Os sinais de idade, como rugas e linhas de expressão, são uma preocupação comum conforme começamos a envelhecer. No pescoço, rosto e colo, porém, esses sinais costumam ser mais visíveis e até mais incômodos.

Neste guia completo, NIVEA quer te ajudar a entender as causas, prevenção e tratamentos da flacidez no pescoço, mas também vamos te ajudar a lidar com esse aspecto tão natural do processo de envelhecimento.

Lembre-se de que a sua beleza é única, em todas as formas e idades, e confira nossas dicas de beleza no blog NIVEA.

    O QUE PROVOCA FLACIDEZ NO PESCOÇO?

    A flacidez no pescoço é causada por uma série de fatores, sendo o envelhecimento e a perda de colágeno os principais. Esses fatores são inevitáveis ao longo da vida, mas é possível minimizar os danos e prolongar o efeito de pele firme, evitando a flacidez por mais tempo.

    Vamos ver alguns exemplos de fatores que contribuem para a flacidez no pescoço:

    Envelhecimento

    O envelhecimento natural é a principal causa da flacidez no pescoço. À medida que envelhecemos, nossa pele perde elasticidade e firmeza devido à diminuição na produção de colágeno e elastina. Além disso, a gordura e os músculos do pescoço podem enfraquecer ao longo do tempo, contribuindo para a flacidez;

    Perda de colágeno

    O colágeno é uma proteína fundamental que mantém a pele firme e elástica. Conforme a pele amadurece, a produção de colágeno diminui, resultando na perda de sustentação da pele e na formação de rugas e flacidez;

    Exposição ao sol

    A exposição excessiva ao sol sem proteção adequada pode acelerar o processo de envelhecimento da pele. Os raios ultravioletado sol danificam o colágeno e a elastina, levando à perda de elasticidade e à flacidez;

    Genética

    A predisposição genética desempenha um papel importante na flacidez da pele. Se seus pais ou familiares próximos têm histórico de flacidez no pescoço, você pode estar mais suscetível a desenvolver esse problema;

    Hábitos de vida

    Fatores de estilo de vida, como tabagismo e dieta inadequada, podem contribuir para a flacidez. O tabagismo diminui a circulação sanguínea na pele e prejudica a produção de colágeno, enquanto uma dieta pobre em nutrientes essenciais pode afetar a saúde da pele.

    COMO EVITAR A FLACIDEZ NO PESCOÇO?

    Como vimos, a flacidez no pescoço é influenciada pelo processo natural de envelhecimento, mas pode ser intensificada por fatores externos e maus hábitos. Isso significa que é impossível evitá-la completamente, mas algumas medidas preventivas podem ser tomadas para retardar esse processo:

    Proteja-se do sol

    Use protetor solar todos os dias, em todas as áreas expostas ao sol. Capriche no rosto e pescoço, pois a pele dessas áreas é muito sensível aos raios solares;

    Hidrate sua pele

    Mantenha a pele do pescoço bem hidratada com produtos específicos para previnir rugas e flacidez, como um hidratante antissinais;

    Cultive bons hábitos

    Pode parecer clichê, mas é muito importante fazer exercícios físicos, beber bastante água e ter uma dieta saudável. Alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas ajudam a manter a pele firme;

    COMO TRATAR FLACIDEZ NO PESCOÇO?

    Se a flacidez no pescoço é um problema para você, existem vários tratamentos e procedimentos que podem ajudar a melhorar a aparência da pele do pescoço. 

    Alguns deles podem ser feitos em casa, outros são intervenções mais sérias que necessitam de acompanhamento profissional. 

    Separamos algumas opções para você, mas lembre-se sempre que consultar um dermatologista ou cirurgião plástico é sempre uma boa opção para discutir as melhores soluções para suas necessidades individuais.

    Cirurgia para flacidez no pescoço

    Para casos mais avançados de flacidez no pescoço, a cirurgia é uma opção a ser considerada.

    O lifting cervical, ou cervicoplastia, é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção do excesso de pele e o reposicionamento dos músculos para melhorar a firmeza e o contorno do pescoço.  

    Mas além desse procedimento, existem várias opções de tratamentos estéticos não cirúrgicos para tratar a flacidez no pescoço. Esses tratamentos são menos invasivos, e funcionam muito bem.

    Preenchimento dérmico

    Os preenchimentos dérmicos são injeções com ácido hialurônico que podem ser aplicados na área do pescoço para preencher rugas e linhas finas. Além disso, elas ajudam ahidratar a pele e estimular a produção de colágeno, dando uma aparência mais firme e rejuvenescida;

    Radiofrequência

    É um tratamento que utiliza energia de radiofrequência para aquecer as camadas mais profundas da pele. Isso estimula a produção de colágeno e melhora a firmeza da pele.

    Ultrassom focado

    É  um tratamento que estimula o colágeno na pele do pescoço e áreas próximas. Os resultados podem levar alguns meses para aparecer e podem durar até um ano ou mais;

    Laser

    Existem várias tecnologias a laser disponíveis para tratar a flacidez no pescoço. Os tratamentos a laser fracionado estimulam a produção de colágeno e melhoram a textura e a firmeza da pele;

    Microagulhamento

    O microagulhamento envolve a utilização de pequenas agulhas para criar microlesões na pele, estimulando a produção de colágeno. Pode ser feito no rosto também, para remover hiperpigmentação ecicatrizes de acne;

    Vale reforçar que, independentemente do seu tratamento preferido, é importante consultar profissionais da saúde preparados para lidar com o seu caso e discutir todos os detalhes e particularidades da sua pele.

    Tratamentos caseiros para flacidez no pescoço

    Se intervenções cirúrgicas parecem demais para você, existem tratamentos caseiros para a flacidez no pescoço que podem ajudar nos cuidados. Separamos algumas ideias que podem ser incorporadas com facilidade à sua rotina de skin care, confira:

    Creme para flacidez no pescoço

    Existem muitas opções de cremes hidratantes específicos para a flacidez no pescoço. São opções não invasivas que podem ajudar a melhorar a firmeza da pele.

    Esses produtos geralmente contêm ingredientes como retinol, ácido hialurônico e antioxidantes, que auxiliam na estimulação do colágeno e na hidratação da pele. 

    Use um creme hidratante específico para essa área e aplique-o diariamente. A hidratação ajuda a melhorar a elasticidade da pele.

    Além disso, você pode optar por usar máscaras faciais regularmente, sejam elas caseiras ou industrializadas. Ingredientes como aloe vera e iogurte natural podem ser usados para criar máscaras naturais que melhoram a elasticidade e a hidratação da pele do pescoço.di

    Não se esqueça também do protetor solar, ele é essencial para proteger o pescoço dos danos causados pelo sol.

    Lembre-se que, para obter resultados reais, é muito importante ter consistência com o uso. Isso significa usar regularmente, conforme as instruções, e ser paciente, pois os resultados geralmente levam um tempo para aparecer.

    Exercícios para acabar com flacidez no pescoço

    Praticar exercícios localizados, especialmente para o pescoço, pode ajudar a fortalecer os músculos da região, melhorando a aparência da flacidez. 

    Aqui estão alguns exemplos de exercícios simples que você pode fazer:

    Inclinação da cabeça

    Incline lentamente a cabeça para trás, olhando para o teto. Mantenha essa posição por alguns segundos e depois retorne à posição inicial. Repita esse movimento algumas vezes;

    Orelha no ombro

    Incline a cabeça para o lado, tentando tocar a orelha no ombro. Fique assim por alguns segundos e depois repita o movimento do outro lado;

    Bochechas infladas

    Encha as bochechas com ar, mantenha por alguns segundos e solte o ar lentamente. Repita algumas vezes;

    Yoga facial

    O yoga facial é uma técnica famosa que envolve diversos movimentos e expressões faciais que estimulam os músculos do pescoço e do rosto. Um exemplo é sorrir amplamente e, em seguida, esticar os lábios para um beijo;

    Você também pode optar pela massagem facial, que consiste em usar óleos naturais ou vitamina E para tonificar a área do pescoço. Use movimentos circulares para estimular a circulação sanguínea e a produção de colágeno. 

    É importante ser consistente também com os exercícios ou com a massagem! Fazê-los regularmente ajuda a garantir resultados visíveis ao longo do tempo.

    Tenha cuidado ao realizar movimentos repetitivos, e evite movimentos bruscos que possam causar dores ou desconforto. Se sentir qualquer sintoma diferente, lembre-se de consultar um médico.

    QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA FLACIDEZ NO PESCOÇO?

    A escolha do tratamento mais adequado para a flacidez no pescoço depende de vários fatores individuais, como o grau de flacidez e as necessidades individuais de cada um, além das expectativas de resultados. 

    Os resultados dos tratamentos caseiros podem variar de pessoa para pessoa, e a consistência é fundamental. Por isso, em casos de flacidez mais severa, os procedimentos cirúrgicos podem ser a melhor opção.

    Tente avaliar as diferentes opções de tratamento para a flacidez no pescoço para escolher a mais adequada para suas necessidades e objetivos. 

    Mas lembre-se que é importante consultar um dermatologista ou especialista em estética para avaliar qual procedimento é o mais apropriado para o seu caso.

    COMO DISFARÇAR FLACIDEZ NO PESCOÇO?

    Por último, trouxemos algumas dicas para te ajudar a disfarçar a flacidez no pescoço de forma temporária. Essas estratégias não resolvem o problema, mas podem ser uma boa solução para um problema mais imediato.

    Aqui estão algumas dicas para disfarçar a flacidez no pescoço:

    Maquiagem

    O uso de maquiagem e corretivos específicos para o pescoço pode ajudar a disfarçar imperfeições e rugas. Opte por produtos que tenham uma boa cobertura e que combinem com o tom da sua pele.

    Colares e lenços

    Acessórios como colares e lenços podem desviar a atenção da área do pescoço. Escolha acessórios que complementam seu estilo e os use de forma criativa para direcionar o olhar para outras partes do corpo.

    Roupas de gola alta

    Roupas de gola alta podem esconder a flacidez no pescoço e dar a ilusão de uma pele mais firme. Essa é uma opção prática para disfarçar a área quando desejado;

    Penteados e cabelos soltos

    Penteados que mantêm o cabelo solto ou ao redor do pescoço podem criar a impressão de uma linha de mandíbula mais definida. Experimente diferentes estilos de cabelo para ver qual funciona melhor para você.

    É importante lembrar que o verdadeiro segredo para ter uma pele bonita é a individualidade de cada um. A flacidez no pescoço é um processo natural e saudável, e isso sim é lindo! O mais importante é se sentir bem e confiante em sua própria pele.

    No entanto, é normal ficar incomodado com características que afetam nossa auto estima, por isso, aproveite todas as dicas de beleza e saúde no Blog NIVEA e conecte-se com nosso toque que transforma.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA

    Rosto

    13 produtos

    Corpo

    67 produtos

    Hidratação

    22 produtos