Erupções cutâneas como acne, cravos, espinhas e pústulas são alterações na aparência e na textura da pele. Elas são causadas por uma série de fatores, como infecções virais e infecções bacterianas, contato com substâncias irritantes, reações alérgicas e algumas condições dermatológicas. 

Para saber como tratar cada tipo de condição de pele, é importante conhecer suas características e particularidades. Por isso, a NIVEA preparou um guia explicativo para ampliar os seus conhecimentos sobre pele acneica e garantir um estilo de vida com mais autoestima e bem estar. Confira! 

    O QUE É ACNE? 

    Acne é uma doença de pele que ocorre quando os folículos capilares ficam obstruídos por sebo e células mortas da pele. Por essa razão, ela é mais comum na pele oleosa. Nesse cenário, bactérias crescem nesses folículos e causam inflamação na pele, resultando em cravos e espinhas no corpo e no rosto. 

    O período mais comum para o surgimento da acne é durante a puberdade, quando os hormônios sexuais como a testosterona começam a ser produzidos. No entanto, a pele acneica pode se manifestar em pessoas de todas as idades e em momentos distintos, como durante a gravidez ou na fase adulta.

    De acordo com a dermatologia, acne é caracterizada em quatro graus, sendo eles: 

    Grau 1 - Acne Comedônica

    Caracterizado por comedões (cravos) abertos ou fechados, é o grau mais leve de acne no corpo. Não apresenta muitas lesões inflamadas na pele, mas é possível notar pequenas protuberâncias vermelhas;

    Grau 2 - Acne Papulopustulosa

    Identificável pelo surgimento de pápulas e pústulas, além de comedões. As pápulas são pequenas protuberâncias vermelhas e elevadas na pele, semelhantes a espinhas. Nesse estágio, a acne começa a se tornar mais inflamatória; 

    Grau 3 - Acne Nódulo-cística

    É um estágio mais grave da doença, em que ocorre a manifestação de nódulos e cistos na pele. Essas lesões são maiores e mais profundas e podem ser bastante dolorosas. A acne nesse estágio é bastante inflamatória e pode causar cicatrizes na pele.

    Grau 4 - Acne Conglobata 

    O mais grave dos quatro, é caracterizado por lesões nodulares e císticas em todo o corpo. Além disso, pode ser acompanhada de outros sintomas, como febre, dor nas articulações e perda de peso. A acne nesse estágio pode causar deformidades na pele.

    O QUE SÃO CRAVOS? 

    Também conhecidos como comedões, os cravos são pequenos pontos pretos que surgem no corpo. Eles se formam quando o sebo e as células mortas da pele obstrui os poros da pele, criando uma pequena protuberância visível na epiderme, a camada mais superficial da pele. 

    Existem dois tipos de cravos: os cravos abertos, de cor preta, e os cravos fechados, de cor branca. A cor preta dos cravos dos cravos abertos não é sinônimo de sujeira, pois representa apenas o resultado da oxidação do sebo por ficar exposto ao ambiente.

    O QUE SÃO ESPINHAS?

    Espinhas são lesões inflamatórias que se desenvolvem quando as bactérias infectam os folículos capilares. As espinhas apresentam vermelhidão, inchaço e geralmente contêm pus. Elas podem ou não estar associadas a um quadro de acne, mas quase sempre são dolorosas e demoram a cicatrizar.

    Assim como os cravos abertos, as espinhas estão expostas ao ambiente, pois a abertura do folículo piloso permanece aberta. Ocorre, então, o processo de oxidação e a espinha fica vermelha e inflamada. 

    Um dos aspectos ligados ao surgimento de espinhas é a alimentação. Dietas ricas em açúcar, carboidratos refinados, gorduras saturadas e laticínios podem colaborar com o surgimento de espinhas no rosto e no corpo. 

    O QUE SÃO PÚSTULAS?

    Apesar de serem muito parecidas com as espinhas, as pústulas não são exatamente a mesma coisa. O nome “pústula” está relacionado a lesões inflamatórias que contém pus. No entanto, nesse caso, o folículo piloso está fechado assim como acontece com os cravos de cor branca. 

    Assim, a oleosidade e as células mortas ficam presas dentro do folículo, formando uma pequena bolha de pus na superfície da pele. Os locais mais comuns para o surgimento de pústulas são o rosto, peito e costas.

    OUTROS TIPOS DE ERUPÇÕES CUTÂNEAS

    Além de acne, cravos, espinhas e pústulas, existem outros tipos de condições de pele caracterizadas por erupções cutâneas. Algumas delas causam sintomas como manchas vermelhas, bolhas e descamação na pele. 

    MANCHAS VERMELHAS

    As manchas vermelhas na pele podem vir em diferentes tamanhos e formatos. Entre outros fatores, elas podem ser causadas por alergias, infecções e problemas de circulação sanguínea.  

    Em geral, as manchas vermelhas estão associadas à psoríase, uma doença autoimune que se manifesta sobretudo nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo. Outra possível conexão é com a rosácea, uma erupção cutânea que causa pequenos vasos sanguíneos na superfície da pele e vermelhidão no rosto.

    BOLHAS

    Bolhas são protuberâncias na pele preenchidas com líquido, podendo variar de tamanho e dimensão. Em geral, surgem por conta de fricção, queimaduras na pele, reações a produtos químicos e medicamentos, entre outras causas. 

    Existem algumas condições dermatológicas que podem provocar o surgimento de bolhas, como é o caso da herpes. Transmitida como uma infecção viral, ela afeta a pele ou as mucosas do corpo e pode ser contagiosa. 

    Um segundo exemplo é a varicela, outro vírus que provoca o surgimento de bolhas no corpo todo. A varicela é mais comum em crianças, mas pode também ser contraída por adultos. 

    DESCAMAÇÃO

    O terceiro e último exemplo de erupção cutânea é a descamação, ou seja, a perda da camada mais superficial da pele. Alergias e infecções fúngicas estão entre as principais causas da descamação, seguidas por psoríase e pelo excesso de exposição ao sol sem proteção solar

    Uma das principais doenças de pele causadoras da descamação é o eczema. Ele se manifesta como uma erupção cutânea crônica em qualquer parte do corpo, causando também vermelhidão e coceira. A ocorrência do eczema é mais comum em pessoas com herança genética da doença.

    COMO TRATAR ACNE, CRAVOS, ESPINHAS E PÚSTULAS?

    O tratamento de condições de pele como acne, cravos, espinhas e pústulas começa com uma boa rotina de skin care. O primeiro e mais importante passo é a limpeza facial: escolha um sabonete facial de sua preferência para limpar o rosto duas vezes ao dia, antes de dormir e após acordar. 

    Se for necessária uma limpeza profunda para remover os resíduos mais difíceis de alcançar, utilize tônicos faciais ou esfoliantes suaves. Os tônicos equilibram o pH da pele e ajudam a preparar o seu rosto para receber outros produtos, como o hidratante facial e o protetor solar. 

    Quanto à esfoliação, o procedimento ajuda a prevenir a formação de novos cravos e espinhas por reduzir a oleosidade da pele. Porém, você precisa escolher um esfoliante facial com grânulos pequenos para não agredir a pele, além de evitar esfoliar o rosto com muita frequência (no máximo uma vez por semana). 

    Outras atitudes que podem ajudar a tratar a pele com acne, cravos, espinhas e pústulas são: 

    • Evite cutucar, coçar ou espremer as lesões; 
    • Dê preferência a produtos não-comedogênicos (ou seja, que não obstruem os poros);
    • Use medicamentos tópicos que tenham ácido salicílico, ácido glicólico ou peróxido de benzoíla;
    • Se preferir, invista em tratamentos caseiros como compressas de chá de camomila ou chá verde;
    • Invista em uma alimentação saudável com uma dieta equilibrada;
    • Beba bastante água para manter a pele hidratada

    Em casos mais graves, pode ser necessário tomar antibióticos prescritos pelo seu médico. Por isso, não deixe de consultar um dermatologista periodicamente para acompanhar a evolução do tratamento e saber a melhor forma de lidar com as lesões.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA ROSTO

    Rosto

    26 produtos

    Men

    19 produtos

    Rosto

    122 produtos

    Desodorantes

    73 produtos

    Corpo

    99 produtos

    Tipo de pele

    109 produtos