História da NIVEA

DIFERENTES TIPOS DE PELE. DIFERENTES NECESSIDADES.


Há mais de cem anos inventamos o cuidado moderno da pele com o NIVEA Creme. Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo, com diferentes tipos de pele, confiam na marca NIVEA. É por esta razão que nossos investigadores trabalham arduamente com a individualidade da pele humana e as diferentes necessidades de cuidado que surgem em função da cultura, do sexo e da idade. Seguindo esta abordagem, nas últimas décadas nós desenvolvemos inúmeros produtos inovadores de cuidado da pele — desde desodorizantes a produtos de proteção solar. Colaboramos com mais de 50 instituições em todo o mundo para assegurar que nossos produtos são adequados para a sua pele. Na nossa sede em Hamburgo, criamos inclusive o nosso próprio laboratório para a Ásia e a América Latina, onde realizamos pesquisas destinadas especificamente a tipos de pele e condições climáticas características dessas regiões. Fazemos isso para que um dia todas as pessoas do mundo possam depositar sua confiança nos produtos NIVEA.

Antes que a história de sucesso do NIVEA Creme pudesse começar, algo completamente diferente precisava ser inventado — Eucerit. Eucerit age como um emulsificante e combina óleo e água em uma mistura extremamente fina e estável. Felizmente, o Dr. Isaac Lifschütz tinha desenvolvido este emulsificante completamente novo no ano de 1911. O dermatologista Professor Paul Gerson Unna valorizava o conhecimento especializado do Dr. Lifschütz nesta área e apresentou-o ao Dr. Oscar Troplowitz, farmacêutico e co-fundador da Beiersdorf. Este último reconheceu imediatamente que a emulsão de água em óleo seria a base perfeita para um creme cosmético para a pele. Agora eles só precisavam de um nome. E para encontrá-lo, o Dr. Troplowitz só teve que olhar para o próprio creme. Após concluída, a emulsão tinha uma cor branca como a neve. O nome NIVEA deriva das palavras em latim “nix, nivis” e significa “neve”. Por isso, a tradução literal de NIVEA é “neve branca”.

1911

O químico Dr. Isaac Lifschütz inventa o emulsificante “Eucerit”, que tem a capacidade de produzir uma mistura estável de água e óleo. O farmacêutico e empresário Dr. Oscar Troplowitz reconhece o potencial da invenção e, juntamente com o dermatologista Prof. Paul Gerson Unna, desenvolve a “mãe de todos os cremes” – NIVEA. Após seu sucesso, a linha se expande — talco, sabonete e leite para o cabelo. Hoje, mantendo o espírito dos três pesquisadores, mais de 500 colaboradores trabalham conosco no departamento de pesquisa e desenvolvimento. Com o decorrer dos anos, nosso empenho e dedicação conduziram-nos a muitos avanços no cuidado da pele que hoje são dados como garantidos.

1914

Os transatlânticos e os primeiros hidroaviões ligam países e continentes, tornando as viagens de longa distância mais fáceis e possibilitando a expansão para os mercados internacionais. A recém-fundada Beiersdorf aproveita esta oportunidade: apenas três anos após o lançamento, é possível encontrar NIVEA Creme em todos os continentes. A esta altura, 42 por cento das vendas são geradas no exterior. Devido à sua fórmula estável, NIVEA Creme consegue suportar longas viagens em diferentes zonas climáticas. Hoje, NIVEA está disponível em mais de 200 países por todo o mudo.

Não são apenas as mulheres modernas de 20 e 30 anos que caracterizam a época — o homem do mundo tem um bigode. A NIVEA reconhece a necessidade do cuidado para a pele facial masculina antes e depois do barbear e, por isso, seu sabonete de barbear torna-se o primeiro produto especialmente desenvolvido para homens. O esporte e as atividades de lazer são cada vez mais populares na nossa sociedade. A palidez aristocrática é substituída pelo desejo de vitalidade e de um ligeiro bronzeado. Por coincidência, o diretor publicitário da Beiersdorf, Juan Gregorio Clausen, descobre três irmãos felizes, atrevidos e jovens. Em 1924, os Rapazes NIVEA tornam-se as novas estrelas da publicidade NIVEA. Simultaneamente, um novo conceito de design é lançado: NIVEA aparece pela primeira vez em sua famosa lata azul — um ícone da marca NIVEA até aos dias de hoje.

A primeira Boyband

1925

As Garotas NIVEA

As Garotas NIVEA

Muito embora programas televisivos de entretenimento, como “Ídolos”, “Britain's Got Talent” ou “Germany's Next Top Model” sejam comuns hoje em dia, este gênero de concursos de talentos não existia em 1925. Por isso, quando a NIVEA colocou um anúncio em um jornal de Berlim anunciando uma procura a nível nacional de três Garotas NIVEA, gerou-se um grande entusiasmo junto ao público. Especialmente porque a NIVEA não procurava modelos glamorosas, mas garotas comuns: “Não procuramos grandes beldades, garotas glamorosas vestidas para uma festa de gala, e sim meninas encantadoras com um aspecto saudável, natural e jovial.”. Uma jovem mãe, a Sr.ª Fröhlich de Flensburg, no norte da Alemanha, viu o anúncio e notou que suas três filhas, Margot, Elfriede e Hertha, seriam perfeitas. Quando o pai ouviu o plano, deixou bem claro que não queria que as filhas fossem “garotas-propaganda” — por isso a mãe as inscreveu sem contar para ele. Foi uma sorte para as meninas que ela o tenha feito, pois as irmãs Fröhlich acabaram derrotando mais de 1.000 outras candidatas e venceram o concurso. E a família nem sequer conhecia a NIVEA, pois eles tinham acabado de chegar à Alemanha vindos de Samoa, onde os produtos NIVEA não eram vendidos. O orgulhoso Sr. Fröhlich acabou então por aceitar a ideia de as filhas se tornarem as Garotas NIVEA e elas foram as estrelas dos novos anúncios. E, tal como os Rapazes NIVEA antes delas, pouco depois as irmãs Fröhlich eram recebidas com gritos alegres de “Olá, NIVEA!” onde quer que fossem.

1958

A década de 1950 é de euforia devido à recuperação da vitalidade, otimismo e dinamismo. Com a crescente prosperidade, cada vez mais pessoas têm a possibilidade de viajar. Ter carro próprio torna as pessoas móveis e os destinos mais populares são na região ensolarada do Sul. Itália é o novo destino dos sonhos para os alemães. O departamento de pesquisa NIVEA, já há algum tempo, tem realizado várias pesquisas sobre os efeitos dos raios solares na pele. Agora é o momento certo para satisfazer as necessidades do público: NIVEA desenvolve o spray Ultra-Oil — algo completamente novo. A aplicação descomplicada e a sensação agradável que o spray deixa na pele refletem o espírito libertador de toda uma geração. A bola NIVEA torna-se o acessório perfeito para as férias. Fácil de transportar e ainda mais fácil de encher, esta bola proporciona momentos de diversão para toda a família. Durante os últimos 40 anos, produzimos mais de 20 milhões de bolas e pessoas em todo o mundo a conhecem e adoram.

NIVEA TORNA-SE PIONEIRA EM PROTECÇÃO SOLAR

1963

A década de 1960 é uma época de rebeldia. Cada vez mais mulheres se afirmam também em suas famílias e no trabalho. Elas têm seus próprios interesses e menos tempo para as rotinas de beleza. Com NIVEA Milk, um novo tipo de emulsão, revoluciona o cuidado da pele. O “creme líquido” é fácil de aplicar, rapidamente absorvido e ao mesmo tempo assegura uma pele intensamente hidratada. Além disso, a NIVEA torna a vida de uma família moderna mais fácil em outra área: acompanhando o baby boom, a linha “Baby Fine” de produtos de cuidado é lançada para proteger a pele delicada do bebê. Com a nova linha de produtos NIVEA Baby, os pais de primeira viagem agora podem cuidar e proteger a pele delicada dos seus filhos recém-nascidos. Nossa linha de produtos para bebês inclui talco, produtos de banho, creme, sabonete e hastes flexíveis — e foi ampliada na década de 1990.

1975

Ao folhear as revistas de moda da época, uma coisa fica clara — chegou o sex appeal. Os biquínis estão cada vez menores, e as mais ousadas fazem topless na praia. Na década de 1970, os protetores solares mais seguros são cada vez mais relevantes. Os investigadores NIVEA desempenham um papel importante no desenvolvimento de métodos que determinem o fator de proteção solar. Isto possibilita, pela primeira vez, uma comparação direta da eficácia do protetor solar entre vários produtos. Assim, em 1975, a NIVEA já é capaz de indicar o fator de proteção solar de seus produtos.

1986

Hoje em dia, é normal os homens poderem escolher entre uma vasta seleção de produtos de cuidado da pele. Mas há 90 anos, o cuidado da pele para homens consistia em pouco mais do que água e sabonete. A NIVEA contribuiu muito para mudar isso. Depois do seu sabonete de barbear e creme de barbear, em 1980 a NIVEA voltou a ditar  tendências com seu bálsamo pós-barba sem álcool. O bálsamo pós-barba suave logo se torna um dos produtos favoritos dos homens, o que demonstra que os homens queriam e precisavam dos seus próprios produtos. Em 1986, surge a próxima grande inovação. A primeira linha de cuidado da pele destinada exclusivamente às necessidades da pele masculina a ocupar um lugar nos banheiros é NIVEA MEN. Hoje, NIVEA MEN inclui uma vasta gama de cremes, shampoos, produtos de modelagem, cuidado no banho e do corpo, cuidado facial e produtos anti-idade.

1998

A geração mais velha está mostrando sinais de um novo sentimento: autoconfiança. Esta geração tem dinheiro, sente-se jovem e é muito exigente quanto à sua qualidade de vida. Isto também tem um efeito no cuidado da pele. O departamento de pesquisa NIVEA estabelece a relação entre o envelhecimento e as necessidades da pele. O resultado é uma nova linha de cuidado para pele madura. Pela primeira vez, voltamos nossa atenção, intencional e diretamente, para as mulheres acima dos 50 anos. E o desenvolvimento continua — as técnicas computacionais e de imagem tornam-se mais eficientes, resultando em melhores possibilidades de analisar a pele. O departamento de pesquisa NIVEA está adquirindo novos conhecimentos sobre a estrutura e a função da nossa pele. A Beiersdorf usa essas informações para se tornar uma das primeiras empresas em 1998 a desenvolver um creme que contém um ingrediente presente na própria pele. Nos anos seguintes, a NIVEA usa o ingrediente coenzima Q10 em quase todas as categorias de produtos relevantes — desde NIVEA For Men a NIVEA Sun.

2011/2014

O aspecto radiante e bem cuidado começa a ganhar uma nova importância. Contudo, nosso estilo de vida é cada vez mais acelerado e estressante. Ainda assim, graças à NIVEA ninguém tem que abdicar dos momentos de cuidado e bem-estar. Isso porque a NIVEA inventa uma linha de produtos inovadores que proporcionam um cuidado de luxo em pouco tempo. Como resultado, em 2011 é lançada a primeira linha de desodorantes que praticamente não deixam resíduos brancos em tecidos pretos ou manchas amarelas em tecidos claros: NIVEA Invisible Black & White. É uma verdadeira revolução!

Seguiu-se uma outra inovação de destaque em 2014 quando In-Shower Body Lotion é introduzido no mercado. Perfeitamente adaptado à rotina diária de mulheres e homens modernos, este produto permite poupar bastante tempo, pois pode ser aplicado de forma rápida e simples durante o banho. E agora todos os dias são dias de loção corporal!

Tecnologia revolucionária anti-manchas para desodorantes

Inovação NIVEA Deodorant Black & White

A primeira loção corporal NIVEA para o banho

O que em 1911 começou como NIVEA Creme é hoje uma enorme família de marcas com mais de 500 produtos. Ao longo das décadas, a NIVEA desenvolveu diversos produtos inovadores de cuidado da pele. E as inovações não pararam. Com Natural Balance, a NIVEA se concentra na questão ambiental, um tema muito importante para muitas pessoas. É a primeira linha NIVEA altamente eficaz, feita sobretudo com ingredientes naturais parcialmente provenientes da agricultura biológica. Além disso, o NIVEA Q10plus, sérum anti-rugas com grânulos ativos — um produto com a mais elevada concentração do ingrediente natural da pele, o Q10, na linha anti-rugas NIVEA Q10plus — é lançado no mercado. Passado, presente e futuro — quando se trata do cuidado da pele, a NIVEA sempre estabelece novos padrões.