Já parou para pensar que cada celulite é de um jeito? Isso acontece porque os graus de celulite são diferentes, cada um com suas características próprias. Por isso, uma boa rotina de skin care precisa ter produtos e cuidados voltados para as necessidades da sua pele. 

Sabendo disso, a NIVEA buscou referências científicas para explicar quais são os diferentes graus de celulite, como eles se manifestam na pele e quais as soluções mais apropriadas. Sofrer por celulite é coisa do passado: com as nossas dicas, você pode deixar sua pele mais bonita e elevar a autoestima. Confira!   

Continue lendo e confira nossas dicas sobre tratamento estético para celulite!

    NÍVEIS DE INTENSIDADE DAS CELULITES

    A celulite é um acúmulo de gordura debaixo da pele, principalmente no abdômen, nádegas e coxas. Apesar de se manifestar mais na pele feminina, pode também aparecer em homens. 

    Além disso, a celulite não está ligada necessariamente ao excesso de peso, pois também aparece na pele de mulheres mais magras. 

    Fatores genéticos e alterações hormonais são os fatores que mais colaboram para o surgimento da celulite. Outras possíveis causas são o acúmulo de gordura localizada e problemas de oxigenação sanguínea causados por hábitos alimentares ruins e sedentarismo.

    De acordo com o método chamado Cellulite Severity Scale (Escala de Severidade da Celulite), existem alguns tipos e intensidades de celulite. Para classificar a sua celulite em uma dessas intensidades, é preciso levar em consideração alguns aspectos clínicos, como: 

    • O número e a profundidade das depressões; 
    • O aspecto das áreas mais elevadas da celulite;
    • A ocorrência de lesões elevadas; 
    • A presença de flacidez; 
    • Os graus da classificação antiga. 

    Os itens acima recebem uma pontuação que vai de zero (0) a três (3). A soma total dos pontos é comparada com uma tabela de intensidade composta por “leve”, “moderada” e “grave”. A classificação fica assim: 

    • Leve (1 a 5 pontos);
    • Moderada (6 a 10 pontos);
    • Grave (11 a 15 pontos).

    QUAIS SÃO OS GRAUS DE CELULITE?

    Além dos níveis de intensidade, também é possível fazer uma classificação pelos graus de celulite. Eles são divididos em quatro escalas e são essenciais para o método Cellulite Severity Scale. Conheça cada um deles:

    Celulite Grau 1

    É o estágio considerado leve. A pele não apresenta ondulações ou irregularidades de maneira visível. Só é possível enxergar os “furinhos” ao comprimir ou apertar a pele;

    Celulite Grau 2

    É o estágio considerado de leve a médio. Neste grau, a similaridade com a “casca de laranja” já pode ser percebida de maneira visível, sem comprimir ou apertar a pele;

    Celulite Grau 3

    O estágio moderado da celulite. Aqui, os nódulos são claramente perceptíveis;

    Celulite Grau 4

    O último estágio, considerado grave. Aqui, a celulite pode ser dura e pode haver a ocorrência de vários nódulos, associados à “casca de amêndoa”. Há também inchaço, comprometimento da circulação sanguínea e a pele pode ficar com aspecto acolchoado.

    COMO CUIDAR DA CELULITE PELO GRAU DE GRAVIDADE? 

    É importante mencionar que muitas vezes, a celulite é uma condição apenas estética e muitas pessoas convivem com ela sem nenhum tipo de desafeto. No entanto, existe uma parcela de homens e mulheres que preferem encontrar uma forma de tratamento para amenizar as questões relacionadas à autoimagem

    Nenhuma forma de tratamento para celulite é definitiva. Existe a possibilidade de reduzir a aparência da celulite, melhorando a textura da pele e a circulação sanguínea da área afetada. Seja como for, a recomendação é sempre consultar o seu dermatologista para uma opinião mais embasada.

    5 CUIDADOS PARA CELULITE DE GRAU 1

    A celulite grau 1 é a forma mais leve de celulite. Nela, as irregularidades na pele são pouco visíveis e não causam dor alguma. O tratamento para celulite grau 1 geralmente se concentra em hidratar a pele, melhorar a textura da pele, estimular a circulação sanguínea e prevenir o agravamento do quadro. 

    Alguns tratamentos comuns para celulite grau 1 são:

    1 - Cremes e loções de uso tópico

    Ao escolher o seu cosmético para celulite, procure por ingredientes ativos como cafeína, retinol, extratos de plantas e outros compostos que podem ajudar a melhorar a circulação, estimular a quebra de gordura e promover a firmeza da pele. 

    Em geral, o uso desses produtos é feito de forma regular e prolongada para oferecer benefícios visíveis, e a eficácia desse tratamento pode variar dependendo da sua pele;

    2 - Massagem com rolos e escovas

    O estímulo físico da região é uma técnica simples e acessível que pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, estimular o sistema linfático e suavizar a aparência da celulite. 

    Essa técnica consiste na aplicação de uma pressão suave sobre a pele, usando um rolo de massagem ou uma escova de cerdas macias, em movimentos circulares e ascendentes na região afetada;

    3 - Terapia de radiofrequência

    Essa técnica consiste em um tratamento não invasivo que utiliza energia de radiofrequência para aquecer as camadas mais profundas da pele. Assim, a produção de colágeno é estimulada, o que geralmente melhora a elasticidade da pele e suaviza a aparência da celulite. 

    A terapia de radiofrequência também pode ajudar na redução do acúmulo de gordura nas áreas de aplicação;

    4 - Tratamentos com laser

    Técnicas como a terapia de luz pulsada intensa (IPL) ou o laser fracionado não ablativo podem ser eficazes no tratamento da celulite grau 1. O laser também estimula a produção de colágeno, melhora a textura da pele e suaviza a aparência da celulite.

    5 - Alimentação saudável e exercícios físicos

    Comer bem e se exercitar pode ser tanto uma forma de tratamento quanto de prevenção contra o surgimento da celulite de grau 1. 

    Procure adotar um estilo de vida ativo e uma dieta rica em nutrientes e baixo teor de gordura e açúcar.

    5 CUIDADOS PARA CELULITE DE CELULITE GRAU 2

    Como uma forma moderada dessa condição, a celulite grau 2 tem irregularidades mais visíveis na pele, principalmente quando a pessoa está de pé ou sob compressão. 

    Além dos tratamentos sugeridos para a celulite grau 1, existem algumas opções adicionais que também podem ajudar a melhorar a aparência da pele. Aqui estão alguns tratamentos comuns:

    1 - Tratamentos com ondas de choque

    Também conhecida como terapia de ondas acústicas, é um tratamento que utiliza ondas sonoras de alta energia para estimular a circulação sanguínea, promover a formação de colágeno e reduzir a aparência da celulite.

    Esse tratamento pode ajudar a suavizar a textura da pele e melhorar a aparência dos nódulos celulíticos.

    2 - Mesoterapia

    A mesoterapia é um tratamento que envolve a aplicação de substâncias na camada de tecido gorduroso abaixo da pele, através de microinjeções. Elas podem ser enzimas, vitaminas, minerais e outros compostos que ajudam a melhorar a circulação, quebrar as células de gordura e melhorar a textura da pele.

     Para a mesoterapia, o dermatologista geralmente recomenda um determinado número de sessões e intervalo entre as aplicações;

    3 - Tratamentos a vácuo

    Essa técnica envolve a utilização de um dispositivo que aplica sucção e rolamento na pele. Isso estimula a circulação sanguínea, melhora a drenagem linfática e ajuda a reduzir a aparência da celulite. 

    Esses tratamentos geralmente são realizados em uma série de sessões, como a endermologia;

    4 - Carboxiterapia

    Esse tratamento usa dióxido de carbono medicinal injetado na pele para melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos. Isso pode ajudar a reduzir a aparência da celulite, estimular a produção de colágeno e melhorar a textura da pele.

     Em geral, são necessárias múltiplas sessões para resultados satisfatórios.

    5 - Ultrassom focalizado

    O último tratamento da lista utiliza ondas de ultrassom de alta intensidade para direcionar e destruir as células de gordura nas camadas mais profundas da pele. Esse tratamento é feito em sessões e pode ajudar a reduzir a gordura localizada e melhorar a aparência da celulite.

