Quando falamos em cuidados com a pele, o uso de cremes antissinais e cremes antirrugas podem reduzir os efeitos de elementos como a exposição ao sol, a poluição e as variações do clima. Esses elementos podem desencadear o envelhecimento precoce da pele e podem ser acentuados por maus hábitos, como o alcoolismo e o tabagismo.  

Junto a isso, a passagem do tempo faz com que sua pele comece a apresentar alguns sinais de envelhecimento. Esses sinais são perfeitamente naturais ao corpo e ocorrem devido à degeneração celular e a diminuição na produção de algumas substâncias, como colágeno e elastina

No entanto, não há motivo para preocupações. Existem algumas atitudes que você pode tomar para retardar o envelhecimento precoce, como o uso de cosméticos e ingredientes apropriados para as necessidades da sua pele. Confira! 

O QUE É CREME ANTISSINAIS?

Um creme antissinais é um produto cosmético responsável por suavizar os sinais de envelhecimento da pele. Por isso, são capazes de devolver algumas propriedades à pele, como hidratação, maciez e brilho. Os sinais mais comuns de envelhecimento podem vir na forma de:

Rugas;

Linhas de expressão;

Flacidez;

Ressecamento;

Olheiras;

Marcas na pele.

Para cada um destes sinais, existe um ingrediente ou ativo capaz de potencializar os seus efeitos. Por isso, é comum ver cremes antissinais com algum tipo de ácido ou vitamina em sua composição. É importante adquirir o hábito de ler os rótulos dos seus cosméticos!

PARA QUE SERVE CREME ANTISSINAIS?

O creme antissinais serve para proporcionar maior hidratação e cuidados para a pele com marcas de envelhecimento e pode ser usado na sua rotina de skin care, após a limpeza de pele. Assim como o creme antirrugas, esses cosméticos buscam rejuvenescer a pele e aumentar a autoestima.

Para cada necessidade da sua pele, existe um efeito direcionado que o creme antissinais proporciona. Para entender melhor essa relação, consulte abaixo:

Rugas

O ácido hialurônico presente nos cremes antirrugas não apenas preenche as rugas no rosto, mas previne o seu reaparecimento; 

Linhas de Expressão

Suavizar as linhas de expressão do rosto é a função mais básica do creme antissinais, potencializada pela presença de vitamina C na fórmula;

Flacidez

Cremes antissinais têm ativos que estimulam a produção de colágeno na pele, melhorando a elasticidade e promovendo um efeito lifting;

Ressecamento

Outro benefício do ácido hialurônico na fórmula é o de devolver a hidratação à pele, pois carrega mil vezes o seu peso em água;

Olheiras

Lidar com olheiras também faz parte da estratégia anti-idade, e os cremes antissinais podem ajudar com olheiras causadas por envelhecimento;

Marcas na Pele

Alguns cremes têm fator de proteção solar, que aumenta as defesas da pele contra os maiores causadores de manchas: os raios UVA e UVB

QUANDO COMEÇAR A USAR CREME ANTISSINAIS?

A sua idade é o maior indicativo para saber quando começar a usar creme antissinais. Dependendo do período da sua vida, pode ser mais ou menos necessário usar cremes contra o envelhecimento. Confira a nossa linha do tempo para identificar em que etapa você está: 

Até os 30 anos de idade

A sua pele produz colágeno e elastina em quantidades normais. Ela é capaz de se regenerar e manter sua elasticidade e a firmeza naturalmente.

Portanto, nessa faixa etária, o uso de cremes antissinais é na maioria das vezes preventivo. Nesse período, o uso do protetor solar é indispensável para evitar danos futuros na pele.

Entre os 30 e os 40 anos

Nessa fase, sua pele começa a perder elasticidade e firmeza, causada por alterações hormonais no corpo e queda na hidratação. Após os 30, aumenta a necessidade de cultivar bons hábitos alimentares e higiene do sono, além de cuidar da saúde da sua pele.

Escolha cremes antissinais com ácido hialurônico e vitamina C para estimular a produção de colágeno e defender sua pele contra os radicais livres. Aposte também nas propriedades hidratantes do seu creme para manter a pele bonita e macia.

Dos 40 aos 50 anos

É nesse período que a nossa pele sofre sua maior alteração. Para fins cosméticos, é aqui que começamos a chamá-la de pele madura. A partir dos 40, a pele perde sua capacidade de repor ácido hialurônico e precisa de uma ajuda externa para isso.

A vitamina A passa a ser um componente essencial nos seus cosméticos, pois ela ajuda na regeneração celular da pele. Outro ponto importante é a chegada definitiva da flacidez. A resposta é usar cremes antissinais com vitamina E e Retinol como ativos.

Após os 50 anos

Aqui, as alterações hormonais são intensificadas, principalmente durante a menopausa nas mulheres e a andropausa nos homens. Esse evento é marcado por uma pele mais ressecada e fina, com flacidez e perda do tônus e elasticidade.

Os cremes antissinais passam a ter um efeito retardante nessas transformações da pele, suavizando as marcas da idade. Os ácidos anti-idade, como o ácido glicólico, hialurônico e retinoico passam a ser grandes aliados para uma pele mais jovem e firme.

QUAL O MELHOR ATIVO ANTI-IDADE?

A palavra ativo significa uma substância ou ingrediente adicionada à fórmula do seu cosmético para ampliar seu potencial. Em geral, essas substâncias atendem alguma necessidade específica da pele, como hidratação e proteção. 

Por isso, para saber qual o melhor ativo anti-idade para a sua pele, entenda primeiro as necessidades dela. Depois, busque por ativos que interajam diretamente com essa necessidade. Para ajudar, preparamos uma lista com os ativos mais comuns em cremes antissinais. Aproveite!

ÁCIDO HIALURÔNICO

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo. Ele é composto de moléculas de açúcar e está presente nos tecidos que compõem a pele, cartilagens e articulações. Sua principal função é atuar como hidratante natural e estimular a produção de colágeno.

Ele também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele ao reduzir as rugas e linhas de expressão no rosto. Com o passar do tempo, o corpo vai perdendo a capacidade de produzir o ácido hialurônico e é preciso repor com cosméticos ou procedimentos estéticos.

ÁCIDO RETINOICO OU RETINOL

Também chamado de tretinoína, o ácido retinóico é uma substância derivada da vitamina A. Ele é capaz de estimular a renovação celular e revitalizar a pele envelhecida. Sua aplicação enquanto ativo permite uma melhoria do colágeno natural da pele, tornando-a mais firme e tonificada.

Do ácido retinóico é derivado o composto Retinol, presente em muitos cremes antissinais e outros tipos de dermocosméticos. O ácido retinóico se diferencia por sua capacidade de reduzir a oleosidade da pele e melhorar a cicatrização, o que torna esse ativo um grande aliado contra acne.

ÁCIDO GLICÓLICO

Derivado da cana de açúcar, o ácido glicólico é conhecido por sua ação como renovador celular. Além de rejuvenescer a pele e prevenir o envelhecimento precoce, ele também clareia manchas, diminui a oleosidade da pele e combate a acne.

Em doses mais altas, o ácido glicólico é responsável por melhorar a textura da pele por meio de esfoliação química. Ele também é o ingrediente principal do peeling facial feito em clínicas de estética.

VITAMINA C

Na família das vitaminas, a vitamina C talvez seja a mais famosa. Ela já é bem conhecida pelo aumento na imunidade do corpo e prevenção de alguns tipos de doenças. Porém, seus benefícios para a pele são igualmente impressionantes.

A vitamina C é amplamente usada como ativo em cremes antissinais. A razão disso é que essa vitamina participa da produção de colágeno na pele, ajuda a neutralizar os danos causados pela exposição ao sol e previne o surgimento de linhas de expressão.

