Se encarar a adolescência já é um desafio, lidar com os cuidados da pele pode tornar essa fase ainda mais difícil.

Nessa fase, nossos corpos e nosso humor mudam muito, e claro que nossa pele não poderia ficar de fora dessa. 

No meio de cravos, espinhas, odores corporais e outras questões que podem ser novidade para você, NIVEA trouxe um guia completo para te ajudar a cuidar com carinho da sua pele nessa nova fase. 

O CUIDADO CERTO PARA TODOS OS TIPOS DE PELE

Seu rosto brilha? Tem cravos e espinhas na zona T do rosto? A pele na zona de suas bochechas está tensa e irritada?

Para tratar corretamente de sua pele, é importante saber qual é seu tipo de pele. Só então você poderá escolher os produtos de cuidado certos e tratar de sua pele problemática. Vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de pele.

TIPO DE PELE 1: PELE MISTA

Essa pele tem seus próprios caprichos, misturando zonas normais e oleosas pelo rosto.

Se olharmos para a famosa zona T, que abrange testa, sobrancelhas, nariz e queixo, podemos notar poros mais evidentes e uma tendência à oleosidade. Já nas bochechas, o cenário é diferente, com uma textura suave e poros mais discretos, mas às vezes uma sensação de secura e contração.

Aqui está uma dica importante: essa pele tem uma inclinação à desidratação, então usar um creme hidratante potente é muito importante.

Entender essas nuances é fundamental para que o cuidado seja mais eficaz.

TIPO DE PELE 2: PELE OLEOSA

Sua pele parece pálida, brilhante e tem os poros abertos? Espinhas e cravos se espalham por sua testa, nariz, queixo, parte de cima do peito e costas? Essas são algumas características da pele oleosa.

A produção excessiva de sebo é a responsável por essas impurezas que insistem em aparecer. E adivinhe só? Tudo isso é uma espécie de "presente" das mudanças hormonais que rolam durante a puberdade.

A boa notícia é que existem produtos especialmente formulados para lidar com essas questões. Opte por produtos não comedogênicos, ou seja, aqueles que evitam o surgimento de cravos, e que ainda trazem propriedades antibacterianas.

Pode confiar: esses produtos não vão obstruir seus poros. Além disso, eles vão disfarçar as pequenas impurezas e proporcionar um efeito matte à sua pele.

TIPO DE PELE 3: PELE SENSÍVEL

Pele delicada, com poros finos e, no entanto, especialmente sensível às influências ambientais e ao estresse.

Essa sensibilidade pode se manifestar desde uma leve vermelhidão até uma sensação de tensão ou até reações alérgicas.

Nesse tipo de pele, zonas ásperas podem surgir frequentemente, enquanto as impurezas, como espinhas, são menos comuns.

O teor natural de oleosidade e hidratação da pele costuma ser mais baixo, já que as glândulas sebáceas não trabalham tão ativamente.

Para cuidar dessa pele especial, a dica é investir em produtos específicos para peles sensíveis, de preferência sem aditivos, como perfumes.

TIPO DE PELE 4: PELE NORMAL

Esse tipo de pele é daqueles que não é seco, nem oleoso, e raramente aparece com aquele brilho extra, a menos que você esteja em plena ação nos exercícios físicos. O grande trunfo da pele normal está no equilíbrio entre a secura e a oleosidade.

Eventualmente, podem aparecer espinhas, mas isso é perfeitamente normal durante a adolescência graças aos hormônios.

COMO LIDAR COM O SUOR?

Quando o dia começa a esquentar, é natural que a puberdade torne mais difícil a sua relação com o suor. Durante esse período, as glândulas do suor estão em pleno desenvolvimento, o que significa que você provavelmente suará mais devido às alterações hormonais.

E, como sabemos, se o suor não for devidamente cuidado, pode resultar em um cheiro desagradável, já que bactérias podem se proliferar.

Uma dica essencial é tomar banho todos os dias. Seja uma ducha rápida de manhã, para começar bem o dia, ou antes de se deitar, para dormir livre da sujeira que se acumula ao longo do dia, tome bons banhos com um sabonete cheiroso e adequado para o seu tipo de pele.

Além disso, o uso de desodorante é um aliado fundamental para garantir um aroma agradável o dia todo. Escolher um antitranspirante adequado às suas necessidades pessoais faz toda a diferença. 

Por exemplo, o NIVEA Active Dry Comfort Roll on da NIVEA, que oferece uma proteção eficaz por 72 horas, mantendo você fresco e confiante.

 

ROTINA DE SKINCARE BÁSICA PARA ADOLESCENTES

Ao longo do dia, a nossa pele fica exposta à diversos fatores, como poluição, sol e sujeira. Tudo isso pode ter efeitos negativos na pele, incluindo cravos e espinhas, pele ressecada e até mesmo envelhecimento precoce

Nesse sentido, ter uma rotina de skin care pode ser o segredo para fugir de todos esses problemas. O skin care contribui para manter a pele devidamente hidratada e bem cuidada, além de melhorar a autoestima e o bem estar. 

Pensando nisso, preparamos uma rotina de skin care completa para você conquistar a pele dos sonhos, confira!

PASSO 1: LIMPAR BEM O ROSTO

Toda rotina de cuidados com a pele começa com uma limpeza facial adequada. Diariamente, lave o rosto com água fria e recorra a um gel de limpeza de qualidade, como o como NIVEA Sabonete em gel facial controle do brilho.

Essa etapa é crucial para eliminar o excesso de sebo e as células mortas, prevenindo o acúmulo indesejado de oleosidade.

 

PASSO 2: TONIFICAR A PELE

Após a limpeza, o uso de um tônico é recomendado para remover resíduos que podem persistir. O tônico pode ser aplicado em todo o rosto ou focado em áreas propensas a cravos e espinhas. 

Nessa etapa, você também pode escolher usar a água micelar, um limpador suave que tonifica e hidrata ao mesmo tempo. 

Essa etapa dissolve o excesso de óleo nos poros e garante uma limpeza profunda, para prevenir que mais cravos e espinhas surjam.

PASSO 3: HIDRATAR A PELE

A escolha do hidratante adequado ao seu tipo de pele é muito importante. Para peles jovens, opte por um creme bastante hidratante, proporcionando à sua pele a umidade necessária.

E se a sua pele for oleosa, não se preocupe, o hidratante não piora essa condição. Muito pelo contrário, não hidratar a pele pode fazer com que ela se torne ainda mais oleosa!

Por isso, invista em um bom hidratante facial, assim você protege a pele da poluição externa e também garante um aspecto radiante e fresco.

PASSO 4: PROTEGER A PELE

Este passo é crucial para preservar a saúde da sua pele a longo prazo. Escolha um protetor solar de amplo espectro com FPS adequado ao seu tipo de pele.

A exposição contínua aos raios UVA e UVB pode causar danos irreparáveis, como envelhecimento precoce e aumento do risco de câncer de pele. Ao incorporar o protetor solar à sua rotina diária, você não apenas protege a pele contra os efeitos nocivos do sol, mas também promove uma barreira essencial contra manchas, rugas e outros sinais de envelhecimento.

Certifique-se de aplicar o protetor solar uniformemente em todo o rosto, pescoço e outras áreas expostas, e reaplique ao longo do dia, especialmente se estiver ao ar livre.

DICAS EXTRAS PARA UMA PELE BONITA

Limpe a pele regularmente de manhã e à noite.

Ao longo do dia, você ainda pode remover o excesso de óleo com toalhinhas faciais umedecidas. Isso ajuda a remover o sebo em excesso sem irritar a pele;

Não use água quente para lavar o rosto.

Isso estimula a produção de óleo nas glândulas sebáceas;

Se tem espinhas na pele, não use pasta de dentes para secá-las!

Prefira usar um produto antiacne, que pode ser aplicado em cada espinha individualmente para atuar durante a noite;

Faça exercícios físicos.

Principalmente ao ar livre. Isso ajudará na circulação do sangue, dando à sua pele um ar saudável.

Evite colocar as mãos no rosto

Fazendo isso, você também evita as irritações na pele e as bactérias em sua superfície;

Esfoliação suave

Utilize esponjas suaves para uma esfoliação delicada. Este passo remove o excesso de sebo, reduz o brilho na pele e elimina as células mortas, proporcionando uma base fresca e renovada.

Máscara nutritiva

Este tratamento semanal suaviza a pele irritada e oferece a hidratação profunda que ela precisa. Escolha uma máscara adequada ao seu tipo de pele para resultados mais eficazes.

Adesivos para remoção de cravos

Mantenha os poros da zona T limpos e livres de impurezas com adesivos para remoção de cravos. Este cuidado extra ajuda a prevenir a obstrução dos poros, combatendo a formação de cravos e espinhas.

Nunca esprema suas espinhas

Por mais tentador que seja, nunca esprema as espinhas. A pressão pode empurrar as bactérias para dentro da pele e causar uma inflamação.

Se não houver outro jeito, não use os dedos – use um lenço entre a pele e seus dedos e pressione levemente. 

Em seguida, desinfete a área para reduzir o risco de infecção. Melhor ainda, faça uma limpeza de peleregularmente.

No blog NIVEA você encontra várias dicas de skin care, saúde e beleza. Confira também nossas novidades!

Gostaria de receber mais dicas sobre cuidados com a pele e como lidar com acne? Assine a newsletter de NIVEA e receba mais informações no seu e-mail!