    5 CUIDADOS PARA CELULITE DE CELULITE GRAU 3

    As irregularidades na celulite grau 3 são mais visíveis, o que envolve abordagens e tratamentos mais intensivos. Isso pode incluir as opções de tratamento mencionadas antes, além de procedimentos mais invasivos. Conheça algumas soluções para esse grau mais moderado da celulite:

    1 - Tratamentos com radiofrequência fracionada

    É uma forma avançada de tratamento com radiofrequência que utiliza uma combinação de caloremicroagulhas para estimular a produção de colágeno e melhorar a aparência da pele. 

    Esse tratamento pode ajudar a suavizar a textura da pele, melhorar a firmeza da pele e reduzir a aparência dos nódulos celulíticos;

    2 - Lipoaspiração

    Um dos procedimentos mais conhecidos, a lipoaspiração é a remoção do excesso de gordura das camadas profundas da pele através de um procedimento cirúrgico. 

    Ela não é especificamente um tratamento para celulite, mas pode ajudar a melhorar a aparência da celulite grau 3 ao reduzir o acúmulo de gordura escondida;

    3 - Subcisão

    Um procedimento minimamente invasivo em que o profissional insere uma agulha sob a pele para romper as fibras de colágeno que contribuem para a formação dos nódulos celulíticos. Isso ajuda a suavizar a aparência da celulite ao soltar os tecidos;

    4 - Tratamentos com laser de diodo

    Uma opção de tratamento a laser adicional, utilizando energia de laser para aquecer as camadas profundas da pele e quebrar os triglicerídeos armazenados em ácidos graxos e glicerol. Assim, eles são liberados pelo corpo por meio da circulação linfática;

    5 - Cirurgia de lifting de coxas

    Para casos mais graves da celulite grau 3, a cirurgia de lifting de coxas (também conhecida como dermolipectomia de coxas) é uma opção viável.

    Esse procedimento remove o excesso de pele e gordura das coxas, melhorando consideravelmente a aparência da celulite localizada na região.

    4 CUIDADOS PARA CELULITE DE CELULITE GRAU 4

    A celulite grau 4 é a forma mais avançada e grave de celulite. Nela, as irregularidades na pele são muito visíveis e podem causar dor. 

    Quando a celulite chega nesse estágio, o tratamento geralmente envolve abordagens mais intensivas e pode incluir as opções de tratamento mencionadas anteriormente, além de procedimentos mais invasivos. Conheça as opções finais do tratamento para celulite:

    1 - Tratamentos combinados

    É comum uma abordagem combinada, usando várias técnicas e procedimentos diferentes para obter resultados mais significativos. 

    Isso pode envolver a combinação de tratamentos como radiofrequência, ultrassom, terapia de ondas de choque, subcisão, entre outros, tratando diferentes aspectos da celulite um de cada vez;

    2 - Tratamentos com laser de CO2 fracionado

    É uma opção de tratamento que utiliza energia de laser de dióxido de carbono para estimular a produção de colágeno, melhorar a textura da pele e reduzir a aparência da celulite. 

    Esse tratamento destrói células e substâncias orgânicas, renovando a pele e estimulando a produção de tecido novo. Por isso, ele é bem invasivo;

    3 - Tratamentos injetáveis

    Em alguns casos de celulite grau 4, pode ser considerado o uso de tratamentos injetáveis, como preenchedores dérmicos ou gordura autóloga

    Eles preenchem as depressões e suavizam a superfície da pele. Esses tratamentos ajudam a melhorar a aparência da celulite, proporcionando uma aparência mais uniforme;

    4 - Cirurgia de lifting corporal

    Nos casos mais graves de celulite grau 4, pode ser considerada a cirurgia de lifting corporal, como a abdominoplastia, a cirurgia de lifting de coxas ou a cirurgia de lifting das nádegas. Esses procedimentos cirúrgicos colocam os tecidos do corpo em sua posição original para tratar a flacidez e a celulite.

    E aí, gostou das dicas sobre celulite? Para saber mais sobre condições de pele, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care e qualidade de vida com o nosso toque que transforma. Também fique por dentro das novidades do mundo NIVEA!

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA