Um dos maiores tesouros nacionais do Brasil, o café tem inúmeras propriedades e benefícios em várias áreas da vida humana. No entanto, será que é possível fazer esfoliação com café? Existem vários mitos e verdades em torno desse assunto e a NIVEA traz para você maiores esclarecimentos. 

Assim, você pode descobrir se é possível adicionar esse elemento caseiro à sua rotina de skin care e aproveitar as vantagens que o esfoliante com café pode trazer para a pele. Confira! 

    QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ PARA A PELE?

    Quando usado de maneira adequada, o café pode oferecer vários benefícios para a pele. O principal deles é a ação antioxidante oferecida pelos ácidos clorogênicos, ajudando a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce na pele. 

    O café também ajuda na regeneração celular dos lipídios na camada mais superficial da pele, conhecida como estrato córneo, possibilitando a reconstrução da barreira cutânea da pele. Assim, ela fica sempre protegida contra organismos invasores. 

    Outra vantagem do uso do café na pele são suas propriedades emolientes, disponíveis graças à presença de ácidos graxos na composição do grão. Logo, ele é capaz de proporcionar um efeito de hidratação facial , amaciando e suavizando a pele do rosto. 

    Por todas essas propriedades combinadas, fica fácil entender o motivo do café ser usado na esfoliação facial. Mas esse é apenas o começo: vamos conhecer outros 6 benefícios e entender se eles são verdade ou mito. 

    1. ESFOLIAÇÃO COM CAFÉ PODE CLAREAR A PELE?

    Mito. As marcas escuras na pele são resultado de um processo de hiperpigmentação, que acontece quando ocorre um acúmulo de melanina que escurece a pele. Esse acúmulo pode ser causado pelo envelhecimento, por excesso de exposição solar, alterações hormonais e outros fatores. 

    O café não tem a capacidade de interagir com a melanina na pele, por isso, ele não pode clarear as marcas. O máximo que ele pode oferecer é ajudar a uniformizar o tom da pele após uma esfoliação, pois a borra do café remove as células mortas e dá uma aparência mais luminosa e suave. 

    Se você busca ingredientes que podem clarear marcas escuras na pele de maneira comprovada, algumas opções disponíveis são: 

    • Ácido glicólico;
    • Ácido kójico;
    • Vitamina C;
    • Hidroquinona;
    • Retinoides (como o retinol e o ácido retinoico);
    • Luminous 630

    2. ESFOLIANTE COM CAFÉ PODE DIMINUIR A CELULITE?

    Verdade. No entanto, é preciso fazer uma pequena correção: o que ajuda a diminuir a celulite não é exatamente o café, mas a cafeína. Essa propriedade tem ação lipolítica na pele, ou seja, ela ajuda a quebrar as moléculas de gordura que compõem a celulite, reduzindo o volume adiposo. 

    Quando é utilizada como esfoliante, a borra de café pode trazer resultados satisfatórios para reduzir a aparência da celulite. Isso acontece porque ela contém óleo de amêndoas, que é também um ótimo hidratante. A aplicação é feita em massagens circulares periódicas na região afetada. 

    3. ESFOLIAÇÃO COM CAFÉ TEM EFEITO NO CRONOGRAMA CAPILAR?

    Verdade. O couro cabeludo é uma região que pode se beneficiar muito da esfoliação com café, pois ajuda a reduzir o excesso de oleosidade, a caspa, a seborreia e a queda de cabelo. Além disso, a cafeína também auxilia na limpeza e estimula o crescimento capilar

    A cafeína também tem a capacidade de penetrar nos folículos pilosos e ajudar na distribuição de nutrientes, deixando os cabelos mais fortes. Por conta das suas propriedades antioxidantes, o café também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce dos fios.

    4. ESFOLIANTE COM CAFÉ É BOM PARA OLHEIRAS?

    Depende. Embora a esfoliação com café proporcione benefícios comprovados para a pele do rosto, os grânulos do café podem machucar regiões mais sensíveis. Isso inclui a pele na região dos olhos, por exemplo. Por isso, o ideal é usar produtos à base de cafeína para lidar com olheiras

    A cafeína é um ingrediente muito comum em produtos anti-olheiras para diminuir o inchaço, pois ela estimula a circulação sanguínea na região. O resultado final é uma aparência mais iluminada, com a sensação de clareamento das marcas causadas por olheiras e bolsas nos olhos.

    5. ESFOLIAÇÃO COM CAFÉ PODE CAUSAR DERMATITE NA PELE?

    Verdade. Quando usada em regiões de pele sensível, a abrasão da borra de café na pele pode causar irritação, vermelhidão, alergias e até mesmo provocar sintomas de dermatite atópica (pequenas bolinhas na pele). O ideal é usar o café em regiões do corpo onde a pele seja mais resistente. 

    Além disso, existe a questão da frequência. Em termos gerais, não é recomendado fazer esfoliação muitas vezes ao longo da semana. Quando se trata do café, esse número diminui mais ainda. Por isso, preste atenção às reações da sua pele a cada aplicação para prevenir danos e desconforto.

    6. ESFOLIAÇÃO COM CAFÉ AGRIDE A PELE COM ACNE?

    Depende. Toda forma de esfoliação pode agredir a pele com acne se feita da maneira incorreta, porém, o café não agrava o estado da pele acneica. Muito pelo contrário: suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a aliviar os sintomas da acne, como o surgimento de cravos e espinhas na pele.

    O cuidado que precisa ser tomado é quando a acne estiver ativa ou inflamada, com feridas abertas e sangramento, por exemplo. No entanto, esse é o mesmo cuidado aplicável ao uso de qualquer tipo de esfoliante, tônico facial e outros produtos para os cuidados com a pele do rosto. 

    Outro benefício antiacne é a estimulação sanguínea promovida pela cafeína, que ativa a regeneração celular na pele. Esses efeitos são especialmente benéficos para pessoas com pele oleosa, naturalmente mais propensa à acne por conta do excesso de produção de sebo.  

    COMO ESFOLIAR O ROSTO COM CAFÉ?

    Depois de conhecer os mitos e verdades sobre esfoliante com café, você deve estar se perguntando qual é a melhor maneira de usar esse produto natural no rosto. Portanto, anote aí as etapas necessárias para incorporar esse cuidado ao seu dia a dia:

    Passo 1: preparação

    Lave bem o rosto com um sabonete facialsuave e enxugue com uma toalha limpa e macia. A limpeza facial ajuda o rosto a absorver melhor as substâncias que serão adicionadas ao longo da rotina de skin care; 

    Passo 2: seleção do café

    Separe a borra do café recém-preparado ou pó de café fino moído. Evite usar café que tenha recebido algum aditivo além da água, como açúcar ou leite. Esses ingredientes podem interferir no processo de esfoliação; 

    Passo 3: mistura

    Não convém passar o pó ou a borra do café diretamente no rosto, portanto, você vai precisar de um óleo carreador. Em outras palavras, um óleo vegetal que possa servir de veículo para as propriedades do café na pele, como o óleo de jojoba ou óleo de coco

    Passo 4: aplicação

    Com o rosto úmido, aplique a mistura sobre a face, evitando a região dos olhos e dos lábios. Faça movimentos circulares, massageando a face sem esfregar e permitindo que a mistura aja nas regiões mais necessitadas da sua pele; 

    Passo 5: enxágue

    Utilize água morna para remover a mistura após a esfoliação. Evite deixar qualquer tipo de resíduo no rosto para evitar a obstrução dos poros da pele.

    Não esqueça que o ideal após a esfoliação da pele é aplicar um hidratante facial no rosto. Você pode escolher a opção que mais agrada: loção, creme, gel ou sérum facial. Em caso de qualquer tipo de reação, suspenda o uso do esfoliante com café e procure o seu dermatologista

    Gostou das dicas sobre esfoliação com café? Para saber mais sobre skin care caseiro, confira nossos artigos sobre saúde e beleza no blog NIVEA e fique atento às novidades do nosso toque que transforma.

    INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER

    E fique sabendo em primeira mão de todas as novidades e descontos do mundo NIVEA!

    CONHEÇA AS CATEGORIAS DE PRODUTOS NIVEA