Você já ouviu falar no ácido salicílico? Se não, NIVEA te apresenta um produto incrível que tem ganhado destaque nas rotinas de cuidados com a pele e possui benefícios incríveis para a saúde do rosto. 

Seja para tratar acne, excesso de oleosidade ou até manchas de sol, o ácido salicílico possui inúmeras vantagens, e você encontra todas elas no blog NIVEA. Vem entender como esse ingrediente atua e tirar suas dúvidas!

    O QUE É ÁCIDO SALICÍLICO?

    O ácido salicílico é um composto químico orgânico com propriedades esfoliantes que ajudam a remover as células mortas da pele.

    Ele tem origem vegetal, é extraído das cascas do salgueiro-branco, e também possui propriedades antimicrobianas e reguladoras de oleosidade da pele. Sua esfoliação ajuda a desobstruir os poros do rosto e promover a renovação celular.

    O QUE O ÁCIDO SALICÍLICO FAZ NA PELE?

    Quando aplicado topicamente, o ácido salicílico penetra nas camadas superficiais da pele e atua como um esfoliante, removendo as células mortas do rosto e ajudando na renovação celular. Nesse processo, ele ajuda a dissolver o excesso de oleosidade e impurezas que obstruem os poros e causam a acne.

     Além disso, o ácido salicílico é um anti inflamatório potente, ajudando a reduzir a irritação e a vermelhidão da pele.

    Combinados, esses efeitos fazem deste composto um ingrediente valioso em produtos de cuidados com a pele, especialmente para pessoas com pele acneica, irregular, ou com marcas escurecidas.

    QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO ÁCIDO SALICÍLICO?

    Como vimos, o ácido salicílico tem três funções principais. Ele é:

    ANTI-INFLAMATÓRIO

    SEBORREGULADOR

    ESFOLIANTE

    Essas características o tornam um super aliado nos cuidados com o rosto.

    Suas propriedades seborreguladoras ajudam a tratar a acne, reduzindo o acúmulo de sebo e células mortas que levam a cravos e espinhas. 

    Além disso, por meio da renovação celular,  o ácido salicílico tem a capacidade de esfoliar a pele e desobstruir os poros, promovendo a remoção das células mortas e, consequentemente, uma pele mais suave e brilhante. 

    É graças à renovação celular, também, que o ácido salicílico consegue ajudar a clarear marcas de hiperpigmentação no rosto. Sem contar que suas propriedades anti inflamatórias ajudam a acalmar a pele do rosto, comum em peles oleosas e acneicas.

    Confira outros benefícios incríveis desse ácido a seguir!

    SUAVIZA SINAIS DE ENVELHECIMENTO NA PELE

    O ácido salicílico não é tradicionalmente conhecido por suavizar sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. Sua principal função é tratar problemas de acne, controlar a oleosidade e promover a renovação celular. 

    Apesar disso, devido às suas propriedades esfoliantes e capacidade de promover a renovação celular, ele pode contribuir indiretamente para melhorar a textura da pele e suavizar sinais de envelhecimento

    Com a remoção das células mortas e impurezas, a pele automaticamente ganha uma aparência saudável e renovada, além de tornar a aparência de linhas finas e rugas menos proeminentes. No entanto, para esse propósito,  existem outros ingredientes mais interessantes, como o ácido hialurônico, retinol e a vitamina C.

    COMBATE O SURGIMENTO DE CRAVOS E ESPINHAS

    Como vimos, o ácido salicílico é muito eficaz no combate às espinhas. Sua capacidade de dissolver o óleo nos poros do rosto é extremamente importante nesse processo, pois a obstrução dos folículos capilares é um dos principais desencadeadores da acne.

    Além disso, essa propriedade ajuda a regular a produção de oleosidade, que influencia no surgimento de espinhas quando em excesso. O ácido salicílico também tem a capacidade de reduzir a irritação da pele e a vermelhidão excessiva decorrentes da acne. 

    Por último, ao promover a renovação celular, o ácido salicílico ajuda a renovar a pele, removendo impurezas e microorganismos que podem ajudar a inflamar os poros, causando espinhas. Isso também ajuda a cicatrizar a pele afetada por acne, minimizando marcas e manchas.

    Para esse fim, é comum encontrar o ácido salicílico em produtos como sabonetes faciais, pois eles agem de forma preventiva, e tônicos, que ajudam a manter a pele bonita e revigorada.

    DIMINUI MARCAS ESCURAS NA PELE

    Embora o foco principal do ácido salicílico seja tratar a acne, ele também pode auxiliar na redução da hiperpigmentação e no clareamento de áreas escuras, como manchas causadas pelo sol, cicatrizes de acne e melasma.

    Isso ocorre graças à renovação celular que o ácido salicílico promove, pois esse processo remove as células mortas e renova a pele das áreas hiperpigmentadas. Além disso, sua capacidade de penetrar nos poros obstruídos e dissolver o excesso de óleo também pode contribuir para uma pele mais uniforme e radiante.

    Para tratar marcas escuras no rosto, o ácido salicílico geralmente é encontrado em pomadas e no sérum facial, que pode ser aplicado diretamente no local. Ainda assim, procure seu dermatologista e tenha certeza de que essa é a melhor escolha para o seu caso!

    QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PRODUTOS COM ÁCIDO SALICÍLICO?

    Agora que você já conhece os muitos benefícios do ácido salicílico e suas aplicações, vamos te contar quais os principais produtos com ácido salicílico. Escolher os produtos certos é muito importante para garantir bons resultados, e para isso é necessário saber qual deles se encaixa no seu objetivo.

    O ácido salicílico é muito útil para combater a acne, renovar as células do rosto e promover uma pele hidratada e radiante. Além disso, ele ajuda a uniformizar a pele, seja diminuindo a irritação ou suavizando as linhas de expressão e as marquinhas de pele. 

    Por isso, ele é um ingrediente muito popular em produtos de cuidados com o rosto, sendo mais comum em sabonetes e cremes hidratantes. O ácido também pode ser encontrado em pomadas e cremes para o rosto. Portanto, é muito fácil incorporar esse ingrediente na sua rotina de skin care!

    SABONETE COM ÁCIDO SALICÍLICO

    Os sabonetes com ácido salicílico são uma excelente maneira de incorporar os benefícios desse ingrediente em sua rotina diária de limpeza de pele. Esfoliantes ou não, eles promovem a higienização enquanto o ácido ajuda a desobstruir os poros e prevenir a acne.

    Você pode incluir um sabonete com ácido salicílico na sua rotina de skin care matutina, por exemplo, garantindo uma pele limpa e revitalizada o dia todo. Lave o rosto suavemente com o produto, seque com uma toalha macia e não se esqueça do protetor solar.

    HIDRATANTE COM ÁCIDO SALICÍLICO

    Os hidratantes com ácido salicílico são um pouco menos comuns, já que esse produto geralmente é buscado para zonas específicas do rosto, o que leva as pessoas a buscarem tônicos e séruns.

    Mas não se preocupe, hidratantes com esse ingrediente ainda podem ser uma adição muito útil a sua rotina de skincare, especialmente para a pele seca, áspera ou com textura irregular. Os cremes hidratantes com ácido salicílico combinam hidratação com as propriedades esfoliantes e podem ser encontrados em cremes para o rosto e para o corpo!

    Isso significa que você pode desfrutar de uma pele hidratada ao mesmo tempo em que ajuda a remover as células mortas da superfície. Esses produtos são ideais para quem busca uma abordagem completa nos cuidados com a pele, incluindo o resto do corpo.

    POMADA COM ÁCIDO SALICÍLICO

    As pomadas com ácido salicílico são produtos ótimos para lidar com áreas específicas da pele. Ou seja, se você tem espinhas insistentes, daquelas que sempre reaparecem, ou zonas ásperas e irregulares, pomadas podem ser o produto ideal para te ajudar.

    Geralmente, elas apresentam uma concentração mais alta de ácido salicílico, por isso são tão eficazes em regiões que precisam dessa atenção extra. Mas justamente por isso, os cuidados devem ser dobrados. Prefira usar esse tipo de pomada durante o skin care noturno.

    Aplique a pomada após limpar a pele com um sabonete facial suave, antes de dormir. Pela manhã, lave bem o rosto para retirar qualquer resíduo.

    COMO USAR ÁCIDO SALICÍLICO?

    Ainda tem dúvidas de como usar o ácido salicílico corretamente? Calma, vamos te explicar como encaixá-lo na sua rotina de cuidados com a pele.

    A aplicação adequada depende da concentração do produto. Produtos mais fortes, como séruns e pomadas, são mais indicados para uso noturno, para não correr o risco de se expor ao sol sem remover o produto. Especialmente se você tiver a pele sensível!

    Não há problema em usar produtos com concentrações menores de ácido salicílico diariamente. É o caso de sabonetes de uso diário e hidratantes corporais. Sabonetes com ácido salicílico podem ser aplicados duas vezes ao dia ou conforme a sua necessidade,  sempre lembrando de aplicar protetor solar e um bom hidratante.

    Já os tônicos com ácido salicílico podem ser alternados com produtos que promovam a hidratação profunda, como séruns hidratantes ou cremes faciais. Dessa forma, você trata sua pele sem ressecá-la, mantendo-a nutrida e renovada.

    Confira as perguntas e respostas mais frequentes sobre ácido salícilico. Quem sabe sua dúvida pode estar lá!

    • ÁCIDO SALICÍLICO CLAREIA A PELE?

      Não exatamente. O ácido salicílico não possui propriedades clareadoras diretas. Apesar disso, sua ação de renovação celularpode contribuir para melhorar a aparência da pele. Isso porque a renovação celular ajuda areduzir a vermelhidão, a hiperpigmentação e ajudar na sua rotina de cuidados para a pele com marcas escuras

      Embora não tenha o poder de clarear a pele, o ácido salicílico é frequentemente encontrado em produtos combinados com outros ingredientes que possuem propriedades clareadoras. Essas formulações podem ajudar areduzir a hiperpigmentação e a uniformizar o tom da pele.

      Lembre-se de que a sua pele é delicada, e deve ser cuidada com carinho. Por isso, evite abusar de produtos abrasivos e consulte sempre um dermatologista para te ajudar a escolher os produtos mais adequados para alcançar seus objetivos sem prejudicar sua saúde.

    • GRÁVIDA PODE USAR ÁCIDO SALICÍLICO?

      O ácido salicílico é um esfoliante químico que pode ser absorvido pela pele em quantidades significativas,o que gera alguma preocupação sobre seuuso durante a gravidez.

      A maioria dos médicos recomenda evitar o uso de produtos com ácido salicílico durante a gravidez,especialmente se forem aplicados em áreas extensasdo corpo ou emconcentrações elevadas. 

      Portanto, se você estiver grávida, consulte um dermatologista antes de introduzir produtos com esse ativo em sua rotina de cuidados com a pele.

    • QUAIS SUBST NCIAS NÃO PODE MISTURAR COM ÁCIDO SALICÍLICO?

      O ácido salicílico é um esfoliante químico, um beta hidroxiácido (BHA) que tem a capacidade de penetrar nos poros e desobstruí-los. No entanto, é importante evitar sua combinação com os famosos AHAs, os alfa hidroxiácidos como o ácido glicólico e o ácido lático. Os AHAs são ácidos que têm a função de renovar a camada superficial da pele. 

      A combinação de produtos fortes,mesmo em baixa concentração, pode causar irritação e descamação na pele do rosto, por isso o ideal é optar por um único ácidoe combiná-lo com produtos hidratantes e protetor solar. Assim, você não agride a pele e torna mais fácil alcançar umaaparência saudável, revitalizada e bem hidratada.

    • O PEELING QUÍMICO COM ÁCIDO SALICÍLICO VALE A PENA?

      O peeling de ácido salicílico é um tratamento estéticoque promove a esfoliação das camadas superficiais da pele. Nele, um profissional aplica o ácido concentrado diretamente no rosto do paciente, estimulando a renovação celular de forma mais imediata. 

      Após a aplicação, a tendência é a descamação gradual da pele ao longo de alguns dias, revelando no final umapelemais suave, rejuvenescida e com menos imperfeições. As sessões devem ser realizadas periodicamente, para prolongar os efeitos.

      O peeling químico, quando feito com ácido salicílico, ajuda a melhorar visivelmente a texturae a aparência da pele. Mas vale ressaltar que, por causa da concentração, esse procedimento pode causar uma sensação de ardência. 

      Porém, é essencial que o procedimento seja realizado por um profissional, que avaliará a concentração e tempo de aplicação ideais para você, além de garantir que não há nenhum risco para a sua pele.

      Alguns cuidados são indispensáveis após esse processo, como o protetor solar de fator adequado, já que a pele estará maissensível à exposição solar.

    Agora você tem todas as informações para incorporar o ácido salicílico de forma eficaz em sua rotina de cuidados com a pele. Lembre-se de sempre buscar orientação profissional para garantir resultados seguros e bem-estar máximo!

    Gostou do nosso guia completo sobre ácido salicílico? Para saber mais sobre o universo de NIVEA, confira nossos artigos e conheça as nossas novidades.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA