Você sofre com oleosidade na pele? Conheça então as propriedades do efeito matte, uma técnica indispensável nos seus cuidados diários com a pele oleosa. E mais: seus cabelos e a sua maquiagem também podem se beneficiar de agentes matificantes para um resultado surpreendente.

Aqui no blog NIVEA, você encontra tudo sobre como inserir o efeito matte na sua rotina de skin care, identificar produtos capilares matificantes e otimizar a sua maquiagem para pele oleosa. Portanto, anote nossas dicas de beleza e deixe o toque de cuidado NIVEA entrar na sua casa. Confira! 

    O QUE É EFEITO MATTE?

    Se você procurar a palavra “mate” no dicionário, vai encontrar significados como sem brilho, opaco, fosco. Logo, o efeito matte é a ação de aplicar essas características na pele, nos cabelos ou na maquiagem. E não para por aí: o efeito matte também está na indústria automobilística e na decoração de ambientes. 

    Ele pode ser escrito de duas formas, mate ou matte, e ambas estão corretas. 

    A origem do termo “efeito matte” vem de uma técnica de pós-produção no cinema, que consiste em combinar duas imagens para que elas criem a ilusão de terem sido filmadas no mesmo lugar.  A imagem fica sem brilho e opaca, daí a referência para a pele e os cabelos.

    Na pele, produtos com efeito matte são uma possível solução para os inconvenientes do excesso de produção de óleo. Isso acontece principalmente com pessoas que têm a pele oleosa. 

    Além de reduzir o brilho da pele, o efeito matte também age sobre a aparência de poros dilatados. Eles ficam obstruídos por sujeira e oleosidade e podem causar problemas dermatológicos, como a acne.

    CARACTERÍSTICAS DA PELE OLEOSA

    Antes de decidir usar produtos com efeito matte, você precisa saber mais sobre a sua pele oleosa ou pele acneica quais são as características e necessidades dela. 

    Do ponto de vista dermatológico, as glândulas sebáceas da pele produzem mais sebo que o habitual. O sebo é uma substância necessária para a proteção e hidratação da pele. 

    Por essa razão, a pele fica mais brilhante e tem maior propensão ao aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, é muito comum ter os poros dilatados e a sensação de pele gordurosa. Essa descrição se aplica principalmente à zona T do rosto, composta pela testa, nariz e queixo

    Mas como a pele se torna oleosa? Existem alguns elementos internos e externos que podem causar essa abundância de sebo, tais como: 

    • Herança genética;
    • Fatores hormonais;
    • Estresse;
    • Excesso de exposição ao sol;
    • Uso de produtos inadequados para o seu tipo de pele;
    • Dieta rica em alimentos gordurosos. 


    É essencial ter o acompanhamento de um médico dermatologista para saber quais são as possíveis soluções para o excesso de oleosidade na pele. Além disso, fique sempre atento aos conteúdos do blog NIVEA para conhecer dicas sobre como lidar com diferentes tipos de pele.

    COMO DEIXAR A PELE COM EFEITO MATTE?

    Agora que você conhece a sua pele um pouco mais, chegou a hora de falar de soluções. Para deixar a pele matificada, você precisa introduzir produtos com efeito matte na sua rotina de skin care. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, uma rotina de cuidados com a pele eficaz é composta de 4 etapas:

     

    LIMPEZA

    TONIFICAÇÃO

    HIDRATAÇÃO

    FOTOPROTEÇÃO

     

    Para cada uma das etapas acima, vamos falar de um produto com efeito matte específico para lidar com a oleosidade da pele. Confira! 

    ÁGUA MICELAR COM EFEITO MATTE

    Uma das maiores habilidades da vitamina C no corpo é a de estimular a produção de colágeno, pois o corpo produz quantidades menores dessa proteína conforme envelhecemos. Assim, é necessário fazer uma reposição dessa substância na pele por meio de cosméticos. 

    A vitamina C transforma resíduos de aminoácidos chamados prolina e lisina em colágeno através do processo de hidroxilação. Essas novas moléculas de colágeno ajudam a fornecer à pele sua resistência e elasticidade de volta, prevenindo o aparecimento de rugas e outros sinais de idade.

    TÔNICO COM EFEITO MATTE

    Após a limpeza de pele, é importante aplicar um tônico com efeito matte para remover as sujeiras e impurezas que a limpeza não foi capaz de remover. Além disso, o tônico adstringente também é responsável por equilibrar a acidez da pele, conhecida como pH da pele

    Em geral, os tônicos são recomendados para peles mais oleosas ou pele acneica por conta da camada adicional de limpeza que oferecem. 

    Os tônicos com efeito matte muitas vezes são combinados com alguns tipos de ácido, como o ácido salicílico e o ácido glicólico. Ambos são recomendados para lidar com a oleosidade da pele e a acne, pois têm propriedades anti-inflamatórias e esfoliantes. Além disso, eles também desobstruem os poros e removem as células mortas da pele. 

    HIDRATANTE COM EFEITO MATTE

    O terceiro passo na rotina de skin care é a hidratação, que significa repor a água e a umidade que a pele perde ao longo do dia. Essa perda acontece, principalmente, quando as condições do ambiente são menos amenas, como frio intenso e calor excessivo. 

    É importante hidratar sua pele após a limpeza porque os produtos como água micelar e sabonetes removem a oleosidade, sua substância hidratante natural. No entanto, isso não significa que a pele oleosa não precise de hidratação. Muito pelo contrário: todas as peles precisam ser hidratadas

    Porém, é preciso tomar cuidado para usar produtos apropriados para a pele oleosa, como o hidratante com efeito matte. Assim, você hidrata sua pele com o toque seco que ela precisa. 

    Sua pele é o maior órgão do seu corpo, por isso, a hidratação por meio de produtos cosméticos não é o bastante. Você precisa prestar atenção ao seu consumo de água diário e investir em uma dieta saudável e balanceada. A hidratação acontece, também, de dentro para fora.

    PROTETOR SOLAR COM EFEITO MATTE

    A última etapa da sua rotina de skin care é a fotoproteção. Mas não se engane: ela não é menos importante por isso. Na verdade, usar protetor solar todos os dias é uma recomendação feita pelos maiores especialistas em dermatologia no mundo, seja dentro ou fora de casa. 

    Para pessoas com pele oleosa, encontrar o protetor solar certo pode ser difícil. Isso porque suas fórmulas são geralmente mais gordurosas, deixando resíduos na pele que estimulam a produção de oleosidade. Por isso, o protetor solar com efeito matte surge como alternativa para se proteger do sol e evitar transtornos. Esses efeitos podem ser o envelhecimento precoce, o aparecimento de manchas escuras na pele e até mesmo câncer de pele.

    O protetor solar com efeito matte protege sua pele dos efeitos nocivos dos raios UVA e UVB enquanto mantém a pele sequinha e sem brilho.

     

    Quer mais dicas de como cuidar da sua pele do jeito certo e com muito amor e carinho? Acompanhe o blog NIVEA! Deixe nos comentários suas dúvidas e o que você achou das dicas. O toque de cuidado NIVEA para você.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA ROSTO

    Rosto

    122 produtos

    Pele Oleosa

    42 produtos

    Rosto

    26 produtos

    Tipo de pele

    109 produtos