A vitamina C costuma ser a mais lembrada entre todas as vitaminas. Você provavelmente já ouviu falar sobre algum dos seus benefícios, como prevenir resfriados e aumentar a imunidade

Nas farmácias e drogarias, é possível encontrar suplementos e produtos cosméticos com vitamina C na sua composição. Nos supermercados e na culinária, sempre há um lembrete sobre as vantagens da vitamina C - normalmente associados a frutas cítricas. 

Porém, a vitamina C é muito mais do que isso. Apesar de estar presente na nossa alimentação saudável e na rotina de skin care, ainda não conhecemos todo o seu potencial. Porém, aqui no Blog NIVEA, você pode encontrar informações relevantes e aprender a extrair o melhor da vitamina C. Confira!

    O QUE É VITAMINA C?

    A vitamina C é um nutriente solúvel em água que colabora com várias funções vitais do nosso organismo. Assim como a coenzima Q10, a vitamina C também é um poderoso antioxidante, ajudando a prevenir o envelhecimento celular e melhorando a saúde e a aparência da pele. 

    Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C não é sintetizada pelo corpo humano. Por isso, precisa ser obtida por meio de alimentos ou suplementos. Após consumida, seus nutrientes são absorvidos pelo intestino delgado e distribuídos para todo o corpo. O excesso de vitamina C é expelido pela urina.

    PARA QUE SERVE VITAMINA C?

    A principal função da vitamina C é interagir com a produção de hormônios e estimular outras substâncias no corpo. Um bom exemplo é a carnitina, um composto-orgânico produzido no fígado e nos rins. 

    A carnitina está associada ao transporte das gorduras (ácidos graxos) para serem transformadas em energia nas células. Os benefícios da carnitina no corpo vão desde a redução da fadiga muscular até a melhora das funções cerebrais e da saúde do coração. 

    Outra substância impulsionada pela vitamina C é o colágeno, a proteína que confere elasticidade e resistência à pele. O colágeno também está presente nas fibras de sustentação dos ossos, tendões, articulações e músculos. As cartilagens do corpo também são formadas por colágeno. 

    A vitamina C também é essencial para o processo de cicatrização do corpo, pois as fibras de colágeno produzidas ajudam a reconstruir os tecidos danificados. Além disso, por ser uma substância antioxidante, a vitamina C combate os radicais livres que desaceleram a cicatrização. 

    Em relação a hormônios, a vitamina C ajuda a suprimir a produção do cortisol, o hormônio do estresse. Sendo assim, é possível diminuir os sintomas de ansiedade e fadiga, promovendo maior qualidade de vida e bem-estar.

    BENEFÍCIOS DA VITAMINA C

    Agora que você já sabe um pouco sobre como a vitamina C funciona no organismo, vamos falar sobre os seus benefícios. Para isso, tr duas categorias: benefícios para o corpo e benefícios para a pele. É importante dizer que os benefícios da vitamina C listados aqui são todos cientificamente comprovados

    Se você souber de mais algum, deixe nos comentários!

    ATUA COMO ANTIOXIDANTE

    A vitamina C é uma das substâncias antioxidantes mais eficazes do corpo humano. Isso significa que após o consumo, ela ajuda a prevenir a oxidação das células e evitar a formação de radicais livres. Esses elementos são diretamente responsáveis pelo envelhecimento das células

    Além disso, as propriedades antioxidantes da vitamina C também ajudam a reduzir inflamações e proteger a saúde ocular. Isso acontece porque a vitamina C previne a degeneração da mácula, a parte da retina responsável pela percepção de detalhes na visão humana.

    PREVINE DOENÇAS COMO O CÂNCER

    Outro benefício da ação antioxidante da vitamina C é a prevenção de certos tipos de câncer. Isso acontece devido à inibição e redução dos danos causados pelos radicais livres às células. 

    A vitamina C também oferece proteção contra doenças neurodegenerativas, como a esclerose múltipla e o Alzheimer.O mesmo acontece com doenças cardiovasculares, pois os antioxidantes diminuem a inflamação e reduzem o colesterol nas artérias.

    MELHORA O RACIOCÍNIO E O BEM-ESTAR

    Quando o assunto é saúde mental, a vitamina C também está envolvida. Ela ajuda na síntese de dois neurotransmissores importantes: a norepinefrina e a dopamina

    Neurotransmissores são substâncias químicas do nosso cérebro que fazem a comunicação celular. Eles são importantes para o funcionamento do sistema nervoso e regulam diversas funções corporais vitais, como movimento, memória e emoção

    Sobre os neurotransmissores ativados pela vitamina C: 

    • A norepinefrina potencializa a comunicação entre os neurônios, a atenção e a regulação do humor;
    • Em complemento, a serotonina ajuda a regular o sono, a alimentação e a temperatura corporal.

    REDUZ A PERDA MUSCULAR E ÓSSEA

    Conforme envelhecemos, o nosso corpo passa por algumas perdas naturais. Uma delas é a perda de massa óssea e a sarcopenia (a perda de massa muscular). 

    Esse processo pode ser agravado por falta de exercícios físicos, ausência de vitamina D, consumo excessivo de álcool e tabagismo. Uma mudança saudável de hábitos, associada ao consumo de alimentos com vitamina C, pode reduzir a perda e preservar a integridade dos músculos e dos ossos por mais tempo.

    COMBATE O COLESTEROL RUIM E O TRIGLICÉRIDES

    Existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim. A vitamina C ajuda a prevenir altos índices de colesterol ruim, também chamado de LDL (low density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade). Essa redução também se aplica aos triglicérides. 

    A medicina moderna associa o colesterol ruim com doenças arteriais, especialmente a aterosclerose. Estudos recentes também apontam maiores riscos de Alzheimer associados ao aumento do colesterol.

    As complicações cardíacas decorrentes do colesterol podem levar ao infarto do miocárdio ou a um acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, é importante uma dieta rica em vitamina C para ajudar a controlar os níveis de colesterol e triglicérides e prevenir essas enfermidades.

    FACILITA A ABSORÇÃO DE FERRO PELO ORGANISMO

    No corpo humano, a absorção do ferro acontece principalmente no intestino delgado. Algumas substâncias, como a vitamina C, têm a capacidade de facilitar essa absorção, otimizando os resultados desse minério no corpo. 

    O ferro proporciona benefícios como prevenir a anemia e fortalecer o sistema imunológico. Além disso, o ferro também ajuda a melhorar a disposição do corpo, pois está envolvido no transporte e armazenamento de oxigênio nos músculos. Alguns alimentos ricos em ferro são: 

    • Carnes vermelhas de modo geral (principalmente o fígado),
    • Vegetais verdes: espinafre, rúcula, brócolis e agrião;
    • Leguminosas: todos os tipos de feijão;
    • Oleaginosas: amêndoas, avelã e castanha do pará;
    • Frutas secas e gema de ovo cozida.

    VITAMINA C PARA A PELE: POR QUE USAR?

    Os benefícios para o metabolismo, como a interação com proteínas e hormônios, são apenas uma das razões para adicionar a vitamina C à sua rotina. Ela também oferece melhoras importantes para a saúde da pele, o bem-estar e a autoestima

    Em geral, a vitamina C é adicionada aos produtos cosméticos como ingrediente de cuidado para uma pele bonita. Ela atua de maneira ainda mais otimizada quando combinada com outros ativos, como o ácido hialurônico e a coenzima Q10

    Conheça as propriedades da vitamina C para uma pele deslumbrante!

    ESTIMULA A PRODUÇÃO DE COLÁGENO

    Uma das maiores habilidades da vitamina C no corpo é a de estimular a produção de colágeno, pois o corpo produz quantidades menores dessa proteína conforme envelhecemos. Assim, é necessário fazer uma reposição dessa substância na pele por meio de cosméticos. 

    A vitamina C transforma resíduos de aminoácidos chamados prolina e lisina em colágeno através do processo de hidroxilação. Essas novas moléculas de colágeno ajudam a fornecer à pele sua resistência e elasticidade de volta, prevenindo o aparecimento de rugas e outros sinais de idade.

    PROTEGE A PELE DOS EFEITOS DA EXPOSIÇÃO AO SOL

    Outro benefício da vitamina C para a pele é a proteção contra os efeitos negativos da exposição solar. Isso é ainda mais potencializado quando a vitamina é usada em conjunto com o protetor solar, pois sua ação antioxidante protege a pele contra raios UVA e UVB

    Isso acontece porque toda vez que você toma sol, os níveis de ácido ascórbico na derme e principalmente na epiderme são severamente reduzidos. É por essa razão, inclusive, que a vitamina C é cada vez mais encontrada como ingrediente principal de produtos pós-sol. 

