O sabonete é um produto milenar e que possui um valor inestimável na vida moderna e seu uso é indispensável no dia-a-dia, seja para trazer um momento de auto cuidado, seja para proteger nossa saúde de possíveis perigos como vírus e bactérias. 

Você sabe qual tipo de sabonete é o seu preferido ou qual é o mais indicado para as suas necessidades? 

Talvez você prefira os sabonetes líquidos para lavar as mãos, os de barra para o banho ou os sabonetes mousse para a limpeza facial.

Quem sabe a sua preferência seja os sabonetes com perfumes mais marcantes ou aqueles mais suaves e neutros. Talvez você não saiba dizer o que prefere ou não saiba exatamente qual escolher. 

Para ajudar você a cuidar da sua pele do jeito certo, criamos um guia com os principais tipos, benefícios e quais sabonetes são indicados para o seu tipo de pele, idade e necessidade. 

Continue lendo e saiba mais!

    A HISTÓRIA DO SABÃO

    O sabão existe há aproximadamente cinco mil anos e você pode se surpreender, mas inicialmente ele não era usado para fins de limpeza e banho. 

    Na verdade, os primeiros sabões tinham como finalidade a limpeza de fibras têxteis e eram feitos com gordura, cinza de madeira e água. 

    Há evidências que sugerem que os antigos egípcios usavam uma substância semelhante ao sabão para tratar doenças de pele e lavar roupas. 

    Os gregos e os romanos também possuem um papel importante nessa história. No famoso poema grego "A Odisséia", por exemplo, Homero enfatiza sobre o poder transformador do banho. Além disso, a palavra “cosmético” tem sua raíz do grego “kosmêticos”, que tinha uma conotação de cuidado. Já os romanos possuíam até mesmo um ditado que dizia “banhos (...) são a essência da vida”.

    Apesar disso e com todos os contratempos da história, foi só no século II d.C que o sabão voltou a ser recomendado para fins de limpeza e apenas no século 19 foram efetivamente inventados os sabonetes em barra comuns de banho que todos conhecemos hoje.

    QUEM INVENTOU O SABÃO?

    Há evidências que sugerem que as primeiras pessoas a fazer sabão foram os antigos babilônios em 2800 aC. Eles usavam essa substância principalmente para limpar tecidos durante o processo de fabricação.

    Já para o nome, existia uma antiga lenda romana de que o nome do sabão vem do fictício Monte Sapo, onde os animais eram sacrificados. Infelizmente, não há nenhuma evidência concreta para isso. É mais provável que seja baseado na palavra gaulesa “sapo-” ou na palavra germânica “saipa-“ – ambas significando “gordura” ou “sebo”.

    Já o sabonete líquido foi um desenvolvimento muito mais moderno. À medida que a tecnologia e os produtos químicos avançavam, os inventores começaram a experimentar novas soluções de limpeza, mas foi somente no final de 1800 que o sabonete líquido ganhou popularidade e as pessoas começaram a realmente apreciar a praticidade dele.

    FATOS INTERESSANTES QUE VOCÊ TALVEZ NÃO SAIBA SOBRE O SABONETE

    • Os primeiros sabões eram uma mistura de cinzas de madeira e gordura animal.
    • O sabão foi tributado pesadamente por vários séculos e era visto como um item de luxo.
    • A certa altura da história, a quantidade de sabão que uma nação possuía era uma medida de sua riqueza e civilização.

    QUAL A DIFERENÇA DE SABÃO E SABONETE?

    Os sabões e os sabonetes são sais de sódio de ácidos carboxílicos de cadeia longa, produtos da chamada reação de saponificação. Para simplificar, a reação entre um óleo ou gordura com base forte resulta em sabão e álcool. 

    Apesar disso, os sabões são destinados para limpeza geral como lavagem de roupas, superfícies, louças, entre outros. 

    Já os sabonetes são destinados para o uso da higiene pessoal e em geral, são compostos de ingredientes menos agressivos, perfumes e corantes que dão o toque final para limpar, hidratar, esfoliar e causar a sensação de bem-estar e cuidado que o seu corpo merece receber.

    DO QUE É FEITO O SABONETE?

    Até aqui, nós já conhecemos a história desse precioso produto e entendemos as diferenças de suas utilizações, mas, como os sabões e sabonetes são feitos nos dias atuais? 

    O sabonete moderno é feito basicamente da destilação de ácidos graxos, misturado em álcali e ingredientes como fragrâncias, abrasivos, hidratantes, entre outros.

    DIVIDINDO A GORDURA

    O primeiro passo é dividir a gordura natural em ácidos graxos e glicerina usando uma coluna alta e um hidrolisador. Isso é feito a uma temperatura muito alta em um ambiente muito pressurizado.

    DESTILAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS

    Uma vez separados, os ácidos graxos são destilados para fins de purificação. A glicerina é um subproduto muito útil da fabricação de sabonetes e é reservada para ser usada em produtos como loções e certos medicamentos.

    PROCESSO DE MISTURA

    Em seguida, os ácidos graxos são misturados com uma quantidade muito precisa de álcali. Isso formará a base do sabonete.

    ADICIONANDO OUTROS INGREDIENTES

    É nesse ponto que outras substâncias são adicionadas à base do sabonete para adequá-lo a um determinado tipo de produto. Essas substâncias podem ser diferentes, abrasivas ou fragrâncias, dependendo do mercado-alvo do sabonete.

    QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DO SABONETE?

    Você sabe para que serve o sabonete? Talvez você ache que a única função do sabonete é a higienização da pele, mas hoje em dia esse produto possui muitas outras funções além dessa. Veja algumas delas.

    SABONETE ANTISSÉPTICO

    O sabonete antisséptico ou antibacteriano possui uma função extra na limpeza: a de eliminar bactérias e vírus, com promessas de 99% de eliminação das bactérias testadas. 

    Depois da pandemia, ficou ainda mais estabelecida a necessidade de manter a higiene sempre em dia e por isso os sabonetes antibacterianos são ideais para manter na pia do banheiro para lavar as mãos.

    SABONETE HIDRATANTE

    Muitas pessoas possuem um tipo de pele mais seca. Dias frios, regiões mais áridas também ajudam no ressecamento da pele.

    Nessas situações, utilizar qualquer tipo de sabonete não hidratante pode piorar o ressecamento da pele causando a sensação de repuxamento e até mesmo descascando a superfície da pele. 

    Alguns sabonetes possuem em sua fórmula ingredientes que além de higienizar, hidratam criando uma barreira que mantém a água na pele por mais tempo. Alguns exemplo de sabonetes hidratantes são os:

    1. Sabonete creme: possui ingredientes e textura que se assemelha à um creme corporal e causam o efeito hidratante;

    2. Sabonete óleo: possui óleos super hidratantes em sua composição, muito indicado para peles extra secas;

    3. Cremes para banho: cremes hidratantes para uso no banho que em conjunto com a água causam um efeito de hidratação profunda. Podem substituir o creme hidratante normal.

    SABONETES NATURAIS

    Os sabonetes naturais são ideais para crianças e pessoas com a pele sensível e alérgica. Possuem uma fórmula que conta com ingredientes naturais e cheiro suave.

    SABONETES CHEIROSOS

    Os sabonetes cheirosos são os queridinhos do bem-estar e autocuidado. Com perfumes em sua composição que alternam do cítrico para o adocicado, deixam a pele sempre perfumada, além de deixar a hora do banho muito mais prazerosa. 

    TIPOS DE SABONETE

    Diferente dos tempos antigos, o mundo moderno reconhece que cada pele é diferente, cada parte do corpo, cada idade e cada necessidade demanda um tipo específico de cuidado. Por isso, ao longo do tempo foram surgindo diferentes tipos de sabonetes. Vamos ver alguns deles.

    SABONETE EM BARRA

    O sabonete em barra foi o primeiro tipo de sabão desenvolvido no mundo e eles permanecem sendo usados até hoje. A diferença do sabonete em barra para os outros está na forma que ele é fabricado e nas suas indicações. 

    Em geral, os sabonetes em barra possuem ingredientes em sua composição que não são totalmente recomendados para regiões mais sensíveis como rosto e regiões íntimas. Sua maior indicação de uso é para lavar o corpo no banho.

    SABONETE LIQUIDO

    O sabonete líquido é um grande marco na esfera da higienização com um fator muito importante: o toque de cuidado. 

    Os sabonetes líquidos possuem um processo de produção e ingredientes que lhes dão alguns benefícios sobre os de barra, sendo muito indicado tanto para o corpo, para o rosto e também para as regiões íntimas. Alguns benefícios dos sabonetes líquidos são:

    • possuem fórmulas mais leves
    • produzem mais espuma
    • são mais econômicos
    • produzem uma experiência sensorial prazerosa
    • possuem composições altamente hidratantes, com óleos vegetais e cremes

    SABONETE EM GEL

    O sabonete em gel ou gel de limpeza é um produto muito indicado para a limpeza facial e no tratamento de peles acneicas e no controle de oleosidade. 

    Por possuir uma formulação muito suave, com o pH muito semelhante com o da própria pele, causa menos irritação do que utilizar um sabonete líquido comum. Confira alguns tipos de sabonete em gel para você escolher:

    • Sabonete em gel para controle de brilho (oleosidade)
    • Sabonete em gel que equilibra a hidratação natural da pele
    • Sabonete em gel que limpa e prepara a pele

    ESFOLIANTES

    Apesar do esfoliante não ser exatamente um sabonete, ele participa ativamente do processo de limpeza e higienização da pele. Com sua capacidade de remover pele morta por meio da abrasão, promove a renovação celular da pele e uma limpeza profunda. 

    Você encontra dois tipos de esfoliantes, os esfoliantes faciais   e os esfoliantes corporais. 

    É importante citar que não é recomendado utilizar esfoliante corporal no rosto, simplesmente porque a esfoliação corporal costuma ser mais agressiva, podendo causar lesões e um efeito reverso ao esperado na pele do rosto. 

    Do mesmo modo, não é indicado utilizar esfoliante facial no corpo, porque sua ação é muito mais leve, visando a pele mais sensível do rosto. Nesse caso, os efeitos não serão tão eficientes.

    SABONETE MOUSSE

    O sabonete mousse é muito indicado para a limpeza das impurezas do rosto, principalmente os resíduos de maquiagem. Em geral, possui vitaminas em sua composição que revigoram a pele, deixando uma sensação refrescante.

    Além disso, os sabonetes de limpeza em mousse provocam uma sensação prazerosa por conta da sua textura que parece uma nuvem, com cheiro suave e de fácil aplicação.

    COMO ESCOLHER O SABONETE IDEAL PARA VOCÊ

    Até aqui nós já vimos que existe uma grande variedade de tipos e indicações para o uso dos sabonetes. Mas, como saber qual é a melhor escolha para a sua pele? Acompanhe algumas das nossas dicas que vão ajudar você com isso.

    REGIÃO DO CORPO

    A primeira regra é que cada região do corpo requer um produto específico. A pele do rosto é mais sensível do que a pele dos pés, que é feita para ser mais resistente e dura. 

    Já a pele da região íntima possui mais chances de ter processos alérgicos, além de ser mais sensível a vários tipos de componentes usados nos sabonetes para o corpo e rosto. Vamos entender um pouco melhor sobre isso.

    SABONETE PARA O ROSTO

    Diferente do corpo, o rosto não foi feito para sofrer impactos, nem atrito constante e por causa disso a pele dessa região é muito mais sensível

    Por conta dessa sensibilidade e dos problemas pertinentes dessa região, como produção de oleosidade, acnes, linhas de expressão e manchas provocadas pelo sol, espinhas e hormônios, os sabonetes para o rosto possuem em sua composição elementos muito mais suaves. 

    O mais indicado são os sabonetes líquidos para o rosto, o gel de limpeza facial e os mousses de limpeza facial.

    SABONETE CORPORAL

    A pele do corpo é muito mais resistente e menos sensível que a do rosto, podendo sofrer atrito e impacto com muito mais resistência. Por isso não existe contraindicação da utilização de sabonetes em barra para o corpo.

    Apesar disso, a pele do corpo também possui seus desafios. Acnes na região das costas, ombros e peito são comuns. A pele das pernas e dos braços podem ser mais secos e descamarem com mais facilidade. Por isso, a indicação é entender qual o seu tipo de pele e ter um sabonete que cuide de cada região do jeito certo. 

