A foliculite é um problema dermatológico comum, que pode surgir em várias partes do corpo. Suas causas são muito diversas, indo desde infecções ou lesões causadas na pele.

Geralmente, ela se manifesta como uma irritação na pele que pode causar bastante incômodo. Por isso, NIVEA preparou um guia completo sobre a foliculite para te ajudar a cuidar da sua pele com carinho, e evitar esse problema.

    O QUE É FOLICULITE?

    A foliculite é uma condição de pele que ocorre quando os folículos pilosos, as pequenas aberturas na pele por onde crescem os pelos, ficam inflamados.

    À primeira vista, podem parecer pequenas espinhas ao redor dos folículos, mas suas causas são muito variadas e frequentemente mais complexas do que percebemos. 

    Essa condição não apenas afeta a estética, mas também pode causar coceira e dor, sendo mais comum em áreas como rosto, couro cabeludo, pernas, axilas e virilha.

    CAUSAS DA FOLICULITE

    As causas da foliculite podem variar, mas frequentemente envolvem a presença de bactérias, fungos ou vírus na região do folículo piloso. 

    Além disso, a depilação frequente e o atrito constante na pele são elementos que podem desencadear a irritação folicular.

    INFECÇÕES BACTERIANAS

    Bactérias podem infectar os folículos pilosos, levando à foliculite. Isso é mais comum em áreas onde há pequenos cortes na pele devido ao barbear, depilação ou fricção;

    INFECÇÕES FÚNGICAS

    Alguns fungos também podem causar foliculite. Isso é mais frequente no couro cabeludo e pode estar associado a condições como a dermatite seborreica;

    INFECÇÕES VIRAIS

    Alguns vírus podem causar foliculite, resultando em lesões vermelhas e dolorosas ao redor dos folículos pilosos;

    OBSTRUÇÃO DOS FOLÍCULOS

    A obstrução dos folículos pilosos por óleo, suor, maquiagemou outros produtos pode levar ao desenvolvimento de foliculite. Isso é comum em áreas onde os poros ficam obstruídos;

    BARBEAR INADEQUADO

    O uso de lâminas de barbear sujas, sem corte ou técnicas inadequadas de barbear pode irritar a pele e levar à foliculite;

    ROUPAS APERTADAS

    O uso constante de roupas apertadas, que causam fricção na pele, pode contribuir para o desenvolvimento da foliculite.

    PELOS ENCRAVADOS

    Quando usamos lâminas de barbear, o pelo encravado pode crescer por dentro da pele, causando bolinhas de pus.

    COMO IDENTIFICAR FOLICULITE?

    Identificar a foliculite pode ser desafiador, pois seus sintomas muitas vezes se assemelham a outras condições de pele.

    É importante saber quais sinais indicam um folículo piloso inflamado para poder prosseguir com o tratamento mais adequado. Além disso, o mais indicado é consultar um dermatologista que possa analisar o seu caso.

    SINTOMAS DE FOLICULITE

    Aglomerados de bolinhas ou “espinhas” perto dos folículos pilosos, avermelhadas ou com a pontinha amarela;

    Bolhas de pus que abrem e formam casquinhas;

    Pele coçando e ardendo: Uma sensação constante de desconforto pode vir junto com a foliculite, trazendo coceira e uma sensação de ardência na pele afetada;

    Pele dolorida e sensível: os folículos pilosos inflamados podem deixar a pele sensível ao redor;

    Em casos mais graves, a foliculite pode causar uma elevação na pele, que se torna inchada e dolorida.

    FOLICULITE: PREVENÇÃO E TRATAMENTOS

    COMO PREVENIR A FOLICULITE?

    Para prevenir a foliculite, é crucial adotar boas práticas de cuidados com a pele. É essencial ter bons hábitos de higiene, como lavar o rosto diariamente e cuidar bem ao depilar o rosto ou qualquer parte do corpo com lâminas. 

    Escolha produtos de cuidados com a pele que se alinhem com o seu tipo de pele. Opte por sabonetes suaves, livres de substâncias irritantes, e hidratantes não comedogênicos, especialmente se você tiver a pele propensa à oleosidade.

    Além disso, evite usar roupas apertadas que possam causar atrito e troque de roupa imediatamente após atividades que levam à transpiração.

    COMO TRATAR FOLICULITE?

    Os tratamentos para a foliculite variam de acordo com o tipo de foliculite, seja ela bacteriana, fúngica ou viral. 

    Em casos de infecções bacterianas, o uso de loções, géis ou comprimidos antibióticos prescritos por profissionais de saúde pode ser necessário. 

    Infecções fúngicas, por sua vez, muitas vezes respondem bem a cremes, shampoos ou comprimidos antifúngicos específicos.

    FOLICULITE: TRATAMENTO CASEIRO

    Embora o tratamento caseiro não substitua a orientação de um profissional de saúde, existem algumas medidas de autocuidado que podem ajudar a aliviar os sintomas da foliculite. 

    Elas são especialmente úteis para a foliculite decorrente da inflamação pós-depilação ou pelos encravados.

    Aqui estão algumas sugestões:

    COMPRESSAS QUENTES

    Aplicar uma compressa quente na área afetada pode ajudar a aliviar a inflamação e promover a drenagem de pus, se for o seu caso;

    EVITE TOCAR

    Não coce, esprema ou machuque sua pele, isso pode piorar a condição e aumentar o risco de infecção;

    USE PRODUTOS CALMANTES

    Inclua produtos contendoaloe vera, camomila ou água termal  na sua rotina de skin care. Eles são conhecidos por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias;

    APOSTE EM ÓLEOS VEGETAIS

    Muitos tipos de óleo vegetal são anti-inflamatórios naturais. É o caso do óleo de melaleuca, por exemplo;

    USE ESFOLIANTES E ÁCIDOS SUAVES

    Esfoliantes ou cremes contendo ácido salicílicoou niacinamida podem ajudar a prevenir pelos encravados e a manter os folículos pilosos desobstruídos;

    HIDRATAÇÃO ADEQUADA

    Hidratantes leves e não oleosos são ideais para manter a pele equilibrada, evitando o acúmulo excessivo de produtos. O mesmo vale para o protetor solar,  que deve ser usado diariamente para proteger a pele sensibilizada pela foliculite.

    Por último, vale ressaltar que é importante manter consultas regulares com um dermatologista para avaliação e orientações personalizadas.

    Desvendamos os segredos da foliculite, mas há muito mais a explorar. Continue sua jornada rumo a uma pele bonita e bem cuidada no blog NIVEA, confira nossos artigos sobre saúde e beleza e conheça as nossas novidades.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA