PARA NÓS, A CULTURA E ESSÊNCIA DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL FAZEM DO NOSSO PAÍS UM LUGAR ONDE A ARTE, AS CORES, AOS SABORES E A FORÇA FEMININA SEJAM PREDOMINANTES. POR ISSO, NIVEA QUE HÁ 100 ANOS SE  COLOCA NA SUA PELE, SE COLOCOU TAMBÉM NA PELE DE MULHERES ARTISTAS NORTISTAS E NORDESTINAS PARA ENTENDER O QUE O CUIDADO SIGNIFICA PARA ELAS. ESSE BATE PAPO ACABOU SE TRANSFORMANDO EM UMA CAMPANHA INCRÍVEL, CHEIA DE VERDADE E PERSONALIDADE. ESSE FOI O RESULTADO.

JU CHOOO (CE)

Sou Juliana Lousada, conhecida como Ju Chooo, tenho 36 anos e sou de Fortaleza-ce. Família pra mim é alicerce, é pra quem você sempre pode voltar, pedir colo, se sentir segura. 

Acho que sempre tive o bichinho do artista dentro de mim. Desenhar sempre foi a minha brincadeira favorita desde criança e o meu reencontro com a arte foi uma das melhores coisas que me aconteceu. Há 2 anos, encontrando aquarelas guardadas há muito tempo dentro de uma gaveta, decidi testar um desenho e uma pintura... e foi nesse momento que alguma coisa mudou dentro de mim e nunca mais parei.

Represento mulheres porque são elas que me inspiram, me acolhem e me fortalecem. Me sinto honrada de ter tantas mulheres incríveis caminhando ao meu lado na vida e essa é uma forma de homenageá-las em representações fortes, cheias de sonhos e de vida.

 

Instagram: @ju.chooo 

LAURA ATHAYDE (AM)

Me chamo Laura Athayde, tenho 30 anos, nasci e fui criada em Manaus. A minha família paterna veio de Santa Catarina e a materna, de origem sírio-libanesa, vive no Amazonas há várias gerações. Em Manaus, estudei Direito, me formei e passei a trabalhar na área. Nessa época, praticamente abandonei o desenho, que era a minha paixão desde a infância. Em 2013, me mudei pra São Paulo pra fazer uma pós-graduação em Direito Tributário, e foi quando descobri, por acaso, o quadrinho autoral brasileiro. Conheci as páginas de Facebook de alguns artistas da minha idade e de contextos parecidos com o meu, que faziam quadrinhos sobre suas experiências cotidianas, e me encantei com isso! Voltei a desenhar e comecei a postar meus próprios quadrinhos na internet. Foi assim que meu trabalho começou a ser conhecido pelas editoras e as propostas pra trabalhar com ilustração começaram a aparecer. Em 2015, me mudei pra Belo Horizonte, onde acontece o Festival Internacional de Quadrinhos, e passei a me dedicar de vez a ilustrar e produzir HQs autorais. Ano passado, lancei uma coletânea de tirinhas que ganhou o prêmio HQ Mix e, este ano, com o apoio do Itaú Cultural, vou lançar um livro de HQs baseadas em relatos de mulheres intitulado Aconteceu Comigo. Agora, além de continuar trabalhando com ilustração, a minha maior vontade é contar uma história da minha terra em uma graphic novel ambientada no interior do Amazonas.

 

Instagram: @ltdathayde

RAFAELA MELO (PE)

Sou Rafaela Melo, pernambucana de 29 anos. Trabalho como designer e ilustradora.

Uma das minhas brincadeiras preferidas quando eu era criança era desenhar croquis de moda, tive vários cadernos recheados de desenhos de mulheres e roupas. Aos 16 anos entrei no curso técnico de Design de Moda do Senai. Eu afirmava com toda a certeza do mundo que eu seria uma estilista. Mas não foi bem esse o caminho que eu acabei seguindo. Alguns anos depois, durante a faculdade de Design, eu percebi que moda não era exatamente o que eu queria fazer ou pelo menos não só isso. Eu me encantei por estamparia e criei uma marca de ecobags estampadas à mão com ilustrações minhas. Ver desenhos meus estampando produtos me animou mais do que a ideia de ser estilista. Foi aí, em 2009, que eu comecei a trabalhar com ilustração.

Trabalho entre tintas e papéis fazendo ilustrações para pessoas e empresas, desenvolvendo projetos que em sua maioria retratam figuras femininas e a flora.  Criar é minha forma de comunicar as coisas que sou, gosto, vejo. Então, coisas simples e cotidianas são minhas inspirações e através das minhas ilustrações busco despertar um olhar sensível, delicado, com identificação e conforto pelo que está sendo retratado.

 

Instagram: @raafaelamelo

Suzane Lopes (BA)

Meu nome é Suzane Lopes, tenho 30 anos, nasci em Goiânia, porém sou baiana de existência. Desde os primeiros dias de vida, quando vim com minha mãe e meus irmãos para o interior da Bahia - Santo Amaro. Na terra de Mãe Menininha de Gantois, Vilma Reis e Tia Má, encontrei sentido para ser, existir e criar. Minha mãe (Regina Lopes), minha madrinha (Tindaura Setubal) e minha vó (Maria da Glória) foram as principais inspirações e incentivo na construção da identidade feminista e artística que desenvolvi. Desde pequena desenhava criando narrativas visuais e poéticas sobre essas mulheres, seu cotidiano, alegrias e dores. Sou graduanda em Design pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB-Ba), artista, ativista dos direitos das mulheres, Designer e Ilustradora. Procuro enriquecer o cenário da ilustração feminina acrescentando à inocência de meu traço, a profundidade e importância dos temas abordados e suas proposições estéticas. Minhas obras passeiam por diferentes estilos e técnicas, o que resume muito a arte de movimentos. A temática das questões urgentes que são íntimas ao “ser mulher” no mundo, no momento presente, é recorrente e proposital. Isso traduz minha fala em composições. Autocuidado, o corpo como território e racismo são questões que perpassam em meus desenhos e textos. Os meus sonhos giram em torno de consolidar a marca Movimento1989 no mercado de Ilustração Baiana e possibilitar que outras mulheres, histórias e vivências se sintam conectadas e representadas. 

 

Instagram: @movimento1989

TY SILVA (PA)

Olá, eu sou Ty Silva. Uma artista visual de Belém, Pará. Cresci em uma família de mulheres independentes, fortes e batalhadoras. A todo o tempo elas me ensinaram a perseverar diante de todas as situações. Por ser uma criança agitada e imaginativa, minha mãe viu no desenho um meio onde eu pudesse canalizar minha energia criativa. A criança inquieta cresceu, cheia de encanto pela vida e curiosidade. Quando me tornei adulta, fui cursar faculdade de Moda na Unama-PA e, ao me formar, morei em São Paulo onde fiz Mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. Também estudei desenho e pintura em escolas como o ateliê de Catarina Gushiken, Quanta Academia de Artes e Plein Air Studios. Depois de toda essa jornada, voltei ao Pará. Atualmente moro em Belém, onde trabalho como ilustradora, quadrinista e professora de artes. Aqui em Belém participei da criação do coletivo de Mulheres Artistas do Pará (MAR) e fiz parte da comissão editorial do coletivo de quadrinhos independentes Açaí Pesado.

Estes coletivos têm relação direta com uma grande meta da minha vida: difundir e fortalecer o mercado de produção artística no Norte do país, principalmente o de artistas mulheres. Além de contribuir para a desconstrução da visão limitada que se tem a respeito dos artistas nortistas, no resto do Brasil e no mundo.

 

Instagram: @tysilva

 

CONHEÇA A LINHA DE PRODUTOS NIVEA QUE INSPIRA CUIDADO POR ONDE PASSA.

Deo Protect & Care
1 DEO PROTECT & CARE
Os desodorantes NIVEA trazem toda a proteção que você já conhece e confia para enfrentar o dia a dia com a força e a delicadeza que só você tem. Eles protegem contra o suor e odor por 48 horas e ainda cuidam da sua pele.
MILK (HIDRATANTE)
2 MILK (HIDRATANTE)
A loção corporal NIVEA Milk é ideal para peles extra-secas, porque tem poder de hidratação intensa e imediata. Ele também tem aquele cheirinho delicioso de NIVEA que deixa a sua pele ainda mais macia por 48 horas.
LATA 56g
3 LATA 56g
O creme da latinha azul é a nossa tradição, mas cada um tem seu jeitinho especial de usar. Ele é prático e versátil como você, hidratando e protegendo contra o ressecamento a qualquer momento do dia.