GUIA COMPLETO SOBRE ÁCIDO LÁTICO: O QUE É, PARA QUE SERVE E MAIS

GUIA COMPLETO SOBRE ÁCIDO LÁTICO: O QUE É, PARA QUE SERVE E MAIS

Quando falamos sobre cuidados com a pele, o ácido lático talvez não seja tão conhecido. 

Porém, suas aplicações e benefícios são muito importantes e merecem destaque como ingrediente dentro do seu kit skincare, junto a outros tipos de ácidos como o ácido hialurônico o ácido salicílico.  

Além disso, o ácido lático também tem aplicações em outras partes do corpo, como na região íntima. O motivo disso são suas propriedades umectantes, que ajudam a reter a umidade na pele e proporcionam maior hidratação maciez, evitando o ressecamento. 

Por ser produzido naturalmente pela flora vaginal saudável, ele desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do pH da região íntima. Quando os níveis de ácido lático são mantidos, isso ajuda a prevenir infecções e irritações.  

Pioneira em cosméticos no mundo, a NIVEA conhece a importância de entender as fórmulas e os ingredientes dos produtos. Queremos incentivar você a cultivar também esse hábito, pois a sua pele merece apenas o que há de melhor para uma rotina de cuidados com a pele prazerosa e eficiente. Confira!

 

  • O QUE É ÁCIDO LÁTICO?
  • ÁCIDO LÁTICO: PARA QUE SERVIR?
  • ÁCIDO LÁTICO NO CORPO HUMANO
  • ÁCIDO LÁTICO ALIMENTÍCIO: ONDE ENCONTRAR?

 

 

O QUE É ÁCIDO LÁTICO?

O ácido lático é um tipo de ácido orgânico, ou seja, membro da família de substâncias derivadas de organismos vivos ou produzidos por processos biológicos. Por ter essa natureza, ele é classificado dentro do grupo dos ácidos alfa-hidroxiácidos (AHAs). 

Essa categoria de ácidos graxos é muito utilizada em produtos de cuidados com a pele por conta de suas propriedades hidratantes, como também ocorre com o ácido málico o ácido mandélico.

 

ÁCIDO LÁTICO: PARA QUE SERVIR?

Um dos motivos que faz o ácido lático ser tão eficaz é a quantidade de aplicações possíveis. Ele não traz apenas benefícios para a pele, mas também para os cuidados íntimos e os cuidados com o cabelo. 

Vamos entender cada um desses assuntos, na prática! 

 

ÁCIDO LÁTICO: PELE

O principal benefício do ácido lático para a pele do corpo e da região íntima é a hidratação que suas propriedades umectantes oferecem. O resultado é uma pele mais macia, com textura suave aparência radiante. Porém, essa não é a única melhoria conquistada para a pele. Outras vantagens são: 

Hidratação: existe um meio de esfoliar e hidratar ao mesmo tempo? Com o ácido lático, sim. Ele ajuda a reter a umidade na pele, fazendo a manutenção da barreira lipídica. Desta forma, é possível reduzir a perda de água trans epidérmica, ou seja, a evaporação da água presente na pele;  

Auxílio no tratamento da acne: suas propriedades esfoliantes ajudam a remover o excesso de sebo e desobstruir os poros da pele, prevenindo a formação de cravos e espinhas. Além disso, ele tem ação antibacteriana para combater as bactérias associadas ao desenvolvimento da acne;

Uniformização do tom da pele: o ácido lático tem a capacidade de interagir com a hiperpigmentação causada pelo acúmulo de melanina, ajudando a clarear marcas escurecidas na pele; 

Uniformização da textura da pele: também é eficaz para suavizar a textura irregular da pele, suavizando a aparência de cicatrizes de acne e poros dilatados; 

Estímulo de produção de colágeno: ao remover células mortas e estimular a renovação celular, o corpo pode interpretar necessário produzir mais colágeno para reestruturar e fortalecer a pele. O colágeno é a proteína responsável pela elasticidade flexibilidade dos tecidos do corpo; 

Combate ao envelhecimento precoce: com o estímulo da produção de colágeno e a renovação celular na pele, é possível experimentar uma diminuição nas rugas finas linhas de expressão no rosto.

 

O QUE É ÁCIDO LÁTICO NO SABONETE ÍNTIMO?

A ação suave do ácido lático em cosméticos é a principal explicação para o seu uso nos cuidados com a região íntima. Ele proporciona uma limpeza delicada durante a higiene corporal, removendo bactérias, odores e impurezas, evitando episódio de desconforto na pele ou ressecamento. 

No entanto, esse não é o único benefício adquirido ao usar sabonetes íntimos com ácido lático: ele também ajuda a equilibrar o pH íntimo. Em outras palavras, esse cosmético contribui para a manutenção do nível de acidez presente na genitália humana, principalmente na vagina. 

