Você sabia que a NIVEA é referência mundial em hidratação corporal? Isso tem um motivo: o Creme NIVEA, desenvolvido em 1911 pela empresa alemã Beiersdorf, é considerado o primeiro creme hidratante do mundo moderno. Por isso, queremos compartilhar nossa história de pioneirismo em cosméticos com você. 

Neste guia, você vai aprender tudo sobre como hidratar a sua pele de modo eficaz, escolhendo os melhores ingredientes e propriedades para deixar sua pele ainda mais bonita. Se você gostou do conteúdo ou não encontrou o que procurava, deixe um comentário que teremos prazer em responder! 

    O QUE É HIDRATAÇÃO CORPORAL?

    A hidratação do corpo é o processo de devolver à pele a água e a umidade perdidas por conta de elementos internos e externos. Alguns desses fatores são a evaporação, o excesso de exposição ao sol e a lavagem excessiva. O meio ambiente também pode influenciar nessa perda com a poluição e o clima frio e seco.  

    Essa reposição é feita com o uso de cremes, loções e óleos hidratantes aplicados na pele. Cada tipo de cosmético tem texturas e composições diferentes, mas eles compartilham ativos hidratantes que potencializam sua eficácia na pele. Assim, a maciez e a suavidade são garantidas. 

    No entanto, cosméticos não são a única forma de manter a sua pele hidratada. É necessário beber bastante água, pois a hidratação do corpo reflete na pele. A quantidade de água que precisa ser ingerida varia para cada pessoa, mas procure consumir um mínimo de 2 litros por dia.

    QUAIS OS BENEFÍCIOS DA HIDRATAÇÃO CORPORAL?

    Hidratar a sua pele e o seu corpo traz benefícios tanto estéticos quanto funcionais. Ou seja, combinar o uso de produtos hidratantes na sua rotina de skin care diário com o consumo apropriado de água é essencial para uma boa saúde.

    BENEFÍCIOS COM O USO DE COSMÉTICOS

    1. Mais brilho e luminosidade;
    2. Melhora na elasticidade da pele;
    3. Prevenção de rugas e linhas finas;
    4. Toque mais agradável, com suavidade e maciez; 
    5. Equilíbrio da produção de oleosidade na pele;

    BENEFÍCIOS COM A INGESTÃO DE ÁGUA

    1. Transporte de nutrientes;
    2. Eliminação de toxinas;
    3. Regulação da temperatura corporal;
    4. Funcionamento adequado dos órgãos vitais (como coração, rins e fígado);
    5. Saúde das articulações e músculos, prevenindo o risco de lesões.

    O MANTO HIDROLIPÍDICO

    Outro benefício importante da hidratação para a pele é o fortalecimento do manto hidrolipídico, ou seja, a barreira protetora da pele. Esse manto é composto por água e lipídios (gordura), produzidos pelas glândulas sebáceas e pelas glândulas sudoríparas. Sua função na pele humana é: 

    • Proteger a pele contra invasores como bactérias, vírus e poluentes;
    • Regular a hidratação na camada superficial da pele (a epiderme); 
    • Evitar perda excessiva de água;
    • Ajudar na lubrificação da pele; 
    • Proteger a pele contra irritações, como reações alérgicas e inflamações;
    • Equilibrar o pH da pele (ou seja, seu nível de acidez natural).

    QUAL É O MELHOR HIDRATANTE CORPORAL?

    O melhor hidratante corporal é aquele capaz de oferecer à pele uma hidratação profunda e de qualidade, reunindo ingredientes naturais e propriedades hidratantes para suprir todas as necessidades do seu tipo de pele. Existem três tipos de hidratantes: oclusivos, emolientes e umectantes. 

    Conheça suas funções e escolha o melhor hidratante corporal para você!

    HIDRATANTES OCLUSIVOS

    Os hidratantes oclusivos são mais densos e ricos em textura, ideais para a pele ressecada. Eles formam uma barreira física na pele, impedindo a perda de água por evaporação. Os ingredientes mais comuns encontrados nessa categoria de hidratantes são:

    1 - CERA DE ABELHA

    Um ingrediente natural obtido nas colmeias, responsável pela hidratação intensiva na pele. Sua textura consistente atribui mais praticidade na hora de espalhar o hidratante no corpo. Além disso, ela tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a vermelhidão na pele.

    2 - LANOLINA

    Obtida da gordura das ovelhas, excelente para ajudar a criar a barreira protetora dos hidratantes oclusivos por ser uma substância gordurosa e cerosa. A lanolina é eficaz na hidratação por ser totalmente compatível com a pele humana.

    3 - MANTEIGAS VEGETAIS

    Esse tipo de manteiga é rico em ácidos graxos e nutrientes, apresentando uma consistência mais densa essencial para os hidratantes oclusivos. Alguns exemplos são a manteiga de cacau, a manteiga de cupuaçu e a famosa manteiga de karité.

    HIDRATANTES EMOLIENTES

    Em outra linha de benefícios, os hidratantes emolientes são responsáveis por restaurar a flexibilidade da pele, além de amaciar e suavizar. Eles são particularmente recomendados para pessoas com pele áspera ou pele desidratada, pois ajudam a abastecer a pele com lipídios e nutrientes. 

    Ao contrário dos hidratantes oclusivos, sua consistência é mais leve e são facilmente absorvidos pela pele. Alguns dos ingredientes comumente encontrados em hidratantes emolientes são:

    1 - CERAMIDAS

    São famosos lipídios naturais encontrados na pele, também muito utilizados nos cuidados com os cabelos. As ceramidas ajudam a restaurar a barreira cutânea, suavizar e proteger a pele. Elas também dão suporte no tratamento de doenças de pele como eczemas e dermatites.

    2 - EXTRATO DE PLANTAS

    A natureza proporciona ingredientes com ações calmantes e cicatrizantes que se conectam com os objetivos dos hidratantes emolientes. As plantas mais escolhidas são a aloe vera, a camomila e a calêndula por conta de seus benefícios hidratantes para a pele irritada.

    3 - ÓLEOS NATURAIS

    Sua ação na pele forma uma película hidratante e suavizante compatível com a função dos hidratantes emolientes, além de possuir vitaminas que ajudam a nutrir a pele. Os mais usados são o óleo de coco, o óleo de jojoba e o óleo de amêndoas.

    HIDRATANTES UMECTANTES

    Por último, os hidratantes umectantes têm a capacidade de atrair a água e reter a água do ambiente. Seu nome vem de “umectação”, ou seja, tornar algo úmido. Por conta disso, é o tipo de hidratante mais indicado para quem tem pele seca. Sua fórmula é enriquecida por ingredientes como:

    1- ÁCIDO HIALURÔNICO

    O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente na pele, esse ácido tem a habilidade de atrair e reter grandes quantidades de água, ajudando a manter a pele jovem e prevenir os sinais do envelhecimento precoce, como rugas e linhas de expressão;

    2 - GLICERINA

    Sua função é similar à do ácido hialurônico, ou seja, atrair e reter água para a superfície da pele. Seu diferencial é que a glicerina é um ingrediente suave e não irritante, sendo recomendada para todos os tipos de pele, principalmente a pele sensível.

    3 - UREIA

    Também presente na pele humana de forma natural, a ureia ajuda a aumentar o teor de água nas camadas superficiais da pele. Além disso, ela também age como um esfoliante suave, removendo as células mortas da pele e promovendo a renovação celular.

    COMO HIDRATAR A PELE OLEOSA?

    Para hidratar a pele oleosa, primeiro é necessário desfazer um mito: esse tipo de pele precisa de hidratação, sim! Por mais que a sua principal característica seja o excesso de oleosidade, nós ainda precisamos adicionar produtos hidratantes ao nosso kit skincare.

    Quando os produtos para pele oleosa não oferecem hidratação adequada, o corpo interpreta que precisa produzir mais óleo para repor o que está em falta. Isso pode intensificar os quadros de acne, cravos e espinhas, trazendo ainda mais desconforto. Portanto, hidrate a sua pele oleosa sempre.

    Agora, vamos aos procedimentos para hidratação na prática:

    LIMPEZA

    Faça uma limpeza de pele suave, evitando excesso de limpeza para não causar ressecamento ou desidratação. Se você tem pele acneica, tome cuidado para não agredir as lesões no rosto e evite o uso excessivo de esfoliantes e tônicos faciais.

    ESCOLHA O HIDRATANTE

    Escolha um hidratante para pele oleosa à base de água, pois os produtos com óleo na composição podem agravar a oleosidade. Procure nos rótulos a expressão “não comedogênico”, pois isso significa que o seu hidratante não vai provocar o surgimento de cravos na pele (os comedões).

    APLIQUE O HIDRATANTE

    Aplique camadas finas do seu hidratante corporal, evitando quantidades muito densas ou volumosas. Para o rosto, opte por hidratantes em forma de sérum facial, um tipo de substância mais leve e suave, facilmente absorvida pela pele;

    APLIQUE PROTETOR SOLAR

    Para proteção solar, busque por um protetor solar com hidratante para um efeito 2 em 1. Além disso, certifique-se de adquirir um produto oil free (isto é, livre de óleo). Protetores solares com efeito matte ou toque seco também são excelentes para a pele oleosa.

    ONDE PASSAR O HIDRATANTE CORPORAL?

    O uso ideal do hidratante corporal é a aplicação no corpo todo. Porém, algumas áreas do corpo são realmente críticas e precisam de uma atenção especial por vários motivos diferentes. Em geral, essas regiões são mais expostas ao clima e a elementos externos, como a poluição. Vejamos alguns exemplos:

    MÃOS

    Talvez o ponto mais crítico para hidratação no corpo são as mãos, pois estão em contato direto com produtos químicos, clima seco e lavagens constantes. Esses elementos podem causar ressecamento, o que intensifica a necessidade de cuidados com as mãos adequado.

    PÉS

    É muito comum que os pés fiquem com a pele quebradiça e descamando. Além disso, o atrito causado pelo uso constante de meias e calçados, somado à falta de hidratação adequada, fazem dos pés candidatos ideais para a hidratação. 

    JOELHOS E COTOVELOS

    A parte inferior das pernas são conhecidas por ter uma quantidade menor de glândulas sebáceas. Sem a produção de sebo adequada, existe a tendência para o ressecamento e a falta de hidratação. Hidratar essas regiões é necessário para o bem-estar e manter a beleza da pele.

    AXILAS

    O uso de desodorantes e a depilação constante podem provocar irritação na região das axilas, principalmente se você tem pele sensível ou algum tipo de alergia.

    O QUE ACONTECE SE PASSAR HIDRATANTE CORPORAL NO ROSTO?

    Passar um hidratante corporal no rosto pode ter consequências ruins, pois sua fórmula não foi desenvolvida para essa região. De forma mais clara, a composição e a textura desse tipo de hidratante é diferente: ele costuma ser mais espesso e pesado para atender às necessidades da pele do corpo.

    Por isso, é possível que esse produto cause a obstrução dos poros da pele, resultando em espinhas e cravos. Além disso, os hidratantes corporais podem causar irritação na pele do rosto, causando coceira e desconforto. Por fim, pode ser que o hidratante simplesmente não funcione e deixe a pele do rosto seca.

    Na dúvida, escolha um hidratante facial adequado para cuidar das necessidades do seu rosto. Eles têm fórmulas e ingredientes ativos apropriados para essa região do corpo. Assim, você pode garantir mais maciez e suavidade nos seus cuidados faciais sem se preocupar com efeitos colaterais indesejados.

    É BOM PASSAR HIDRATANTE NO CORPO ANTES DE DORMIR?

    Sim! A hidratação corporal noturna não é só uma boa ideia, mas faz parte de uma rotina de skin care eficaz para os cuidados pessoais. Durante a noite, o corpo entra em um processo de regeneração e descanso, o que ajuda a pele a absorver melhor os ingredientes da sua skin care noturna.  

    Além disso, a hidratação corporal noturna ajuda a relaxar a pele para uma noite de sono mais tranquila e prazerosa, além de melhorar sua textura e prevenir a perda de umidade. Lembre-se apenas de deixar a pele absorver completamente o produto antes de deitar para prevenir manchas na roupa de cama e travesseiros.

    O QUE SUBSTITUI O HIDRATANTE CORPORAL?

    Às vezes, pode ser necessário substituir o seu hidratante corporal por outra matéria-prima ou produto caseiro. Isso pode acontecer por vários motivos, como reações alérgicas na pele por algum componente da fórmula, escassez do produto que você usa ou alguma orientação médica. 

    Quando for preciso trocar, busque por alternativas como:

    ÓLEO DE BANHO

    Adicione algumas gotas à água do seu banho para hidratar a pele e criar uma camada protetora que impede a perda da umidade. Em geral, as fórmulas de óleos de banho vem com aditivos emolientes como óleo de jojoba e óleo de amêndoas, que ampliam a maciez na pele.

    CREME DE ALOE VERA

    Também conhecida como babosa, é uma planta com alta concentração de água, antioxidantes, nutrientes e vitaminas. Além disso, ela também tem ação calmante e protetora, sendo facilmente absorvida pela pele

    MANTEIGAS CORPORAIS E ÓLEOS NATURAIS

    Podem ser aplicados diretamente na pele para efeitos hidratantes. Além das opções já mencionadas anteriormente, experimente também o óleo de argan e a manteiga de manga como fontes ricas em nutrientes.

    HIDRATANTE CORPORAL CASEIRO

    Manufaturar o seu próprio hidratante não é tão difícil quanto parece. Escolha bem os ingredientes, como óleos naturais, manteiga de karité e azeite de oliva. Para adicionar fragrância, use óleos essenciais do seu agrado, como lavanda, hortelã-pimenta e laranja.

    Gostou das dicas sobre hidratação corporal? Para saber mais sobre cremes e loções hidratantes, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care e qualidade de vida com o nosso toque que transforma. Confira também as novidades do mundo NIVEA!

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA