A barba pode ser amada ou odiada tanto pelos homens, quanto pelas mulheres. Dependendo da sua personalidade, gostos pessoais e até mesmo do clima da região, você pode preferir a barba cerrada, uma barba grande e volumosa ou até mesmo a pele lisa, com nenhuma barba. 

Além disso, a barba possui significados sociais diferentes ao longo da história, como os de poder, status e até mesmo o oposto disso! Vamos entender mais sobre essa região do rosto que é tão importante para o bem estar masculino, sua beleza e saúde.


O QUE É BARBA?
POR QUE HOMEM TEM BARBA?
QUAL A FUNÇÃO DA BARBA?
POR QUE ALGUNS HOMENS NÃO TEM BARBA?
MULHERES COM BARBA? MITO OU VERDADE?
NOME DAS PARTES DA BARBA
ESTILOS E TIPOS DE BARBA
COMO FAZER A BARBA PARAR DE CRESCER?
COMO DEIXAR A BARBA MACIA?
COCEIRA NA BARBA
COMO CUIDAR DA BARBA?

    O QUE É BARBA?

    A barba é o conjunto de pelos que cresce no rosto dos homens adultos e mais raramente e em menor quantidade em mulheres. Vale lembrar que esse processo é relativo de pessoa para pessoa e depende de fatores fisiológicos que veremos mais à frente no texto.

    Em alguns pré-adolescentes, os pelos faciais surgem em forma de penugem em uma textura muito parecida com os fios de cabelo ou pelos femininos. Apesar disso, o pelo facial tem uma textura mais grossa que a do cabelo quando sua formação está completa. Além disso, a barba pode nascer em diversas áreas do rosto, cobrindo toda a região do pescoço, mandíbulas, queixo, contorno dos lábios e bochechas em alguns casos. 

    As cores dos pelos costumam seguir a tonalidade do cabelo, com a possibilidade de variação para tons mais claros ou escuros e até mesmo da tonalidade do cabelo, como os loiros com barbas ruivas. Seus fios podem ser enrolados ou lisos, sendo mais comum a barba crespa ou enrolada em homens negros e a lisa em homens brancos. Seu significado social varia ao longo da história, bem como de cultura e país.

    QUANTOS MILÍMETROS (MM) A BARBA CRESCE POR DIA?

    A barba cresce em média 0,3 a 0,5 milímetros por dia, podendo variar de acordo com fatores genéticos, idade, estilo de vida e até mesmo por conta dos produtos utilizados. 

    A HISTÓRIA DA BARBA E SEUS SIGNIFICADOS AO LONGO DO TEMPO

    Em muitas culturas a barba é um símbolo de status, masculinidade, sabedoria, religião e poder. Na Grécia antiga, por exemplo, a barba era um símbolo de virilidade, onde homens jovens raspavam suas barbas para se tornarem membros da sociedade e as deixavam crescer com o tempo, como um relógio que marcava o status de sua maturidade. 

    Já no Egito Antigo os faraós costumavam utilizar barbas postiças, pois sua aparência remetia à ideia de divindade e algumas delas eram feitas até mesmo de ouro. Na cultura judaica a barba também remete à divindade, simbolizando o respeito a Deus. Isso é representado em diversas histórias bíblicas que relatam o raspagem da barba como o pagamento de uma promessa ou um ato de humilhação. Até os dias atuais, os judeus ortodoxos mantêm sua barba longa com essa representação.

    Já na cultura ocidental a popularidade da barba tem variado de época para época. Durante a Era Vitoriana, por exemplo, a barba era considerada uma status de respeito, já na década de 1920 a moda era o rosto liso, costeletas finas e os bigodes.

    Na atualidade, com a conquista de mais liberdade de expressão e escolha livre para vestir e usar o estilo que mais nos representa, a barba se tornou uma escolha muito pessoal. A moda da barba volumosa e bem trabalhada em vários estilos tem ganhado força principalmente com o incentivo da cultura pop e seriados que revelam homens barbados como deuses nórdicos, guerreiros épicos, entre outros.

    POR QUE HOMEM TEM BARBA?

    Já sabemos o que é a barba e um pouco de sua história, mas você já se perguntou por que os homens têm barba? É bem simples, na verdade. Os homens têm barba por causa de um grupo de hormônios andrógenos, especialmente a testosterona, que é produzida principalmente nos testículos e em pequenas quantidades nos ovários das mulheres. 

    Na puberdade os níveis desses andrógenos são elevados, estimulando assim, os pelos pubianos e das axilas tanto em homens quanto em mulheres. A testosterona possui uma série de impactos no corpo masculino como a produção de pelos faciais e corporais, força muscular, distribuição de gordura, densidade óssea, a produção de esperma e níveis de desejo sexual, entre outros.

    QUAL A FUNÇÃO DA BARBA?

    A barba possui várias funções, dependendo do ponto de vista. Em barbas mais densas, ela pode criar uma barreira que protege a pele do rosto contra raios UVA e UVB, poluição, poeira e outros elementos ambientais, agindo como uma espécie de filtro natural, o que do ponto de vista da saúde da pele é algo muito bom. 

    Do ponto de vista fisiológico, a barba ajuda a manter a temperatura do rosto, impedindo que o ar quente e frio atinja diretamente a pele. Além disso, a barba pode ajudar a reter a hidratação natural da pele evitando que ela fique seca

    POR QUE ALGUNS HOMENS NÃO TEM BARBA?

    Apesar da barba ser algo comum para os homens, alguns sofrem por não ter ou ter poucos pelos. Isso pode acontecer por diversos motivos. Vamos entender alguns deles.

    A genética é um dos fatores para o crescimento da barba e passa de avós e pais para os filhos e netos. Baixos níveis hormonais de testosterona também influenciam na quantidade de pelos faciais. 

    A idade pode influenciar considerando que na puberdade os níveis de testosterona aumentam e por isso, os pelos faciais também e com o passar dos anos o oposto acontece, quando os níveis de testosterona sofrem quedas naturais, podendo impactar também no aspecto da barba.

    Problemas de saúde são uma causa possível para o não crescimento da barba. Questões como hipotireoidismo, infecções por fungo e outras condições médicas podem afetar o desenvolvimento dos pelos faciais, entre outras questões do corpo.

    Além disso, o estilo de vida também conta nesse momento, isso porque alguns estudos sugerem que o tabagismo, por exemplo, pode levar à perda de cabelo por vasoconstrição. Ou seja, como você se cuida influencia em como o seu corpo se comporta.

    Mas vale lembrar que a consulta em um médico dermatologista é importante para identificar o que realmente acontece com o seu corpo.

    MULHERES COM BARBA? MITO OU VERDADE?

    Sim, essa condição é verdade e se chama hirsutismo, um distúrbio endócrino definido por um excesso de andrógenos (hormônios sexuais), como a testosterona.

    Esse distúrbio leva ao crescimento de pelos em áreas onde as mulheres têm consideravelmente menos pelos que os homens. Problemas como ovários ovários policísticos (SOP) podem causar o hirsutismo. 

    Essa é uma condição que pode causar muito impacto na autoestima da mulher. Por isso, vale lembrar que em alguns casos a figura da mulher barbada, comumente representada em circos e filmes, possui uma conotação exagerada e até desrespeitosa com as mulheres que sofrem dessa condição. 

    NOME DAS PARTES DA BARBA

    A barba é dividida em várias regiões do rosto e ao longo da histórias diversos estilos foram adotados na moda, seja como referência cultural, de status de poder ou até mesmo, o seu oposto. Vamos conhecer os nomes das partes da barba para você saber exatamente onde raspar quando for se barbear.

    Pescoço

    É comum que os homens mais peludos possuem grande volume de barba na região do pescoço, que fica logo abaixo do queixo

    Queixo

    O queixo é outro ponto que geralmente a barba costuma crescer, sendo que alguns deles deixam a barba apenas nessa região (o que chamamos de cavanhaque);

    Bigode

    O bigode é a região que fica entre a parte superior da boca e a base do nariz. O bigode é muito utilizado como estilo de barba.

    Bochechas

    Nem todo mundo gosta de pelos nas bochechas, mas essa é uma região muito comum de ter pelos no rosto masculino;

    Linha do maxilar

    A linha do maxilar é aquela linha que contorna o maxilar até o queixo e pode ser desenhada de maneiras diferentes, depende do estilo de corte que você escolher;

    Pastilhas

    Essa é a área ao redor das orelhas, podem também ser trabalhadas de maneiras diferentes a depender do estilo.

    ESTILOS E TIPOS DE BARBA

    Se tem uma coisa que é possível fazer com a barba é inventar. Ao longo da história a barba tem tido significados e papéis diferentes, mas a moda é um fator que sempre esteve muito presente. Ao longo do tempo foram-se construindo tipos e estilos de cortes de barba para todos os gostos e épocas, vamos ver algumas:

    Homem com barba cerrada Homem com barba cerrada

    Cerrada, aparada ou por fazer: a barba cerrada ou aparada é aquela que fica bem baixa e aparada no rosto, sem muito volume e geralmente possui um corte bem definido nas linhas do maxilar, bochecha e pescoço

    Homem com bigode Homem com bigode

    Bigode: o bigode é muito conhecido tanto pela elegância, quanto pela ousadia. Essa região e estilo de barba podem tornar o rosto de um homem em um clássico, com aqueles formatos de caracol nas pontas externas.

    Homem com cavanhaque Homem com cavanhaque

    Cavanhaque: usar apenas cavanhaque também é uma escolha ousada e que requer personalidade como alguns músicos de bandas de rock. Além disso, ela pode ser de diversos tamanhos e até conter trancinhas!

    Homem com barbicha Homem com barbicha

    Barbicha: a barbicha é uma pequena quantidade de pelos que crescem na área abaixo do queixo e acima do pescoço. Esses pelos são semelhantes à barba, mas são mais curtos e menos densos. A barbicha é uma opção popular de estilo de barba para homens que desejam um visual mais casual e descontraído. Pode ser usada sozinha ou combinada com outros estilos de barba, como o cavanhaque ou a barba por fazer.

    Homem com barba cerrada Homem com barba cerrada

    Costeletas: se você já viu fotos do Elvis, sabe do que se trata. As costeletas são outro tipo estiloso e ousado de barba. Esse estilo consiste em deixar uma faixa de pelos nas laterais do rosto, que se iniciam nas têmporas como uma extensão dos cabelos e descem em direção às mandíbulas. Podem variar em comprimento e largura, dependendo do estilo preferido.

    Homem com barba Homem com barba

    Barba completa: a barba completa é aquela que está presente em todas as regiões do rosto, não necessariamente é grande e volumosa.

    Homem com barba cheia Homem com barba cheia

    Barba cheia: a barba cheia é uma barba densa e longa que cobre todo o rosto. Ela pode ser bem definida ou desgranha. Além disso, esse é um estilo muito desejado nos dias atuais e usualmente gera uma melhora na autoestima do barbudo!

    Homem com cavanhaque Homem com cavanhaque

    Barba Van Dyke: a barba Van Dyke é uma barba em forma de pincel que inclui um cavanhaque e bigode. É um estilo popular para homens que querem uma barba mais elegante e estilosa.

    COMO FAZER A BARBA PARAR DE CRESCER?

    Para fazer a barba parar de crescer existem métodos definitivos e temporários. 

    Se você quer uma barba mais cerrada ou por fazer, o ideal é que você se barbeie de dois em dois dias. Para os homens com o crescimento mais rápido de pelos, esse cuidado pode virar rotina, barbeando o rosto com lâmina ou barbeador elétrico dia sim, dia não ou até mesmo todos os dias.

    No caso de se barbear com frequência é importante que você tenha cuidado, utilize o creme de barbear, a lâmina e a loção pós-barba que não agridam, hidratem e cuidem da pele do seu rosto. Esse processo pode causar coceiras e irritação se forem feitas de maneiras erradas.

    Por outro lado, se você quer o seu rosto liso, sem nenhum pêlo e de maneira definitiva, a forma mais eficaz de fazer isso é com a depilação a laser, pois ela é um método de remoção de pelos que utiliza luz pulsada intensa que danificam os folículos pilosos e impedem o crescimento de novos pelos. Para essa escolha, consulte um médico dermatologista e use sempre proteção solar!

    COMO DEIXAR A BARBA MACIA?

    Existem diversas maneiras de cuidar com carinho dos pelos e da pele do rosto. É válido lembrar que a barba nada mais é do que um pêlo e os processos de cuidado dos pelos, seja dos cabelos, do rosto ou do corpo são bem parecidos. 

    Para manter a barba sempre macia e hidratada, é importante seguir uma rotina de cuidados diários de limpeza, hidratação e escovação.  Além disso, alguns produtos podem ser utilizados para você conseguir esse efeito extra de barba macia. 

    O shampoo 3 em 1 costuma ser muito eficiente, porque além de cuidar dos pelos do seu rosto, também cuida do seu cabelo! Além disso, você pode utilizar óleos e cremes específicos para dar aquela hidratação extra e deixar sua barba sempre brilhante e cheirosa.

    COCEIRA NA BARBA

    A coceira na pele abaixo da barba pode ser causada por uma diversidade de fatores como pele ressecada, irritações como espinhas e caspas, foliculite, dermatite e até mesmo alergias. Mas o que fazer para evitar a coceira? 

    Para evitar a coceira na barba você precisa primeiramente mantê-la sempre limpa e seca. Utilizar um hidratante para o seu tipo de pele também é fundamental, porque a produção de sebo e óleo pode causar o surgimento de espinhas. Além disso, escovar a barba diariamente para eliminar qualquer tipo de sujeira que fique entre os pelos também é uma dica muito importante.

    Mas vale lembrar que se a coceira for muita e você perceber qualquer tipo de anormalidade na região, procurar um médico dermatologista é a melhor opção!

    CASPA NA BARBA

    A coceira também é associada às caspas. A caspa da barba é incrivelmente semelhante à caspa que ocorre no couro cabeludo e é uma condição comum, geralmente caracterizada por coceira e descamação da pele.

    Se você tem caspa na barba, é provável que tenha uma barba escamosa. Além disso, as peles oleosas são mais propensas a gerar caspas por conta de um fungo chamado Malassezia globosa. Com o tempo, o acúmulo dessa bactéria pode causar a descamação da pele. 

    FOLICULITE NA BARBA

    Além das caspas, a foliculite também pode causar coceiras, além de outros incômodos.  A foliculite na barba é a infecção dos folículos pilosos da região e é causada principalmente pela irritação e infecção bacteriana da pele.

    COMO CUIDAR DA BARBA

    Cuidar da sua barba pode ser uma prática que vai além da higiene pessoal. Esse momento do seu dia pode se tornar o momento de autocuidado que você merece. 

    Por isso, vamos te dar algumas dicas simples para você deixar a sua barba sempre impecável. 

    1. Lave sua barba regularmente: assim como o cabelo, a barba também precisa ser lavada regularmente. Use um shampoo próprio para barba, pois ele é formulado para limpar gentilmente a pele e os pelos sem ressecar ou causar irritações.
    2. Use condicionador próprio para barba ou um shampoo que limpe e hidrate: para deixar a barba macia e hidratada, use um condicionador próprio para barba. Isso ajuda a evitar o ressecamento e a coceira.
    3. Escove a sua barba diariamente: para manter a barba alinhada e sem nós, use uma escova de cerdas macias. Isso também ajuda a distribuir os óleos naturais da pele pela barba, mantendo-a hidratada.
    4. Apare a barba regularmente, nem que seja as pontinhas: para manter o comprimento desejado, apare a barba regularmente com uma tesoura ou máquina de cortar cabelo. Também é importante aparar os pelos que crescem nas áreas do pescoço e bochechas.
    5. Use óleo ou loção de barba diariamente: para manter a barba hidratada e saudável, use um óleo de barba regularmente. Isso ajuda a evitar o ressecamento e a coceira, além de manter a barba macia e brilhante.
    6. Tenha uma dieta saudável: a dieta pode afetar a saúde da sua barba. Certifique-se de estar ingerindo alimentos ricos em vitaminas e minerais que são bons para o crescimento do cabelo, como proteínas, ômega-3 e vitaminas B e C.

    Lembre-se que cada pele e cada barba é única, seja ela grande, média ou cerrada. Experimente os produtos NIVEA e dê aos pelos do seu rosto o toque de cuidado NIVEA!

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA

    Hidratação

    17 produtos

    Men

    13 produtos

    Cuidados

    4 produtos

    Limpeza

    2 produtos