O meio ambiente proporciona soluções naturais e saudáveis como o óleo de amêndoas, um tipo de óleo vegetal com propriedades importantes para a hidratação corporal. A NIVEA, pioneira em cosméticos, trouxe esse ativo para o catálogo de produtos para proporcionar carinho aliado à sustentabilidade

Ele está presente em cremes e loções hidratantes, nos cuidados labiais. Quer saber como o óleo de amêndoas pode deixar sua pele ainda mais macia e revolucionar a sua rotina de skin care? Então confira as nossas dicas! 

    PARA QUE SERVE O ÓLEO DE AMÊNDOA?

    O óleo de amêndoas tem duas propriedades principais nos cuidados com a pele. A primeira é a sua ação emoliente. Isso quer dizer que ele age amolecendo e suavizando a pele, criando uma película protetora que ajuda a reduzir a perda de umidade e manter a pele hidratada por mais tempo. 

    Esse tipo de efeito é especialmente benéfico para a pele seca, pois ajuda a reverter sintomas como a desidratação e a aspereza da pele por conta da hidratação profunda proporcionada. 

    A segunda propriedade é agir como anti-inflamatório e calmante, aliviando alguns tipos de irritação na pele como vermelhidão e coceira. Por essa razão, o óleo de amêndoas também é um ativo recomendado para a pele sensível e pessoas com doenças de pele como eczema e dermatite.

    QUAL A DIFERENÇA ENTRE AMÊNDOAS DOCES E AMÊNDOAS AMARGAS?

    Uma curiosidade sobre o óleo de amêndoas é que ele é obtido a partir de uma espécie chamada amêndoa doce. Fruto da amendoeira, ela é amplamente usada na culinária por conta do seu sabor agradável, além de ser rica em fibras, minerais, vitaminas, é altamente nutritiva para o corpo e para a pele.

    Por sua vez, a amêndoa amarga é extraída de um tipo específico de amendoeira e contém substâncias tóxicas, sendo imprópria para o consumo e para skin care. Em geral, ela é usada como aromatizante na gastronomia e na perfumaria para dar uma nota de amargor aos sabores e fragrâncias.

    ÓLEO DE AMÊNDOAS: 5 BENEFÍCIOS PARA A PELE

    Além da hidratação, nutrição e efeitos anti-inflamatórios, o óleo de amêndoas ainda tem outras aplicações muito úteis para cuidar da pele. Isso torna esse tipo de óleo um ingrediente muito versátil tanto para ser usado puro ou na condição de ingrediente em fórmulas cosméticas

    Vamos conhecer algumas dessas vantagens!

    1 - ÓLEO DE AMÊNDOA PARA ESTRIAS

    Uma das propriedades do óleo de amêndoas é a vitamina E, um poderoso antioxidante que ajuda a dar mais elasticidade para a pele. Ajuda com as estrias pois é formada por uma ruptura nas fibras de colágeno e elastina, duas proteínas responsáveis pela resistência, firmeza e flexibilidade da pele. 

    Essa ruptura é causada pelo estiramento excessivo dos tecidos da pele, normalmente ao longo do processo de crescimento humano, em casos de ganho de peso ou durante a gravidez. Por ser uma espécie de cicatriz, as estrias recebem grande ajuda do potencial de regeneração da pele do óleo de amêndoas.

    2 - ÓLEO DE AMÊNDOA PARA GESTANTES 

    Para prevenir estrias durante a gestação, é recomendado aplicar o óleo de amêndoas em áreas onde existe maior propensão para o estiramento de pele, como o abdômen, coxas e seios. Além disso, nosso óleo vegetal preferido também é recomendado para potencializar a hidratação da pele. 

    A razão disso é que as alterações hormonais que ocorrem no corpo da gestante podem deixar a pele mais seca e sensível. Essas mesmas mudanças hormonais podem causar coceira e desconforto na pele, o que pode ser aliviado com aplicações diárias do óleo de amêndoas.

    3 - CUIDADOS COM AS MÃOS

    As mãos são uma área propensa à rugosidades e calos, que ficam mais fáceis de serem removidos com a ação emoliente do óleo de amêndoas. Além disso, ele é ótimo para o fortalecimento das unhas e das cutículas, prevenindo a quebra e o ressecamento e facilitando os cuidados com as mãos

    A aplicação do óleo de amêndoas puro ou combinado com outros ativos pode ser feita com uma massagem suave nas mãos limpas e secas. Não é preciso usar quantidades muito grandes, pois ele é facilmente absorvido pela pele.

