Uma das vitaminas mais importantes do organismo, a vitamina E (também conhecida como tocoferol) é um poderoso antioxidante para as células. Além de prevenir o envelhecimento precoce, ajuda também a reduzir processos inflamatórios no organismo e na pele. 

Neste artigo, descubra quais são os benefícios desse nutriente e como selecionar alimentos ricos em vitamina E para compor uma dieta saudável e saiba, também, o que a falta de vitamina E causa no seu corpo. Mantenha a saúde e a beleza da sua pele com a NIVEA!

  1. Vitamina E: para que serve?
  2. Vitamina E: benefícios
  3. Vitamina E para o rosto
  4. Vitamina E: alimentos ricos
  5. O que a falta de vitamina E provoca?

    VITAMINA E: PARA QUE SERVE?

    A vitamina E é um nutriente solúvel em gordura, que pertence ao grupo das vitaminas antioxidantes. Sua função primária é proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, que podem levar ao desenvolvimento de doenças como o câncer e acelerar o processo de envelhecimento

     Além disso, a vitamina E ajuda a proteger os neurônios do estresse oxidativo e melhora a função cognitiva e a saúde cerebral de modo geral. Dessa forma, o risco de doenças neurodegenerativas como demência e Alzheimer é reduzido consideravelmente.

    Por fim, a vitamina E também pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular ao prevenir a formação de coágulos sanguíneos e reduzir a inflamação no corpo. O resultado dessa ação é um fluxo sanguíneo mais fluido e limpo, com o risco de doenças cardíacas reduzido. 

    VITAMINA E: BENEFÍCIOS

    Além dos benefícios anti-idade e o suporte para o bom funcionamento de órgãos como o cérebro e o coração, a vitamina E ainda acumula mais algumas vantagens. Que tal conhecer algumas delas?

    SISTEMA IMUNOLÓGICO

    O sistema imunológico é responsável pelas defesas do organismo contra agentes externos, como vírus e bactérias. Como a vitamina E é antioxidante, sua ação no corpo ajuda a combater os radicais livres que enfraquecem a resposta imunológica contra infecções e doenças. 

    A vitamina E ajuda a proteger os agentes do sistema imune, como os linfócitos e os macrófagos. Além da proteção, ela também ajuda a aumentar a produção de células imunológicas saudáveis no corpo, otimizando a capacidade do organismo de combater infecções.

    FERTILIDADE

    Uma das funções da vitamina E é dar suporte à fertilidade humana, melhorando a qualidade dos espermatozoides e aumentando as chances de gravidez. Em adição, a vitamina E pode melhorar a função da próstata, que produz fluidos essenciais para a qualidade dos espermatozoides. 

    Além da próstata e dos espermatozoides, a vitamina E também colabora com a circulação sanguínea no útero e nos ovários, o que pode aumentar as chances de fecundação. Importante: a vitamina E precisa estar aliada a fatores como um estilo de vida saudável e nutrição adequada para otimizar a fertilidade. 

    CICATRIZAÇÃO

    Ao sofrer uma lesão, o corpo precisa de nutrientes como a vitamina E para acelerar o processo de cicatrização, regenerando os tecidos danificados e reduzindo a inflamação na pele. Isso acontece principalmente porque a vitamina E ajuda a aumentar a produção de colágeno no corpo. 

    O colágeno é uma proteína que compõe os tecidos da pele, ossos e tecidos conjuntivos. Ele confere maior elasticidade aos tecidos, reduzindo as chances de formação de cicatrizes permanentes. Em adição, a vitamina E ajuda a reduzir a coceira e a irritação na pele causada pelo processo de cicatrização.

    SAÚDE MUSCULAR

    Ao sofrer uma lesão, o corpo precisa de nutrientes como a vitamina E para acelerar o processo de cicatrização, regenerando os tecidos danificados e reduzindo a inflamação na pele. Isso acontece principalmente porque a vitamina E ajuda a aumentar a produção de colágeno no corpo. 