    Além de fotoproteção, a vitamina C também previne mutações causadas pela radiação ultravioleta, principais causadoras do câncer de pele. Vale lembrar que a vitamina C, por si só, não substitui o protetor solar.

    AJUDA A CLAREAR MANCHAS E UNIFORMIZAR O TOM DA PELE

    Manchas escuras na pele podem surgir por causa de um acúmulo de melanina, a proteína que dá cor aos nossos pelos, cabelos e pele. Quem faz a regulação da formação desses pigmentos é uma enzima chamada tirosinase

    Dentro do organismo, a vitamina C inibe a produção da tirosinase. Por isso, ela acaba ajudando a controlar a formação excessiva de pigmentos. Estudos indicam que por conta dessa interação, a vitamina C tem sido usada como agente despigmentante

    Em termos gerais, essa ajuda oferecida pela vitamina C tem seu efeito máximo quando as manchas escuras são causadas pela exposição ao sol. Porém, o acúmulo de melanina também pode acontecer por fatores genéticos, hormonais ou relacionados ao envelhecimento (também chamadas de manchas senis). 

    Nesse último caso, o ideal é combinar a vitamina C a outros agentes anti-envelhecimento (como a coenzima Q10) para ter resultados mais satisfatórios.

    VITAMINA C PARA O ROSTO

      Além de sua função para o corpo, a vitamina C também é indicada para cuidar da pele do rosto. Por ser uma região mais exposta, fatores como excesso de sol, poluição, frio e calor intenso afetam a nossa pele. Por isso, os cuidados com o rosto devem ser redobrados. 

      Em sua rotina de skin care, lembre-se de sempre começar com a limpeza facial para remover os resíduos e impurezas. Assim, a pele do seu rosto vai estar pronta para receber produtos como um creme hidratante com vitamina C e um protetor solar com vitamina C

      Sequenciando direitinho os produtos e escolhendo os ingredientes adequados, você garante os efeitos antioxidantes e anti-envelhecimento que a vitamina C tem a oferecer para a sua pele.

      No rosto, o clareamento de manchas escuras e uniformização do tom da pele são ainda mais necessários. Por isso, além de cosméticos com vitamina C, escolha bem o seu protetor solar facial para evitar o aparecimento de novas manchas.

      ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

      Como está a sua alimentação hoje em dia? Existem diversas fontes de vitamina C, como alguns tipos de frutas, legumes e verduras. Para extrair o máximo do potencial dessa substância, é preciso saber quais são os alimentos ricos em vitamina C para adicionar à sua dieta. 

      Mas antes de mais nada, saiba que os alimentos podem perder vitamina C. Isso acontece, em grande parte, durante o armazenamento

      Evite prolongar o uso de vegetais por muito tempo, principalmente em refrigeração. Sempre que possível, escolha frutas e vegetais frescos, pois eles preservam a vitamina C por mais tempo. Outro ponto importante é o aquecimento. 

      Apesar de a vitamina C ser termolábil (resistente à temperaturas), legumes e verduras cozidos por muito tempo podem ter queda em suas propriedades vitamínicas. O mesmo se aplica a produtos industrializados com vitamina C, pois as técnicas de produção podem incluir altas temperaturas. Por isso, prefira consumir frutas e vegetais in natura

      Confira os alimentos com vitamina C para tornar sua rotina mais saborosa e saudável! 

       

      FRUTAS

      LEGUMES

      VERDURAS

      Frutas cítricas 

      Pimentão

      Brócolis

      Goiaba

      Rabanete

      Repolho

      Melancia

      Espinafre

      Couve-flor

      Manga

      Batata doce

      Agrião

      Mamão papaya

      Tomate

      Espinafre

      Lichia

      Cenoura

      Salsa

      8 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE VITAMINA C

      Para NIVEA, é importante você ter todas as informações necessárias sobre um determinado ingrediente ou produto. Por isso, selecionamos as melhores perguntas e respostas sobre vitamina C para esclarecer ainda mais o uso, aplicação e funcionamento do ácido ascórbico no organismo. Confira!

      • 1 - QUANDO SE DEVE TOMAR VITAMINA C?

        O ideal é tomar a vitamina C junto com as refeições, pois o alimento potencializa a absorção do nutriente. Lembre-se de que o excesso de vitamina C ingerido não é armazenado pelo corpo. Por isso, é preciso consumir vitamina C todos os dias.

        É recomendado o consumo de vitamina C na forma de suplemento quando os níveis estão baixos no organismo. Nesses casos, é possível notar a presença de sintomas físicos, como baixa imunidade. Porém, tenha sempre acompanhamento médico antes de inserir um novo elemento na sua dieta.

      • 2 - QUANTO DE VITAMINA C É RECOMENDADO POR DIA?

        A necessidade de vitamina C no corpo humano adulto leva em consideração as perdas metabólicas que o organismo sofre e a excreção da vitamina C natural ao corpo. 

        Com base nesses dados, o valor de vitamina C recomendado para homens fica entre 90mg e 110mg por dia. Para mulheres, a necessidade é de 75mg a95mg por dia

        Para mulheres gestantes ou lactantes, essa necessidade pode aumentar de acordo com cada caso, podendo chegar a 100mg ou 120mg de vitamina C por dia.

      • 3 - VITAMINA C AUMENTA A IMUNIDADE?

        Sim, isso não é um mito. O consumo de vitamina C realmente interage com o sistema imunológico do nosso corpo. Os principais beneficiados pela vitamina C na imunidade são os leucócitos, células brancas da medula óssea que atuam como defensores do organismo contra doenças, infecções e alergias. 

        A presença da vitamina C não somente aumenta a produção dos leucócitos, como também estimula a concentração dessas células para o combate a organismos invasores. Com isso, a vitamina C colabora com processos anti-inflamatórios e melhora os sintomas em casos de infecções. 

        A nível celular, a vitamina C também ajuda na mobilização das células de defesa até o local onde ocorreu a invasão no corpo. Esse processo se chama quimiotaxia

        Outro processo importante potencializado pela vitamina C é a fagocitose, que acontece quando as células de defesa “engolem” os corpos invasores e os destroem internamente.

      • 5 - QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA FALTA DE VITAMINA C?

        No campo das doenças, a falta de vitamina C pode causar escorbuto em adultos. Os sintomas mais comuns são sangramentos, dores nas articulações, dores musculares, cansaço e palidez. 

        Outra enfermidade que a falta da vitamina C pode causar é a Doença de Barlow em crianças, uma condição que afeta as válvulas do coração. 

        Quando o assunto é sintomas generalizados, a falta da vitamina C também causa:

        • Anemia; 
        • Dificuldade de cicatrização de feridas; 
        • Queda de cabelo;
        • Alterações de humor, como irritabilidade e depressão.
      • 6 - EXCESSO DE VITAMINA C É RUIM PARA A SAÚDE?

        Sim, o excesso de vitamina C no corpo pode causar complicações. Embora a vitamina C seja solúvel em água, o consumo excessivo pode causar cálculos renais. Isso acontece porque a sobrecarga interfere na atividade antioxidante do corpo, causando excesso de absorção de ferro e a formação dos cálculos.

        Outros sintomas recorrentes para o excesso de vitamina C são dores abdominais, dores de cabeça, náuseas e diarreias. Em alguns casos, o consumo excessivo de vitamina C também pode acidificar a urina, o que provoca incômodo na bexiga e irritação

        Vale lembrar que a quantidade considerada excessiva para vitamina C é de mais de2.000 miligramas ao dia.

      • 7 - MEUS FILHOS DEVEM TOMAR VITAMINA C INFANTIL?

        Em geral, as crianças não precisam suplementar vitamina C infantil. Isso porque as quantidades de vitamina C que os seus corpos precisam é baixa, podendo ser obtida através de uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes. 

        O valor de vitamina C que uma criança precisa consumir por dia depende da sua idade:

        • 1 a 3 anos: até 15mg;
        • 4 a 8 anos: até 25mg;
        • 9 a 13 anos: até 45mg;
        • 14 a 18 anos: até 65mg para mulheres e até 75mg para homens. 

        Em alguns casos, é possível haver deficiência de vitamina C no corpo da criança. Por isso, o acompanhamento com o médico pediatra é essencial para saber quais dosagens são necessárias e como suplementar com segurança.

      • 8 - DEVO TOMAR VITAMINA C EFERVESCENTE?

        A vitamina C efervescente não é recomendada para o consumo por conta dos aditivos químicos que são utilizados na produção das pastilhas. Esses aditivos podem ser corantes, saborizantes (normalmente laranja) e açúcar

        Por conta disso, o uso de vitamina C efervescente a longo prazo pode causar problemas de saúde. Na dúvida, escolha a suplementação de vitamina C em comprimidos. Eles contêm apenas os ingredientes essenciais e não têm nenhum aditivo alimentar para dar sabor, cheiro ou cor.

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