Como o nosso corpo não produz vitamina C, é necessário suplementar. Outra alternativa é incluir na sua dieta alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, mamão, tomate, brócolis e espinafre.

VITAMINA E

Outra vitamina importante na ação anti-idade é a vitamina E. Ela incorpora na fórmula do seu cosmético uma ação antioxidante que combate os radicais livres na pele. Essas moléculas produzidas pelo nosso próprio organismo causam flacidez, rugas e outros sinais de envelhecimento por meio do estresse oxidativo nas células.
 
A vitamina E também ajuda na proteção da pele. Ela atua contra os efeitos da poluição, variações climáticas e raios UVA e UVB do sol. Você pode encontrar a vitamina E em sementes oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas. Outra fonte de vitamina E são vegetais de folhagem verde-escura, como rúcula, couve e agrião.

COENZIMA Q10

Além de ácidos e vitaminas, outra substância essencial nos cuidados antienvelhecimento é a coenzima Q10, ou ubiquinona. Ela reúne características de dois outros ativos importantes: o ácido hialurônico e a vitamina E.

Sua similaridade com o ácido hialurônico é que a coenzima Q10 também é produzida naturalmente pelo corpo, sendo necessária alguma reposição quando você atinge certa idade. Quanto à vitamina E, ambas são poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres na pele.

Porém, o que torna a coenzima Q10 única é a produção de energia nas células, feita dentro das mitocôndrias. Ela também é capaz de incentivar a produção de colágeno na pele, oxigenar as células e prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Tudo isso em um único ativo.

ONDE ENCONTRAR A COENZIMA Q10?

Ficou interessada em saber mais sobre a coenzima Q10? Para tornar esse poderoso antioxidante parte da sua rotina de cuidados com a pele, existem três formas obtidas por fontes diferentes. Conheça cada uma delas!  

Fontes Naturais

A coenzima Q10 está presente nozes, amendoim, peixes com alta concentração de gordura (como o atum e o salmão), carnes, tofu e soja;

Suplementação

A coenzima Q10 pode ser adquirida através de suplementos alimentares. Procure um nutricionista para saber a dosagem;

Cosméticos

Para as necessidades anti-idade da pele, você precisa escolher cremes antissinais que tenham a coenzima Q10 como ativo em sua fórmula.

PRODUTOS NIVEA ANTISSINAIS

Os laboratórios NIVEA estão sempre buscando oferecer o que há de mais moderno na ciência dos cosméticos. Logo, não poderiam faltar opções de produtos NIVEA antissinais e antirrugas para compor a sua rotina de cuidados com a pele. Confira algumas das nossas linhas!

Linha NIVEA Facial

O creme antissinais 5 em 1 oferece o poder antioxidante da vitamina E, hidratação por 30 horas, reduz as rugas, firma a pele e protege contra raios UVA e UVB. Também disponível na versão hidratante em gel sem óleo, com ácido hialurônico e extrato de pepino.   

Linha NIVEA Facial Beleza Radiante

Para a pele negra, experimente o poder antissinais na fórmula 7 em 1 com ácido hialurônico, extrato de pérolas e cúrcuma. Sua função é diminuir a aparência de marcas escurecidas na pele e promover efeito matte, controlando a oleosidade natural da pele.

Linha NIVEA Cellular

Combinando ácido hialurônico e bakuchiol, o creme facial antissinais Expert Lift estimula o colágeno em 4 horas e ajuda a restaurar a estrutura da pele e reduzir rugas profundas. O bakuchiol é natural e tem propriedades antioxidantes e anti-envelhecimento.  

Linha NIVEA Q10

Conheça o creme antissinais NIVEA Q10 Power,enriquecido com dois ativos que ajudam a combater o envelhecimento da pele: coenzima Q10 e creatina. Disponível também na versãoNIVEA Q10 Energy, com adição de vitamina C e vitamina E, poderosos ativos antioxidantes. 

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA ROSTO