    O colágeno é uma proteína que compõe os tecidos da pele, ossos e tecidos conjuntivos. Ele confere maior elasticidade aos tecidos, reduzindo as chances de formação de cicatrizes permanentes. Em adição, a vitamina E ajuda a reduzir a coceira e a irritação na pele causada pelo processo de cicatrização.

    VITAMINA E PARA O ROSTO

    A pele do rosto é uma das partes mais sensíveis e expostas do nosso corpo. Por essa razão, a sua rotina de skin care facial precisa contar com os ingredientes e propriedades mais eficazes. Um desses ingredientes é a vitamina E. 

    Primeiramente, a vitamina E promove uma melhor hidratação para a pele, pois ajuda a evitar a perda de água transepidermal, o que causa ressecamento e desidratação. Logo, os cosméticos com vitamina E ajudam a manter a sua pele do rosto macia e suave por mais tempo. 

    Além da hidratação facial, a vitamina E também oferece:

    Proteção contra os danos causados pelo sol, principalmente pelos raios ultravioleta (UV), reduzindo o risco de câncer de pele;

    Ação antissinais com a redução de rugas e linhas finas no rosto, mantendo a pele jovem e radiante;

    Ação anti-inflamatória para suavizar a vermelhidão no rosto, ideal para quem tem pele irritada ou pele sensível;

    Regeneração celular da pele do rosto, melhorando a aparência das cicatrizes e marcas na pele acneica.

    VITAMINA E: ALIMENTOS RICOS

    Para aumentar os índices de vitamina E no seu organismo e poder usufruir dos muitos benefícios que ela traz, é importante conhecer um pouco mais sobre alimentação saudável. Existem opções de frutas, vegetais e sementes para incorporar à sua dieta diária, basta escolher o que agrada mais o seu paladar

    Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina E são:

    Frutas: abacate, manga, mamão, morango, abacaxi e kiwi;

    Vegetais: em geral, vegetais de folhagem verde-escura são ricos em vitamina E, como espinafre, couve, agrião e rúcula. Além disso, a batata-doce e o tomate também são ricos em tocoferol;

    Sementes: nozes, castanha de caju, avelãs, amêndoas;

    Grãos e cereais integrais: aveia, quinoa, milho, arroz integral, trigo integral;

    Óleos vegetais: óleo de milho, óleo de canola, óleo de soja, óleo de girassol.

    É importante ressaltar que a experiência e direcionamento técnico de um nutricionista podem ser essenciais no momento de elaborar a sua dieta. Além da vitamina E, existem outros ingredientes e propriedades essenciais para a sua rotina alimentar que não podem faltar na sua mesa. 

    O QUE A FALTA DE VITAMINA E PROVOCA?

    A falta de vitamina E pode ser percebida já pela textura e saúde geral da pele. Como ela combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, sua deficiência pode ocasionar problemas como coceira, irritação e pele seca. No entanto, a pele não é a única a dar falta desse nutriente tão rico. 

    É possível observar sinais como formigamento, dormência e perda de sensibilidade em algumas partes do corpo. Esses sintomas estão relacionados a danos nos nervos causados pelo baixo índice de vitamina E. O mesmo se aplica à saúde dos olhos, podendo implicar em questões como danos à retina e visão turva

    Com a baixa quantidade de vitamina E no organismo, os benefícios apresentados nesse artigo também podem se converter em deficiências. Por exemplo, é possível evidenciar episódios de infertilidade, enfraquecimento imunológico, fraqueza muscular e falta de coordenação.

    Gostou de saber mais sobre vitamina E? Então confira mais dicas sobre saúde e beleza no blog NIVEA. São inúmeros artigos sobre skin care, qualidade de vida e autocuidado preparados com o nosso toque que transforma.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA

    Rosto

    122 produtos

    Corpo

    99 produtos

    Desodorantes

    73 produtos

    Men

    19 produtos

    Antissinais

    28 produtos