Curtindo o sol na praia ou explorando atividades ao ar livre, a vontade de conquistar aquele tom dourado e saudável no verão é sempre grande. 

Nesse período, é natural que surjam dúvidas sobre quais tipos de bronzeamento são mais adequados para a nossa pele. 

Pensando nisso, NIVEA trouxe informações essenciais para te ajudar a escolher entre os métodos de bronzeamento disponíveis. 

Confira como otimizar seu bronzeado ao mesmo tempo em que garante os cuidados indispensáveis que a sua pele merece.

    BENEFÍCIOS DO BRONZEAMENTO

    A exposição ao sol pode ser uma aliada maravilhosa para nossa saúde e bem-estar, desde que feita com carinho e responsabilidade. 

    Os raios solares são uma fonte natural de vitamina D, vital para nossos ossos e sistema imunológico! Além disso, a luz do sol tem o incrível poder de melhorar nosso humor, estimulando a produção da serotonina, o hormônio da felicidade.

    Muita gente ama pegar um bronzeado, seja por esses benefícios incríveis ou pelo tom dourado e radiante que o sol deixa na pele. O bronzeado saudável disfarça marcas na pele, deixa a pele uniforme, renova o visual e a autoconfiança. 

    Claro, esses benefícios do bronzeamento natural, ou seja, proveniente do sol, devem ser utilizados com cuidado e apenas em quantidades regulares. 

    O tempo ideal para absorver os benefícios do sol costuma ser 15 minutos por dia, então não exagere! Esse tempo é essencial para absorvermos vitamina D e nos mantermos saudáveis.

    BRONZEAMENTO NATURAL

    O bronzeamento natural obtido pela exposição ao sol é uma maneira gradual e saudável de adquirir aquele tom dourado desejado.

    Diferente dos métodos artificiais, como o bronzeamento em câmaras, o processo natural permite um controle maior sobre a exposição aos raios solares.

    Por isso mesmo, apesar dos riscos associados à exposição excessiva ao sol, ele costuma ser mais saudável do que algumas formas de bronzeamento artificial, como o bronzeamento em câmeras. 

    Isso porque você pode controlar a quantidade de exposição e escolher horários adequados, além de ser mais duradouro.

    Ainda assim, é preciso tomar medidas para se proteger do sol, então use e abuse do protetor solar. Se você quiser usar bronzeador, opte por aqueles com FPS, pois diminuem o impacto dos raios solares. 

    Escolha também horários adequados, antes das 10h da manhã ou depois das 15h. Assim, você garante um bronzeado bonito e seguro. 

    A prática do bronzeamento natural traz benefícios à saúde mental e física. Enquanto pega uma corzinha, você pode aproveitar e se divertir, realizar atividades ao ar livre ou praticar esportes.

    Apesar disso, o bronzeamento natural oferece alguns riscos, já que os próprios raios do sol podem ser prejudiciais à saúde. 

    Quando esses raios atingem os melanócitos, as células produzem mais melanina para se proteger. Por isso, todo bronzeado natural é, na verdade, um “machucado” nas suas células produtoras de melanina

    Quando isso acontece, deixamos nossa pele mais vulnerável às rugas, ao envelhecimento precoce e às queimaduras solares.

    BRONZEAMENTO ARTIFICIAL

    O bronzeamento artificial é um pouco diferente. A exposição solar não é necessária e, por isso, muitas pessoas o consideram mais saudável. Existe mais de uma forma de se bronzear artificialmente, e algumas são mais saudáveis do que outras. 

    Os autobronzeadores, por exemplo, apenas tingem a pele por meio de uma reação química. Já as camas de bronzeamento simulam os raios UV do sol. 

    Vamos conhecer melhor os tipos de bronzeamento artificial:

    AUTOBRONZEADOR

    O autobronzeador pode ser encontrado em cremes e sprays e é, basicamente, uma tinta que reage com a camada superior da pele para criar um bronzeado temporário

    Além dessas duas versões, que podem ser usadas em casa, alguns salões especializados oferecem bronzeamento a jato, que usa o mesmo ingrediente que os autobronzeadores. 

     Esses produtos contém um ingrediente ativo chamado di-hidroxiacetona (DHA), uma alternativa mais segura em comparação com a exposição à radiação UV. 

    Além disso, o autobronzeador costuma ser um pouco mais rápido do que o sol, já que apenas uma aplicação é o suficiente. Ele é uma ótima opção para um evento especial ou uma emergência.

    BRONZEAMENTO NA MÁQUINA

    O bronzeamento na máquina é uma forma de replicar os raios do sol: as camas de bronzeamento simulam com lâmpadas os raios UV e estimulam a produção de melanina na pele de forma super acelerada. 

    Apesar de parecer uma boa alternativa, as câmaras de bronzeamento artificial emitem três vezes mais raios UV do que o sol. Por isso são tão eficientes, mas também por isso fazem tão mal.

    Os raios UVA emitidos pelas camas penetram profundamente na pele e são associados a diversos tipos de câncer.

    QUAL O MELHOR TIPO DE BRONZEAMENTO?

    A busca pelo bronzeado perfeito não é nova e, para cada pessoa, existe uma resposta diferente. 

    Entre as opções disponíveis, o bronzeamento natural ao sol oferece uma abordagem gradual e saudável, aproveitando a luz solar para um resultado duradouro. Assim, você aproveita os benefícios do sol e pega uma corzinha sem usar produtos químicos. 

    Por outro lado, os autobronzeadores proporcionam uma alternativa imediata, sem exposição solar direta. Nesse caso, você evita os danos que os raios do sol podem causar, como rugas, queimaduras ou até hiperpigmentação. 

    Câmaras de bronzeamento, apesar da rapidez, levantam questões sobre segurança. Muito invasivas, elas não são um método recomendado em praticamente nenhum caso. 

    Agora, basta decidir, você é team sol ou team autobronzeador? Cada um tem seus benefícios e riscos para a pele, mas seja qual for a sua opção, equilíbrio e cuidado são essenciais para que o seu visual radiante também seja saudável!

    Por isso, lembre-se de sempre usar protetor solar quando for se expor ao sol, especialmente no rosto. Escolha um FPS adequado e reaplique sempre que for necessário. 

    Além disso, confira os ingredientes do autobronzeador antes de usá-lo, e evite alergias ou irritações na pele. 

    Por fim, lembre-se que a escolha do melhor tipo de bronzeamento depende das preferências individuais, estilo de vida e cuidados com a saúde da pele. O mais importante é o seu bem-estar!

    Aproveite o verão e cuide-se com carinho, e para mais dicas de beleza e bem-estar, continue acompanhando o blog NIVEA. Confira também as nossas novidades e outros artigos interessantes na nossa central de dicas!

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA