover a regeneração da pele, reduzindo a visibilidade das cicatrizes de forma não invasiva.
  2. Injeções de Corticosteroides: Indicadas para cicatrizes elevadas, estas injeções ajudam a nivelar a pele ao longo de várias sessões, sob a supervisão de um dermatologista.
  3. Skinbooster: Este tratamento utiliza ácido hialurônico para melhorar a hidratação e a aparência geral da pele afetada pelas cicatrizes de acne.
  4. Preenchimentos Dérmicos: Feitos com colágeno temporário, esses preenchimentos suavizam cicatrizes de acne, oferecendo resultados que podem durar de seis meses a um ano.
  5. Microagulhamento: Uma técnica que estimula a produção natural de colágeno na pele, ajudando a reduzir a aparência de cicatrizes de acne ao longo do tempo.
  6. Subcisão para Cicatriz de Acne: Utiliza um dispositivo especial para quebrar fibras de colágeno que puxam a pele para baixo, nivelando a superfície da pele afetada.
  7. Fios de PDO: Esses fios absorvíveis são inseridos sob a pele para promover um efeito de lifting facial enquanto estimulam a produção de colágeno para melhorar as cicatrizes de acne.
  8. Bioestimulador de Colágeno: Utiliza substâncias como ácido polilático para aumentar gradualmente a produção de colágeno na pele, melhorando sua firmeza e elasticidade.
  9. Jato de Plasma: Esta técnica utiliza um dispositivo de plasma para promover a regeneração celular e a produção de colágeno, eficaz no tratamento de cicatrizes de acne.

 

PEELING QUÍMICO PARA CICATRIZ DE ACNE

O peeling químico para cicatriz de acne consiste na aplicação de um produto químico na pele e tem como objetivo estimular a renovação celular removendo as camadas superficiais da pele.

Além disso, ele limpa a pele e obstrui os poros, pois elimina a pele morta acumulada. Fazendo isso, a pele retorna à um aspecto mais liso, reduzindo e suavizando a textura causada pelas cicatrizes. 

Porém, é muito importante que você escolha um bom profissional para realizar um procedimento como esse, pois um médico dermatologista licenciado poderá avaliar seu tipo de pele, suas cicatrizes de acne e usar seus conhecimentos clínicos para indicar o melhor tratamento para a sua situação. 

BLOG Artigo 10.1 - Como se livrar das cicatrizes de acne

TRATAMENTOS CASEIROS PARA CICATRIZ DE ACNE

Às vezes, uma abordagem mais natural é o que você procura para tratar cicatrizes de acne. Aqui estão alguns ingredientes que podem ajudar sem precisar sair de casa:

  1. Óleo de Rosa Mosqueta: Rico em ácidos graxos e vitaminas, como o ácido ascórbico, ajuda na regeneração da pele danificada, reduzindo inflamações e melhorando a aparência das cicatrizes.

  2. Mel: Conhecido por suas propriedades antibacterianas e hidratantes, o mel pode ajudar a suavizar a pele. Aplicar uma camada fina na cicatriz por 10-15 minutos algumas vezes por semana pode ajudar na redução das cicatrizes de acne.

  3. Aloe Vera (Babosa): Com suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, a aloe vera pode acelerar o processo de cicatrização. Aplicar gel de aloe vera na cicatriz e deixar agir por 30 minutos antes de enxaguar pode proporcionar benefícios significativos ao longo do tempo. 

Escolha o tratamento que melhor se adapta ao seu tipo de pele e consulte um dermatologista se tiver dúvidas sobre qual opção é a mais adequada para você.

Além disso, lembre-se que a maioria dos ácidos que comentamos aqui pode ser encontrado em produtos de farmácia, então, tudo o que você precisa é incorporar e misturar esses ingredientes na sua rotina de skin care e obter resultados incríveis.

BLOG Artigo 10.1 - Como se livrar das cicatrizes de acne

QUAL TRATAMENTO ESCOLHER?

Mas afinal, qual o melhor tratamento para cicatrizes de acne? Para tomar a decisão, procure um médico que possa avaliar sua pele e sugerir o tratamento mais adequado. 

Ainda assim, se você optar pelo tratamento médico, garanta que seja acompanhado por um profissional qualificado. Fazer procedimentos estéticos sem o tratamento adequado é muito perigoso!

No caso dos tratamentos caseiros, opte pela indicação médica para escolher um ácido, por exemplo. Ainda assim, em casa, tome cuidado, faça testes no antebraço antes de passar no rosto e observe os efeitos. Caso observe uma reação alérgica ou efeitos colaterais, suspenda o uso imediatamente! 

Por fim, lembre-se que de todos os tratamentos que citamos, o melhor é aquele que cuida da sua pele com segurança e com amor, porque você merece!

COMO EVITAR CICATRIZES DE ACNE?

Quer evitar cicatrizes de acne? Tente não tocar, pegar ou espremer. Sabemos que é muito tentador, mas é assim que surgem as infecções e aumentam a toxicidade da pele. Além disso, espremer cravos e espinhas sem ser por meio de um procedimento de limpeza de pele é o campeão de deixar marcas para trás.

Outra maneira de prevenir cicatrizes de acne é tratar preventivamente a pele oleosa e propor a acne e tornar o uso de hidratantes, gel de limpeza e protetor solar para acne um hábito.

Para isso, nada melhor do que ter uma rotina de cuidados com a pele com produtos especiais desenvolvidos para peles acneicas ou oleosas e manter à risco os cuidados diários com limpeza, hidratação e proteção solar.

 

PRODUTOS ANTIACNE BARATINHOS

Confira alguns produtos NIVEA que podem te ajudar caso você tenha a pele acneica e evitar as cicatrizes. 

  • Linha NIVEA Acne Control: Com sabonete, tônico e esfoliante, nossa linha te ajuda a manter a acne sob controle e reequilibrar a pele com ingredientes incríveis.
  • Luminous 630 Antimarcas Pós Acne: Nosso sérum com o poderoso ingrediente Luminous 630 ajuda a controlar a oleosidade enquanto reduz as marcas escurecidas causadas pela acne!
Para saber mais sobre tipos de peledicas de skin care e cuidados com o rosto, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas com nosso toque que transforma.