11 benefícios da Coenzima Q10 para a sua pele, cabelo e muito mais!

Você já ouviu falar sobre coenzima Q10? Essa substância tem muitos benefícios e está presente em seus alimentos, suplementos em cápsulas e em produtos cosméticos. O Q10 atua no seu corpo tanto interna quanto externamente, auxiliando na melhoria das funções do organismo.

A ação interna do Q10 ajuda nos processos de manutenção do corpo, interagindo com os seus níveis de glicemia e colesterol. Quanto à ação externa, ela aumenta a autoestima e o bem-estar por meio de melhorias na pele e nos cabelos.

Fique por dentro do assunto com 11 benefícios da coenzima Q10 que NIVEA separou. Confira! 

 

 

 

 

BENEFÍCIOS DA Q10

A coenzima Q10, descoberta nos Estados Unidos em 1957, é uma propriedade do corpo humano responsável pela energia celular. Essa energia é armazenada dentro de nossas células, em organelas chamadas mitocôndrias, responsáveis pela respiração celular.

Porém, nosso estoque de Q10 não é infinito. Após os 30 anos, nosso corpo começa a produzir menos dessa substância. Essa queda pode colaborar para o surgimento de doenças ou aumento da eficácia em algumas áreas da vida, como o ganho de massa muscular. 

Confira abaixo os 11 benefícios do Q10.

A AÇÃO DA Q10 NO SEU ORGANISMO

No organismo, a Q10 interage com a pressão arterial, com hidratação celularrecuperação muscularprevenção do envelhecimento precocequalidade do sono e muito mais. O Q10 também ajuda a regular os níveis de glicose e colesterol no corpo. 

Ela fortalece o sistema imunológico e também é recomendada de forma colaborativa com algumas classes de medicamentos, como as estatinas, os betabloqueadores e com antidepressivos tricíclicos.

Ficou curioso sobre os benefícios do Q10? Então, sem mais delongas, vamos à lista completa com 11 vantagens que você pode ter para o corpo e para a pele

 

1. AUMENTA O VIGOR FÍSICO

Vamos lembrar que a principal função da coenzima Q10 é produzir energia dentro das células. Essa energia se transforma em força e disposição quando transportada para órgãos como o coração, fígado, pulmões e rins. 

Por isso, o Q10 entra como uma das principais matérias na suplementação de atletas. 

Quando ingerida antes dos exercícios físicos, ela melhora seu desempenho ao estimular o vigor físico e a hidratação celular. No pós-treino, a CoQ10 acelera a recuperação muscular e reduz a fadiga. 

 

2. TEM AÇÃO ANTIOXIDANTE

As células do nosso corpo consomem umidade para transformar os nutrientes que consumimos em energia. Esse processo libera moléculas, chamadas radicais livres na corrente sanguínea, provocando a aceleração do envelhecimento celular. 

Para interromper essa cadeia de eventos, algumas enzimas vitaminas têm a habilidade de desacelerar a oxidação das células. Esse é o caso da coenzima Q10, da vitamina C e da vitamina E. Por isso, definimos sua ação como antioxidante.

Outro exemplo de veículos com ação antioxidante são alguns tipos de minerais. Nessa categoria, estão o zinco, o manganês e o selênio. 

 

3. DIMINUI COLESTEROL E TRIGLICÉRIDOS

Existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim. Estudos recentes indicam que a enzima Q10 age sobre o colesterol ruim, baixando seus níveis e promovendo uma saúde melhor para o corpo. 

O colesterol bom, chamado de HDL (Lipoproteínas de Alta Densidade), é retirado de nossas artérias. Assim, ele age como forma de prevenção de doenças causadas pelo entupimento das artérias, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Já o colesterol ruim, conhecido como LDL (Low Density Lipoproteins), permanece nas artérias e se acumula. Com o tempo, ocorre o entupimento. Esse tipo de colesterol é derivado de uma dieta com alimentos gordurosos e ultraprocessados. 

Além do colesterol, os estudos também apontam que o Q10 reduz o nível de triglicérides no organismo. Também chamados de triglicerídeos, eles são a principal molécula de gordura do corpo. Por isso, é importante manter seus níveis regulados para uma boa saúde. 

 

4. COMBATE A INFERTILIDADE

Lembra dos radicais livres? Eles prejudicaram os óvulos e os espermatozoides conforme envelhecemos e as quantidades de coenzima Q10 no nosso corpo diminuem. Por essa razão, a fertilidade pode ficar comprometida. 

No homem, por exemplo, a oxidação das células causa danos ao DNA, diminui a contagem de espermatozoides e também sua mobilidade. Na mulher, o estresse oxidativo está relacionado à capacidade de desenvolvimento dos embriões.

Por isso, uma suplementação com Q10 é recomendada para melhorar a fertilidade de forma quantitativa e qualitativa. 

 

5. PROTEGE O CORAÇÃO

Na área de cardiologia, a coenzima Q10 atua como um vasodilatador. Assim, os músculos e outros órgãos além do coração recebem maior fluxo de sangue. Além disso, a ubiquinona também ajuda a desobstruir as artérias e regular a pressão sanguínea

O Q10 não apenas protege o coração, mas também atua sobre doenças cardíacas já condicionais, como a aterosclerose e a doença arterial coronariana

 

6. AJUDA A PREVENIR DOENÇAS

Muito além de doenças cardíacas, estudos indicam que a coenzima Q10 também ajuda a combater outros homens como diabetes e câncer. 

Outro tratamento que se beneficia do Q10 é para quem tem fibromialgia. Um estudo sobre fibromialgia da UERJ revela que a coenzima Q10 alivia dores de cabeça e dores nas articulações, melhora a qualidade do sono e acalma sintomas de fadiga, ansiedade e depressão. 

E por falar em dores de cabeça, outra enfermidade que a coenzima Q10 ajuda a prevenir são as enxaquecas. Por conta da função antioxidante e ação anti-inflamatória do Q10, é possível complementar como tratamento preventivo para reduzir os episódios mais agudos. 

 

 

 

 

 

 

 

COENZIMA Q10: PARA QUE SERVE NA PELE

Após conhecer todos os benefícios da coenzima Q10 para nossos órgãos, chegou o momento de falar sobre o maior deles: a pele. A nossa epiderme também é afetada pelos efeitos do envelhecimento, na maioria pela perda do Q10 que acontece ao longo da vida. 

Continuando nossa conversa sobre benefícios, vamos ver quais deles são exclusivos da nossa pele! 

7. ESTÍMULA A PRODUÇÃO DE COLÁGENO

O envelhecimento das células do nosso corpo também faz com que a produção de colágeno diminua. Isso acontece por conta de um processo chamado glicação, que é quando as moléculas de açúcar e carboidratos se unem a uma proteína e impedem que ela cumpra sua função. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse processo danifica as fibras de colágeno e também de elastina. Essas duas proteínas são responsáveis pela sustentação do tecido da pele. Logo, o aparecimento de linhas de expressão, flacidez e rugas se tornam mais comuns. 

Os cosméticos com Q10 estimulam a produção de colágeno e elastina, garantindo maior firmeza e elasticidade para a pele.

 

8. REDUZ DANOS PROVOCADOS PELO SOL

O processo de envelhecimento não é o único vilão quando o assunto é pele. Existem outros maus hábitos, como o tabagismo e o estresse, que podem piorar o aspecto da pele. Um desses hábitos é a exposição excessiva ao sol

Nesse ponto, a coenzima Q10 protege sua pele contra os danos provocados pelos raios do sol. Primeiro, porque sua ação antioxidante reduz a presença de radicais também na pele. Segundo, por estimular o sistema imunológico da epiderme.

 

9. COLABORA NA REDUÇÃO DE MANCHAS NA PELE 

Manchas escuras na pele podem aparecer devido ao processo de hiperpigmentação, que acontece quando há acúmulo de melanina. A melanina é a proteína responsável pelo cor da nossa pele, cabelos e pelos, além de oferecer fotoproteção ao corpo.

Quando as moléculas de melanina se acumulam, elas viram manchas. Um exemplo disso é o melasma. Logo, é necessário usar algumas substâncias ativas para ajudar no clareamento de manchas. 

Estudos apontam que a coenzima Q10 colabora na redução de manchas na pele, principalmente quando combinada com outros ativos. Alguns exemplos de modificação são o ácido hialurônico e a vitamina C. 

 

OUTROS BENEFÍCIOS DA COENZIMA Q10

Agora que já falamos sobre os benefícios da coenzima q10 para o corpo e para a pele, existem duas outras áreas que aproveitam para melhorar essa substância. Elas são o cabelo e o cérebro

Conheça os dois últimos benefícios para você se tornar um especialista em Q10! 

 

10. COENZIMA Q10: PARA QUE SERVE NO CABELO

Fatores como o envelhecimento, excesso de sol e uso frequente de tinta de cabelo podem danificar os fios com o passar do tempo. Uma das formas mais modernas de reverter esse processo é com o uso de coenzima Q10 como suplemento capilar. 

Além de reverter danos, a CoQ10 também fortalece a couro cabeludo e reduz a quantidade de fios brancos no cabelo e na barba. Isso acontece porque o Q10 fornece energia para as células dofolículo piloso, a estrutura responsável pela produção e crescimento dos pelos. 

 

11. COENZIMA Q10: BENEFÍCIOS PARA O CÉREBRO

Outro benefício que a ação antioxidante da coenzima Q10 oferece é melhorar as funções operacionais e prevenir doenças associadas à oxidação das células. Isso inclui o Alzheimer e o Parkinson

Um estudo publicado pelo periódico JAMA Neurology constatou que a suplementação com a coenzima Q10 pode ser benéfica para pacientes com doenças neurodegenerativas. Um exemplo é a AMS (Atrofia de Múltiplos Sistemas), que causa a perda de funções corporais. 

 

Quer mais dicas de como cuidar da sua pele do jeito certo e com muito amor e carinho? Acompanhe o blog NIVEA! Deixe nos comentários suas dúvidas e o que você achou das dicas.

O toque de cuidado NIVEA para você.