Já parou para pensar em como você cuida da sua boca? Um sorriso bonito é super importante, mas os cuidados com os lábios também precisam de atenção, principalmente em climas mais frios. Por isso, nós temos 10 dicas para você ter lábios saudáveis em qualquer época do ano. 

Primeiro, invista em skin care: hidratação, esfoliação e proteção solar. Não menos importante, saiba quais são os maus hábitos que precisam ser evitados para preservar a pele da boca. Tudo isso com a combinação de carinho e experiência de NIVEA

    O QUE DESIDRATA OS LÁBIOS?

    Para entender como os lábios desidratam, vamos precisar de uma ajudinha da ciência. A pele na região dos lábios é muito fina e delicada, pois nessa região a camada de gordura que ajuda a manter a hidratação é menor do que em outras partes do corpo. 

    Logo, os lábios ficam ressecados porque a umidade na superfície da pele evapora antes que você consiga repor. Essa evaporação é causada por uma série de fatores do ambiente, como: 

    • Exposição ao sol;
    • Vento;
    • Ambientes de baixa umidade (por meio de um processo conhecido como osmose);
    • Ar seco (como ambientes climatizados por ar condicionado);
    • Falta de hidratação do corpo. 

    Quando isso acontece, os lábios ficam desidratados e ressecados, o que pode levar a fissuras e sangramento labial. É por essa razão que o uso de hidratantes labiais é tão recomendado, tanto para a proteção dos lábios quanto para prevenção de danos causados por agentes externos.

    QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER NOS LÁBIOS?

    Para evitar a desidratação e o ressecamento dos lábios, é preciso ter alguns cuidados, principalmente durante estações mais frias como o outono e o inverno. Mas não se preocupe: a NIVEA preparou 9 dicas para você manter os seus lábios sempre saudáveis!

    Acompanhe nossas recomendações e deixe o seu comentário caso conheça mais alguma forma de proteger os lábios. Ficaremos felizes em adicionar a sua dica à lista.

    1. HIDRATE OS LÁBIOS

    Tudo começa na hidratação labial. Lembra que a principal causa de ressecamento e rachaduras é a perda de umidade? Por isso, é necessário repor com o uso de um hidratante labial ou bálsamo labial (também conhecido como lip balm). 

    Para ajudar a manter os lábios hidratados, escolha produtos com ação emoliente como óleo de jojoba, óleo de abacate e manteiga de karité.

    Óleos naturais como óleo de abacate e óleo de jojoba também ajudam a hidratar e suavizar a pele dos lábios, formando uma camada protetora que retém a umidade.

    2. ESFOLIE OS LÁBIOS REGULARMENTE

    A esfoliação é um processo que remove as células mortas e deixa a pele pronta para receber outros ingredientes e nutrientes. Por isso, fazer esfoliação labial uma vez por semana é ideal antes de aplicar produtos hidratantes. 

    No entanto, tome cuidado para não esfoliar os lábios excessivamente. Isso pode causar sensibilidade e irritação na pele, o que pode ser evitado com o uso consciente do produto. A rotina e frequência de aplicação pode mudar dependendo das necessidades específicas do seu tipo de pele.

    3. PROTEJA SUA BOCA DO SOL

    A pele do rosto e do corpo não são as únicas regiões que precisam de proteção solar. Seus lábios são sensíveis e, com o excesso de exposição ao sol, podem ficar ressecados e rachados. Em alguns casos, os lábios podem sofrer queimaduras de sol e até desenvolver câncer de pele

    Por isso, usar um protetor labial com fator de proteção solar (FPS) é essencial quando estiver em locais expostos. Para se proteger, você pode criar hábitos como passar o protetor labial em momentos de sol mais intenso, comumente entre as 10h e as 16h. 

    4. NÃO ARRANQUE A PELE DOS LÁBIOS

    A pele dos lábios existe para proteger os tecidos internos da boca contra elementos externos, como bactérias e germes. Quando você cria o hábito de arrancar essa pele, as chances de ter uma infecção, irritações ou inflamações aumentam consideravelmente.

    Além disso, arrancar a pele dos lábios também pode causar lesões, como cortes e feridas. Esses ferimentos podem causar sangramento, além de ser uma porta aberta para doenças e outros tipos de condições infecciosas e contagiosas. Por isso, evite esse mau hábito! 

    5. EVITE MORDER OU LAMBER A BOCA

    Quando você morde ou lambe a sua boca, a saliva pode degradar os seus lábios e causar sensibilidade na pele. Isso acontece porque esse fluido corporal contém enzimas digestivas que podem corroer a camada protetora natural dos lábios, levando à desidratação e irritação. 

    Quanto mais você morde e lambe os lábios, mais ressecados eles ficam. Isso gera um ciclo vicioso em que você precisa lambê-los mais para umidificar a região, causando mais ressecamento. Outro ponto importante é que lamber os lábios traz para dentro da boca os germes e bactérias que se acumulam neles.

    6. BEBA BASTANTE ÁGUA E SE ALIMENTE BEM

    Cultivar hábitos saudáveis é a chave para uma boa saúde da pele e do corpo, de modo geral. Quando você ingere água, a região dos lábios se mantém hidratada e saudável. Afinal, a hidratação não é uma manutenção do corpo que depende apenas de produtos cosméticos. Por isso, beba bastante água

    Por outro lado, se alimentar bem é tão importante quanto a hidratação. Existem nutrientes importantes para a saúde da pele, como a vitamina C, a vitamina E e a vitamina A. Como não são produzidas pelo corpo humano, é preciso obter acesso a elas por meio de uma dieta rica em frutas, verduras, sementes e grãos

    Você também pode encontrar essas vitaminas em produtos labiais. Algumas vezes, elas aparecem na lista de ingredientes com outros nomes, como na tabela abaixo: 

    • Vitamina A = retinol;
    • Vitamina C = ácido ascórbico;
    • Vitamina E = tocoferol.

    7. CUIDADO COM OS PRODUTOS LABIAIS

    No mundo dos cosméticos labiais, existem algumas propriedades que precisam ser evitadas. Elas até oferecem algum benefício, mas na maioria das vezes pode ser um risco se você tem pele sensível ou tem reações alérgicas a algum tipo de componente presente nas fórmulas. 

    Um exemplo desses ingredientes é o álcool, pois ele pode ressecar a pele e causar rachaduras. Os conservantes químicos, como os parabenos, e o petrolato (vaselina) também entram nessa categoria devido ao risco de alergias e impedir que a pele respire adequadamente.

    8. RESPIRE PELO NARIZ

    Respirar pela boca faz com que o ar seco seque a saliva que umedece os seus lábios naturalmente. Esse ressecamento pode levar à rachaduras, descamação e o instinto de umedecer os lábios com a língua. Esse ar externo também carrega consigo poeira e poluição, que podem causar irritação nos lábios.

    Em adição, a respiração pela boca também pode levar ao surgimento precoce de rugas nos lábios por conta da desidratação da pele, além de infecções causadas por bactérias e fungos. Logo, procure respirar pelo nariz sempre que possível para melhorar a qualidade do ar e filtrar os agentes nocivos indesejados.

    9. NÃO FUME

    Fumar é um hábito que causa muitos problemas para a saúde, como o risco de desenvolver problemas respiratórios e doenças cardíacas. Com os lábios não seria diferente, afinal, o cigarro vai diretamente na boca, podendo causar desidratação, manchas, feridas e úlceras

    Outros riscos do tabagismo são interferir na cicatrização de lesões e desenvolver câncer nos lábios e na boca, que podem ser fatais. Por fim, o ato de contrair os lábios para fumar deixa rugas conhecidas como “código de barras” devido ao seu formato, prejudicando a aparência da boca.

    10. REMOVA TODA A MAQUIAGEM ANTES DE DORMIR

    Dormir com batom, gloss ou lip tint nos lábios é um hábito ruim que precisa ser evitado para manter a saúde da boca. A razão disso é que esse tipo de maquiagem pode provocar a desidratação da pele dos lábios, acumular sujeira e resíduos que causam infecções e até mesmo causar envelhecimento precoce

    Por isso, você precisa remover toda a maquiagem com demaquilante ou água micelar antes de dormir. Caso contrário, ela pode obstruir os poros da pele, o que pode causar o surgimento de cravos e espinhas. Seus lábios também correm o risco de perder sua cor natural ou ficarem manchados com o tempo.

    COMO CUIDAR DOS LÁBIOS DE FORMA CASEIRA?

    Você sabia que muitas vezes os ingredientes necessários para cuidar dos lábios são naturais e estão dentro da sua casa? Por exemplo, para esfoliar os lábios sem produtos químicos, use uma combinação de açúcar e mel. Essa mistura tem propriedades antimicrobianas para prevenir infecções nos lábios. 

    O azeite de oliva também é ótimo para hidratar os lábios, pois é rico em antioxidantes e ácidos graxos essenciais que ajudam na maciez e suavidade dos lábios. Por fim, você pode fazer um relaxamento de pele nos lábios com algumas fatias de pepino cortadas e esfregadas suavemente sobre eles. 

    Mas, lembre-se que essas soluções caseiras são normalmente mais leves e preventivas.

     

    Gostou das dicas sobre cuidados com os lábios? Se quiser saber mais sobre outros tipos de cuidado, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care e qualidade de vida com o nosso toque que transforma.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA

    Rosto

    122 produtos

    Lábios

    26 produtos

    Hidra Color

    4 produtos