    SABONETE ÍNTIMO

    A região íntima é de longe uma das mais esquecidas, principalmente entre os homens, apesar de ser a região que mais carece de cuidados. 

    A pele dessa região é extremamente sensível, por isso, não é incomum ver casos de alergias e até mesmo alguns tipos de fungos causados pela utilização de produtos impróprios e higienização inadequada. 

    Por isso, lembre-se de higienizar a sua região íntima com um produto testado dermatologicamente e que garanta a saúde do local. 

    SABONETE PARA AS MÃOS

    A coisa mais eficaz que você pode fazer para reduzir a propagação de doenças infecciosas é lavar as mãos regularmente e usar um sabonete eficaz é uma parte essencial do combate aos germes que enfrentamos. Depois da pandemia do Covid-19 isso ficou ainda mais claro. 

    Para lavar as mãos, você pode usar sabonete líquido ou em barra. Você pode também fazer uso tanto de sabonetes naturais, ou de sabonetes mais potentes como os antissépticos. O importante é você adquirir esse hábito e proteger sua saúde da exposição de quaisquer riscos.

    POR IDADE

    A cada fase da nossa vida nossa pele muda. Uma boa dica é você escolher o sabonete indicado para a fase da sua vida, principalmente se você estiver procurando o sabonete ideal para a pele do seu rosto.

    SABONETE PARA BEBÊS E CRIANÇAS

    A pele de bebês e crianças são super sensíveis e possuem praticamente nenhuma proteção natural, por isso, os sabonetes neutros, principalmente os líquidos, são altamente indicados para elas. 

    A utilização de sabonetes antissépticos não é recomendada por conta dessa remoção massiva de bactérias, podendo causar a remoção de bactérias naturais que equilibram a pele, prejudicando assim a saúde da criança ou bebê.

    SABONETE FACIAL PARA ADOLESCENTES

    A adolescência é uma fase conturbada da vida, até mesmo para a pele. Nesse momento onde existe uma explosão de hormônios, a pele sofre alterações bruscas, gerando problemas como espinhas. 

    Nesse período, é importante ter uma rotina de cuidados com a pele adequada. Por isso, os sabonetes em gel que ajudam a regular essa produção de óleo também auxiliam a evitar o surgimento de comedões.

    POR NECESSIDADE

    Sua pele está ressecada? É acneica? Produz muita oleosidade? É muito sensível e alérgica? Independente da sua  idade, se você está com algum desses problemas, é necessário encontrar um sabonete que ajude você a lidar com ele.

    SABONETE HIDRATANTE

    Os sabonetes hidratantes desempenham um papel fundamental para a pele seca, principalmente porque um sabonete comum pode causar ainda mais ressecamento. 

    Se a sua pele está muito seca e craquelando, fazer um combo de cuidado com um sabonete líquido cremoso e um hidratante facial para peles extrassecas vai ajudar você a lidar com isso do jeito certo!

    SABONETE PARA ESPINHAS

    Se a sua pele é acneica e produz muita oleosidade, os sabonetes naturais, sem óleo e que possuem ingredientes específicos de tratamento são a melhor opção para você. Junte isso a um hidratante específico para peles acneicas e veja o resultado aparecendo!

    SABONETE MASCULINO

    A pele do homem se difere da pele da mulher em diversos aspectos. A quantidade de pelos, poros mais dilatados, diferença de sensibilidade e até mesmo a grossura da pele. 

    Por esse motivo existem sabonetes masculinos que visam cuidar de questões pertinentes exclusivamente à pele dos homens, além de proporcionar certa praticidade na hora da lavagem, como os sabonetes 3 em 1, que lavam os cabelos, a barba e também o corpo!

    CUIDADO COM O QUE VOCÊ COLOCA NA PELE

    Um fato pouco conhecido é que mais da metade do que você coloca na pele será absorvido pelo corpo. É por isso que usar um sabonete suave, natural e indicado para sua idade, necessidade e tipo de pele é tão importante. 

    Na dúvida, procure sempre um médico dermatologista para ajudar você com isso! Trate sua pele da maneira certa, porque você merece esse cuidado.

    Gostou das dicas? Para saber mais sobre o sabonete perfeito, confira nossos artigos sobre limpeza e hidratação no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care e qualidade de vida com o nosso toque que transforma.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA