Capaz de limpar a pele de forma suave e profunda, a água micelar tem ganhado popularidade por seus benefícios para a saúde do rosto. Para te ajudar a usufruir de todas essas vantagens, NIVEA preparou um guia completo para tirar todas as suas dúvidas. 

Feita para todos os tipos de pele, eficaz e super prática, a água micelar pode transformar sua rotina de beleza. Descubra no blog NIVEA como incorporá-la em sua jornada de cuidados com a pele e leve o bem estar da sua pele a um novo patamar. 

    O QUE É ÁGUA MICELAR? 

    A água micelar é um líquido de limpeza facial muito popular no mundo do skin care. Diferente dos tradicionais sabonetes e esfoliantes de limpeza facial, ela não precisa de enxágue, e remove as impurezas da pele do rosto sem muito esforço. 

    Isso ocorre principalmente porque, em sua composição, a água micelar inclui micelas, estruturas moleculares que são como ímãs de sujeira. Ela geralmente contém outros ativos, como ingredientes emolientes e umectantes, que ajudam a manter a pele bonita e hidratada, além, é claro, da água. 

    O QUE SÃO MICELAS?

    Apesar do nome incomum, micelas são moléculas com a capacidade de absorver impurezas, incluindo sujeira e maquiagem. Elas cercam essas substâncias, permitindo sua remoção de forma eficaz e suave. 

    Elas são o componente principal das águas micelares, e por isso tornam esse produto tão popular para a limpeza do rosto, especialmente para a pele sensível

    PARA QUE SERVE ÁGUA MICELAR?

    A gente sabe que manter o rosto limpinho, seja de manhã ou antes de iniciar a maquiagem, é essencial para uma pele bem cuidada. Por isso, a água micelar surge como uma ótima adição na sua rotina de cuidados com o rosto, com várias formas de uso e benefícios.

    Muito eficiente e prática, a água micelar serve para remover impurezas da pele, sejam elas maquiagem ou oleosidade. Além disso, ela tonifica o rosto, ajudando a preparar a pele para receber um hidratante ou protetor solar.

    Sem produtos químicos que possam causar irritação, a água micelar limpa suavemente e ainda proporciona a hidratação da pele, graças aos ingredientes umectantes que possui. Por sua suavidade durante a limpeza, bem como por causa de suas propriedades hidratantes, a água micelar pode ser usada por qualquer pessoa, independentemente do tipo de pele.

    COMO USAR ÁGUA MICELAR NO ROSTO?

    Como vimos, qualquer pessoa pode usar água micelar na rotina de cuidados com o rosto. Além de não irritar a pele do rosto, ela é hidratante, sendo ideal para pessoas de pele seca. Caso sua pele seja mais oleosa, a água micelar também pode ajudar, pois limpa profundamente sem agredir. 

    A água micelar pode ser usada diariamente, conforme sua necessidade. Pela manhã, adicioná-la à sua rotina de cuidados com a pele pode proporcionar frescor e leveza o dia inteiro, além de preparar sua pele para receber outros produtos. 

    Na rotina de skin care noturna, a água micelar é super importante para remover a maquiagem e os resíduos de produtos que acumularam ao longo do dia. Use um disco de algodão e passe-o suavemente pela zona T do rosto, sem esfregar. E não, não precisa enxaguar! Ela é muito leve, e deixa a pele fresquinha e macia. 

    USANDO A ÁGUA MICELAR NO SKIN CARE

    Muitas pessoas não acreditam nos benefícios de incluir a água micelar na rotina de skin care por causa de sua composição suave, que muitas vezes causa a impressão de não estar limpando. Mas a verdade é que ela é um produto extremamente equilibrado e, por isso, pode ser a chave para uma pele deslumbrante

    Mesmo gentil, a água micelar é muito eficaz na limpeza facial, no controle de oleosidade e, consequentemente, é uma ferramenta de prevenção de cravos e espinhas. Além disso, ela remove a maquiagem de forma rápida, e ainda pode ser usada todos os dias. 

    Portanto, é fácil usar a água micelar no skin care diário, basta encontrar o uso perfeito para você. Seja na limpeza matinal, para remover as impurezas acumuladas durante a noite; à noite, para dormir limpinha e hidratada; ou ainda na remoção da maquiagem, a água micelar se adapta perfeitamente às suas necessidades.

    Mas se você ainda não ficou convencida, e tem dificuldades para trocar o tônico ou o demaquilante por ela, fique calma, talvez isso nem seja necessário. 

    ÁGUA MICELAR OU TÔNICO?

    Uma dúvida comum na hora de montar a rotina de skin care é qual desses dois produtos usar. Mas você sabia que os dois têm papéis totalmente diferentes?

    Enquanto a água micelar é excepcional na limpeza profunda e suave, o tônico desempenha um papel complementar, equilibrando o pH da pele e preparando-a para os próximos passos da rotina de cuidados. Pessoas com pele oleosa tendem a preferir o efeito dos tônicos adstringentes.

