A Coenzima Q10 é uma substância essencial para o corpo e é fonte de estudos tanto na área da alimentação quanto na área de produtos cosméticos.

Os cientistas do mundo todo buscam adicionar o valor de Q10 para as células do corpo, para os órgãos vitais e também para o cuidado da pele.

Suas descobertas mostram que a Q10 é produzida pelo corpo humano e está envolvida com três áreas diferentes: produção de energia, proteção e antienvelhecimento. Porém, assim como o colágeno, nosso corpo passa a produzir menos dessa substância com o passar dos anos.

Por isso, é importante descobrir formas seguras e nutritivas de suplementação para o bom funcionamento do corpo, a manutenção da pele e dos nossos cabelos.

Você encontra informações e tira suas dúvidas sobre a coenzima mais famosa do momento no blog NIVEA!

 

Confira!

    O QUE É COENZIMA Q10?

    A coenzima Q10 é uma propriedade do corpo humano responsável pela energia celular. Essa energia é armazenada dentro das nossas células, em organelas chamadas mitocôndrias, responsáveis pela respiração celular.

    Descoberta nos Estados Unidos em 1957, é também chamada de ubiquinona, a CoQ10 tem sido pesquisada até os dias de hoje. Falando um pouquinho sobre metabolismo, as coenzimas são compostos orgânicos que dão suporte às enzimas, potencializando algumas funções vitais e atividades básicas do organismo.

    Porém, com o envelhecimento, o corpo começa a produzir menos coenzima Q10. Isso acontece por volta dos 30 anos de idade. Por essa razão, é necessário suplementar essa substância na forma de alimentação rica e outras fontes de Q10.

    O mesmo acontece com a nossa pele: uma rotina de skin care rica em produtos com Q10 ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e manter a pele jovem por mais tempo. Por isso, saber como inserir a Q10 no seu dia a dia faz toda a diferença!

    BENEFÍCIOS DA COENZIMA Q10

    Os benefícios da coenzima Q10 estão distribuídos em diversas áreas da anatomia humana. De modo geral, a Q10 tem ações internas e ações externas no corpo

    • A ação interna colabora com a manutenção do bom funcionamento do organismo.
    • Por outro lado, a ação externa promove melhorias estéticas na pele e nos cabelos, melhorando a autoestima e trazendo bem-estar.

    O blog NIVEA reuniu informações sobre as vantagens que a coenzima Q10 oferece para você. Confira:

    Aumenta o vigor físico

    A energia da Q10 melhora o funcionamento de órgãos vitais como o coração, fígado, pulmão e rins.

    Tem ação antioxidante

    A Q10 reduz a oxidação das células e previne os danos causados pelos radicais livres no organismo.

    Combate a infertilidade

    A ação antioxidante da Q10 também favorece a qualidade dos espermatozóides e dos óvulos, o que pode dificultar a fecundação.

    Cuida da nossa pele

    A nossa epiderme também é afetada pelos efeitos do envelhecimento, em grande parte pela perda da Q10 que acontece ao longo da vida.

    Vamos ver quais deles são exclusivos da nossa pele:

    ESTIMULA A PRODUÇÃO DE COLÁGENO

    Responsável pela firmeza e elasticidade da pele, o colágeno diminui com o envelhecimento. Porém, a Q10 estimula sua produção contínua para uma pele mais jovem.

    REDUZ DANOS PROVOCADOS PELO SOL

    A ação antioxidante de Q10 também se estende à nossa pele. Assim, ela previne danos causados pelos raios de sol e estimula o sistema imunológico da pele.

    COLABORA NA REDUÇÃO DE MANCHAS NA PELE

    A coenzima Q10 ajuda a reduzir manchas escuras na pele causadas por hiperpigmentação. Sua ação é ampliada quando combinada com ácido hialurônico ou vitamina C

    FONTES DE Q10

    Além da suplementação em cápsula, existem alimentos ricos em Q10 que você pode comprar no mercado mais perto da sua casa. Uma dieta balanceada pode ser a chave para prevenir doenças e deixar sua pele bonita.

    Vamos separar os alimentos em categorias:

    • Carnes: bife bovino, carne de porco, peito de frango;
    • Peixes: salmão, atum, sardinha;
    • Vegetais: brócolis, espinafre, couve-flor;
    • Frutas: abacate, laranja, maçã;
    • Grãos: amendoim, pistache, nozes;
    • Óleos vegetais: óleo de algodão, óleo de soja, óleo de gergelim.
    Descubra 18 alimentos ricos em Q10!

    QUEM DEVE TOMAR COENZIMA Q10?

    Pessoas com problemas de colesterol normalmente fazem uso de um medicamento chamado estatina. Este medicamento suprime a produção da coenzima Q10 no organismo, logo, esse é um grupo que deve tomar coenzima Q10.

    Mas a estatina não é o único medicamento que interage com a Q10. Ela também é indicada para quem faz uso de betabloqueadores (pressão alta, doenças cardiovasculares e enxaqueca) e também antidepressivos da classe dos tricíclicos (TDAH, ansiedade e depressão).

    A coenzima Q10 também é responsável por reforçar o sistema imunológico por conta da sua ação antioxidante. Por isso, também é recomendada para pessoas com imunidade baixa. O mesmo se aplica a pessoas com problemas cardíacos ou musculares.

    E por falar em músculos, a Q10 é um ótimo suplemento para atletas. A coenzima aumenta a concentração de energia dentro dos músculos, o que ajuda a reduzir a fadiga e o esforço. Assim, a performance nos treinos e no esporte tem ganho considerável.

    COENZIMA Q10: CONTRA INDICAÇÕES

    Apesar de tantos benefícios para o organismo, existem alguns grupos de pessoas que devem evitar o consumo da Q10. Nessa categoria estão as pessoas com hipoglicemia, menores de 18 anos, gestantes e pessoas com hipersensibilidade à Q10:

    • Pessoas com hipoglicemia devem evitar o consumo da coenzima Q10, pois diminui os níveis de glicose no sangue;
    • Crianças e adolescentes com menos de 18 anos devem evitar o uso de coenzima q10, pois o corpo ainda produz essa substância em quantidades consideráveis;
    • Para gestantes, é importante ter orientação médica do seu obstetra antes de tomar a Q10;
    • Algumas pessoas desenvolvem hipersensibilidade à Q10 e podem ter episódios de enjoos, dores de cabeça e perda de apetite. Nesse caso, é importante interromper a suplementação e procurar ajuda médica.

    Essas orientações, de modo geral, não se aplicam aos níveis de coenzima Q10 encontrados em alimentos. Portanto, lembre-se de passar por uma avaliação médica antes de decidir suplementar essa substância.

    PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE COENZIMA Q10

    Você tem outras questões sobre coenzima Q10? Gostaria de saber o que as pessoas estão perguntando? Então, leia o nosso FAQ sobre o assunto e tire suas dúvidas, sejam elas mais abrangentes ou específicas.

    • PODE TOMAR COENZIMA Q10 TODOS OS DIAS?

      Sim. A coenzima Q10 na forma de suplemento é apropriada para o consumo diário, normalmente após as refeições. O que pode variar, dependendo de cada pessoa, é a dosagem. Em geral, é recomendado o uso de duas cápsulas por dia, entre 90mg e 200mg.

    • COMO SABER SE ESTOU COM FALTA DE COENZIMA Q10?

      Ouça o seu corpo e faça acompanhamento médico. É possível dizer que existe uma baixa nos níveis de coenzima Q10 quando há episódios recorrentes de fraqueza muscular, problemas cardíacos, cansaço e dores de cabeça.

      Alguns outros fatores também ligados à deficiência de Q10 são a memória fraca, a infertilidade e envelhecimento precoce (rugas e linhas de expressão).

    • COENZIMA Q10 EMAGRECE?

      Sozinha, a coenzima Q10 não emagrece. A Q10 pode colaborar com o emagrecimento pois ajuda na queima de gordura e na transformação de nutrientes em energia. Associada a uma dieta balanceada e rotina de exercícios físicos, essa energia pode levar ao emagrecimento.

      Alguns outros fatores também ligados à deficiência de Q10 são a memória fraca, a infertilidade e envelhecimento precoce (rugas e linhas de expressão).

    • POR QUE TOMAR COENZIMA Q10 ANTES DE DORMIR?

      Tomar coenzima Q10 antes de dormir é uma boa ideia para quem faz exercícios físicos, pois é no estágio do sono profundo (ou sono não-REM) que ocorre a regeneração muscular. Apenas lembre-se de que a Q10 tem seu efeito otimizado quando ingerida junto com a refeição. Logo, no período da noite, procure alinhar o consumo da Q10 com o jantar. 

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA ROSTO

    Antissinais

    25 produtos

    Rosto

    113 produtos

    Corpo

    76 produtos