Nesses casos, ele oferece suporte à saúde vaginal para prevenir o crescimento excessivo de bactérias nocivas ao organismo. Os sabonetes íntimos também podem aliviar o desconforto causado pelo conforto, conforto e segurança vaginal. Lembre-se de consultar seu dermatologista antes de usar o produto e caso apresente alguns desses sintomas. 

 

ÁCIDO LÁTICO: CABELO

Além dos benefícios para a pele, o ácido lático também pode deixar seu cabelo deslumbrante. Um bom motivo para isso é que ele proporciona um tratamento condicionante através de produtos capilares, como acontece com as máscaras de cabelo e os condicionadores. 

Após aplicar o produto, os resultados possíveis são:

  1.  Desembaraçar os fios;
  2. Facilidade ao pentear;
  3. Sensação de maciez;
  4. Retenção de umidade;
  5. Prevenção de cabelos ressecados;
  6. Redução da queda de cabelo. 

Além de tudo isso, o ácido lático também ajuda a equilibrar o pH do cabelo. Isso é importante, pois um pH desregulado pode causar problemas como cabelo opaco e quebradiço e cutículas abertas. Ao alinhar as cutículas capilares, é possível ter uma redução na eletricidade estática e sem frizz.

 

ÁCIDO LÁTICO NO CORPO HUMANO

No corpo humano, o ácido lático é produzido naturalmente durante o metabolismo da glicose. No entanto, esse ativo também pode ser encontrado em alimentos fermentados, como leite azedo, iogurte e alguns tipos de queijo.  

Além disso, temos um bom entendimento sobre o funcionamento desse ácido ajuda atletas e frequentadores da academia para entender melhor o processo de formação dos músculos. Dessa forma, é possível otimizar os treinos e conquistar resultados ainda mais surpreendentes. 

 

ÁCIDO LÁTICO NOS MÚSCULOS

Sabe aquela dor muscular, desconforto e sensação de fadiga que sentimos após os treinos? Uma das razões para isso acontecer é o acúmulo de ácido lático nos músculos após um exercício intenso. Isso acontece da seguinte maneira: 

  • Durante a atividade física, os músculos consomem energia de duas formas: com oxigênio (metabolismo aeróbico) e sem oxigênio (metabolismo anaeróbico);
  • Quando há uma demanda maior de energia, geralmente quando você intensifica seu exercício, o corpo ativo ou o metabolismo anaeróbico como uma fonte adicional de energia para suprir uma necessidade naquele momento;
  • Essa fonte de energia é produzida quando o corpo converte glicose (moléculas de açúcar) em ácido lático. Esse processo ocorre por uma via metabólica chamada de glicose anaeróbica;
  • O ácido lático se acumula nos músculos, pois é produzido mais rapidamente do que o corpo consegue remover ou filtrar. É por isso que você sente dores e cansaço, porém, ele não é prejudicial para o organismo. Depois do treino, o corpo se transforma em lactato e íons de hidrogênio, levados de volta para a corrente sanguínea e transformados em glicose novamente. 

Já notou que após um certo tempo de treino, você passa a sentir menos dor e cansaço? Isso acontece porque o organismo se adapta e melhora a tolerância ao ácido lático. Essas adaptações ocorrem no metabolismo, no sistema cardiovascular e na capacidade de reutilizar o ácido de forma mais eficiente. 

 

ÁCIDO LÁTICO ALIMENTÍCIO: ONDE ENCONTRAR?

Além de ser amplamente utilizado na indústria cosmética, o ácido lático também está presente na indústria alimentícia. Ele é produzido por meio do processo de fermentação, normalmente a partir de carboidratos como fonte. Um exemplo são os açúcares presentes em grãos, frutas ou no leite.

Vamos falar um pouco sobre seu uso: ele exerce normalmente a função de acidulante para ajustar o pH de alimentos e bebidas. Assim, ele contribui para equilibrar o sabor ácido, melhorar a segurança microbiológica dos produtos e também proporcionar estabilidade aos alimentos. 

Além disso, o ácido lático tem três empregos bastante importantes na indústria dos alimentos. Ele pode atuar em áreas como: 

  1. Como regulador de acidez em alimentos processados, contribuindo com a conservação e a textura. Seu principal objetivo, aqui, é garantir a segurança alimentar;
  2. Como agente de cura também em alimentos processados, melhorando a preservação e ampliando a vida útil de alimentos como presuntos e salsichas;
  3. Como subproduto da fermentação natural em alimentos como iogurtes, queijos, chucrute e picles. Além de contribuir com a qualidade e a conservação, ele também fornece o sabor ácido característico encontrado nesse tipo de alimento. 

Gostou das dicas sobre ácidos graxos? Para saber mais sobre ingredientes cosméticos, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre cuidados com a pele e qualidade de vida com o nosso toque que transforma.