     Por isso, não é necessário escolher um ou outro. Ambos podem ser incorporados à sua rotina, começando com a água micelar para a limpeza e, em seguida, aplicando o tônico para uma preparação completa.

    ÁGUA MICELAR OU DEMAQUILANTE?

    Novamente, não é preciso usar apenas um deles. A água micelar é totalmente eficaz para a remoção de maquiagem, mas para casos de makes “pesadas” ou resistentes à água, muitas pessoas preferem o uso de demaquilante. Isso porque os demaquilantes contém óleos capazes de dissolver a maquiagem à prova d’água. 

    Para maquiagens leves, a água micelar pode ser usada sozinha. Sua fórmula delicada é capaz de remover totalmente a maquiagem, além de acalmar a pele após limpar. 

    É claro, porém, que a escolha entre usar ambos os produtos ou apenas um deles é uma decisão pessoal. Por isso, opte por uma abordagem que melhor se adapte às suas necessidades.

    4 BENEFÍCIOS DA ÁGUA MICELAR

    Muito benéfica para a pele do rosto, a água micelar tem se destacado entre os produtos de cuidados faciais. Suas vantagens são variadas, e para todos os tipos de pele. 

    Um produto de limpeza facial suave, que não demanda força para remover as impurezas da pele e garante a hidratação e a maciez, a água micelar tem uma composição incrível que promete cuidar da sua pele com carinho. 

    As micelas fazem com que não seja necessário esfregar ou fazer força para remover as impurezas, pois trabalham em harmonia com a pele. Além disso, seus outros ingredientes - água e hidratantes - não agridem a pele do rosto, portanto a água micelar dificilmente faz mal à pele.

    1 - ÁGUA MICELAR LIMPA O ROSTO

    Um dos maiores benefícios da água micelar é a sua capacidade de limpar profundamente de maneira gentil. Se você não quer se preocupar com pele seca ou irritada, a água micelar é a escolha perfeita. 

    Assim, ela é muito indicada para peles sensíveis, mas é super eficaz nas peles oleosas também. As propriedades micelares são essenciais nesse processo, pois facilitam a limpeza sem precisar de ingredientes que agridam a pele, e ainda assim removem o excesso de óleo e controlam o brilho. 

    2 - ÁGUA MICELAR TIRA MAQUIAGEM 

    As propriedades de limpeza da água micelar incluem a remoção de maquiagem. E, sim, ela remove até mesmo maquiagens à prova d 'água! Ela tem se tornado uma substituta popular para os demaquilantes tradicionais, tornando o processo de remoção de maquiagem mais suave e eficaz.

    3 - HIDRATAÇÃO

    Composta principalmente por água, hidratantes e micelas, a água micelar é praticamente uma dádiva para a pele. Ela não apenas limpa, mas também contribui para a hidratação, tornando-se um item essencial na sua rotina de cuidados. Sua fórmula umectante ajuda a preservar o brilho natural da pele, além de deixá-la fresquinha e viçosa. 

    4 - PRATICIDADE

    A praticidade da água micelar é um de seus melhores benefícios. Sem a necessidade de enxágue, ela é uma aliada para tirar a oleosidade do rosto em momentos de pressa ou até mesmo para corrigir a maquiagem ao longo do dia, por exemplo. 

    Pegue um disco de algodão, aplique um pouco de água micelar, suavemente passe na área desejada e pronto! Uma solução rápida para um visual impecável.

    A ÁGUA MICELAR TIRA MANCHAS DO ROSTO?

    Não exatamente. Remover ou clarear marcas escuras na pele não é a função principal da água micelar. Embora ela seja muito eficaz na limpeza e hidratação do rosto, o tratamento de manchas requer produtos específicos para esse fim. 

    Porém, é comum encontrar águas micelares com ingredientes adicionados. É o caso da vitamina C, conhecida por suas propriedades de iluminar a pele e reduzir manchas, melhorando o aspecto da pele e até mesmo suavizando rugas e linhas de expressão. 

    Assim, se cuidar de marcas escurecidas for seu objetivo, existem produtos mais apropriados. Mas isso não significa que a água micelar não possa complementar esse processo.

    PODE USAR ÁGUA MICELAR TODOS OS DIAS?

    Sim! A água micelar é suave o suficiente para ser usada diariamente. Com textura leve e delicada,  ela limpa sem causar irritações, removendo impurezas, maquiagem e oleosidade acumuladas ao longo do dia, tornando-a uma excelente opção para uso diário.

    No entanto, vale lembrar que sua pele é única! Por isso, observe como ela responde ao uso frequente da água micelar. Se você notar qualquer reação, pode optar por usar a água micelar em dias alternados. 

    Como com qualquer produto de cuidados com a pele, lembre-se de sempre ouvir o que sua pele está lhe dizendo e ajustar sua rotina conforme necessário.

    Agora que você já sabe tudo sobre a água micelar, é só adicionar esse produto incrível na sua rotina de cuidados pessoais e garantir uma pele macia e bem cuidada! Para saber mais sobre o universo de NIVEA, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e conheça as nossas novidades.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA