BLOG Artigo 63 - Mitos e verdade sobre o alumínio no desodorante

MITOS E VERDADES SOBRE O ALUMÍNIO NO DESODORANTE

 

O alumínio nos desodorantes é um tema cercado de mitos e dúvidas, ainda mais nos últimos anos, graças a alguns estudos que sugerem uma relação entre esse ingrediente e doenças como o câncer.


Por isso, ultimamente, muitas pessoas têm recorrido aos desodorantes naturais, conhecidos por não ter conservantes e outros produtos químicos.


Será que o alumínio é tão perigoso assim? Confira nesse artigo NIVEA dicas para desvendar essas questões e facilitar a decisão sobre o uso desse ingrediente em sua rotina de cuidados pessoais. 

 

QUAL A FUNÇÃO DO ALUMÍNIO NO DESODORANTE?

 

O alumínio está presente em muitos antitranspirantes, mas você já se perguntou qual é a sua função? Para entender melhor, precisamos primeiro esclarecer a diferença entre desodorante antitranspirante.

 

Tanto o desodorante quanto o antitranspirante são usados para combater o suor excessivo e o odor corporal, mas de maneiras distintas. 

 

O desodorante usa fragrâncias e substâncias antibacterianas para mascarar neutralizar o odor causado pelas bactérias que se proliferam nas axilas. Enquanto isso, os antitranspirantes prometem reduzir a quantidade de suor produzida pelas glândulas sudoríparas.

 

Em outras palavras, o antitranspirante contém ingredientes que bloqueiam os poros das glândulas e evitam que elas sequer produzam o suor e o mau odor, e o alumínio é um deles!

 

Portanto, a função dos sais de alumínio no desodorante é formar uma espécie de barreira protetora temporária que evita a liberação de suor. Assim, produtos com esse ingrediente tendem a ser mais fortes na hora de proteger contra o mau cheiro.

BLOG Artigo 63 - Mitos e verdade sobre o alumínio no desodorante

DESODORANTE COM ALUMÍNIO FAZ MAL?

 

A pergunta principal que tem surgido em relação aos desodorantes com alumínio é se eles representam algum risco à saúde. Nos últimos anos, tem se falado muito sobre uma possível relação entre o alumínio e doenças como Alzheimer e câncer de mama.

 

Apesar disso, nenhum estudo até hoje chegou a uma conclusão definitiva, o que sugere que essa teoria seja um mito.

 

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece um limite de 15% de cloridrato de alumínio nos desodorantes antitranspirantes, e muitos estudos até agora apontam que o uso de alumínio em desodorantes é seguro.

 

Ainda assim, o medo existe, pois determinados estudos sugerem que o alumínio dos desodorantes pode ser absorvido pela pele e se acumular nos tecidos mamários e aumentar o risco de câncer de mama, o que não é comprovado. 

 

Enquanto isso, outros argumentam que não é possível provar essa relação entre o alumínio e o câncer, especialmente, pois não existem evidências de que os sais de alumínio possam atravessar a pele. 

 

Portanto, infelizmente ainda não dá para ter certeza se os desodorantes com alumínio fazem mal ou não.

DESODORANTE COM ALUMÍNIO CAUSA CÂNCER?

 

Até o momento, podemos dizer que isso é um mito. A ciência continua desenvolvendo estudos mais aprofundados e, com sorte, em breve teremos uma resposta. Mas, por enquanto, não existem provas de que o desodorante com alumínio possa aumentar o risco de câncer.

 

Como vimos, alguns estudos sugerem que o alumínio contido nos antitranspirantes possa ficar depositado no tecido mamário, por conta da proximidade do local onde ele é geralmente aplicado e a mama.

 

Apesar disso, existem evidências de que os ativos - o alumínio - presentes em antitranspirantes não são os responsáveis pelo surgimento dessa doença. 

 

Segundo a ANVISA, não existem dados significativos na literatura científica para relacionar os sais de alumínio presentes na fórmula dos antitranspirantes com a incidência de câncer de mama. 

 

Por isso, até o momento, é impossível estabelecer uma ligação clara entre o uso de desodorantes com alumínio e o câncer. Apesar disso, o tema é complexo e sensível, e muitas pessoas optam pela prevenção.

 

Se você for uma dessas pessoas, fique tranquila. Existem diversas opções de desodorantes naturais que não possuem alumínio e outros compostos químicos que possam ser prejudiciais. 

GRÁVIDA PODE USAR DESODORANTE COM ALUMÍNIO?

 

Devido à falta de informações conclusivas sobre os efeitos dos sais de alumínio no corpo, especialmente durante a gravidez, o ideal é proceder com cuidado na hora de escolher um desodorante.

 

Como não temos respostas definitivas, a sugestão é evitar desodorantes com alumínio durante a gestação, apenas como medida preventiva. Afinal, existem muitas opções sem alumínio que não oferecem risco algum. 

BLOG Artigo 63 - Mitos e verdade sobre o alumínio no desodorante

ALERGIA AO ALUMÍNIO NO DESODORANTE

Para além da possível relação com o câncer de mama, os desodorantes com alumínio realmente podem causar alergias intoxicações.

 

A pele das axilas é bastante sensível, e por isso propensa a sofrer com irritações e alergia a diversos fatores, como depilaçãoressecamento e desodorantes. Esses fatores podem ocasionar o aparecimento de manchascoceira vermelhidão.

 

Por isso, o ideal é sempre consultar o rótulo do produto para saber se seus ingredientes são seguros, e procurar o desodorante adequado. Para isso, procure evitar produtos cujos ingredientes incluam cloridrato de alumínioálcool conservantes químicos como o triclosan.

 

Lembre-se sempre de olhar os rótulos dos produtos e optar por opções suaves, que atendam o seu tipo de pele e procure um médico a qualquer sinal de alergia ou irritação.

DESODORANTE SEM ALUMÍNIO

 

Agora, você pode estar se perguntando sobre desodorantes sem alumínio. O que eles contêm e por que são uma boa opção?

 

Desodorantes sem alumínio substituem esse ingrediente por outros compostos, como bicarbonato de sódio ou sais naturais. Eles funcionam mascarando principalmente o odor corporal e não bloqueando a transpiração.

 

É importante lembrar que a transpiração é um processo natural e importante para o nosso corpo, independentemente das preocupações sobre o alumínio e o câncer. Além disso, algo que o alumínio nos desodorantes realmente faz é manchar as roupas. São os sais de alumínio que se acumulam no tecido e causam aquelas manchinhas amarelas. 

 

Portanto, se você está preocupado com o uso de alumínio em desodorantes ou simplesmente prefere evitar esse ingrediente, desodorantes naturais podem ser uma alternativa para manter-se fresco e com um aroma agradável sem correr riscos de saúde ou estragar aquela blusa preferida. 

 

Para saber mais sobre ingredientes naturais, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care qualidade de vida.