Você conhece o óleo mineral? Esse ingrediente é um aliado versátil presente em uma variedade de produtos, desde cremes e loções hidratantes até hidratantes labiais. Suas propriedades hidratantes proporcionam uma rotina de skin care eficaz, e prometem deixar a pele macia e bonita.

Confira no Blog NIVEA nossas dicas de uso, descubra os principais benefícios do óleo mineral e também suas contraindicações. 

    O que é óleo mineral?

    O óleo mineral é uma substância derivada do petróleo, sem cor ou cheiro, muito utilizada na indústria de cosméticos. Encontrado facilmente em farmácias, ele pode ser usado por suas propriedades medicinais, pois tem propriedades laxantes quando ingerido. 

    Porém, ele também pode ser muito útil na indústria cosmética, pois tem capacidade hidratante, que ajuda a prevenir a perda de água. Assim, ele é encontrado em loções, cremes, pomadas, óleos corporais e produtos para o cabelo.

    Óleo mineral: para que serve?

    Conhecido por sua capacidade de hidratação, o óleo mineral serve para proteger a pele e os cabelos, pois cria uma barreira protetora que retém a umidade.

    Nesse sentido, ele pode ser usado puro na pele do rosto ou encontrado em produtos cosméticos como cremes, óleos e loções. Além disso, o óleo mineral também é utilizado pela indústria farmacêutica e alimentícia, pois tem propriedades laxantes. 

    Conheça algumas das utilidades principais do óleo mineral: 

    Hidratação da pele

    É frequentemente usado em produtos de cuidados com a pele, como hidratantes, cremes e óleos corporais, para ajudar a hidratar a pele. Ele forma uma barreira na superfície da pele que ajuda a reter a umidade, prevenindo a perda de água e, assim, mantendo a pele macia e hidratada;

    Cuidados com o cabelo

    Também é encontrado em produtos para cabelo, como condicionadores e óleos capilares, para ajudar a suavizar e desembaraçar os fios, além de dar brilho e reduzir o frizz;

    Tratamento de pele

    Pode ser recomendado por dermatologistas como parte do tratamento de condições de pele, como eczema, devido à sua capacidade de hidratar e proteger a pele;

    Indústria farmacêutica

    É usado em alguns produtos farmacêuticos, como laxantes, devido às suas propriedades lubrificantes;

    Óleo mineral para pele: perguntas e respostas

    O óleo mineral pode não ser adequado para todas as pessoas, e algumas podem preferir produtos de cuidados com a pele e cabelo que não contenham esse ingrediente.

    Por isso, NIVEA quer tirar todas as suas dúvidas sobre ele, e te ajudar a montar uma rotina de cuidados com o corpo perfeita para manter a sua autoestima nas alturas!

    Confira!

    Óleo mineral é bom pra pele?

    Conhecido por sua capacidade de hidratação, o óleo mineral cria uma barreira protetora na pele que retém a umidade e mantém a pele macia e hidratada. Por isso, ele tende a ser especialmente indicado para peles secas.

    Além disso, muitas pessoas com pele sensível são favoráveis ao uso de óleo mineral na pele, pois ele é suave e raramente causa irritações. 

    Já para peles oleosas, o óleo não é tão recomendado, pois existe a possibilidade de que ele cause a obstrução dos poros, que por sua vez pode levar ao surgimento de cravos e espinhas.

    Portanto, a escolha de produtos de cuidados com a pele que contenham óleo mineral ou não depende das suas preferências e necessidades, especialmente considerando o seu tipo de pele.

    Se você tem alguma preocupação específica sobre o uso de óleo mineral em seus produtos de cuidados com a pele, é aconselhável consultar um dermatologista para obter orientação personalizada.

    Como usar óleo mineral na pele?

    Como vimos, o óleo mineral pode ser usado puro na pele, encontrado em produtos hidratantes ou adicionado a outros ingredientes.

    Assim, ele é super versátil, e você pode usá-lo como hidratante, removedor de maquiagem e até mesmo óleo de banho. Confira nossas sugestões:

    Hidratante Corporal

    Aplique o óleo mineral diretamente na pele após o banho, quando ainda estiver um pouco úmida. Isso ajuda a selar a umidade e manter a pele hidratada. Massageie suavemente o óleo na pele até que seja absorvido;

    Removedor de Maquiagem

    Use um algodão ou disco de algodão embebido em óleo mineral para suavemente remover maquiagem dos olhos, lábios e rosto. Certifique-se de enxaguar bem a pele após a remoção da maquiagem;

    Óleo de Banho

    Adicione algumas gotas de óleo mineral à água do banho para ajudar a hidratar a pele durante o banho. Isso pode ser especialmente benéfico para pessoas com pele seca;

    Tratamento Pós-Sol

    Em caso de queimaduras solaresleves, o óleo mineral pode ser usado para aliviar a pele ressecada e ajudar na recuperação;

    Óleo mineral tira manchas na pele?

    O óleo mineral não é conhecido por ter propriedades específicas para remover manchas na pele. Se você tem preocupações com marcas escuras na pele, como manchas causadas pelo sol ou manchas de idade, é aconselhável procurar produtos clareadores.

    Isso inclui produtos que contenham ingredientes como vitamina C e ácido glicólico, capazes de promover a renovação celular e reduzir a aparência de manchas. 

    Além disso, se suas marcas escurecidas forem persistentes ou graves, é aconselhável consultar um dermatologista. Ele poderá avaliar sua condição e recomendar tratamentos médicos ou estéticos mais específicos, como laser ou peelings químicos.

    Óleo mineral para pele ressecada

    Se a sua pele sofre com ressecamento, o óleo mineral pode ser um aliado muito importante. Além de reter a água da pele, evitando a evaporação, ele ajuda a prevenir a perda de água e protege de fatores externos que ajudam a ressecar a pele, incluindo vento, frio, e poluição ambiental. 

    Além disso, ele é muito bem absorvido pelo corpo, o que proporciona mais maciez e flexibilidade para a pele, evitando irritações e combatendo a aspereza em locais como cotovelos e joelhos. 

    Por isso, no caso da pele seca, o ideal é utilizar o óleo mineral diariamente, seja por meio de aplicação direta nas áreas mais afetadas, óleo de banho ou hidratação noturna. Você também pode adicioná-lo ao seu hidratante de preferência. 

     

    Pode dormir com óleo mineral no rosto?

    Sim! Como vimos, o óleo mineral pode ser usado para a hidratação facial na sua rotina de skin care noturna, ou após o banho. 

    Porém, lembre-se de usar uma quantidade leve, e evitar áreas mais propensas à acne, como a zona t, pois ele pode ser comedogênico. 

    Além disso, é essencial lavar bem o rosto pela manhã, para remover todo o produto e preparar a pele para receber o protetor solar.

    Óleo mineral para cabelo: como usar?

    O óleo mineral pode ser usado para cuidar do cabelo de diversas maneiras. Sua capacidade protetora ajuda a proteger os fios dos danos externos, como sol e suor, e sua capacidade hidratante pode ajudar a combater o frizz e manter os cabelos macios. 

    Algumas maneiras de usar o óleo mineral nos cabelos são:

    Tratamento Capilar Pré-Lavagem

    Antes de lavar o cabelo, você pode aplicar uma pequena quantidade de óleo mineral nas pontas secas e danificadas. Isso ajuda a proteger as pontas do ressecamento causado pelo shampoo durante a lavagem;

    Umectação

    A umectação consiste em aplicar o óleo nos fios secos e deixar agir por um tempo, geralmente durante a noite. Para fazer umectação com óleo mineral, aplique uma quantidade generosa do óleo no cabelo seco, massageando-o no couro cabeludo e espalhando pelas pontas e enxágue bem pela manhã;

    Finalizador de Pontas

    Para combater o frizz e dar brilho ao cabelo, você pode aplicar uma pequena quantidade de óleo mineral nas pontas do cabelo. Isso ajuda a selar as cutículas e manter o cabelo mais alinhado;

    Tratamento de Couro Cabeludo

    O óleo mineral pode ser usado para tratar o couro cabeludo seco ou com caspa. Aplique uma pequena quantidade no couro cabeludo e massageie suavemente. Deixe agir por alguns minutos e depois lave o cabelo com shampoo e condicionador;

    Tratamento Pré-Piscina

    Antes de nadar em piscinas com cloro, você pode aplicar uma fina camada de óleo mineral no cabelo. Isso ajuda a proteger o cabelo do ressecamento causado pelo cloro;

    Quais os riscos do óleo mineral?

    Como vimos, o óleo mineral tende a ser seguro para uso tópico para a maior parte das pessoas. Ainda assim, existem algumas contraindicações e cuidados associados ao seu uso. Confira:

    Comedogenicidade

    O óleo mineral é conhecido por ser comedogênico, o que significa que pode obstruir os poros da pele. Isso pode levar ao aparecimento decravos e espinhas, principalmente em pessoas com pele propensa a acne;

    Sensibilidade da Pele

    Algumas pessoas podem ser sensíveis ao óleo mineral e desenvolver irritação, coceira ou erupções cutâneas após o uso. Se isso acontecer, é importante descontinuar o uso do produto e consultar um dermatologista;

    Inalação

    A inalação de vapores de óleo mineral pode ser prejudicial à saúde, principalmente quando aquecido. Portanto, evite usar produtos à base de óleo mineral perto de fontes de calor, como fogões a gás;

    Além disso, vale lembrar que o óleo mineral não é um laxante recomendado. Seu uso é reservado para procedimentos cirúrgicos, por exemplo. O uso indiscriminado pode causar problemas gastrointestinais, deficiências nutricionais ao longo do tempo e até mesmo envenenamento grave. 

    Para tratar problemas de constipação, existem alternativas mais seguras e eficazes disponíveis, incluindo laxantes de venda livre e outros métodos não farmacológicos, como aumento da ingestão de fibras, consumo adequado de água e atividade física. 

    Sempre consulte um médico antes de usar qualquer forma de laxante, especialmente o óleo mineral, para garantir que seja apropriado para a sua situação e que seja usado corretamente.

    Gostou do nosso guia completo sobre óleo mineral? Para saber mais sobre ingredientes naturais, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e tire suas dúvidas sobre skin care e qualidade de vida. Confira também nossas novidades!

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA

    Tipo de pele

    74 produtos

    Rosto

    21 produtos

    Lábios

    27 produtos

    Corpo

    76 produtos

    Hidratação

    26 produtos

    Hidratação

    17 produtos