power-of-touch-thumbnail

Saiba mais sobre o poder do toque

O contato com a pele nos ajuda no sentido físico e emocional

Descubra o poder do toque e o efeito que ele tem em nossas vidas, desde a infância até a idade adulta. Compreenda como o sentido do toque funciona e muito mais.

O poder do toque — compreendendo a ciência

Tocar vai além da pele — essa ação interage com receptores do toque para enviar mensagens por meio do corpo usando neurônios.

Sensação de confiança

blonde-mother-and-daughter
A sensação do toque pode ser facilmente integrada à rotina diária. O toque e a proximidade geram confiança — e são muito importantes para o desenvolvimento infantil. A importante sensação do toque pode ser combinada à suave aplicação do NIVEA Creme.

Como a sensação do toque realmente funciona?

Seu corpo tem cerca de 5 milhões de receptores de toque sob a pele. Sempre que você sente dor, toque, pressão de temperatura, esses receptores enviam sinais elétricos aos neurônios, que então transmitem a mensagem através da coluna vertebral para o cérebro. 

A principal função desses receptores é proteger o corpo. Por exemplo, se os receptores enviam um sinal de que você está sentindo dor ou frio, o cérebro responde com a reação adequada: se encolher de dor ou fazer o corpo tremer por causa da temperatura.

O poder do toque na vida cotidiana

A sensação do toque pode ser reconfortante tanto em adultos quanto em crianças, principalmente em momentos de enfermidade ou ansiedade.

O sistema somatossensorial na prática

O sistema somatossensorial nos permite sentir toque, dor, pressão, calor e movimento. Este sistema depende de uma rede de sensores espalhados por todo o corpo que são ativados quando afetados por calor ou pressão.

Para que seu corpo saiba o que está acontecendo em diferentes áreas, esses sensores enviam informações de volta ao cérebro por meio de neurônios que, por sua vez, enviam sinais até a medula espinhal para o cérebro.

Chegando lá, o cérebro decodifica as mensagens para entender quais sensações estão sendo sentidas: dor, toque ou temperatura.

Fatos sensoriais engraçados

pregnant-woman
Você sabia que os bebês já aprendem a sensação do toque antes de sair do útero? Eles se movem quando sentem algo tocando-os. Os bebês usam a sensação do toque para se orientar e também como uma forma de conforto. É por isso que eles gostam de aconchego após o nascimento.
background

Reconheça o poder do toque e cuide da sua pele com cremes