    4 - ÓLEO DE MASSAGEM

    E por falar em massagem, o óleo de amêndoas é um dos ativos mais recomendados para massagear a pele. Ele tem uma textura leve e suave que facilita o deslizamento, ajudando a amenizar o atrito ou desconforto entre as mãos do massagista e o seu corpo. 

    Suas propriedades calmantes e hidratantes tornam o procedimento com óleo de amêndoas uma massagem terapêutica, pois ajuda a suavizar a pele e tornar o alívio da tensão muscular mais eficaz. Além disso, ele é compatível com todos os tipos de pele por ser menos propenso a causar reações alérgicas e irritações.

    5 - TRATAMENTO CAPILAR

    Uma parte da nossa pele que não podemos esquecer é o couro cabeludo. A aplicação do óleo de amêndoas ajuda a nutrir essa região e manter sua saúde e equilíbrio, criando um ambiente propício para o crescimento de fios fortes e saudáveis. 

    Ainda sobre os fios, esse óleo ajuda a proteger o cabelo contra danos externos causados por exposição ao sol, poluição e o uso excessivo de equipamentos de calor como secadores e chapinhas. Ele também estimula o crescimento e o fortalecimento dos fios, proporcionando resistência à queda de cabelo.

    4 BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE AMÊNDOAS NO ROSTO

    O rosto é uma das regiões mais sensíveis do corpo e, por isso, precisa ainda mais dos cuidados que o óleo de amêndoas pode proporcionar. Além dos benefícios tradicionais, como propriedades hidratantes e anti-inflamatórias, o rosto ainda ganha um pouco mais de carinho presenteado pela natureza.

    1 - OLHEIRAS

    Quando a causa das olheiras está relacionada a condições de pele, como o envelhecimento precoce ou vasodilatação, o óleo de amêndoas pode melhorar a aparência. A vitamina E ajuda a combater os radicais livres que envelhecem a pele, e as propriedades calmantes do óleo amenizam os efeitos da falta de sono.

    No entanto, é importante observar que alguns tipos de olheiras são causados por herança genética, estresse e maus hábitos, como consumo de álcool e tabagismo. Algumas olheiras são fruto de hiperpigmentação, mas não há evidências conclusivas sobre o óleo de amêndoas clarear a pele.

    2 - CUIDADO COM OS LÁBIOS

    Presente nas fórmulas de muitos hidratantes labiais, o óleo de amêndoas também ajuda a prevenir o ressecamento da boca e a recuperar irritações ou machucados. Isso é particularmente recomendado principalmente em épocas de clima frio, ou em dias com vento ou sol intenso


    Lábios sem a hidratação adequada podem rachar e formar feridas, que atuam como janela para infecções causadas por bactérias e germes. Assim, o poder de nutrição e reparação do nosso óleo vegetal também ajuda a prevenir doenças dos lábios como a herpes ou a queilite.

    3 - MAQUIAGEM

    Antes de aplicar a maquiagem no rosto, você pode usar o óleo de amêndoas como um primer natural. Isso ajuda a hidratar e preparar a pele do rosto para receber outros produtos. Ele também é indicado para remover a maquiagem, atuando como uma versão natural e alternativa aos demaquilantes e água micelar.

    Isso é particularmente útil quando usado com maquiagem à prova d’água ou maquiagem de longa duração. Mas você não precisa parar aqui: produtos como o pó compacto ou pó matificante podem ressecar ou agredir o rosto, por isso use o óleo de amêndoas novamente para hidratar e acalmar a sua pele.

    4 - ÓLEO DE AMÊNDOAS PARA MANCHAS  NO ROSTO

    Algumas pessoas relatam que o óleo de amêndoas pode ajudar a clarear manchas escuras no rosto devido às suas propriedades emolientes e à presença de vitamina E, que pode promover a regeneração da pele. No entanto, os resultados podem variar de pessoa para pessoa e pelo tipo de mancha, que podem ser causadas por diversos fatores como hormônios, idades, exposição solar, melasma, entre outros.

    Gostou das dicas sobre o óleo de amêndoas? Para saber mais sobre ingredientes naturais, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care e qualidade de vida com o nosso toque que transforma. Confira também nossas novidades do mundo NIVEA.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA

    Corpo

    99 produtos

    Rosto

    122 produtos

    Desodorantes

    73 produtos

    Tipo de pele

    109 produtos