O primeiro passo para definir qual é o melhor hidratante para pele oleosa é entender o que é pele oleosa e quais suas causas. Descobrir o seu tipo de pele também é imprescindível.

Peles oleosas são geralmente associadas à pele acneica, mas nem sempre é assim. Então como escolher o melhor produto para a pele do seu corpo e do seu rosto? Continue lendo e descubra mais dicas sobre isso ao longo desse artigo.

    QUEM TEM PELE OLEOSA PRECISA DE HIDRATAÇÃO?

    Muitas pessoas acham que pele oleosa não precisa de hidratação, mas isso é um mito. Apesar de não parecer, a pele oleosa precisa sim de hidratação, mas não de qualquer tipo. 

    O primeiro passo antes de decidir qual o melhor hidratante utilizar  é entender porque sua pele está ou é oleosa. Assim, você saberá a maneira certa de cuidar da sua pele como ela é e com o que ela realmente precisa.

    Para isso, vamos entender um pouco mais sobre o que é pele oleosa e as suas causas.

    Pele oleosa é um dos quatro tipos de pele estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

    Sua principal característica é produzir uma maior quantidade de óleo e sebo na camada mais superficial da pele, o que torna seu aspecto mais brilhoso, com poros dilatados e em geral, com tendência à acne. A glândula sebácea é a responsável por essa produção de óleo.

    A taxa de pessoas com pele oleosa é altamente variável. Estudos têm revelado variações na produção de sebo na pele por conta de fatores como:

    Hormônios relacionados à testosterona para homens;

    A ovulação para mulheres;

    Ambientes e épocas do ano mais quentes e úmidos;

    Variações por aspectos de raça;

    Entre outros.

    QUEM TEM PELE OLEOSA TAMBÉM TEM PROBLEMA COM ACNE?

    Em várias regiões do corpo, o duto da glândula sebácea se conecta ao folículo piloso. Nosso corpo possui uma alta concentração dessa glândula na zona T, parte superior do tórax e costas, além de outras regiões. 

    O acúmulo de oleosidade, células mortas da pele e bactérias nos folículos capilares pode entupir os poros, levando a inflamações como espinhas e manchas que variam de leves a graves.

    O QUE OS DERMATOLOGISTAS INDICAM PARA PELE OLEOSA?

    Para um cuidado profundo com a pele, é sempre indicado procurar um médico dermatologista. Mas o que eles falam sobre isso? Quais são as recomendações estudadas que possuem comprovação na eficácia do controle de oleosidade e acne na pele? Vamos ver algumas:

    Produtos com efeito matte e cosméticos antiacne;

    A utilização de produtos com ingredientes especiais como vitaminas, niacinamida, chá verde, L-carnitina e alguns tipos de ácidos;

    Uso de alguns contraceptivos para mulheres;

    Laser de diodo de 1.450 nm.

    COMO HIDRATAR A PELE OLEOSA?

    Antes de qualquer tratamento mais intensivo, para hidratar a pele oleosa, é preciso ter o hábito de cuidado com a pele.

    Por isso uma, uma rotina de skin care diurno e skin care noturno que envolva também limpeza de pele e proteção solar com produtos específicos para pele oleosa é a primeira recomendação de médicos e especialistas da saúde da pele. 

    A prática de esfoliação facial pelo ou menos uma vez na semana também é indicado para eliminar o excesso de pele morta e aumentar a renovação celular

    Além disso, a desidratação é um problema para o corpo de forma geral, inclusive para pele. Por isso, o consumo de pelo ou menos 1 litro de água diariamente e alimentação livre de gorduras e frituras é indispensável para o equilíbrio da pele.

    QUAL O MELHOR HIDRATANTE PARA PELE OLEOSA?

    Até aqui você já entendeu o que é a pele oleosa, quais fatores que produzem o excesso de óleo, recomendações de médicos e até dicas de como manter ela hidratada. Então, vamos falar um pouco mais sobre quais produtos são indicados para quem tem esse tipo de pele.

    Em geral, produtos à base de óleo ou com textura mais oleosa e densa não funcionam muito bem com esse tipo de pele, por não controlarem o excesso ou oferecerem uma hidratação além da que a pele oleosa realmente precisa, provocando assim o aumento dessa oleosidade. 

    Pensando nisso, o mais indicado para pele oleosa são os produtos mais leves, como o sérum e o gel. Cremes hidratantes à base de água, somados à ingredientes especiais como vitaminas, também funcionam bem.

    A NIVEA  tem o propósito de cuidar da sua pele, por isso temos linhas de produtos para pele oleosa pensando em cada etapa do skincare. São hidratantes, tônicos de limpeza, protetor solar e esfoliantes especiais para controlar e manter a pele oleosa sempre hidratada, matificada e linda.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA

    Antiacne

    12 produtos

    Pele Oleosa

    42 produtos

    Men

    19 produtos